Author Topic: Como fazer um Assentador: Strop by Arzo  (Read 16653 times)

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
  • Respect: 0
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« on: May 29, 2010, 12:22:06 am »
0
Bem, meu tópico era uma pergunta, mas acabei procurando tutoriais em outros lugares e lhes apresento:

O Assentador de Couro Curtido em juá by Arzo. (Pelo menos foi o que o vendedor me falou...rs...)

Sem muita conversa, vamos ao modelo:

Largura da faixa: 7,5 cm.
Tamanho da faixa utilizável 64cm (não estou contando as pontas com acabamento).
Acabamento: Por fazer... ainda estou pensando em algo mais trabalhado.
Nas fotos o logotipo é do meu site: Projetosonho.com, é que farei um review.

Para começar, uma visão geral do assentador:







Apesar da foto não transparecer muito bem, a superfície ficou bem plana.
Como a argola não encaixava no trinco da porta, coloquei uma pequena tira (fita) do próprio couto para atar e desatar quando necessário.

Por baixo ainda não coloquei acabamento nenhum:


Penso em fazer embaixo um acabamento com tecido, já que minha barra com oxido de cromo irei fazer by cegadede model´s (vidro e micropore com o óxido).

O acabamento das pontas talvez não tenha ficado às mil maravilhas, mas foi o que tive de idéia pela manhã,talvez mude, talvez não...rs...
olhem:


O couro está preso por rebites manuais.

Há um pequeno risco, mas como penso que irei fazer um acabamento diferenciado depois, deixei, por parecer mais natural.

Então? o que acharam?
Ficou bom ou ponho no lixo?


« Last Edit: May 29, 2010, 04:58:10 pm by Arzo »
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
  • Respect: 0
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #1 on: May 29, 2010, 05:23:16 pm »
0
Ontem o cheiro de couro incomodou minha noiva.
Hoje coloquei o assentador dentro de uma sacola de plástico fechada com grãos de café, pois vi em minhas pesquisas que iria tirar o cheiro forte do couro.

Vou deixar por 12h e ver o que acontece. Coloquei à algumas horas. Depois irei checar se o odor diminuiu.
« Last Edit: May 30, 2010, 07:38:44 am by Arzo »
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline Castro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
    • Email
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #2 on: May 30, 2010, 02:29:38 pm »
0
Muito bom, hein! Parabéns! só falta agora a navalha,então??!!

   Estes couros atanados são os mais indicados para estes fins, de acordo com o que eu pude descobrir. Tenho aqui sobrando um pedaço de couro de búfalo, na verdade é um látego (peça de montaria usada pra prender a sela no lombo do animal) que pretendo aproveitá-lo, pois é um couro de muita qualidade bem forte e macio, só que vou montar de outra forma, colando o sobre uma tábua de madeira, igual o modelo de assentador que já tenho, um bem antigo. Quando arranjar um tempo faço isso.
   Pro óxido de cromio, outra opção é madeira balsa, barata e de fácil utilização, é só procurar em lojas que fornecem material pra aeromodelismo ou na internet.

Abraços.


 

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
  • Respect: 0
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #3 on: May 30, 2010, 03:07:02 pm »
0
Muito bom, hein! Parabéns! só falta agora a navalha,então??!!

   Estes couros atanados são os mais indicados para estes fins, de acordo com o que eu pude descobrir. Tenho aqui sobrando um pedaço de couro de búfalo, na verdade é um látego (peça de montaria usada pra prender a sela no lombo do animal) que pretendo aproveitá-lo, pois é um couro de muita qualidade bem forte e macio, só que vou montar de outra forma, colando o sobre uma tábua de madeira, igual o modelo de assentador que já tenho, um bem antigo. Quando arranjar um tempo faço isso.
   Pro óxido de cromio, outra opção é madeira balsa, barata e de fácil utilização, é só procurar em lojas que fornecem material pra aeromodelismo ou na internet.

Abraços.

Obrigado!!

A navalha eu adquiri com nosso amigo Francisco aqui mesmo do forum, uma dovo astrale, que ficou bem melhor quando foi ao assentador.

Preferi esse formato por achar mais tradicional e não ficar ocupando espaço na bancada do banheiro (que já ficam os cremes de barbear, sabões, pós barba) e a torneira...rs... Ela fica escondida por tantos apetrechos.
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline Jerry

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 115
  • Respect: 0
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #4 on: May 30, 2010, 03:20:51 pm »
0
Arzo, aproveitando seu tópico, vou colocar aqui minhas peças caseiras.

Dizem que na vida aprendemos as coisas por amor ou pela dor. Neste caso, infelizmente aprendi pela dor.

Após uma longa espera e alto preço para nós brasileiros, recebi meu assentador, e na primeira semana, lá veio a “dor” ou seja aprendi que estava fazendo o movimento errado ao assentar a navalha quando praticamente dividi em dois meu assentador novinho (primeira foto).

Com isso, só me restou tentar colá-lo (que não ficou bom) e posteriormente tentar soluções caseiras.

Na segunda foto, segue um assentador de couro que fiz mas considero que o resultado não ser tão bom, primeiramente devido ao couro ser mais macio que o importado e ao assentar ele se curva na direção transversal e da a impressão de danificar o fio da navalha. O importado é mais duro com o aspecto de sola de sapato.

A segunda fabricação caseira foi um assentador com balsa que ainda não testei. Pedi para fazerem em uma marmoraria uma peça que após pronta colei uma placa de balsa comprada em uma loja de aeromodelismo (terceira e quarta foto).

Custo das soluções caseiras:

Couro – R$ 12,00  cerca de 5 euros

Balsa -   R$ 1,5
Pedra – R$ 9,00
Total – R$ 10,5  cerca de 4,5 euros

Segue aqui uma sugestão de criarmos um tópico só para artigos feitos em casa “home made” pois é uma solução interessante para os brasileiros que não tem acesso fácil a muito material.   




     



Jerry
Ilhabela - SP - Brasil
 23°48'51.58"S
 45°22'4.05"O

Offline Castro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
    • Email
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #5 on: May 30, 2010, 10:29:19 pm »
0


Após uma longa espera e alto preço para nós brasileiros, recebi meu assentador, e na primeira semana, lá veio a “dor” ou seja aprendi que estava fazendo o movimento errado ao assentar a navalha quando praticamente dividi em dois meu assentador novinho (primeira foto).


Jerry, tenta lixar com muito cuidado a superfície danificada com uma lixa bem fina, até deixá-la lisa novamente. Pode dar um resultado melhor.


Na segunda foto, segue um assentador de couro que fiz mas considero que o resultado não ser tão bom, primeiramente devido ao couro ser mais macio que o importado e ao assentar ele se curva na direção transversal e da a impressão de danificar o fio da navalha. O importado é mais duro com o aspecto de sola de sapato.


É por essa razão que eu prefiro o assentador do tipo paddle strop,  além de dar mais segurança ao utilizá-lo, neste caso não tem problema o couro ser maleável pois está bem fixado sobre uma base de madeira; o tipo correia é bonito e prático mas requer mais prática, no meu entender, pois tem que tensioná-lo bem com a mão, senão acontecem os problemas já citados aqui.





Segue aqui uma sugestão de criarmos um tópico só para artigos feitos em casa “home made” pois é uma solução interessante para os brasileiros que não tem acesso fácil a muito material.   


Apoio a idéia! Somos conhecidos mundialmente pela criatividade, afinal, foi um brasileiro que inventou o avião, não foi!!!?? Também sou partidário da idéia de buscarmos as soluções aproveitando o que temos a mão, mesmo não sendo o top , sempre temos a chance de aprender mais buscando alternativas, o único artigo de barbear importado que tenho é a minha navalha Filarmonica, fabricação espanhola e comprada da Argentina, no mais é tudo do mercado nacional ou "home made". 



Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
  • Respect: 0
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #6 on: May 30, 2010, 10:33:15 pm »
0

Na segunda foto, segue um assentador de couro que fiz mas considero que o resultado não ser tão bom, primeiramente devido ao couro ser mais macio que o importado e ao assentar ele se curva na direção transversal e da a impressão de danificar o fio da navalha. O importado é mais duro com o aspecto de sola de sapato.

O seu parece muito com o meu. Não noto essa curvatura, mas se for o caso você pode apoiá-lo em uma superfície rígida ao invés de puxá-lo.
Pra ser sincero achei que funcionou bem na minha navalha, pois o fio que inicialmente puxava alguns pelos, ficou bem mais liso; :)

A segunda fabricação caseira foi um assentador com balsa que ainda não testei. Pedi para fazerem em uma marmoraria uma peça que após pronta colei uma placa de balsa comprada em uma loja de aeromodelismo (terceira e quarta foto).

Eu pensava que a balsa era para ser barrada com oxido de cromo, não sabia deste uso passando a navalha direto sobre a madeira. Fica a minha pergunta, é assim mesmo na madeira e nada mais?
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
  • Respect: 0
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #7 on: May 30, 2010, 10:36:53 pm »
0

É por essa razão que eu prefiro o assentador do tipo paddle strop,  além de dar mais segurança ao utilizá-lo, neste caso não tem problema o couro ser maleável pois está bem fixado sobre uma base de madeira; o tipo correia é bonito e prático mas requer mais prática, no meu entender, pois tem que tensioná-lo bem com a mão, senão acontecem os problemas já citados aqui.

Agora  preocupei-me, mas posso apoiar o meu numa superfície plana.
Vou verificar.
Quanto à criação do Tópico, acho essencial, visto que muitos de nossos utensílios não possuem correspondentes no Brasil.
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline Castro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
    • Email
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #8 on: May 30, 2010, 11:09:00 pm »
0
Arzo,

O importante é voce conseguir que o couro fique bem esticado, acho que o assentador paddle mais simples pra iniciantes, pois e é só passar a lãmina não tendo que se preocupar com o tensionamento do couro, mas se voce conseguiu bom resultado da maneira como fez, ótimo! o negócio é isso mesmo, testar e ver no que dá!Outra dica que aprendi é que a lãmina tem que deslizar suavemente e é a espessura do dorso da navalha que regula o correto ângulo de afiação, por isso a lamina tem que estar totalmente apoiada sobre a superfície do couro.

Quanto ao assentador de balsa, não sei é essa mesmo a intenção do Jerry, mas é pra ser usado com pasta ou óxido de cromio! ocasionalmente, digo, pois, pro dia-a-dia se usa o couro! O que suaviza o fio é o óxido, pois é um abrasivo mui fino, a balsa neste caso serve apenas como base pela sua característica porosidade que retém as partículas na sua superfície. 



Offline Jerry

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 115
  • Respect: 0
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #9 on: May 31, 2010, 12:02:21 am »
0
Arzo, a ´déia é mesmo usar a balsa com oxido de cromo.
Enquanto isso vou utilizando a parte do assentador que não foi danificada.
abs
Jerry
Ilhabela - SP - Brasil
 23°48'51.58"S
 45°22'4.05"O

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
  • Respect: 0
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #10 on: May 31, 2010, 12:23:40 am »
0
Arzo,

O importante é voce conseguir que o couro fique bem esticado, acho que o assentador paddle mais simples pra iniciantes, pois e é só passar a lãmina não tendo que se preocupar com o tensionamento do couro, mas se voce conseguiu bom resultado da maneira como fez, ótimo! o negócio é isso mesmo, testar e ver no que dá!Outra dica que aprendi é que a lãmina tem que deslizar suavemente e é a espessura do dorso da navalha que regula o correto ângulo de afiação, por isso a lamina tem que estar totalmente apoiada sobre a superfície do couro.

Quanto ao assentador de balsa, não sei é essa mesmo a intenção do Jerry, mas é pra ser usado com pasta ou óxido de cromio! ocasionalmente, digo, pois, pro dia-a-dia se usa o couro! O que suaviza o fio é o óxido, pois é um abrasivo mui fino, a balsa neste caso serve apenas como base pela sua característica porosidade que retém as partículas na sua superfície. 

Ok, neste caso fico mais tranquilo, já que consigo um tensionamento bom.
Estou querendo Oxido de cromo para passar na barra de vidro com micropore, mas não consigo encontrar. Ele é o mesmo pasta jacaré verde? Não estou encontrando.

Arzo, a ´déia é mesmo usar a balsa com oxido de cromo.
Enquanto isso vou utilizando a parte do assentador que não foi danificada.
abs

Ok, agora nós entendemos. Onde você vai encontrar o óxido de cromo?
Estou procurando por aqui, mas não sei o nome comercial. ou onde comprar via internet.
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline Castro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
    • Email
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #11 on: May 31, 2010, 12:45:53 am »
0
Arzo, não é fácil encontrar! o que eu consegui, foi cortesia de um amigo!
Mas o óxido de crômio puro, é na verdade um pigmento utilizado na pintura de porcelanas e cerâmicas, então a dica é procurar em lojas de material para artesanato. 

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #12 on: May 31, 2010, 09:44:40 am »
0
Parabéns, Arzo, o assentador ficou muito bom!
Diz-me, o couro é de cavalo ou boi? Parece boi.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
  • Respect: 0
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #13 on: May 31, 2010, 01:27:15 pm »
0
Parabéns, Arzo, o assentador ficou muito bom!
Diz-me, o couro é de cavalo ou boi? Parece boi.

Obrigado, Leon.
É sempre bom ouvir um elogio de quem entende do assunto;
É Couro de boi mesmo.

Agora estou querendo só encontrar o oxido de cromo. Mas um amigo disse que me encontraria isso hoje.
Pois acho que minha dovo pode ficar melhor afiada.

Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Como fazer um Assentador: Strop by Arzo
« Reply #14 on: May 31, 2010, 02:24:59 pm »
0
Obrigado, Leon.
É sempre bom ouvir um elogio de quem entende do assunto;
É Couro de boi mesmo.

Agora estou querendo só encontrar o oxido de cromo. Mas um amigo disse que me encontraria isso hoje.
Pois acho que minha dovo pode ficar melhor afiada.

O óxido de cromio pode melhorar o fio. Faz umas 10 passagens sem pressão e depois vai ao assentador normalmente e testa. Se não estiveres satisfeito, repete o procedimento.

Abraço
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal