Café Central > A Hora Certa

Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?

(1/4) > >>

RedNight:
Ora bem caros confrades,

Já que nos foi concedido um espaço única e exclusivamente dedicado à relojoaria, impõe-se uma questão pertinente para um leigo na matéria como eu: quais os prós e os contras dos movimentos manuais relativamente aos automáticos?   ;)

O que dizem os entendidos? :D

Está aberta a discussão...  ;D

Renato Ferreira:
Bem, apesar de achar piada a movimentos manuais (dá sempre aquela "pinta" dar corda ao relógio) por comodidade prefiro os automáticos. Digo isto apenas teóricamente pois todos os relógios que possuo são de quartzo (infelizmente :'()

Quanto ao erro na medição do tempo, comparando ambos, não sei qual é mais preciso.

audax:
Bem eu não sou um entendido na matéria, mas a principal diferença é mesmo a forma de dar corda, de colocar tensão na mola para que essa energia seja depois libertada ao longo do tempo.

Como o Renato Ferreira disse o automático será mais cómodo pois com os nossos movimenots no dia-a-dia irá dar corda por meio do balanço que oscila, nos manuais temos que diariamente (de preferência á mesma hora, é bom para o mecanismo ter essa "rotina") dar corda.

Se for o único relógio ou mesmo dois, um automático é mais prático, pois a reserva de marcha irá dar para toda a noite e mais um pouco (aqui depende do relógio, mas em média diria que por volta de 30 e tal 40 horas até 48 horas) e não é preciso "preocupar" com dar corda.

Com vários relógios, eles irão parar se não tiverem corda, nos automáticos pode-se usar um aparelho que vai rodando ao longo do dia e assim carregando, há quem não goste e quem não goste. Também há automáticos que permitem dar corda manual, o meu único automático dá para fazer isso, e quando não o uso dou corda manual para o ter sempre a trabalhar.

Aqui depois impoê-se outra questão para outro tópico talvez  :D, deve-se ter sempre os relógios em funcionamento ou se se não os usar com frequência, deixar parar para não causar tanto desgaste?

Quanto a erro na medição do tempo, o sistema de corda, manual ou automático, penso que não irá ter influência, depende muito mais do movimento em si e até dos gestos e posições em que temos o relógio ao longo do dia.

A única coisa que poderá afectar, pensando agora sobre isso, será o seguinte: existe um "sweet spot" em termos de corda, em que a energia libertada é a mais constante e precisa, isto acontece entre as "posições" de completamente carregado e completamente descarregado (algumas horas antes de chegar ao fim a corda e algumas horas antes de estar completamente carregada), ora o automático será capaz de manter a corda sempre sem chegar perto do fim, contribuindo isso para que se mantenha sempre mais nesse tal ponto ideal.

No entanto, se dermos corda a um manual diariamente, este também irá ficar longe do fim de marcha e portanto também dentro desse "sweet spot".

Assim de repente é tudo hehehe :D

Por favor qualquer coisa que esteja errada estejam à vontade para corrigir, estou cá para aprender também!!
  ;)

Leon:
Bem, estou dividido.

Os meus Vostok e o meu Omega são de corda manual.
Os meus japoneses e um Cauny (Caunymatic) são automáticos.

orlandosn:
Ora eu tenho um Zeno Airplane Diver e um Roamer Mustang Indianapolis automáticos, e um Hamilton Kahki Mechanical. Qual o melhor? Sei lá, eu gosto deles todos! O mais preciso? O meu Casio Waveceptor!!! E também gosto dele! :)

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version