Author Topic: Regionalismo e Linguagem  (Read 5195 times)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Regionalismo e Linguagem
« on: January 19, 2014, 09:04:41 pm »
0
...nao tenho como comparar + foi uma agradavel sensaçao com um toq forte de cravo ...

preparei a pele com + pre shave novamente.

...
minha mae dizia q "couro cheira  $$"...nao,AoS Unscented cheira.

3-After Shaver Balm=nao sei se foi a explosao das notas dos produtos anteriores q nao consegui  nada a nao ser o cheiro da industrializaçao...+ com um grande ponto forte,nao gosto de balsamos q na sua maioria deixa a pele umida...

É isso confrades,claro q tem opnioes contraria a minha........+ é inegavel q ESSA AoS é porreta. ;)

Perdoem-me o off topic, mas não fazia qualquer sentido criar um tópico para o que vou escrever de seguida. O facto do comentário ser público vai permitir perceber se o meu ponto de vista tem alguma validade ou não.

Caro confrade, permita-me então o seguinte comentário, como mero colega de fórum:

Eu bem me esforço para o compreender, mas há situações em que tenho extrema dificuldade. Os "malabarismos" com a língua portuguesa, nomeadamente o uso indiscriminado, divergente e erróneo do "+" baralham-me, obrigam-me a ter que reler os seus posts vezes sem conta para compreender. Às vezes, acabo por desistir sem compreender o que quer dizer. Se eu percebesse o mínimo de sentido nesta forma de escrever, aceitava de bom grado, agora assim... não percebo.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #1 on: January 19, 2014, 09:12:14 pm »
0
Perdoem-me o off topic, mas não fazia qualquer sentido criar um tópico para o que vou escrever de seguida. O facto do comentário ser público vai permitir perceber se o meu ponto de vista tem alguma validade ou não.

Caro confrade, permita-me então o seguinte comentário, como mero colega de fórum:

Eu bem me esforço para o compreender, mas há situações em que tenho extrema dificuldade. Os "malabarismos" com a língua portuguesa, nomeadamente o uso indiscriminado, divergente e erróneo do "+" baralham-me, obrigam-me a ter que reler os seus posts vezes sem conta para compreender. Às vezes, acabo por desistir sem compreender o que quer dizer. Se eu percebesse o mínimo de sentido nesta forma de escrever, aceitava de bom grado, agora assim... não percebo.

Concordo com o acima escrito. o sinal de + ou = é para se usar em matemática. Eu conheço o termo "mas". Eu percebo que se queira abreviar as coisas, mas como o confrade classic afirma acima, não se percebe parte do sentido das frases.
Se viecemos praki abrviar palavrax e usar xpressões que c usa só nus sms, ixto tv td lixado :)

Temos de arranjar um "Grammar Nazi" para o fórum :D
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #2 on: January 19, 2014, 10:11:49 pm »
0
Perdoem-me o off topic, mas não fazia qualquer sentido criar um tópico para o que vou escrever de seguida. O facto do comentário ser público vai permitir perceber se o meu ponto de vista tem alguma validade ou não.

Caro confrade, permita-me então o seguinte comentário, como mero colega de fórum:

Eu bem me esforço para o compreender, mas há situações em que tenho extrema dificuldade. Os "malabarismos" com a língua portuguesa, nomeadamente o uso indiscriminado, divergente e erróneo do "+" baralham-me, obrigam-me a ter que reler os seus posts vezes sem conta para compreender. Às vezes, acabo por desistir sem compreender o que quer dizer. Se eu percebesse o mínimo de sentido nesta forma de escrever, aceitava de bom grado, agora assim... não percebo.

Concordo com o acima escrito. o sinal de + ou = é para se usar em matemática. Eu conheço o termo "mas". Eu percebo que se queira abreviar as coisas, mas como o confrade classic afirma acima, não se percebe parte do sentido das frases.
Se viecemos praki abrviar palavrax e usar xpressões que c usa só nus sms, ixto tv td lixado :)

Temos de arranjar um "Grammar Nazi" para o fórum :D

Digo aos confrades que esta escrita do confrade André Luiz não é a língua portuguesa brasileira, e sim um modo de ser expressar mais contemporâneo dos jovens do Brasil, com abreviaturas que muitas vezes também não intendemos. creia que o sinal "=" seja ":" e o sinal "+" e "mais" mesmo,  ambos querem dizer quantidade, realmente houve um "erro de português" neste ultimo sinal, onde "+" e adição/soma, "mais"  designa aumento, grandeza, superioridade, comparação, e "mas" conjunção coordenativa adversativa, indica clara oposição entre ideias.

Abraço.
« Last Edit: January 20, 2014, 11:45:43 am by Stützel »

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #3 on: January 20, 2014, 11:08:40 am »
0
Creio q 1 forum sobre o BC abrange todo territorio mundial sendo assim toda lingua e dialeto e nao somente a lingua portuguesa.

Dialeto.

"O idioma sempre está vinculado à língua oficial de um país. Já dialeto é a designação para variedades linguísticas, que podem ser regionais (como o português falado em Recife e o champanhês, falado na região francesa de Champanhe, com seus sotaques e suas expressões particulares) ou sociais (o português falado pelos economistas, com jargões)."

Creio todo país tenha seus dialtos e no Brasil q é um 1 país tao grande em todos sentidos nao seria diferente.


Mesmo assim peço aos moderadores q excluam o topico se possivel pois me senti totamente constrangido...

Uma ultima observaçao tb nao entendo quando os comentarios sao feitos em ingles.

Obrigado

ATT= André Luiz

« Last Edit: January 20, 2014, 11:17:19 am by André Luiz. »

Offline ZECA

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 993
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #4 on: January 20, 2014, 11:18:46 am »
0
Já li, cá no fórum, que nossa página não é prodígia em
avaliações de produtos.
Quando alguém se propõe em avaliar algo, esta atitude
deve ser fomentada, mesmo escrito em português,
Inglês, espanhol ou internetês.
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #5 on: January 20, 2014, 11:24:08 am »
0
Acho que não tem nada a ver com a avaliação do produto confrade Zeca. O que penso que o confrade classic-shaver quis dizer foi que, idealmente, deveríamos escrever de maneira a que quem leia perceba sem ter que decifrar. Temos que ter em conta que ao atingirmos no forum uma tão grande faixa etária, poderão haver confrades que não estão familiarizados com este tipo de escrita mais moderna, e, não custa nada facilitarmos a leitura. O confrade André não tem nada que se sentir constrangido!!! Era o que mais faltava!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #6 on: January 20, 2014, 11:34:24 am »
0
Creio q 1 forum sobre o BC abrange todo territorio mundial sendo assim toda lingua e dialeto e nao somente a lingua portuguesa.

Dialeto.

"O idioma sempre está vinculado à língua oficial de um país. Já dialeto é a designação para variedades linguísticas, que podem ser regionais (como o português falado em Recife e o champanhês, falado na região francesa de Champanhe, com seus sotaques e suas expressões particulares) ou sociais (o português falado pelos economistas, com jargões)."

Creio todo país tenha seus dialtos e no Brasil q é um 1 país tao grande em todos sentidos nao seria diferente.


Mesmo assim peço aos moderadores q excluam o topico se possivel pois me senti totamente constrangido...

Uma ultima observaçao tb nao entendo quando os comentarios sao feitos em ingles.

Obrigado

ATT= André Luiz

 Caro André

A lingua principal no forum é Português, claro que aparecem algumas excepções (espanhol, inglês)... :)
Sobre este tópico em que questão, penso que quando escreves, será para os outros confrades perceberem as tuas ideias e debate-las se necessário. ;) Se usares dialetos, muitos confrades podem não perceber o que escreves.
Confesso que tambem tive algumas duvidas quando li este tópico, mas considero-o uma excepção á regra sobre o modo como escreves, porque sempre nos compreendemos bem (eu, tu e os outros confrades). :D
 
  Sobre "+" citado pelo o Classic Shaver, Igor tens "muito que fazer"; basta ler o +1, +2, etc. usado por todos nós. ;)
Alem que neste caso especifico, o "+" não foi utilizado da melhor maneira...
« Last Edit: January 20, 2014, 11:44:47 am by Caramelo »

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #7 on: January 20, 2014, 11:59:24 am »
0
Escreve-se aqui em línguas e dialectos. Uma língua ou dialecto só o é quando utilizado pelos seus falantes comuns para o objectivo da comunicação. Se um sujeito fala um dialecto e eu outro ou não entendo o que ele quer dizer, onde há comunicação? O classic-shaver tem esse problema e demonstrou-o. Eu também já tive dificuldade em entender várias intervenções do André Luiz.
Umas das coisas que aprendi na faculdade é que a língua é viva e está em constante mudança, mas isso não implica que se eu escrevesse um exame ou ensaio em "internetês" ou "dialecto de sms" porque "era o que os meus amigos (logo comunidade onde me relaciono) usavam" não levasse um belo de um 0 e um chuto psicológico do professor.
Não acho que devas estar constrangido, André Luiz, mas não entendo a dificuldade de escrever em Português as expressões que queres usar de maneira a que os outros falantes da língua aqui no fórum entendam (de maneira a que falantes exteriores à comunidade onde te relacionas consigam entender o sentido que queres dar aos teus comentários).
« Last Edit: January 20, 2014, 12:02:16 pm by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #8 on: January 20, 2014, 12:09:08 pm »
0
Nada contra os dialectos, mas a intenção do fórum e das discussões é esclarecer.
O que quero dizer, é que mesmo que morasse em Miranda do Douro (e conheço pessoalmente quem seja dessa zona) eu iria escrever no português que aprendi a escrever.

À parte os dialectos, pah k keres? eu pderia xcrever axim, e naum xcrevo.
Se a pessoa não sabe escrever correctamente - e eu próprio já cometi erros ortográfico e erros gramaticais - considero que é meu dever aprender com o erro e melhorar a minha escrita.
Neste caso acho que se dificulta para quem lê... e induz outros a escrever erradamente.

Percebo que "+" e "mas" possam ser homófonas nessa região em particular.
Na minha zona tem bastantes singularidades, contudo a bem da compreensão, esforço-me para escrever um português claro para que me entendam e aprecio que quem escreva faça o mesmo.

Nota, eu aceito que a lingua é algo vivo. Por isso se e quando houver um tradutor que traduza "+" para "mas" eu aceito este "facilitismo" de linguagem. De outro modo só gera confusão.

Em relação às expressões inglesas, em caso de dúvida não tem que recear perguntar. Quando escrevo/ copio algum texto, tenho o cuidado de escrever uma tradução, compreendo que nem sempre seja fácil ou prático de se fazer sempre.

Não acho que o tópico seja removido. Por norma não se modifica qualquer tópico escrito por respeito ao autor, mas poderá ser revisto se assim se entender.

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #9 on: January 20, 2014, 12:15:12 pm »
0
Entendo o ponto de vista dos confrades___oq realmente quiz dizer q nao podemos Confundir a tradiçao do BC com tradiçoes ragionalistas,senao  a globalizaçao tao buscada principalmete aqui no forum se tornara uma piada...

me desculpem aos q nao entenderam minhas palavras nao somente nesse topico + nos outros posts em geral,entrei no forum pra aprender e somar e nao constrangir ou causar qulquer trantorno.

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #10 on: January 20, 2014, 12:27:49 pm »
0
"Se a pessoa não sabe escrever correctamente - e eu próprio já cometi erros ortográfico e erros gramaticais - considero que é meu dever aprender com o erro e melhorar a minha escrita."

__________________________________________________________________________________

Oq é dever pra vc nao pode ser dever pra mim ou outra pessoa Nuno...
sobre arquivar o topico tb entendo as regras dadas ao forum e suas arbitrariedades...façam como acharem melhor,até um membro com + de 3000 posts de certa forma foi hostilizado nao seria eu um iniciante a requerer algo no forum.

Por mim esses assuntos estao encerrados aqui e se acharem melhor a minha exclusao por meus erros de portugues entenderei tb sem problemas,+ no mudarei a minha escrita.

sem +

André Luiz
« Last Edit: January 20, 2014, 12:29:52 pm by André Luiz. »

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #11 on: January 20, 2014, 12:35:53 pm »
0
Não seja tão intransigente... é apenas para facilitar a compreensão dos posts... eu não tenho problema nenhum com isso uma vez que entendo-os perfeitamente, mas compreendo que possa haver confrades que tenham dificuldade... é só por isso André...
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline cutkiller

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 197
  • Respect: +3
    • Email
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #12 on: January 20, 2014, 12:41:16 pm »
0
Peço desculpa a todos...

No entanto e como este é um tema transversal a todos os foruns, deixo-vos o seguinte texto retirado de outro forum.

Acho que quando o acabaram de ler, irão perceber porque se deve escrever corretamente num forum.

Quote
Aos Administradores, moderadores e todos os membros do fórum

Meus caros, tenho um filho que sofre de uma doença degenerativa que se tem vindo a agravar.

Ele é um jovem lindo como muitos dos utilizadores deste fórum. No entanto, já quase não vê e a sua audição bem como a sua locomoção estão seriamente agravadas. Apesar disso é o meu orgulho e o meu sentido para a vida.

Ele como vós é um ''entusiasta'' ferrenho e a sua única consolação, enquanto o pai e a mãe saem para trabalhar, é ler as páginas deste fórum.

Para tal usa filtros de monitor especiais para aumentar as imagens e as ferramentas de acessibilidade que estão disponíveis pelos programas para deficientes. Estes programas têm contudo as suas limitações e se não obedecermos às regras da escrita eles são inúteis impossibilitando os deficientes do acesso a informação a que também têm direito

No entanto, neste fórum, onde até há pouco tempo raramente aparecia um tópico mal escrito, recentemente, passou a acontecer um fenómeno estranho:

- Parece que as pessoas passaram ter menos cuidado com a escrita e escrevem como se estivessem a mandar mensagens pelo telemóvel.

Não se preocupam com os acentos, ou com os parágrafos, nem em começar os mesmos com maiúsculas, não ligam aos erros abreviam palavras e trocam letras.

Curiosamente noto que alguns cidadãos estrangeiros que aqui escrevem chegam a ter mais cuidado com a escrita que por vezes nós que somos naturais.

Os tradutores especiais para linguagem são incapazes de reconhecer palavras abreviadas, palavras em que se substitui um q por um K (ex: - quando por Kuando), não conseguem ler duas palavras juntas por uma virgula (ex: - assim lêem - eu, hoje, comprei um carro. Assim não lêem - eu,hoje,comprei um carro.) assim como não traduzem abreviaturas de palavras estrangeiras, nem palavras estrangeiras mal escritas.

Peço-vos pois que sejam conscienciosos, se não for pelo respeito que a nossa língua nos merece, pelo menos que seja, pelo respeito que muitos que estarão na situação semelhante ao meu filho certamente vos merecem.

Lembrem-se que não vivemos sozinhos no mundo e o espírito de solidariedade e altruísmo é um dos 10 mandamentos ....

Hoje passei uma tarde a ler este fórum ao meu filho, pois ele não conseguia ler muito do que aqui se escreveu e é um dos maiores aficionados deste espaço, tendo até algumas pessoas que cá escrevem como ídolos. Para ele pedir ajuda é sentir-se ainda mais incapaz, mais deficiente e mais marginalizado.

Por favor, peço-vos a todos, ajudem-me a dar um pouco mais de dignidade ao meu filho.

Não digo que não se dê um erro ou outro, eu infelizmente também os dou. No entanto uma coisa é a excepção compreensível, outra é o deliberadamente ser descuidado.

Como eu e principalmente o meu filho, existem mais pessoas que não tiveram coragem de se expor perante vós. Falámos também por elas. Lembrem-se que existem sempre do outro lado dos monitores pessoas diferentes que dependem de vós.

Obrigado pela vossa atenção.

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #13 on: January 20, 2014, 12:43:47 pm »
0
Não seja tão intransigente... é apenas para facilitar a compreensão dos posts... eu não tenho problema nenhum com isso uma vez que entendo-os perfeitamente, mas compreendo que possa haver confrades que tenham dificuldade... é só por isso André...

Desculpe confrade nao quiz passar essa impressao____ :-[

+ ficaria totalmente confortavel se esse topico fosse arquivado,até pq fugiu do verdadeiro contesto.

Peço por favor q revejam pra evitar + transtornos e constrangimentos.

+ uma vez obrigado

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Regionalismo e Linguagem
« Reply #14 on: January 20, 2014, 12:45:12 pm »
0
Este post, com a devida fonte mencionada, merece sticky.

Aos Administradores, moderadores e todos os membros do fórum

Meus caros, tenho um filho que sofre de uma doença degenerativa que se tem vindo a agravar.

Ele é um jovem lindo como muitos dos utilizadores deste fórum. No entanto, já quase não vê e a sua audição bem como a sua locomoção estão seriamente agravadas. Apesar disso é o meu orgulho e o meu sentido para a vida.

Ele como vós é um ''entusiasta'' ferrenho e a sua única consolação, enquanto o pai e a mãe saem para trabalhar, é ler as páginas deste fórum.

Para tal usa filtros de monitor especiais para aumentar as imagens e as ferramentas de acessibilidade que estão disponíveis pelos programas para deficientes. Estes programas têm contudo as suas limitações e se não obedecermos às regras da escrita eles são inúteis impossibilitando os deficientes do acesso a informação a que também têm direito

No entanto, neste fórum, onde até há pouco tempo raramente aparecia um tópico mal escrito, recentemente, passou a acontecer um fenómeno estranho:

- Parece que as pessoas passaram ter menos cuidado com a escrita e escrevem como se estivessem a mandar mensagens pelo telemóvel.

Não se preocupam com os acentos, ou com os parágrafos, nem em começar os mesmos com maiúsculas, não ligam aos erros abreviam palavras e trocam letras.

Curiosamente noto que alguns cidadãos estrangeiros que aqui escrevem chegam a ter mais cuidado com a escrita que por vezes nós que somos naturais.

Os tradutores especiais para linguagem são incapazes de reconhecer palavras abreviadas, palavras em que se substitui um q por um K (ex: - quando por Kuando), não conseguem ler duas palavras juntas por uma virgula (ex: - assim lêem - eu, hoje, comprei um carro. Assim não lêem - eu,hoje,comprei um carro.) assim como não traduzem abreviaturas de palavras estrangeiras, nem palavras estrangeiras mal escritas.

Peço-vos pois que sejam conscienciosos, se não for pelo respeito que a nossa língua nos merece, pelo menos que seja, pelo respeito que muitos que estarão na situação semelhante ao meu filho certamente vos merecem.

Lembrem-se que não vivemos sozinhos no mundo e o espírito de solidariedade e altruísmo é um dos 10 mandamentos ....

Hoje passei uma tarde a ler este fórum ao meu filho, pois ele não conseguia ler muito do que aqui se escreveu e é um dos maiores aficionados deste espaço, tendo até algumas pessoas que cá escrevem como ídolos. Para ele pedir ajuda é sentir-se ainda mais incapaz, mais deficiente e mais marginalizado.

Por favor, peço-vos a todos, ajudem-me a dar um pouco mais de dignidade ao meu filho.

Não digo que não se dê um erro ou outro, eu infelizmente também os dou. No entanto uma coisa é a excepção compreensível, outra é o deliberadamente ser descuidado.

Como eu e principalmente o meu filho, existem mais pessoas que não tiveram coragem de se expor perante vós. Falámos também por elas. Lembrem-se que existem sempre do outro lado dos monitores pessoas diferentes que dependem de vós.

Obrigado pela vossa atenção.
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal