Author Topic: Que pincel é esse?  (Read 4273 times)

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Que pincel é esse?
« on: June 01, 2013, 04:40:18 pm »
0
Prezados amigos,

Estou vendo que todo Semogue tem um número como modelo e gostaria de saber qual o modelo do que eu tenho. Eu comprei numa farmácia e na embalagem não fazia nenhuma menção a modelo.

Seguem as fotos:



« Last Edit: June 01, 2013, 04:48:53 pm by dr_mancha »

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re:Que pincel é esse?
« Reply #1 on: June 01, 2013, 04:57:55 pm »
0
Alias, peço desculpas pela qualidade das fotos.

Segue uma mais perto do padrão daqui do fórum:


Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Que pincel é esse?
« Reply #2 on: June 01, 2013, 05:38:54 pm »
0
 Deve ser este http://vintagescent.com/index.php?main_page=product_info&cPath=5&products_id=71

Se for como o 1460, o pelo é difícil de "domar", eu amaciei o meu da seguinte forma, durante mais ou menos 15 dias passava uma vez por dia com pincel com creme de barbear pelo menos 2 min. na palma da minha mão e depois deixava a espuma 5 min. no pincel. Depois de amaciado, é um excelente pincel. :) Mas claro que existem outras forma de amaciar o pincel...

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re:Que pincel é esse?
« Reply #3 on: June 01, 2013, 06:54:52 pm »
0
Alias, peço desculpas pela qualidade das fotos.

Segue uma mais perto do padrão daqui do fórum:

(Image removed from quote.)

Moras na Urca?  ;)

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Que pincel é esse?
« Reply #4 on: June 01, 2013, 07:43:55 pm »
0
O Caramelo tem razão, parece ser um 1470.
Depois de amaciado acho-o muito bom, principalmente para espumar na cara.

O meu 1470 tem uma história curiosa: ficou esquecido dentro de uma mala de viagem desde 1995 até ao ano passado, em que dei por ele porque precisei da mala tipo "armazém" de novo...
Orlando

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re:Que pincel é esse?
« Reply #5 on: June 01, 2013, 08:54:47 pm »
0
Quote from: Gago
Moras na Urca?  ;)


Do outro lado da baía.   ;)

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re:Que pincel é esse?
« Reply #6 on: June 01, 2013, 08:56:50 pm »
0
Deve ser este http://vintagescent.com/index.php?main_page=product_info&cPath=5&products_id=71

Se for como o 1460, o pelo é difícil de "domar", eu amaciei o meu da seguinte forma, durante mais ou menos 15 dias passava uma vez por dia com pincel com creme de barbear pelo menos 2 min. na palma da minha mão e depois deixava a espuma 5 min. no pincel. Depois de amaciado, é um excelente pincel. :) Mas claro que existem outras forma de amaciar o pincel...


Valeu pela dica. Já estou fazendo isso. Bem que eu senti ele meio duro.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Que pincel é esse?
« Reply #7 on: June 01, 2013, 10:29:45 pm »
0
É como o confrade Caramelo disse, esse pincel é um casmurro, mas tem boa firmeza e uma suavidade muito boa, depois de quebrado faz a delícia de quem gosta de um pincel pequeno, firme e suave. Depois de muito tempo de uso, o pincel vai perder gradualmente a firmeza mas continuará a ser um ótimo pincel e extremamente suave.

O confrade comprou um Semogue numa farmácia brasileira? Isso é bom sinal.

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re:Que pincel é esse?
« Reply #8 on: June 01, 2013, 11:22:40 pm »
0
É como o confrade Caramelo disse, esse pincel é um casmurro, mas tem boa firmeza e uma suavidade muito boa, depois de quebrado faz a delícia de quem gosta de um pincel pequeno, firme e suave. Depois de muito tempo de uso, o pincel vai perder gradualmente a firmeza mas continuará a ser um ótimo pincel e extremamente suave.

O confrade comprou um Semogue numa farmácia brasileira? Isso é bom sinal.


Quem dera.. hahaha... foi numa farmácia em NY.

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Que pincel é esse?
« Reply #9 on: June 04, 2013, 01:23:01 am »
0
Mais uma dúvida sobre o pincel.

Reparei que ele demora muito para secar, talvez mais de 48 horas. Enquanto que o meu outro pincel de Texugo parece que seca instantaneamente, ou em poucas horas.

Isso é ruim pois eu pensava em utiliza-lo para viagens, mas andar com o pincel molhado de um lado para outro não é uma boa, né?

Isso é típico dos pincéis de cerda?

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Que pincel é esse?
« Reply #10 on: June 04, 2013, 03:50:22 am »
0
Quando estiver quebrado também vai secar mais rápido. Como é um pincel muito denso, retém muita água e demora a secar, no entanto, 24h devem ser mais que suficientes para ele secar. O que eu costumo fazer é sacudir vigorosamente o pincel até a água sair praticamente toda e depois disso abro o nó/pêlos com a mão e deixo a secar ao ar com os pêlos separados uns dos outros para que seja mais rápido.

Também há quem esfregue o pincel na mão ou numa toalha seca para lhe retirar a humidade.

Não sinto diferença relevante entre o tempo de secagem dos pincéis de cerda e o tempo de secagem dos pincéis de texugo.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Que pincel é esse?
« Reply #11 on: June 04, 2013, 10:16:58 am »
0
Faço o que acima foi dito... lavo o pincel, um pequenos abanões para largar o excesso de água e passo-o suavemente por uma toalha. Ajuda a separar as pontas, a abrir o pincel e a tirar o excesso. Depois vai para o suporte por 24h mais ou menos. Também não gosto que eles sequem totalmente. Não gosto da primeira utilização com um pincel que esteja sem ser usado há 2 ou 3 semanas. Parece palha na cara mesmo tendo estado uns 5 minutos dentro de água.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re: Que pincel é esse?
« Reply #12 on: June 04, 2013, 11:11:00 am »
0
Eu normalmente espremo e sacudo a agua e depois seco com uma toalha fazendo o mesmo movimento rotativo como se estivesse a espumar.

Segundo percebi a cerda absorve a agua ao contrário do texugo que apenas a retém. Aqui tem um boa descrição. No entanto pelo que diz aqui a cerda seca mais rápido e por isto é mais usada para viagem. Claro que com isto tudo YMMV  ;)

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Que pincel é esse?
« Reply #13 on: June 04, 2013, 06:06:29 pm »
0
Eu normalmente espremo e sacudo a agua e depois seco com uma toalha fazendo o mesmo movimento rotativo como se estivesse a espumar.

Segundo percebi a cerda absorve a agua ao contrário do texugo que apenas a retém. Aqui tem um boa descrição. No entanto pelo que diz aqui a cerda seca mais rápido e por isto é mais usada para viagem. Claro que com isto tudo YMMV  ;)


Exatamente. Parece que o de Cerda fica realmente molhado e o de Texugo apenas retém água.  ???
Apesar de concordar com isso, tenho a certeza que o meu pincel de cerda demora muito mais para secar.

Hoje de manha eu o utilizei para fazer espuma, sacudi e passei na toalha em movimentos circulares, como sempre faço com todos os pinceis. Aposto que eu vou chegar em casa a noite e ele ainda vai estar consideravelmente úmido, e assim deve ficar até amanha.

Estranho. Deve ser pq ele ainda está muito fechado, como vcs dizem.

Alias, aproveitando o ensejo, alguém pode me dizer o que é "quebrar" o pincel? Quando mais "quebrado" melhor?

obg e abs a todos

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Que pincel é esse?
« Reply #14 on: June 04, 2013, 09:24:16 pm »
0
Quebrar foi um termo que aprendi aqui no fórum. Antes disso só conhecia a expressão "escaldar o pincel" quando o pincel era novo, que consiste no ato de submergir o pêlo em água quente por algum tempo e lavá-lo com sabão. O ato de quebrar o pincel engloba esta prática e a realização de ciclos de espuma e secagem até que o pincel atinja o seu potencial máximo de suavidade e capacidade de produzir espuma.

No caso desse pincel espere meses desses ciclos, pois é bastante difícil de quebrar. O pêlo é muito fino e não tem tendência a espigar as pontas e por outro lado a densidade não ajuda. No início, o pincel vai parecer um toco que traga a espuma toda, com o tempo, o pêlo vai começar a separar, a espuma vai começar a aumentar e a suavidade também. O tempo de secagem também vai diminuir porque o pêlo vai estar mais separado.

O processo pode ser acelerado através de repetidas espumas e secagens (existe quem use secador de cabelo para o efeito).

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal