Poll

Qual será o artigo do fórum 2016

Pincel
27 (50.9%)
Sabão
7 (13.2%)
Máquina
8 (15.1%)
Suporte
4 (7.5%)
Outro (especificar no tópico)
7 (13.2%)

Total Members Voted: 53

Voting closed: March 14, 2016, 12:03:36 pm

Author Topic: Artigo do forum 2016  (Read 131656 times)

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #690 on: October 08, 2016, 07:31:41 pm »
0
Meus amigos, não nos vamos chatear com esta discussão se se justifica dar X por um artigo que alguém acha que é parecido com Y, ou dar X por qualquer artigo sequer.

Existe uma grande diferença entre uma edição limitada e um produto de produção contínua e regular. Não estou a falar da Semogue em concreto, nem de pinceis, nem de artigos de barbear. Existem edições limitadas em muitas outras áreas - relógios, canetas, até carros... Se se justifica dar X por eles, cada um sabe de si, mas posso-vos dar algumas diferenças, sendo este o meu ponto de vista, por isso opinem à vontade, mas sem nos chatearmos :)

Na produção regular, o artigo tem um grande stock aprovisionado e a produção programada. Aqui não há surpresas, nem protótipos nem testes. A receita é conhecida há anos e os artigos são produzidos da forma mais fácil e rápida.

Numa edição limitada, há uma fase de recolha de material/matéria-prima. Pela menos com a Semogue, o Sr. Gomes vai aos fornecedores à procura de algo novo ou diferente para usar. Tem que ser de qualidade superior ao da produção regular e normalmente há sempre em quantidade bem mais escassa, mas suficiente para a quantidade da edição limitada. Segue-se o protótipo, perde-se aqui também tempo e paciência até achar o equilibrio do artigo. Aqui para além da matéria prima ser diferente, também a técnica da manufatura é diferente. De seguida, a validação - alguns protótipos são testados, fazem-se as devidas retificações e por fim passa-se ao fabrico das (poucas) peças finais. Todo este processo moroso e com recurso a materiais melhores, mais caros e mais raros, refletes-se evidentemente no preço final. Daí não podermos comparar uma peça destas a uma de produção regular.
Escusado será de dizer que uma peça destas também tem valor de coleção, já que existem poucas produzidas e neste meio, e similares, dá-se valor a peças de colecionismos. Não andamos só aqui para comprar um pincel para usar no dia-a-dia (para isso bastava um qualquer barato), estamos aqui porque apreciamos esta arte e valorizamos o fabrico de artigos que achamos únicos e que guardam valor, às vezes nunca chegando a usá-los sequer.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Useless shaver

  • Trade Count: (+1)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 272
  • Respect: +64
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #691 on: October 08, 2016, 07:46:53 pm »
0
Por acaso vai, o pêlo e a rama já estão testados e decididos, daí que a produção já está mais avançada.
Quando ao do nosso fórum, o pêlo sintético demorou mais um bocado a chegar (aliás ainda não chegou) por isso ainda não se pode fazer o protótipo para testar e decidir as características do pincel.




Obrigado, Bruno!
Juan Manuel

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #692 on: October 08, 2016, 08:00:32 pm »
0
Meus amigos, não nos vamos chatear com esta discussão se se justifica dar X por um artigo que alguém acha que é parecido com Y, ou dar X por qualquer artigo sequer.

Existe uma grande diferença entre uma edição limitada e um produto de produção contínua e regular. Não estou a falar da Semogue em concreto, nem de pinceis, nem de artigos de barbear. Existem edições limitadas em muitas outras áreas - relógios, canetas, até carros... Se se justifica dar X por eles, cada um sabe de si, mas posso-vos dar algumas diferenças, sendo este o meu ponto de vista, por isso opinem à vontade, mas sem nos chatearmos :)

Na produção regular, o artigo tem um grande stock aprovisionado e a produção programada. Aqui não há surpresas, nem protótipos nem testes. A receita é conhecida há anos e os artigos são produzidos da forma mais fácil e rápida.

Numa edição limitada, há uma fase de recolha de material/matéria-prima. Pela menos com a Semogue, o Sr. Gomes vai aos fornecedores à procura de algo novo ou diferente para usar. Tem que ser de qualidade superior ao da produção regular e normalmente há sempre em quantidade bem mais escassa, mas suficiente para a quantidade da edição limitada. Segue-se o protótipo, perde-se aqui também tempo e paciência até achar o equilibrio do artigo. Aqui para além da matéria prima ser diferente, também a técnica da manufatura é diferente. De seguida, a validação - alguns protótipos são testados, fazem-se as devidas retificações e por fim passa-se ao fabrico das (poucas) peças finais. Todo este processo moroso e com recurso a materiais melhores, mais caros e mais raros, refletes-se evidentemente no preço final. Daí não podermos comparar uma peça destas a uma de produção regular.
Escusado será de dizer que uma peça destas também tem valor de coleção, já que existem poucas produzidas e neste meio, e similares, dá-se valor a peças de colecionismos. Não andamos só aqui para comprar um pincel para usar no dia-a-dia (para isso bastava um qualquer barato), estamos aqui porque apreciamos esta arte e valorizamos o fabrico de artigos que achamos únicos e que guardam valor, às vezes nunca chegando a usá-los sequer.
está tudo dito ... e bem .


Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #693 on: October 08, 2016, 10:56:44 pm »
0
Eu cá não me chateio com essas coisas, nem tenho nada contra quem compre pinceis caros. Também não confundo as coisas (posso não me ter expressado da melhor forma, admito). E já agora, muito menos quero tirar o negócio ao Sr. Gomes no fórum espanhol. E tal como se sabe as opiniões são isso mesmo: opiniões. Por isso, todos amigos na mesma ;)
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #694 on: October 09, 2016, 02:13:47 am »
0
:) no aguardo do resultado dos testes! E que saia em 2016/2017 mas que saia bem feito
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Ricardo2010

  • Trade Count: (+3)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 680
  • Um dia, eu já fui POP.
  • Respect: +133
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #695 on: October 09, 2016, 09:46:51 pm »
0
:) no aguardo do resultado dos testes! E que saia em 2016/2017 mas que saia bem feito
Que assim seja, meu jovem. 8)

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #696 on: October 25, 2016, 02:57:03 pm »
0
Boas! Trago boas novas!
Como sabem, a Semogue estava a aguardar a entrega de um novo pêlo sintético para fazer um novo protótipo. Este pêlo é de outro tipo, bem diferente do usado no protótipo inicial. É, nada mais, nada menos, que o pêlo da Plisson.
Fotografaram um protótipo junto com o Plisson para verem as diferenças (e semelhanças). O Semogue é o de baixo na foto com "vista aérea".
Dentro de dias terei o protótipo e, claro, terei todo o gosto em o entregar aos confrades que o queiram experimentar para decidirmos como queremos o pincel do fórum.


Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #697 on: October 25, 2016, 03:00:16 pm »
0
Ficamos à espera!

À Vista pareceu-me logo o pelo tipo Plisson / Razzorock / outros tantos.... parece interessante, embora estivesse à espera do outro pelo...

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #698 on: October 25, 2016, 03:15:47 pm »
+1
As medidas são 55 de altura com 24 de diâmetro.
Embora o pêlo seja igual ao da Plisson, será sempre um pincel diferente, porque a fábrica adquiriu o pêlo e não as ramas feitas. O processo de fabrico é inteiramente controlado pelo Sr. Gomes, pelo que o resultado final será diferente a qualquer pincel existente, esperemos nós que para além de ser diferente, seja melhor do que qualquer outro pincel sintético.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #699 on: October 25, 2016, 03:22:14 pm »
0
Sim, ao ser ele a fazer, concerteza que será algo diferente de todos os outros.

24mm de nó, promete! :D

Estou desejoso de o testar! :D

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #700 on: October 25, 2016, 03:33:13 pm »
0
Um "Plisson" de 24mm só pode ser coisa boa...! :)
Tenho um Plisson L'Occitane, e também um EJ e um Mühle.
Pessoalmente prefiro bem mais os nós e o pelo da Plisson aos dos EJ/Mühle. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline carlos_sales

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 43
  • Respect: +8
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #701 on: October 25, 2016, 03:51:14 pm »
0
não possuo e nunca testei, mas soube que o Plisson L'Occitane é um tanto mole. posts atrás o pessoal pediu que a rama possuisse mais firmeza. tenho expectativas no resultado do novo protótipo. ainda não me convenci de entrar na conjunta.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #702 on: October 25, 2016, 04:19:41 pm »
+1
Gosto da ideia! Tenho alternado entre o protótipo Semogue e o Plisson estas últimas semanas, e de facto aquele tipo de pêlo, associado ao próprio formato do nó, proporciona resultados muito bons.
Tendo em consideração que o loft vai ser o mesmo do Plisson, mas o nó tem 24mm, é expectável um pouco mais de firmeza, que a meu ver é o único "ponto fraco" do Plisson. Vamos lá a testar esse bad boy! :D
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Useless shaver

  • Trade Count: (+1)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 272
  • Respect: +64
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #703 on: October 25, 2016, 04:22:44 pm »
0
Yo no era muy partidario de los nudos sintéticos... hasta que he probado un Maggards que me ha mandado un amigo (él ha hecho el mango)... y estoy impresionado!
Juan Manuel

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #704 on: October 25, 2016, 04:28:17 pm »
0
Gosto da ideia! Tenho alternado entre o protótipo Semogue e o Plisson estas últimas semanas, e de facto aquele tipo de pêlo, associado ao próprio formato do nó, proporciona resultados muito bons.
Tendo em consideração que o loft vai ser o mesmo do Plisson, mas o nó tem 24mm, é expectável um pouco mais de firmeza, que a meu ver é o único "ponto fraco" do Plisson. Vamos lá a testar esse bad boy! :D
Sim também já li o mesmo relativamente aos Maggards e os Plissoft da Razorock, que por o nó ser maior ele ganha mais firmeza.

Tenho um Plisson e é o meu favorito uma máquina de espumar mas realmente às vezes faz bem falta aquele backbone, sobretudo a carregar amostras.

Mas afinal já se sabem preços para este limitado?

Enviado do meu Xperia Z5


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal