Author Topic: Alergia a laminas de barbear  (Read 2741 times)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Alergia a laminas de barbear
« on: October 31, 2014, 11:46:11 am »
0
Bom dia.

No tempo das multilâminas, sempre usei lâminas da marca Gillette (descartáveis de 2 lâminas) e nunca tive qualquer problema com elas.

Um dia, quando as fui comprar, estavam esgotadas e acabei por comprar umas idênticas, mas de outra marca, foram as Wilkinson Sword de 3 lâminas.

Quando as utilizei, elas até cortavam relativamente bem, e a faixa lubrificante até era boa, mas mesmo assim, preferia as Gillette que usava até então.

O que me aconteceu logo após o barbear, foi a cara ficar inchada do lado direito. Não tinha dores, mas era desconfortável ter a cara assim, e claro, nada normal. O local que ficou inchado, foi entre a face e o pescoço, vulgarmente chamada barbela, mas não junto ao queixo, mas sim lateralmente. Até pensei que tivesse sido alguma alergia a qualquer picada de insecto, ou a algo do género, e coloquei álcool e passado dois dias, como não passava, acabei por ir ao médico, mas antes de ir, ainda cortei a barba com uma máquina igual, mas nova, pois a outra podia estar contaminada com qualquer coisa, pensava eu, e ficou pior ainda.

O médico olhou e receitou-me umas pastilhas. Aquilo lá foi passando e não voltei a usar as máquinas daquela marca.

Avisei o médico na altura que não podia tomar nada com Penicilina porque sou, ou era alérgico em novo.

O medicamente receitado pelo medido foi: Cipancin sendo a substancia activa dele Minociclina.

Podem ver aqui a ficha informativa do produto aqui - http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=1810&tipo_doc=fi

Voltei a usar as Gillette e nunca mais me aconteceu o mesmo.

Passado cerca de meio ano, voltei a usar uma Wilkinson novamente para testar, e até tirei a faixa lubrificante, pois podia ser dela que vinha a alergia, e voltei a ter a alergia novamente.

Voltei a tomar as pastilhas novamente, e aquilo passou mais rápido pois apliquei junto Bepanthene.

Informações técnicas do Bepanthene -  http://www.bayer.pt/ebbsc/export/sites/pt_bc_internet/pt/_galleries/text/BepanthenePlus.pdf

Depois de entrar para o BC, nunca mais usei nenhuma lamina Wilkinson, nem mesmo as que vinham com a Máquina Winkinson Sword Classic até que na semana passada resolvi arriscar.

Ora bem, a lâmina cortou espectacularmente bem, super macia, afiada o quanto baste, embora durasse apenas dois escanhoados ( ao terceiro escanhoado, já arranhava um bocadinho, mas nada que não se aguentasse ).
Tinha cortado a barba depois de ter vindo do dentista e a cara voltou a inchar no mesmo local. Como podia ter sido de ter ido ao dentista, e ter tratado de um dente daquele lado, deixei o inchaço passar, depois de tomar Brufen ( é um anti-inflamatório ) e voltei a usar uma lâmina DE Wilkinson e voltou a inchar a cara. Voltei a tomar Brufen e passou.

Não voltei a usar Wilkinson, efectivamente faço alergias à marca em questão. Com muita pena minha pois adorei o corte da lâmina, embora tivesse pouca duração.

Agora pergunto se é que já vos aconteceu alguma coisa idêntica, com que lâmina e o que fizeram para que o efeito passasse.

Desculpem o testamento. :)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #1 on: October 31, 2014, 12:11:52 pm »
0
Podes ter sensibilizado a pele naquele ponto e, quando fazes um escanhoado mais rente, a machuca e ela reage, inflamando. Não é alergia, sendo iria ter onde passasse a lâmina! Descarta as Wilkinson e parte para outras lâminas decentes!
« Last Edit: October 31, 2014, 12:14:01 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #2 on: October 31, 2014, 02:10:57 pm »
0
É o que vou fazer, usar outras laminas apenas.

O que acho estranho é acontecer-me isso apenas com laminas dessa marca...

Offline RamonLourenço

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 334
  • Self Butcher
  • Respect: +1
    • Email
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #3 on: October 31, 2014, 02:25:52 pm »
0
Muito curioso!

Mistérios da vida. Vai lá saber o que deixa tua pele assim sempre no mesmo canto.....

Tipo as leis da natureza: pássaros voam, peixes nadam e wilkinson pra você não da certo!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #4 on: October 31, 2014, 02:52:41 pm »
0
É o que vou fazer, usar outras laminas apenas.

O que acho estranho é acontecer-me isso apenas com laminas dessa marca...

Só para tirar dúvidas, arranja outras lâminas com Teflon e experimenta, ou experimenta até lâminas da mesma fábrica (Merkur, Elios, Croma Diamant).

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #5 on: October 31, 2014, 02:57:41 pm »
0


Só para tirar dúvidas, arranja outras lâminas com Teflon e experimenta, ou experimenta até lâminas da mesma fábrica (Merkur, Elios, Croma Diamant).


Elios e Croma Diamant não me fazem mal. Que outras tem teflon?

Comprei agora Gillette Platinum, espero que não me façam mal.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #6 on: October 31, 2014, 03:16:46 pm »
0
Assim de repente só me lembro das Voskhod com teflon, mas deve haver mais.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #7 on: October 31, 2014, 04:06:26 pm »
0
Duvido muito que seja o teflon que te esteja a provocar alergia.
Aliás, muitas outras lâminas actuais têm teflon (ou PTFE) no gume. É uma tecnoligia com décadas, vem já dos anos 60. Alguns exemplos:

Sputnik
Voskhod
Timor
Crystal
Treet
Wilkinson Sword Classic Black
Wilkinson Sword Classic White
Lord Super Stainless (e diversas lâminas produzidas pela LORD)
Diversas Supermax
As Elios, Croma Diamant e Bolzano

As GEM PTFE coated também têm, tal como o nome indica. (Como devem ter percebido, PTFE e teflon são a mesma coisa)

Muitas lâminas têm também Teflon, apesar de não o referirem. Por exemplo, uma análise de microscopia electrónica de uma lâmina Feather parece confirmar a teoria de que as Feather têm Teflon:
http://shavenook.com/thread-feather-and-astra-stainless-blade-under-a-scanning-electron-microscope

Aliás, acredito que actualmente, a grande maioria das lâminas tenha o gume revestido a PTFE, se bem que por vezes tal não seja indicado na embalagem. E que a curta duração de algumas lâminas está de algum modo relacionada com o desgaste rápido que uma fina camada de teflon tem no gume.

Dito isto, duvido muito que seja o teflon a estar por detrás da reacção adversa que sofreste.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #8 on: October 31, 2014, 04:24:50 pm »
0
E o teflon nem costuma causar alergias. Eu apostaria mais na técnica que noutra coisa. Como a lâmina é suave pode nem se perceber o exagero imediatamente.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #9 on: October 31, 2014, 04:29:06 pm »
0
E o teflon nem costuma causar alergias. Eu apostaria mais na técnica que noutra coisa. Como a lâmina é suave pode nem se perceber o exagero imediatamente.
Tanto como ML como com SR? Estranho... Acho que a técnica é a mesma com a BIC ou OM a Wilkinson.

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #10 on: October 31, 2014, 04:40:00 pm »
0
Acho que as alergias e etc podem acontecer com os procutos que usamos, temos é que achar quais os que nos damos bem e seguir com eles.

Eu tive a cara toda empolada, vermelha e quente depois de ter usado uma lâmina Bic. Deste então não uso mais Bic.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #11 on: October 31, 2014, 05:02:46 pm »
0
Ainda aposto em sensibilidade local! Eu também tenho uma parte do rosto muito sensível e que fica muito irritada se eu esqueço os cuidados necessários.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #12 on: October 31, 2014, 08:50:15 pm »
0
Ainda aposto em sensibilidade local! Eu também tenho uma parte do rosto muito sensível e que fica muito irritada se eu esqueço os cuidados necessários.

Até acredito também numa sensibilidade local, mas comigo só aconteceu com a Bic. Já há algum tempo uso só navalhas e não tenho problema nenhum. Minha rotina de barbear é sempre a mesma: toalha quente, espuma, WTG, Híbrido e ATG, thayers, loção e bálsamo.  ;)
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #13 on: October 31, 2014, 10:25:08 pm »
0
A minha não fica irritada só fica inchada. Nem vermelha fica.

Concerteza será alguma inflamação porque quando tomei um anti-inflamatorio dos mais banais que deve haver em Portugal o inchaço desapareceu.

Acho é curioso o facto de acontecer tanto com ML como com SR.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Alergia a laminas de barbear
« Reply #14 on: November 01, 2014, 05:57:43 am »
0
Tanto como ML como com SR? Estranho... Acho que a técnica é a mesma com a BIC ou OM a Wilkinson.

Lâminas diferentes exigem ângulo e pressão diferentes, mas umas são mais "elásticas" que outras e, pelo menos eu, adapto-me às lâminas quase automaticamente pelo feedback que elas dão no rosto. Daí que uma lâmina mais suave leve mais facilmente a exageros sem a pessoa se aperceber porque não sente imediatamente.

Mas o teu caso é realmente estranho. Inchaço localizado sem vermelhidão, não parece técnica nem componente da lâmina... Talvez o JL lance alguma luz sobre o assunto.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal