Author Topic: Ajuda!!!!  (Read 2660 times)

Offline Jorge Rafael

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 12
  • Respect: 0
    • Email
Ajuda!!!!
« on: November 11, 2016, 03:07:18 pm »
0
Olá.
Sou um completo iniciante nisto do barbear antigo... tenho feito a barba desta a 15 ou 16 anos com gilettes modernas primeiro daquelas gilette II azuis e desde a uns tempos atraz com a fusion e até nem tem sido muito mau. Uso espumas das latas marcas nivea e aftersaves também nivea balsamo. Nada mau...
Mas agora quero esperimentar esta tecnica antiga das gilettes safetyrazor mas estou completamente a toa sem saber o que comprar nem aonde comprar sem gastar muito dinheiro lol...
Comprei uma safetyrazor preta marca LEA no chinés e tenho usado umas laminas continente e pincel também continente com um creme palmolive muito bom!
O problema e a vermelhidão da cara... parece que as laminas não cortam e depois tenho que fazer um bocadinho mais de força para ver se corta alguma coisa... no queixo é bem pior...
Podem ensinar me como se faz e onde posso comprar coisas já melhorzinhas mas que não sejam caras?
Obrigado!

Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email
Re: Ajuda!!!!
« Reply #1 on: November 11, 2016, 03:19:42 pm »
0
Bem-vindo Jorge,

As safety razor só tem uma lâmina, enquanto a fusion tem 4, ou seja cada passagem que fazes com a multi-lâminas corresponde a 4 passagens com a safety razor.
Ao princípio é normal que te pareça que não corta nada mas não é verdade.
A vermelhidão pode ser derivada de fazeres muita força com a máquina, tens que te habituar a deixar a máquina trabalhar por si só, sem fazeres força.

Quanto à aquisição de produtos temos vários  confrades aqui no fórum que têm lojas da especialidade, e podem ajudar - te a encontrar o melhor para ti.

Offline Jorge Rafael

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 12
  • Respect: 0
    • Email
Re: Ajuda!!!!
« Reply #2 on: November 11, 2016, 03:31:39 pm »
0
Obrigado pela explicação!
Só que estou meio confuso... se faço pressão fico com a cara vermelha... se não faço pressão e deixo a máquina trabalhar quase não corta...
Vou tentar e não desistir... se devo fazer pouca pressão na cara e deixar a máquina fazer então a máquina deve ter algum peso... certo?
Só que a minha giette é muito levezinha de plástico só com uma parte em metal e pula na cara... lol...
Enfim... se os outros conseguem eu tambem vou conseguir!!!

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Ajuda!!!!
« Reply #3 on: November 11, 2016, 04:18:06 pm »
+1
Olá Jorge, bem-vindo ao BC.

Um dos "maus hábitos" que trazemos do barbear "moderno" para o clássico é a pressão excessiva que se faz com a máquina.
Verás que com uma boa espuma de pincel e a técnica mais apurada no manuseamento da máquina, os bons barbeares virão com naturalidade, é uma questão de reeducação muscular da mão e de dares tempo ao tempo.

Boa sorte, estamos aqui para ajudar.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Ajuda!!!!
« Reply #4 on: November 11, 2016, 08:09:54 pm »
0
Obrigado pela explicação!
Só que estou meio confuso... se faço pressão fico com a cara vermelha... se não faço pressão e deixo a máquina trabalhar quase não corta...
Vou tentar e não desistir... se devo fazer pouca pressão na cara e deixar a máquina fazer então a máquina deve ter algum peso... certo?
Só que a minha giette é muito levezinha de plástico só com uma parte em metal e pula na cara... lol...
Enfim... se os outros conseguem eu tambem vou conseguir!!!
Se sem pressão não corta precisas de outras lâminas ou verificar o teu ângulo de ataque da máquina

Enviado do meu Xperia Z5


Offline Jorge Rafael

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 12
  • Respect: 0
    • Email
Re: Ajuda!!!!
« Reply #5 on: November 11, 2016, 09:51:02 pm »
0
Pensava que isto era mais fácil.
Afinal estava satisfeito com a minha fusion cara limpa e pele saudável e agora é só vermelhidão.
Era para poupar dinheiro mas então não compensa.
Tanta técnica e ângulos e pressão só para fazer a barba...
Enfim... se pressiono é mau se não pressiono não corta... ângulo errado... sei lá...
Tenho lido as mensagens aqui do site e entusiasmei me.
Pensava que era mais fácil agora acho que são coisas a mais para uma atividade que era para ser rápida e simples.
Se é para complicar mais vale ficar como está

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Ajuda!!!!
« Reply #6 on: November 11, 2016, 10:09:00 pm »
0
Pensava que isto era mais fácil.
Afinal estava satisfeito com a minha fusion cara limpa e pele saudável e agora é só vermelhidão.
Era para poupar dinheiro mas então não compensa.
Tanta técnica e ângulos e pressão só para fazer a barba...
Enfim... se pressiono é mau se não pressiono não corta... ângulo errado... sei lá...
Tenho lido as mensagens aqui do site e entusiasmei me.
Pensava que era mais fácil agora acho que são coisas a mais para uma atividade que era para ser rápida e simples.
Se é para complicar mais vale ficar como está
E é fácil, depois de habituar. Estas a aprender novamente mas com barba de adulto.
Esta forma protege a pele, não faz pêlo encravado nem irritação.
Tem sorte em só ficar vermelho, muitos fazem sangue, eu ficava com ardência.
E passou. Hoje faço a barba em alguns minutos, todos os dias, sem o mínimo problema.

