Author Topic: Alguns problemas no barbear  (Read 10251 times)

Offline André!

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Respect: 0
Alguns problemas no barbear
« on: May 26, 2011, 11:07:13 pm »
0
Viva pessoal,

Como prometido, como iniciante, estou a passar os primeiros problemas no barbear e preciso de vos chatear com algumas dúvidas:

   1 - Durante as primeiras passagens, cumprindo sempre a regra de a favor, através e contra, tenho feito tudo como mandam as regras (acho) mas, ultimamente, tenho tido imensos pontos de sangue na última passagem (só mesmo na última!). É estranho e não consigo perceber o porquê. Será só mesmo técnica? Que variáveis me poderão ajudar a melhorar (para além da técnica, claro! ;D)

   2 - Outro problema, que desconfio fortemente que está relacionado com o primeiro ponto, é o facto de ter ardor pós-barbear. Quando chego ao trabalho e me sento a beber o café é que começo a sentir ardor na cara mas em zonas muito específicas: na articulação da mandíbula. A sensação é muito semelhante a um conjunto de piquinho + misturados. Será razor burn?

Aproveitando o tópico, porque a vida está cara, tenho sentido falta de algo que finaliza bem o barbeado. Sinto mesmo que falta ali qualquer coisa que me acalme a irritação e que "coloque um ponto final" no acto de barbear. Uso Skino mas, sinceramente, não acho nada de especial  :(
Pensei no thayers medicated por ser relativamente barato e parecer resolver os meus problemas: Finalizar, fechar os poros e sensação de razor burn.

Alguém que queira opinar e dizer o que pode estar a estragar o resultado da equação?
Cumps!!
Olá, eu sou o André e sou Safety Razor anónimo.
(Antigo Picatchu :D)

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #1 on: May 27, 2011, 12:21:23 am »
0
Amigo, não sou nenhum períto, mas voce esta usando a regra da pressão 0 ?
Isto esta me cheirando a forçar o aparelho na face
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline ruimiguelcunha

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1182
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #2 on: May 27, 2011, 12:34:43 am »
0
Olá Picatchu,
Espero que esteja tudo bem contigo!!!

Eu costumo dizer que não sei para mim, quanto mais para os outros... Mas vou tentar dar-te uma ajudinha!!!
Começando pelo fim... Já experimentas-te a Geleia "444"? Consegues encontrar em algumas farmácias a um preço muito bom, que pode variar entre os 2€ e 5€ na pior das hipóteses!!! É um excelente pós-barba!!!

Como estás muito no inicio, não convém alternares muito com o "equipamento". Quanto a mim não testes demasiadas laminas... Se bem que tens de encontrar aquela a que mais te dá um maior conforto. Uma lamina que não seja "compatível" com a tua pele ou com a inexperiência no escanhoar é mais do que meio caminho andado para a irritação!!!

Não esquecer a preparação!!! É regra essencial para as coisas começarem bem... Se quiseres posso te enviar uma pequena amostra do "Proraso" que é um pré-barba excelente!!! Depois do duche (para quem assim o faz...) e com o rosto molhado, aplicar um pouco deste creme maravilha!!! Irá amaciar os pelos e preparar a pele para o "desgaste" que se segue!!!

Regra de ouro, a NÃO PRESSÃO!!! Esta não pode falhar...

A espuma tem de ser elaborada com muito "Amor e Carinho" ;D e isto é mesmo verdade... Tem de haver muita paciência quando há pouca experiência!!! Como não pode haver pressas no momento em que se passa a lamina pela cara, também não o pode haver quando se "constrói" a espuma!!! Um bom sabão ou creme são essenciais acompanhados de um bom pincel!!!

Um dos melhores pós-barba é agua fria corrente... Para alem de refrescar, tem o poder de ir "selando" alguns erroszitos... Aconselho também o lápis hemostatico, pode fazer falta!!! Não é caro...

A sensação que descreves quando estás no trabalho, é bem provável que seja pelo conjunto de alguns erros inexperientes e também pelos próprios acessórios que usas...

Atenção... Apenas vou comentando com base na minha pouca experiência!!! Tudo o que aqui disse pode ser automaticamente substituído pela sabedoria de uma voz mais experiente!!!

Na verdade, penso que até os mais experientes passaram por este mesmo caminho que estás agora a atravessar, no entanto à que haver persistência, paciência e essencialmente muito gosto para aprender a Arte de Escanhoar. Só assim, podemos ir somando e partilhando conhecimentos no Barbear Clássico...

Espero ter contribuído... Fica bem,
Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #3 on: May 27, 2011, 12:52:24 am »
0
Eu sugeria que não tentasses fazer a 3ª passagem contra o pêlo neste ponto. Eu também o fiz, deixei de o fazer por uns tempos e mais tarde voltei a fazê-lo com resultados bem diferentes. baby steps, evolução,...  ;)
Inúmeras coisas poderão estar a correr mal: qualidade da espuma(contra o pelo notas travagem da lâmina?), pressão a mais, lâmina menos adequada, técnica(usas a gravidade nas 2 primeiras passagens e contra o pelo não, se pensares...),...
Ao eliminares por uns dias a passagem contra o pelo podes melhor avaliar restantes variáveis e desenvolver melhor a técnica(pressão 0, boa estratégia de ataque consoante a cara, zonas criticas, eficácia,...) e posso garantir que ficas com um barbear perfeitamente aceitável sem a passagem contra o pelo.

Quanto ao after, não necessitas do medicated, isso é muito mais que o necessário. Um simples thayers que não o toner serve perfeitamente. Existem outras opções como bálsamos, splashes, não sei como será a tua pele e preferências?
Para acabar com um bang nada como um Floid, por exemplo mas há tanta coisa....
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #4 on: May 27, 2011, 12:57:57 am »
0
Também me acontecia isso, mas deixou de acontecer. Penso também que tem a ver com a pressão 0. Na passagem a contra pêlo, zero é mesmo zero. Há uma tendência natural para "arrastar" a cabeça da máquina contra a face nesta passagem, quando deve ser mais um movimento de "pentear" (se me consigo fazer entender...).
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #5 on: May 27, 2011, 02:53:24 am »
0
Como diz o islander, talvez nao devas fazer essa 3a passagem. Será preferivel ir desbastando a barba, ou seja ir cortando aos poucos e não forçar logo uma passagem contra pelo. Tenta fazer duas passagens a favor, sem na primeira te preocupares com se está tudo ou nao cortado, na 2a tentar cortar mais um pouco e uma 3a atraves do pelo para aí desbastar mais um pouco.
vê alguns videos do mantic59, se é que já nao o fizeste, ele explica estas primeiras passagens enquanto nao se conhece bem o crescimento do pelo e a pele nao está habitua à passagem da lamina ;)

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #6 on: May 27, 2011, 03:07:39 am »
0
Infelizmente não consigo ficar sem a passagem contra-pelo...
Alguns conselhos de coisas que funcionaram bem comigo:

-Qualidade da espuma: para mim deve ter bastante alcochoamento e deslize ao mesmo tempo, para proteger a pele e facilitar a passagem da máquina.
-Conhecer a distribuição do crescimento do pelo ao longo do rosto: isso pode te evitar passagens desnecessárias. Eu esperava uma barba de 2 dias e ia estudando o crescimento com as mãos. Podes acabar notando curiosidades, como a minha barba, que cresce toda para a direita no pescoço.
-Ângulo da máquina: podes colocar a cabeça da máquina no rosto e ir girando até sentires a lâmina encostar na face. Para mim não é necessária mais exposição que isto, quanto mais embaixo do pescoço, minha zona mais crítica.
-Pressão zero: essencial, principalmente no escanhoado contra-pelo.

Quando quero o máximo apurado, procuro esticar a pele na hora do contra-pelo. Mas sei que alguns não se dão bem com isso e mesmo o Mantic desaprova.

Desculpe pelo tamanho do post, mas gostaria de compartilhar o que vem dando certo comigo e mostrar minha gratidão com todos que com seus comentários contribuem a cada dia para uma melhora na técnica, tornando mais prazeroso e eficiente o barbear!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #7 on: May 27, 2011, 11:44:05 am »
0
Eu recomendo fazeres só duas passagens, uma a favor e outra através. Se fores treinando vais ver que consegues belos resultados!
O razor burn depende também bastante da lâmina...  Eu tenho o Thayer's Medicated e acho-o fantástico, e pelo menos a mim resolve muito bem a irritação, mas ter um bom ASL/B depois do Thayer's também ajuda! Acima de tudo experimenta as duas passagens, depois troca de lâminas e vê, e vai assim eliminando as diferentes variáveis, muda de sabão ou de creme...
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #8 on: May 27, 2011, 06:21:47 pm »
0
Antes de mais nada é normal passar por isso no início. Também considero de maior valia conhecer as direções de crescimento do pêlo, isso é fundamental, meu barbear mudou completamente depois que descobrir isso. A experimentação de lâminas para achar a que mais se adeque, é importante também,  não está dando certo com uma, parte para outra.

Com todas as dicas aqui postadas e com a prática durante um certo tempo, irá melhorar com certeza.


abraço.

Offline André!

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Respect: 0
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #9 on: May 29, 2011, 01:33:05 am »
0
Viva!

Lamento só responder agora ma, para além do tempo não ser muito, queria responder com calma e a todos (lamento o testamento) :D

Quote
Amigo, não sou nenhum períto, mas voce esta usando a regra da pressão 0 ?
Tenho, cada vez mais, tentado não aplicar força alguma. Com a compra da R106, porque tem um peso muito mais bem distribuído que a minha antiga Wilkinson Classic, tem sido bem mais fácil não aplicar pressão. Acho que foi logo das primeiras coisas em que pensei e, cada vez mais, tenho esse cuidado! Obrigado na mesma  ;)

Quote
Começando pelo fim... Já experimentas-te a Geleia "444"?
Não, ainda não experimentei. Sinto que preciso de algo mesmo bom para o pós-barbear e, pelo que tenho lido, essa geleia é fantástica! Vou ver se a encontro.

Quote
Como estás muito no inicio, não convém alternares muito com o "equipamento". Quanto a mim não testes demasiadas laminas... Se bem que tens de encontrar aquela a que mais te dá um maior conforto. Uma lamina que não seja "compatível"

Como já deve ter percebido, recentemente alterei uma variável de enorme importância, a máquina. Por isto, tenho tentado fazer a barba no mínimo com duas lâminas seguidas. Desta forma tento perceber com qual me dou melhor. Contudo, tenho a noção e tento não alterar muito as variáveis que fazem parte da equação.

Quote
A espuma tem de ser elaborada com muito "Amor e Carinho" Grin e isto é mesmo verdade... Tem de haver muita paciência quando há pouca experiência!!! Como não pode haver pressas no momento em que se passa a lamina pela cara, também não o pode haver quando se "constrói" a espuma!!! Um bom sabão ou creme são essenciais acompanhados de um bom pincel!!!

Confesso que tem sido onde tenho tido alguma dificuldade porque, provavelmente por falha minha, não tenho tido grande suporte teórico de como confirmar a qualidade da espuma. Tenho seguido os passos todos e o resultado tem sido algo muito volumoso, fofo e hidratado. Parece mesmo claras em castelo mas sem "bolinhas" de oxigénio. Actualmente uso Top Secret e, mesmo não percebendo muito do assunto, aparenta ter uma qualidade fantástica!

Quote
Um dos melhores pós-barba é agua fria corrente...
Se há coisa que adoro depois do barbear, principalmente se for com creme proraso, são uns bons segundos de água fria na cara. Noto bons resultados com este factor e reconheço a sua importância! Obrigado!

Quote
Eu sugeria que não tentasses fazer a 3ª passagem contra o pêlo neste ponto
É uma excelente alternativa. Reconheço que o barbear bem rente é uma condição importante e a que dou bastante valor no meu dia a dia de trabalho e, sem essa passagem, fico com a sensação que a barba "não fica bem feita", entendes-me?

Quote
Inúmeras coisas poderão estar a correr mal: qualidade da espuma(contra o pelo notas travagem da lâmina?) (...)
Como referi anteriormente, ainda tenho alguma dificuldade em perceber se estou a fazer uma espuma de real qualidade. E cada vez mais tenho essa dúvida porque, tal como referes, sinto alguma resistência na passagem contra o pelo. Contudo, sempre associei essa resistência ao facto de ter um pelo muito rijo e, como tal, gerar maior atrito. Será mesmo pela espuma?

Quote
Quanto ao after, não necessitas do medicated, isso é muito mais que o necessário. Um simples thayers que não o toner serve perfeitamente. Existem outras opções como bálsamos, splashes, não sei como será a tua pele e preferências?

Pensei no medicated por ser mais indicado para algum razor burn que possa ter numa fase inicial. Acham que será demais numa fase inicial? O que aconselharias/m neste campo? Obrigado!!

Quote
Tenta fazer duas passagens a favor, sem na primeira te preocupares com se está tudo ou nao cortado, na 2a tentar cortar mais um pouco e uma 3a atraves do pelo para aí desbastar mais um pouco.
vê alguns videos do mantic59, se é que já nao o fizeste, ele explica estas primeiras passagens enquanto nao se conhece bem o crescimento do pelo e a pele nao está habitua à passagem da lamina.

Obrigado pela sugestão que, à semlhança das outras todas, vou tentando até que perceba com que conjugação me sinto melhor. Tenho visto bastantes vídeos do Mantic que, como certamente a todos nós, me têm ajudado bastante. Obrigado!

Quote
Eu tenho o Thayer's Medicated e acho-o fantástico, e pelo menos a mim resolve muito bem a irritação, mas ter um bom ASL/B depois do Thayer's também ajuda!
Acho que passa por aqui porque, apesar do Skino não me parecer mauzinho, não sinto que faça grande efeito! Como vi que todos adoram o Floid, vou ler as opiniões que por aí andam e pensar em comprá-lo. Obrigado!


Todos os dias, especialmente à segunda-feira que é quando tenho a barba maior, tento "mapear" o sentido do crescimento do pêlo e, até agora, tenho tido alguma evolução.

A todos o meu obrigado!

Abraços











Olá, eu sou o André e sou Safety Razor anónimo.
(Antigo Picatchu :D)

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #10 on: May 29, 2011, 01:45:35 am »
0
Todos os dias, especialmente à segunda-feira que é quando tenho a barba maior, tento "mapear" o sentido do crescimento do pêlo e, até agora, tenho tido alguma evolução.

É assim que funciona amigo, somente com a pratica pra fazer evolução.
Voce pode assistir mil videos e seguir inumeras dicas, mas nada substitui a pratica  ;)
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #11 on: May 29, 2011, 07:31:08 am »
0
Todos os dias, especialmente à segunda-feira que é quando tenho a barba maior, tento "mapear" o sentido do crescimento do pêlo e, até agora, tenho tido alguma evolução.

É assim que funciona amigo, somente com a pratica pra fazer evolução.
Voce pode assistir mil videos e seguir inumeras dicas, mas nada substitui a pratica  ;)
Concordo com você, Caro Edu;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #12 on: May 29, 2011, 01:32:40 pm »
0
Todos os dias, especialmente à segunda-feira que é quando tenho a barba maior, tento "mapear" o sentido do crescimento do pêlo e, até agora, tenho tido alguma evolução.

É assim que funciona amigo, somente com a pratica pra fazer evolução.
Voce pode assistir mil videos e seguir inumeras dicas, mas nada substitui a pratica  ;)

A prática leva à aquisição de memória muscular, que é a capacidade do indivíduo realizar atos corpóreos "automatizados" da mesma maneira através da repetição, levando à memorização. Vejam Entendendo a memória muscular. Depois de um tempo pode vir aquela expressão: faço de olhos fechados! Falando nisso, já experimentaram um blind shave?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #13 on: May 30, 2011, 05:33:33 am »
0
Blind Shave, só se for com navalhete e Feather!!! ;D ;D ;D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Alguns problemas no barbear
« Reply #14 on: May 30, 2011, 10:45:12 am »
0
A prática leva à aquisição de memória muscular, que é a capacidade do indivíduo realizar atos corpóreos "automatizados" da mesma maneira através da repetição, levando à memorização. Vejam Entendendo a memória muscular. Depois de um tempo pode vir aquela expressão: faço de olhos fechados! Falando nisso, já experimentaram um blind shave?

Blind shave ?!?!?

Isso não é para mim porque depois não tinha coragem de sair à rua  :D :D :D
Não que me cortasse todo, mas certamente que não ficava nada bem feito, devia de ficar muitos "spots" por barbear.

Mas é um bom tópico. Lembro-me há uns anos ler nos fórums americanos que havia um tio ou avô de alguém que fazia a barba sem espelho. É mais ou menos a mesma coisa...

Alguém se atreve a fazer tal coisa?
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal