Author Topic: Publicidade nostálgica - Gillette  (Read 5522 times)

Offline Leon

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Publicidade nostálgica - Gillette
« on: March 25, 2012, 06:15:33 pm »
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Sei que este não é o meu campeonato, sou 100% navalheiro, mas achei bem colocar aqui algo que encontrei num blog:



O termo Gillette é sinónimo de láminas ou máquinas de barbear. Em todo o mundo, milhões de homens, e mesmo até mulheres, usam diariamente os produtos desta marca, para se barbearem ou depilarem.

É mais ou menos conhecida a história da Gillete. Em 1895, nos Estados Unidos, King Camp Gillette inventou o sistema chamado safety razor, barbeador seguro, substituindo com inúmeras vantagens, práticas e económicas, a tradicional e perigosa navalha por uma máquina de encaixe, protegendo a lámina e expondo ligeiramente apenas as duas faces de corte. A ideia principal do invento era criar um sistema económico de láminas descartáveis, pelo que interessava criar láminas baratas mas eficientes e de certa forma duráveis para diversos cortes.

No seguimento desta simples mas fantástica invenção e depois de ultrapassados os problemas técnicos com a produção de uma lámina eficaz, o que foi conseguido com a ajuda de William Nickerson, um reputado engenheiro mecânico, em 1901 foi fundada no Massachusetts, na cidade de Boston,  a empresa Gillette Safety Razor Company.

Passados dois anos foram comercializados as primeiras máquinas, ao preço de 5 dólares e as primeiras lâminas, com o custo de 1 dólar por um pacote contendo 20 peças.

O sitema foi patenteado a favor do inventor em 1904.

A partir daí o sucesso estava grantido e a empresa não parou de crescer e inovar, adaptando-se aos avanços tecnológicos e às características do mercado local e mundial, expandindo-se por vários países. Pelo meio desempenhou também o papel importante na mudança de mentalidade e de hábitos de forma a tornar o acto de barbear num simples e prático gesto quotidiano. Nesta política ficou célebre a campanha de oferta de conjuntos de barbear aos soldados americanos em serviço na II Guerra Mundial.

Atrás falávamos da utilização do sistema por muitas mulheres. Pois bem, a Gillette também pensou nisso e no início dos anos 50 lançou um sistema adaptado, o GILLETTE Milady Décolletée, e nos anos 90 o Sensor for Women e o GILLETTE Venus, versão feminina do Mach 3, também voltado para as características específicas de uso pelas mulheres.

A inovação esteve sempre presente pelo que ao longo dos tempos foram desenvolvidos e lançados sistemas cada vez mais sofisticados, como os conhecidos Sensor Excel, GILLETTE MACH3, GILLETTE MACH3 POWER, GILLETTE FUSION. Enfim, uma porfusão de sistemas, fortemente sustentados por grandes campanhas publicitárias e de marketing.

Actualmente a marca, é comercializada em mais de duas centenas de países, emprega cerca de trinta mil empregados e possuí mais de três dezenas de unidades industriais em 14 países de todo o mundo.  A Gillette actualmente é propriedade do grupo  multinacional Procter & Gamble, detentor de muitas e conhecidas marcas, desde a alimentação, passando pela limpeza, higiene e até electrodomésticos.

Nos anos 40 a marca iniciou uma forte ligação aos grandes eventos desportivos, estratégia que ainda hoje se mantém, assegurando uma contínua exposição mediática.

Estima-se que os produtos da Gillette, desde as máquinas, láminas, cremes e outros acessórios sejam utilizados diáriamente por cerca de 1 bilião de pessoas em todo o mundo.

Desde 1901 até aos nossos dias, a marca percorreu um longo caminho, sempre cheio de sucesso, fazendo assim parte das nossas memórias do passado mas também do presente.

Estas são as nossas memórias. Mas voltaremos ao assunto com novos velhos anúncios.


Artigo original aqui.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

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Offline Gabriel Maia

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #1 on: March 25, 2012, 08:28:39 pm »
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Muito obrigado por partilhares, Bruno!
Tinha curiosidade de saber como era o mercado de Safety Razors antigamente. Por exemplo, como era disponibilidade dos produtos nas lojas, quais eram os de gama mais alta...
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Offline Colcurinho

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #2 on: March 25, 2012, 10:06:35 pm »
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Já pensaram que se tivéssemos nos anos 20, 30, as safety razors seriam o nosso alvo do chicote? As safety razors seriam as Mach 3 e Fusion dos dias de hoje. O que nos move não será em boa parte pelo espírito vintage?

Offline Vitor

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #3 on: March 25, 2012, 11:16:44 pm »
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Bastante nostalgico  ;D ;D ;D

Offline oversaturn

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #4 on: March 25, 2012, 11:19:33 pm »
0
Falando de publicidade da Gillette, em português, aqui vai mais uma ;D:

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline GADREL

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #5 on: March 26, 2012, 02:48:55 am »
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Caro bruno, obrigado pelo artigo postado!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline bleddyn

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #6 on: March 26, 2012, 09:41:45 am »
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Já pensaram que se tivéssemos nos anos 20, 30, as safety razors seriam o nosso alvo do chicote? As safety razors seriam as Mach 3 e Fusion dos dias de hoje. O que nos move não será em boa parte pelo espírito vintage?

Usar uma máquina antiga implica uma certa dose de nostalgia, no fundo estou a usar um objeto que é mais velho do que eu e que durou até aos dias de hoje.

Quanto ao resto pessoalmente acho que não. Tenho andado a experimentar máquinas modernas na tentativa de encontrar uma alternativa mais rápida e das que já experimentei até ao momento (Fusion Proglide e Wilkinson Quattro Titanium) nenhuma delas me convenceu. Consigo um barbear perfeitamente decente, mas tenho de fazer tantas passagens como com uma DE e o resultado final acaba por não ser tão apurado. Pode ser que as versões com menos lâminas funcionem melhor mas ainda não cheguei lá.

Offline mlmoraes01

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #7 on: March 26, 2012, 02:46:19 pm »
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Parabéns, Leon e Emanuel, ótimas publicidades, obrigado!!!

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline Leon

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #8 on: March 26, 2012, 03:53:54 pm »
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É mais ou menos conhecida a história da Gillete. Em 1895, nos Estados Unidos, King Camp Gillette inventou o sistema chamado safety razor, barbeador seguro, substituindo com inúmeras vantagens, práticas e económicas, a tradicional e perigosa navalha por uma máquina de encaixe, protegendo a lámina e expondo ligeiramente apenas as duas faces de corte.

Chegando a brasa à minha sardinha, como se costuma dizer, as vantagens são assim tantas face à tradicional e perigosa navalha?  ;D ;D ;D

Vou já fugir deste tópico que o meu lugar não é aqui.  ;D ;D ;D
Melhores Cumprimentos,

Bruno

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Offline oversaturn

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #9 on: March 26, 2012, 03:58:41 pm »
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Claro que é perigosa. Nunca viste o Sweeney Todd?!?!  :D ;D :D ;D :D ;D
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O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #10 on: March 26, 2012, 04:12:04 pm »
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Claro que é perigosa.

Finalmente percebo porque é que nunca usaste as tuas. E não venhas com a desculpa do assentador, que já ninguém acredita nisso ;D.
« Last Edit: March 26, 2012, 04:21:58 pm by bleddyn »

Offline Colcurinho

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #11 on: March 26, 2012, 07:02:42 pm »
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É mais ou menos conhecida a história da Gillete. Em 1895, nos Estados Unidos, King Camp Gillette inventou o sistema chamado safety razor, barbeador seguro, substituindo com inúmeras vantagens, práticas e económicas, a tradicional e perigosa navalha por uma máquina de encaixe, protegendo a lámina e expondo ligeiramente apenas as duas faces de corte.

Chegando a brasa à minha sardinha, como se costuma dizer, as vantagens são assim tantas face à tradicional e perigosa navalha?  ;D ;D ;D

Vou já fugir deste tópico que o meu lugar não é aqui.  ;D ;D ;D

Rapidez. Mas isso leva-nos às considerações deste tópico.

Offline brg

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #12 on: March 26, 2012, 09:25:43 pm »
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Belas imagens!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline MotaJV

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #13 on: March 26, 2012, 09:33:27 pm »
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Rapidez. Mas isso leva-nos às considerações deste tópico.

Queria poder ler com mais facilidade... finalmente o inglês me faz falta  :D
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Offline GADREL

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Re:Publicidade nostálgica - Gillette
« Reply #14 on: March 27, 2012, 12:42:39 am »
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Claro que é perigosa.

Finalmente percebo porque é que nunca usaste as tuas. E não venhas com a desculpa do assentador, que já ninguém acredita nisso ;D.
;D :D ;D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

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