Poll

Concorda com a criação de uma secção que contemple tudo o que se relacione com o mundo das multi-lâminas?

Sim
46 (56.1%)
Não
36 (43.9%)

Total Members Voted: 81

Author Topic: Secção relacionada com multilâminas - Votação  (Read 19089 times)

Offline Fab

  • Trade Count: (+1)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 535
  • May the Classic Shave force be with you!
  • Respect: 0
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #15 on: February 20, 2014, 01:48:00 am »
0
Podemos fazer outra enquete: quantos usuários de ML há entre os confrades? A partir daí se pensa na inclusão de uma seção.
Ja existe uma votacao em aberto no mesmo sentido, confesso que nao vejo a necessidade de se criar outra. Confesso que nao li todas a regras do forum, portanto nao sei se e pre-requisito que seja aberta uma votacao antes que uma nova secao seja criada, mas se esta nas regras do forum, entao que se cumpram as regras. Ja deu pra ver que ha interesse apenas pelos ultimos topicos a esse respeito.
Be kind whenever possible. It is always possible.
Dalai Lama

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #16 on: February 20, 2014, 01:54:50 am »
0
Ja existe uma votacao em aberto no mesmo sentido, confesso que nao vejo a necessidade de se criar outra. Confesso que nao li todas a regras do forum, portanto nao sei se e pre-requisito que seja aberta uma votacao antes que uma nova secao seja criada, mas se esta nas regras do forum, entao que se cumpram as regras. Ja deu pra ver que ha interesse apenas pelos ultimos topicos a esse respeito.

Não está nas regras, eu é que tomei a iniciativa de o fazer. Acho mais democrático assim do que juntarem-se 4 ou 5 membros e pedir a abertura da secção. A última palavra será sempre da administração e respetiva equipa.

Ao mesmo tempo vamos todos ouvindo a opinião de cada um da forma mais transparente possível.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #17 on: February 20, 2014, 02:18:12 am »
0
Já estava inclinado a votar sim quando me assaltou outra dúvida, desta vez de ordem prática. Será que a densidade de posts sobre multilâminas justifica a abertura de uma secção, afinal elas não são safety razors? Tal como os navalhetes não têm secção própria, talvez as multilâminas também não devam ter...

Por outro lado a abertura da secção tem uma finalidade pedagógica, porque o que até agora trespassa o fórum como tabu, passava a ser reconhecido pela comunidade. Deve ser mais por isto que está a incomodar a abertura da secção.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #18 on: February 20, 2014, 11:58:22 am »
0
Na minha opinião pessoal, máquinas ML não são dignas de uma seção especial, pois representam o avesso do barbear clássico. Seria o mesmo que falar de churrasco num site de vegetarianos.


Offline Rui_mats

  • Trade Count: (+3)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 127
  • Respect: +3
    • Email
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #19 on: February 20, 2014, 12:00:57 pm »
0
Eu votei a favor!!!

Pois ate considero haver maquinas multi laminas,  que são um clássico como por exemplo a Contour Plus, e merecem o devido destaque também....


Se formos a avaliar clássico; por antigo, então a Ej89/R41/As-D2
 e outras, tão apreciadas SR, estariam fora da corrida de clássico .....
Não são clássicos, mas fazem parte do barbear tradicional !!!

As mach 3 devem ser mais antigas que algumas maquinas SR anteriormente mencionadas !


Acho que não vale a pena a descriminação; são apenas formas diferentes de fazer as coisas.

Acho contudo que estamos associar duas palavras que são bem diferentes: o clássico e o tradicional; no entanto tão distintas


Isto é apenas a minha maneira de ver   !
 8) 8) 8)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #20 on: February 20, 2014, 12:06:13 pm »
0
Já estava inclinado a votar sim quando me assaltou outra dúvida, desta vez de ordem prática. Será que a densidade de posts sobre multilâminas justifica a abertura de uma secção, afinal elas não são safety razors? Tal como os navalhetes não têm secção própria, talvez as multilâminas também não devam ter...

Por outro lado a abertura da secção tem uma finalidade pedagógica, porque o que até agora trespassa o fórum como tabu, passava a ser reconhecido pela comunidade. Deve ser mais por isto que está a incomodar a abertura da secção.

Não havia pensado nisso, caso abra uma sessão para multi-laminas, também seria justo uma para os navalhetes que é tradicional.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #21 on: February 20, 2014, 12:22:37 pm »
0
Meu voto é sim. Máquinas como Contour Plus e GII merecem todo respeito e proporcionam ótimos escanhoados. Só carrego essas máquinas nas viagens e também faço uso nos meus escanhoados quando estou em casa.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #22 on: February 20, 2014, 12:24:48 pm »
0
Já estava inclinado a votar sim quando me assaltou outra dúvida, desta vez de ordem prática. Será que a densidade de posts sobre multilâminas justifica a abertura de uma secção, afinal elas não são safety razors? Tal como os navalhetes não têm secção própria, talvez as multilâminas também não devam ter...

Por outro lado a abertura da secção tem uma finalidade pedagógica, porque o que até agora trespassa o fórum como tabu, passava a ser reconhecido pela comunidade. Deve ser mais por isto que está a incomodar a abertura da secção.

 Como eu escrevi " Sobre a votação, eu não irei votar, porque acho que estas questões das multi laminas são pontuais...", aliás eu vi mais comentários sobre multi laminas (motor de pesquisa) neste forum e parece que nunca existiu a necessidade de se criar um tópico para tal, mas como agora foi criado um tópico sobre uma multilaminas...
 FML, esse exemplo dos navalhetes na secção das navalhas foi muito bem "lembrado", aliás penso que os navalhetes são relativamente recentes...
 Sobre o tabu, pelo o menos para mim (e para a maioria dos confrades), não é, tanto que escrevi sobre tal sem qualquer tipo de "pudor". 8)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #23 on: February 20, 2014, 12:36:01 pm »
0
Votei contra não porque ache que não se pode/deve falar em máquinas ML, mas simplesmente porque não me parece que o volume de tópicos e participações justifique a criação de uma secção. Caso contrário, e como disse o FML, teríamos que criar uma secção de navalhetes, e quiçá uma de OCs, outra de Slants, etc.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #24 on: February 20, 2014, 12:42:30 pm »
0
Votei contra não porque ache que não se pode/deve falar em máquinas ML, mas simplesmente porque não me parece que o volume de tópicos e participações justifique a criação de uma secção. Caso contrário, e como disse o FML, teríamos que criar uma secção de navalhetes, e quiçá uma de OCs, outra de Slants, etc.
+1

Mas eu não votei nem contra nem a favor.
Acho que deveria apenas ser criado por uma questão natural de necessidade, parece-me algo precoce abrir uma secção por alguns tópicos esporádicos. Por outro lado também não me chateia muito e se acharem que é necessário força.

Offline splendini

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 241
  • Respect: +4
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #25 on: February 20, 2014, 12:55:58 pm »
0
Acordo de prolongada "hibernação" para vir votar e deixar a minha opinião.
Em primeiro lugar (off-topic...), não tenho participado no BC simplesmente porque não tenho tido nada de novo ou interessante para acrescentar ao fórum.
Lendo os tópicos mais recentes, parece-me que o mal não me afecta só a mim, pois o fórum parece ter-se tornado num repositório de "shave of the day" e de voyeurismo e exibicionismo de produtos adquiridos (haja Freud...).
Mas este tema é interessante e senti que devia deixar o meu voto e opinião.
Votei sim, porque, por princípio inviolável do meu carácter, sou a favor da total liberdade de expressão e, pela lógica, contra toda e qualquer forma de reduzir ou eliminar essa liberdade.
As multilâminas são um instrumento do barbear clássico, pios existem há suficiente tempo para tal. 40 ou mais anos, num mundo que tão rapidamente avança, é muito tempo. Tempo suficiente para "celebrar" uma Contour ou, também, uma Sensor (surgida, é bom lembrar, há qualquer coisa como 20 anos).
E o diálogo sobre as multilâminas, além de abrir o fórum à pluralidade (com ou sem sub-fórum associado), é também positivo e acrescenta porque, sejamos francos, as referidas multilâminas não são tão más como as querem fazer.
A Sensor Excel e a Mach 3 são excelentes máquinas, que proporcionam um barbear apurado, rápido e seguro.
Eu uso Safety Razor por passatempo, porque acho piada, porque gosto do ritual.
No entanto, se precisar de um barbeado como deve de ser, recorro a uma Sensor ou Mach3. No dia em que casei, o pragmatismo falou mais alto, e embora já tivesse - e usasse - uma Merkur 34c, e possuisse uma técnica confiante e bastante experiência, fiz a barba com uma Mach3.
Se não for por mais, pois que seja para quebrar um tabu sem sentido, para que muitos camaradas "saiam do armário" e assumam que uma Mach3 é uma grande máquina de barbear clássico.
Como em tudo na vida, os fundamentalismos são atitudes doentias e obscurantistas que urge combater e eliminar.
Com esta minha pontual participação, regresso ao meu recolhimento até ter algo de novo e ou importante para partilhar convosco.
Até um dia destes.