Enviado do meu Xperia Z5


Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Ajuda!!!!
« Reply #7 on: November 11, 2016, 10:30:05 pm »
0
Boas Jorge. O barbear clássico é a forma mais saudável e econômica de barbear. O início é complicado devido à técnica. Se eu não fosse colecionador de algumas coisas estaria a poupar muito dinheiro...não desistas.

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline silverhunter

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 36
  • Respect: +3
    • Email
Re: Ajuda!!!!
« Reply #8 on: November 11, 2016, 10:52:03 pm »
0
Nesta fase inicial, das primeiras primeiras barbas "desfeitas" com um barbear clássico, não tentes atingir o mesmo resultado final que obtens com a tua fusion, senão o resultado vai ser esse que tens tido.

Enquanto que com a fusion já conheces os limites de pressão e do número e sentido das passagens que te permitem obter um bom resultado sem irritações.

Com o barbear clássico, não só tu, mas também a tua pele está a descobrir tudo de novo e terá o seu período de adaptação.






Offline willsaa

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 15
  • Respect: +7
Re: Ajuda!!!!
« Reply #9 on: November 12, 2016, 12:47:05 am »
0
Oi, Jorge. Não desista. O barbear clássico é mais barato, sim. Vc só tem que acertar os produtos que mais te agradarem primeiro.
Primeira dica: jogue fora essa lâmina. A primeira lamina que usei também não era boa, não desista. Recomendaria a Wilkinson sword (mas conheço companheiros aqui que não concordariam... vc vai ter que testar outras marcas se não gostar)
Segunda dica: compre creme de barbear e um pincel. A espuma é bem melhor do que a dos enlatados. Compre um creme para pele sensível. Quanto ao pincel, se for de cerdas sintéticas, não passe no rosto com movimentos circulares! Isso irrita a pele. Use como se estivesse pintando!
Terceira dica: compre um bálsamo pós-barba para pele sensível tmb.
Não desista, cara! Vc vai ver que a economia vai ser grande... Mas não me admiraria se vc começasse a andar mais atento pelas ruas procurando produtos para barbear

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Ajuda!!!!
« Reply #10 on: November 13, 2016, 01:18:12 pm »
0
Essa máquina é muito suave. Não esperes grande poder de corte, independentemente da lâmina usada.
Isso junto com uma lâmina também suave pode levar ao vício de se fazer muita pressão, levando a irritação, etc.

Outra coisa: não tentes fazer tudo numa única passagem. Especialmente com uma máquina suave como essa.
Faz 2 ou 3 passagens sem aplicar pressão, mas sempre aplicando espuma entre as várias passagens.

Aqui um vídeo de exemplo:


<a href="http://www.youtube.com/watch?v=ur9ZYKVA-6E" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=ur9ZYKVA-6E</a>

Não esperes obter logo à primeira um resultado espectacular. Isso virá com o tempo, à medida que ganhares experiência..
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 277
  • Respect: +257
Re: Ajuda!!!!
« Reply #11 on: November 19, 2016, 02:44:26 am »
0
Jorge, vai economizar dinheiro sim, dependendo da intensidade que seguirá neste caminho. Sobre o começo difícil... é normal, é preciso apurar um pouco a técnica e isso leva um tempinho sim. O importante é ter um pouco de calma no começo.

Foi difícil quando aprendemos a andar de bicicleta e hoje mal nos lembramos das quedas, aprender a escrever ou falar um novo idioma, nova profissão, novas funções... seria ótimo se pudéssemos pular o aprendizado para sabermos de cara como fazer. Hoje, dominando estas e outras tarefas, vemos que valeu a pena e que não seria bom se tivéssemos deixado de fazê-las pelas dificuldades iniciais.

Penso que a graça do barbear clássico (fora a barba bem feita) está em perceber no rosto a diferença entre sabões, pincéis, máquinas, lâminas, pós barbas, querer testar uma marca e depois outra, ver qual se adequa melhor, qual corta mais rente e suave... enfim, pelo fórum você percebeu que isso não é mais um peso, passa a ser prazeroso.

Seguem algumas situações que percebi com alguns dias de caminhada, talvez ajude.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal