Café Central > A Hora Certa

Manutenção e Restauro de um relógio

(1/7) > >>

Renato Ferreira:
Bem, abrirar a secção e eu venho aqui já perguntar uma coisa.

O meu pai tem um Seiko comprado nos anos 60 (relógio automático) e há mais de 30 anos que está enfiado dentro de uma gaveta. A bracelete aproveitou-a para um outro Seiko que comprou posteriormente.

Acontece que um certo dia o meu irmão mais velho num ataque de fúria (devido ao meu pai ralhar com ele por estar a brincar com o relógio) se lembrou de atirar com ele à parede. Desde esse dia o relógio nunca mais funcionou.

Passou pelas mãos de 2 relojoeiros ( eram mais ourives e comerciantes que outra coisa) que lhe diziam que não havia solução e sempre queriam que ele deixasse o avariado lá e comprasse um outro mais moderno. O meu "velho" nunca cedeu e apesar de penoso por não ter quem reparasse o relógio guardou-o no fundo da gaveta. Comprou entretanto um Seiko 5 Automatic para afogar as mágoas.

Conhecem algum lugar de confiança que possa fazer o restauro da peça?

lamina:


Mestre Américo Henriques foi o único que teve uma escola de formação em relojoaria em Portugal, na malograda Casa Pia e em que se viu envolvido na altura do processo. Creio que era o único em PT que abria esses relógios de topo que levam 10 ou 15 complicações (tipo nascer do sol e ocaso, fases da lua, calendário perpétuo, marés etc etc, tipo o Calibre 89 da Patek  :D) e hoje trabalha para o grupo Swatch (da Breguet, Blancpain, Glashütte Original, Jaquet Droz, Léon Hatot, Omega, Tiffany & Co., Longines, Rado, Union Glashütte, Tissot, ck watch & jewelry, Balmain, Certina, Mido, Hamilton, Swatch, Flik Flak, Endura e Tourbillon...ufff... :P)  e que aqui em PT está presente sob a brand Boutique dos Relógios.

http://www.boutiquedosrelogios.pt/loja_doc_externo.aspx?param=6xaQnimFh6ShIR4NKdOwDLXlTbEvr/5Ilqgjx3vXTzZ38Ii/Met3aovbyqpvrfSNmiIy48rkW5c=

Como a Seiko é da "concorrência" não sei se aceitarão esse modelo... ??? Suponho que não seria o Mestre Américo que o comporia  :).

Outra grande oficina de reparação em PT é o Museu do Relógio em...Serpa!! É verdade, tem lá um dos melhores "laboratórios" relojoeiros do país.Eu próprio estive lá (recomendo vivamente uma visita...) e consertam absolutamente tudo.Como não têm mãos a medir a coisa pode é demorar um tempo. Enviar em registado, pedir orçamento e eles avaliam o custo e é só decidir se quer (consertam passados uns dias,dependerá...)ou não avançar (e aí reenviam tudo para casa). Clicar oficina de restauro:

http://www.museudorelogio.com/

Outro Clássico PT é "A Boa Reguladora" ou somente "Reguladora" como ficou conhecida.Em 2008 ainda "assemblavam"  :D relógios que importavam as máquinas da Alemanha e montavam-nas com os fundos clássicos, em relógio de bolso ou de pulso.

http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2011/06/boa-reguladora.html

Mas confirmar se ainda operam hoje que na voragem do tempo (e desta crise) talvez tenha desaparecido.Sei que em 2008 estive lá e tinham 25 ou 30 modelos diferentes à venda (parede,mesa, despertadores, pulso e bolso)

Em 2007 rezava assim:

http://linhadominho.blogspot.pt/2007/05/boa-reguladora-volta-fabricar-relgios.html

Por fim pode-se falar directamente com o representante em PT da Seiko, a Certora, a perguntar por pontos de reparação. Antes tinham sob a sua umbrella a Dunhill mas esta, hoje, opera com a casa-mãe (o grupo de luxo Richemont, via a RichDun PT) e têm uma loja ali à Aven. da Liberdade em Lisboa.

http://expresso.sapo.pt/dunhill-representada-em-portugal-por-nova-sociedade-que-preve-investir-1-me-no-primeiro-ano-de-actividade=f289702

http://www.richemont.com/our-businesses.html

Quanto aos relógios nestes dois grupos estarão 90% das marcas com renome.

Pessoalmente acho piada aos Série 5 da Seiko, que não é importada para Portugal e como a contrafacção vai fortissima, abster-se... >:(



Renato Ferreira:
Muito obrigado Gil. Tentarei talvez o museu do relógio. Vou organizar uma primeira abordagem com o patriarca e verificar se ele gostaria de o ver a "dar horas" mais uma vez.

Hoje não estou em casa senão colocava umas fotos da preciosidade. Tratarei disso quando arranjar um tempinho.

O série 5 foi comprado cá em Portugal pouco depois da avaria do seu antecessor. Portanto já deu muitas voltas. Nunca avariou. Apenas mandou-se dar uma limpeza, colocar um vidro porque estava já riscado do uso e dar um ajuste...revisão por assim dizer.

brg:
Não há importação de Seiko 5? Isso é só de agora ou de sempre?
É que conheço umas (poucas) ourivesarias que vendem, será importação paralela (grey market)?

audax:
AMigo Renato já tem boas dicas pelo amigo lamina, eu acrescentaria mais uma e até é membro recente aqui do forum, o Paulo Girão.

Theno 4 relógios que foram restaurados/reparados/fazer manutenção e só tenho bem a dizer do seu trabalho. Um mecânico corda manual do inicio dos anos 40, um Tissot Visodate de 1963, um Oris Star Automatic de finais de 1960 (ques esteve parado mais de 30 anos por avaria, também um "relojoeiro" disse que não tinha arranjo) e um Citizen quartz de 1983, ficaram todos como novos.

É uma questão de o contactar, e sempre tem mais uma opção para explorar e assim escolher o que for mais conviniente.

Não sei se por MP aqui no forum, mas se quiser posso dar-lhe o email dele por MP.


P.S.: já agora muito boa idea a criação deste espaço!!

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version