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #26 on: February 20, 2014, 01:13:37 pm »
0
Votei a favor porque:

•   São mais tradicionais no sentido estrito do termo que muitas das SR´s que diariamente usamos e de certeza mais que muita da parafernália que hoje em dia é comprada. Eu, por exemplo, não tenho recordações do meu avô usar outra coisa que não uma lamina descartável, percussora das actuais ML´s.
•   Tudo o que possa abrir o fórum a mais visitantes só pode ser benéfico. Não duvido que muita gente venha cá parar por pesquisa equacionando mudar de sabão ou de aftershave. Mudar de máquina é um compromisso bastante maior e mais assustador, que muita gente não quer tomar. Faz sentido haver um espaço também para eles.
•   À medida que se vai descendo na faixa etária constata-se que as ML foram as primeiras maquinas a serem usadas. Também aqui existe uma componente de tradição que não pode ser desprezada.
•   Por fim, este fórum é muito, mas muito mais, que SR´s. Falar também de ML´s é apenas e tão somente torna-lo mais abrangente. E isso não pode mau!

Cumps.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #27 on: February 20, 2014, 01:33:57 pm »
0
O que será mais tradicional?

A própria historia chama as multi-laminas de modernas e não tradicional ou clássica.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbeador

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #28 on: February 20, 2014, 01:41:51 pm »
0
Ainda não votei... estou em meditação sobre este assunto!!  ;D ;D



- Acho que por uma questão de organização do forum e pesquisas seria interessante separar as coisas,

- Acho que o "atrair" para este forum utilizadores de ML's, nos daria a oportunidade de lhes mostrar este nosso mundo, o que pode contribuir para divulgação do BC,

- Acho que sobre os navalhetes, seria fácil a solução. Seria alterar o nome do fórum "Navalhas" para "Navalhas e Navalhetes", ou criar um sub-forum dentro dele,

- Acho que no final, quem manda é que decide o que deve fazer!!! Ficam as sugestões!!



Com esta conversa toda, vou procurar um Contour no Ebay!!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #29 on: February 20, 2014, 01:43:09 pm »
0
Votei a favor porque:

•   São mais tradicionais no sentido estrito do termo que muitas das SR´s que diariamente usamos e de certeza mais que muita da parafernália que hoje em dia é comprada. Eu, por exemplo, não tenho recordações do meu avô usar outra coisa que não uma lamina descartável, percussora das actuais ML´s.
•   Tudo o que possa abrir o fórum a mais visitantes só pode ser benéfico. Não duvido que muita gente venha cá parar por pesquisa equacionando mudar de sabão ou de aftershave. Mudar de máquina é um compromisso bastante maior e mais assustador, que muita gente não quer tomar. Faz sentido haver um espaço também para eles.
•   À medida que se vai descendo na faixa etária constata-se que as ML foram as primeiras maquinas a serem usadas. Também aqui existe uma componente de tradição que não pode ser desprezada.
•   Por fim, este fórum é muito, mas muito mais, que SR´s. Falar também de ML´s é apenas e tão somente torna-lo mais abrangente. E isso não pode mau!

Cumps.
Nem mais ;)
Com a crescente proliferação de confrades que "também" têm interesse nas ML, a não criação de uma secção especifica só para ML irá fazer com que cada vez mais tenhamos tópicos com SR´s e ML´s à mistura. :P
« Last Edit: February 20, 2014, 01:51:20 pm by Pitolas »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal