Author Topic: IKon Slant  (Read 27129 times)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: IKon Slant
« Reply #120 on: February 13, 2014, 04:45:27 pm »
0
Agora é que foram elas, já não contava que o que disse inicialmente acerca dessa máquina se verificasse... Dentes estéticos e sem a geometria da Merkel, ou seja, não é igual à slant Mulcuto.

Constatações muito interessantes e até surpreendentes, pois eu até tenho a Merkur por mais suave que a Mulcuto.

Folga na lâmina não tenho a certeza se as minhas slant têm (no fim de semana confirmo), mas essa Ikon não devia ter   ::)

Oversaturn, tentaste intercambiar com as peças da Merkel?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: IKon Slant
« Reply #121 on: February 13, 2014, 05:29:45 pm »
0
Belo review, Emanuel!
A minhas Ikon já caíram algumas vezes e nem arranhão! A EJ JÁ TEM MUITA MARCA DE TOMBO!

José Luís, não precisas de gritar...! :D :P mas obviamente que tudo depende da maneira como são tratadas. As minhas EJ, Mühle, Merkur e etc estão óptimas, algumas já com mais de 4 anos de uso. Para além do mais, isso de comparar uma máquina de €30 com uma de €150 tem muito que se lhe diga.

Tenho uma Merkur Progress vintage que segundo a marca, é de finais dos anos 70 e pode atestar a durabilidade das máquinas em zamak ;)

Este tipo de material não é para andar a cair, há que ter cuidado! Ora experimenta deixar cair uma navalha e vê o que acontece...! ;)

No entanto, como enfatizei nas minhas impressões, a máquina é maciça e robusta, e transmite uma impressão de qualidade.

Mas como disse, isto não é uma review, são apenas as impressões iniciais. Outra coisa não poderia ser, até porque repito - só usei a máquina ainda uma vez.

Agora é que foram elas, já não contava que o que disse inicialmente acerca dessa máquina se verificasse... Dentes estéticos e sem a geometria da Merkel, ou seja, não é igual à slant Mulcuto.

Constatações muito interessantes e até surpreendentes, pois eu até tenho a Merkur por mais suave que a Mulcuto.

Folga na lâmina não tenho a certeza se as minhas slant têm (no fim de semana confirmo), mas essa Ikon não devia ter   ::)

Oversaturn, tentaste intercambiar com as peças da Merkel?

Não, mas quando chegar a casa vou tentar. A verdade é que até estive com a Merkel de baquelite na mão, mas como visualmente são tão distintas, nem me lembrei de intercambiar peças :P

O Micheal Ham (Leisureguy), autor do livro "Gourmet Shaving", tem uma foto no seu blog comparando a Merkel, iKon e Merkur:


A folga na lâmina é que foi de facto a surpresa, até porque muitos entusiastas da iKon nem sequer a referem. Mas nesse parâmetro, a iKon não é propriamente inovadora, o que talvez se compreenda - segundo o que diz aqui o Alex, outras slants alemãs têm também problemas de alinhamento, e como a iKon provavelmente se baseia numa delas, herdou esses problemas sem os corrigir.

Faz-me lembrar um pouco alguns cabeçais da iKon, que são cópias tão descaradas da Feather (com poucas ou nenhumas alterações) que se podem intercambiar entre si - e tal é descaradamente anunciado como sendo uma vantagem! :D

FML, seria interessante verificares se as tuas slant têm ou não a dita folga.... :)
« Last Edit: February 13, 2014, 05:36:52 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: IKon Slant
« Reply #122 on: February 13, 2014, 06:13:08 pm »
0
Quais são as outras?

Estas iKon em geral, e esta Slant em particular, não me despertam grande curiosidade, e ainda bem, porque não são baratas.

Neste momento, as minhas máquinas preferidas são a Merkel, a 34C, a 39C e a GEM Micromatic Bullet-Tip (esta não é minha).
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: IKon Slant
« Reply #123 on: February 13, 2014, 06:18:53 pm »
0
...
O Micheal Ham (Leisureguy), autor do livro "Gourmet Shaving", tem uma foto no seu blog comparando a Merkel, iKon e Merkur:

...

O ângulo dessa Merkel é fantástico!  ;D

E por falar em ângulos, fiquei surpreendido com uma máquina em baquelite que um membro do TSN mostrou hoje:



Não faço ideia que máquina seja (nem o dono sabe :P), mas segundo ele é a máquina mais agressiva que tem, e o membro em questão, só em slants, tem 20. Esta é sem dúvida uma slant que eu adorava experimentar.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: IKon Slant
« Reply #124 on: February 13, 2014, 07:08:07 pm »
0
Quem é esse? Quero conhecer as slants dele!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: IKon Slant
« Reply #125 on: February 13, 2014, 10:10:01 pm »
0
Neste momento, as minhas máquinas preferidas são a Merkel, a 34C, a 39C e a GEM Micromatic Bullet-Tip (esta não é minha).

 Humm! Ando ver se arranjo coragem para uma 39C...

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: IKon Slant
« Reply #126 on: February 13, 2014, 11:15:12 pm »
0
Quem é esse? Quero conhecer as slants dele!

Podes ver as slants dele aqui. ;)

Humm! Ando ver se arranjo coragem para uma 39C...

É uma boa máquina, sem dúvida, mas pelos mesmos valores, pondera também uma destas slants do Italian Barber. Se o cabeçal for igual à Merkel, é uma máquina mais eficaz e também mais suave do que a 39C.
« Last Edit: February 14, 2014, 09:20:58 am by oversaturn »
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline SLB04

  • Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1780
  • Respect: +27
Re: IKon Slant
« Reply #127 on: February 14, 2014, 08:24:57 am »
0
A máquina tem também um feedback auditivo muito engraçado quando está a desbastar pêlo – faz um ruído espectacular, e nisso é muito semelhante às Merkur Progress.

A razão do ruído deve ser que a iKon na parte do meio da base é menos larga. A lâmina não fica mesmo fixa no centro e tem mais espaço para "flutuar". Aqui podem ver uma foto a compara com uma Merkur 37:



Eu tenho a sensação que sinto isso e além de conseguir um escanhoado bom com a iKon não me sinto tão confortável com a iKon slant como com a Merkur ou uma Mulcuto.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: IKon Slant
« Reply #128 on: February 14, 2014, 09:14:17 am »
0
Bem observado, Alex. Ainda ontem estive a observar a máquina e reparei nisso. Até porque, como observei antes, os pinos não tocam na lâmina, deixando-a livre para vibrar.

Eu gostaria que a iKon  - e já agora, a Merkur -  tivessem uns pinos mais largos, à semelhança da "Merkel", de modo a que o alinhamento da lâmina não fosse tão problemático. Quando um tipo se levanta de manhã, ainda meio a dormir, é uma seca ter que estar a preocupar-se com esses pormenores :P

[...]

Oversaturn, tentaste intercambiar com as peças da Merkel?

Ontem andei a brincar aos Legos com as máquinas :D
A tampa da Merkel de baquelite não cabe no baseplate da iKon, porque os pinos são mais espessos. Esse facto (pinos mais espessos) é a chave para que a Merkel não apresente problemas de alinhamento da lâmina.

A tampa da iKon cabe na baseplate da Merkel, mas a máquina não ajusta, fica mal montada, pois os ângulos são diferentes e ficam "folgas" entre as duas peças.
« Last Edit: February 14, 2014, 09:39:42 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: IKon Slant
« Reply #129 on: February 14, 2014, 09:36:56 am »
0
Belo review, Emanuel!
A minhas Ikon já caíram algumas vezes e nem arranhão! A EJ JÁ TEM MUITA MARCA DE TOMBO!

 JL

Então tu fazes crash tests com as SRs?... ;D
No meu caso, apenas a minha chinesa foi ao chão, nada aconteceu, mas fiquei chateado...

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: IKon Slant
« Reply #130 on: February 14, 2014, 11:53:25 am »
0
JL

Então tu fazes crash tests com as SRs?... ;D
No meu caso, apenas a minha chinesa foi ao chão, nada aconteceu, mas fiquei chateado...

Parti uma EJ "Barley" assim. Caiu para o chão e partiu-se ao meio, cabeçal para um lado e cabo para o outro. Partiu-se no parafuso... :-X

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: IKon Slant
« Reply #131 on: February 14, 2014, 11:59:50 am »
0
Parti uma EJ "Barley" assim. Caiu para o chão e partiu-se ao meio, cabeçal para um lado e cabo para o outro. Partiu-se no parafuso... :-X

 Como eu costumo dizer, as fabricas fazem mais... :P

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: IKon Slant
« Reply #132 on: February 14, 2014, 12:01:07 pm »
0
Como eu costumo dizer, as fabricas fazem mais... :P

Sim, mas é uma máquina que não tenciono repor :)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: IKon Slant
« Reply #133 on: February 14, 2014, 12:11:00 pm »
0
Sim, mas é uma máquina que não tenciono repor :)

 AH, foi de preposito... ;D

  (brincadeira)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: IKon Slant
« Reply #134 on: February 14, 2014, 12:51:14 pm »
0
JL

Então tu fazes crash tests com as SRs?... ;D
No meu caso, apenas a minha chinesa foi ao chão, nada aconteceu, mas fiquei chateado...

Simplesmente aconteceu de eu bater na DE, que estava de pé! Fui pegar a toalha e dei com a ponta dela, derrubando a DE no chão! Puro descuido! E foram duas vezes da mesma maneira!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal