Author Topic: Correios Brasileiros e Receita  (Read 323197 times)

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #690 on: August 07, 2013, 03:46:08 pm »
0
As taxas alfandegárias não têm finalidade de arrecadação. São instrumentos de política econômica. Servem principalmente ao protecionismo da indústria local e como forma de interferência no saldo da balança comercial. A partir daí, influenciam-se, dentre outros fatores, a cotação do dólar e os índices de inflação.

Em outras palavras, aumentam ou reduzem as taxas conforme pretendem afetar as importações.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #691 on: August 07, 2013, 03:52:51 pm »
0
As taxas alfandegárias não têm finalidade de arrecadação. São instrumentos de política econômica. Servem principalmente ao protecionismo da indústria local e como forma de interferência no saldo da balança comercial. A partir daí, influenciam-se, dentre outros fatores, a cotação do dólar e os índices de inflação.

Em outras palavras, aumentam ou reduzem as taxas conforme pretendem afetar as importações.

Não tem finalidade, mas arrecadam. 48 bilhões, por sinal. Chame-me de bobo, mas quanto mais dinheiro em caixa melhor.
E por sinal, para onde vai esse dinheiro?

Offline Dr. Leckter

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • ..reality is for people who do not have internet..
  • Respect: 0
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #692 on: August 07, 2013, 05:14:24 pm »
0
Olá confrade,

Tem uma coisa que eu não entendo; Arrecadação alfandegária é uma coisa BOA. Tão vendo? 48 BILHÕES!
Então porque o governo não FACILITA as importações, e assim arrecadaria MAIS?
Eu preferia pagar 10% EM TODAS as importações que eu faço, sem exceção, do que 60% quando calha.
Desde que isso não acarretasse em uma grande demora na entrega da mercadoria.

Este sistema atual é muito antigo, defasado, pagar 60% de imposto e ter que buscar a mercadoria numa agência é coisa de terceiro mundo mesmo ( e não estou comparando com outros!), estamos no século 21, essas coisas deviam ser mais simples, on-line, pagávamos esse imposto pela internet, facilitando nossa vida, contribuindo para a receita federal, facilitando as importações e dessa maneira iria aumentar o volume de importações e consequentemente, de arrecadação.

Você está levando em conta a livre concorrência, mas isso não ocorre na prática existem acordos entre governos e empresas atitudes protecionistas, veja que a pouco o governo americano resolveu taxar mais alto a soja do Brasil, isso por que os produtores de lá não conseguiam o mesmo preço e começava a gerar desemprego e falta de investimento no setor.
Se não existirem as barreiras alfandegárias e as mesmas poderem ser mexidas a China dominava o mundo, por que a livre concorrência destruiria os outros concorrentes deles, pelo preço que conseguem. Sei que a forma como é ruim, mas veja que em alguns momentos se a concorrência se tornar desleal para o governo o mesmo pode fechar a entrada de produtos estrangeiros afim de melhorar a condição do produto nacional. É uma discussão de Economia de Mercados, lembro um pouco disso na época da faculdade e espero não ter falado besteira.
« Last Edit: August 07, 2013, 05:16:37 pm by Dr. Leckter »
The nail that sticks out is the first to be hammered...

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #693 on: August 07, 2013, 05:21:24 pm »
0
Minha gente, eu não estou falando de mega importações de milhares de toneladas de soja... eu estou falando de importações pequenas de pessoas físicas, como nós!  :D
Pode juntar esse fórum todo importando que isso não representa um décimo de milésimo de voluma de importação ( se não incluir o Claudio  ;D )

Offline Dr. Leckter

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • ..reality is for people who do not have internet..
  • Respect: 0
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #694 on: August 07, 2013, 05:25:26 pm »
0
Olá confrades,

Mais mesmo assim, a lei rege qualquer transação feita seja pequena ou grande o caso da soja é só um exemplo e um caso muito específico, mas que mostra que os governos operam sobre essas barreiras para manter o mercado funcionando de maneira ordeira e sempre de olho em demais interesses.
É como o Banco Central, vender dólar para segurar a moeda abaixo das suas expectativas, se formos olhar a fundo é uma atitude especulativa mas é a arma que o governo tem para não deixar outros índices subirem, só isso o estado não "deveria" intervir no mercado mas o faz.
The nail that sticks out is the first to be hammered...

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #695 on: August 07, 2013, 06:32:13 pm »
0
Só para arrematar:

Eu não discordo nem desconheço, nada do que você diz, Dr. Leckter.

Em primeiro lugar, essa é uma opinião bastante pessoal minha. E eu não sou ninguém que tem um mínimo de acesso para mudar essa regra. Mas, também penso que ao não contestar as coisas, certamente não mudarão. E é uma contestação saudável, não quero entrar em discussões técnicas...

Em segundo lugar; Eu estou ciente de que estes impostos "altos" tem uma razão de ser, que é uma maneira de "frear" a entrada de produtos importados no país e 'proteger" a indústria nacional. Porém, na minha modesta opinião de quem não entende nada de política monetária, isto é tapar o sol com a peneira.( Deixo de ganhar dinheiro com impostos da indústria nacional, que vende menos e produz menos por causa das importações, mas ganho em outro lado, taxando alto tudo que aqui entra) Se o governo quiser que a indústria nacional -e digo isso como dono de indústria ( de pequeno porte, diga-se), cresça, produza e venda mais, basta que oferece as condições para tanto. No Brasil, tudo custa caro para a indústria; A matéria-prima,  (parte por causa do transporte, fruto de uma malha rodoviária ruim e uma malha ferroviária inexistente) a mão-de-obra,  e principalmente, os impostos ( de venda, trabalhistas e etc), sem esquecer dos custos operacionais como energia elétrica, IPTU...
Portanto, ao meu ver, se o governo oferecesse condições mais razoáveis às indústrias nacionais, estas teriam preços melhores e poderiam competir de igual para igual com os produtos importados, e até mais!

É claro, tudo isto é uma questão complicada, delicada, que envolve uma série de fatores e não é uma ou duas PECs que resolveriam o sistema, são várias! Mas especificamente, no caso de importações minúsculas de pessoa física, acho que dá para melhorar; apenas uma pequena porcentagem de importações são efetivamente taxadas, e nós ficamos "rezando" para que isto não aconteça conosco. Por quê? Porque custa caro! Se houvesse um sistema onde eu pudesse; fazer minha compra no exterior, recolher imediatamente o imposto através de sistema-online, numa margem menor que 60% claro, e apenas esperar chegar, ao invés de buscar isto numa agência dos correios, uma porcentagem muito maior de pessoas iria contribuir espontaneamente para isso....

Mas isto sou eu, não espero que ninguém concorde comigo e também não me apetece ficar discutindo política. ODEIO política!  ;D

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #696 on: August 07, 2013, 07:03:03 pm »
0
ahahahahaha

Eu concordo discordando! :P

Por mim, tinha que ser simples como o Gago falou. Porém entendo que mais do que arrecadação, a intenção é proteger as empresas locais de quebrarem com a vinda de mais importados, pois tem melhor qualidade e melhores preços.

Indo mais fundo, percebe-se facilmente que não há investimento em infraestrutura no Brasil. Não há trem de carga para escoar produção, tem que ser feita por caminhões. Mas aí as estradas são esburacadas, há muito perigo de assaltos fora engarrafamentos etc. Não só isso, não há investimento na produção de energia, que para conter o consumo o preço é elevado. Aí o governo abaixa o preço pagando de cofres públicos, pra reduzir para o consumidor e cobra mais impostos para balancear os cofres públicos, mascarando tudo. Só energia e transporte? Não, a bagunça na tributação brasileira também atrapalha as empresas e gera um aumento de trabalho e uma dificuldade maior. O mega protecionismo dos funcionários também influencia. Falta de mão de obra especializada, já que a educação é ruim para a maioria. E quando a empresa cresce demais o governo também se mete nela, o que também atrapalha. Aí, claro, muito mais fácil proteger as empresas com complicações, demoras e impostos altos na importação do que corrigir tudo que está faltando. Cria-se bolsa isso ou aquilo, que é fácil e dá voto, mas não melhora a situação do brasileiro.

Por fim, com todo o protecionismo, alguns setores, como o automobilístico ou os setores de luxo, ainda vão lá e exageram no preço para o consumidor final, já que não há fiscalização e eles estão protegidos mesmo...

Mas protegidos só as empresas, pois para reduzir o custo e ter melhor lucro, a qualidade dos produtos é péssima, carros não passam por crash test, se funciona tá valendo (as vezes até mesmo sem funcionar tá bom) e por aí vai.

Pra melhorar isso, só elegendo político disposto a melhorar o país e não ficar bem na foto.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #697 on: August 07, 2013, 07:18:59 pm »
0
Pois é, você veja; Por tantos anos a indústria automobilística ( e de informática) foram protegidas por uma barreira contra os produtos importados.

Resultado: Aqui se faziam umas porcarias, caras (porque não tinha competição, apenas interna, o que podia simplesmente ser manipulada via cartel) e que não tinham a menor condição de exportação.

Acho que a melhor "proteção" que se dá a indústria, são condições para que elas produzam produtos ( com o perdão da redundância) de qualidade e preços competitivos.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #698 on: August 07, 2013, 07:36:55 pm »
0
Não há nação que não pratique o protecionismo, e às vezes pode realmente trazer vantagens ao país.

Na maioria das vezes, no entanto, é um tiro no pé. Tem um caso recente da minha área. Para proteger meia dúzia de fabricante de injetoras de plástico nacionais, aumentaram ainda mais os impostos de importação sobre injetoras chinesas.

Acontece que as injetoras nacionais são caras para o que oferecem, e produzir peças plásticas nelas faz o produto final não ter preço competitivo. Com isto, as mesmas peças plásticas feitas na China são trazidas prontinhas e ganham mercado. Conclusão: nem favoreceu as fabricantes nacionais e ainda impediu a criação de empregos locais na indústria... Afinal de contas, seja a injetora nacional, chinesa ou alemã, precisa de operadores.
But the tigers come at night

Offline Dr. Leckter

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • ..reality is for people who do not have internet..
  • Respect: 0
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #699 on: August 07, 2013, 08:18:20 pm »
0
Olá confrades,

Não há nação que não pratique o protecionismo, e às vezes pode realmente trazer vantagens ao país.

Na maioria das vezes, no entanto, é um tiro no pé. Tem um caso recente da minha área. Para proteger meia dúzia de fabricante de injetoras de plástico nacionais, aumentaram ainda mais os impostos de importação sobre injetoras chinesas.

Acontece que as injetoras nacionais são caras para o que oferecem, e produzir peças plásticas nelas faz o produto final não ter preço competitivo. Com isto, as mesmas peças plásticas feitas na China são trazidas prontinhas e ganham mercado. Conclusão: nem favoreceu as fabricantes nacionais e ainda impediu a criação de empregos locais na indústria... Afinal de contas, seja a injetora nacional, chinesa ou alemã, precisa de operadores.

Essa sua descrição conheço bem, minha noiva trabalha numa empresa de plastico também, e lá já chegaram a desfazer de maquinas por falta de pessoas capacitadas para que elas rodassem.
The nail that sticks out is the first to be hammered...

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #700 on: August 30, 2013, 06:05:40 pm »
0
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bO_-KSuhOHs

Isso sim é ter cuidado com as encomendas!

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #701 on: August 30, 2013, 06:16:53 pm »
0
Esta mistura explosiva de Correios e Receita já deu o que tinha que dar.  Estou com uma encomenda do Gil parada há 61 dias.
Deve ser ótimo viver num país de primeiro mundo onde as coisas funcionam porque aqui já desisti.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline romagnoli83

  • Trade Count: (+4)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 643
  • Paulínia São Paulo, Brasil
  • Respect: +18
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #702 on: August 30, 2013, 08:04:16 pm »
0
Cada dia com mais vontade de sumir desse país!!!
"Ao elogio que me corrompe, prefiro a crítica que me constrói."
Santo Agostinho

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #703 on: August 30, 2013, 08:09:50 pm »
0
Não temos terremotos, tsunamis, furacões... mas esse pessoal de Brasília ( tirando o Claudio!) quebra este país!  ;D

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Correios Brasileiros e Receita
« Reply #704 on: August 30, 2013, 09:43:38 pm »
0
A solução é explodir Brasília! Com todos os políticos brasileiros lá! E recomeçar do zero batizando esse país de Índia Ocidental!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal