Author Topic: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.  (Read 2014 times)

Offline eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 277
  • Respect: +257
De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« on: October 17, 2016, 02:23:55 am »
0
Olá meus caros,

Como novato que sou, percebi algumas coisas que podem atrapalhar um iniciante neste mundo, situações que podem nos fazer desanimar no início e gostaria de compartilhar com os meus pares e como eu as encarei, vai que ajuda... Situações vividas por outros confrades são muito bem vindas.

---
Você chegou aqui pensando em economizar algum dinheiro?
Acha o preço dos refis multilâminas abusivos e não quer mais gastar com isso? Ok, você conseguirá pois não comprará mais multilâminas, porém... sabe aquele seu pincel Ricca? O sabão de coco em pedra que usava para fazer espuma? Achava que pós barba era frescura? Então... você que chorava ao pagar R$ 50,00 em um refil de multilâminas pagará sorrindo o dobro por um pincel e sabe-se lá quantas vezes mais por uma máquina e acharás que tens que ter mais do que um produto de cada. :D

Produto ou técnica
Você comprou um "barbeador antigo" Super Barba, uma caixinha de lâminas Wilkinson e fala para os seus amigos que multilâminas e coisa de fresco, aí depois do primeiro barbear você precisa fazer uma transfusão de sangue e percebe que a coisa não é bem assim.
Nâo estou tendo sucesso no "barbear clássico" devido a minha (falta de) técnica ou devido os produtos que estou usando? Acredito que alguns conseguem ter um bom barbear com produtos precários, mas não creio que seja uma opção para iniciantes. Se puder ter um pincel, máquina e cremes/sabões/loções indicados pelo pessoal aqui do fórum será melhor, pelos menos você tira a dúvida se a culpa é do material e poderá focar mais na técnica.
Adendo: "Não quero gastar muito porque aí, se eu me arrepender, não terei perdido muito dinheiro". Considero que a chance de se arrepender usando materiais de baixa qualidade é maior, mas se você experimentou, por exemplo, uma Muhle R89, um Semogue 1305 e um bom sabão e pós barba por duas ou três semanas e se arrependeu... rapaz, esse é um mundo em que você de fato não deveria estar.

Onde eu compro esse tal de BBS?
As primeiras barbas não serão tão rentes quanto as que você tinha com multilâminas, mesmo depois da oitava passagem (ainda mais quando você estava acostumado com apenas UMA), portanto não insista no começo, isso só irá maltratar a sua pele. Você verá o pessoal comentando de três passagen + retoques, fiz isso nas primeiras vezes, mas segui o conselho de um confrade (esse termo será corriqueiro daqui em diante) em tentar duas passagens caso as circunstâncias permitam, ou seja, se podes trabalhar com uma barba um pouco mais rala... aparente, então submeta-se a isso no começo para ir "pegando a mão", acostumando a pele, amaciando o pincel, conhecendo os produtos. Verás que barba após barba irritará menos a pele, sangrará menos, o rosto arderá menos e assim por diante.

Como diria aquele personagem: "tá bom, mas não se irrite..."
Uma, duas, três barbas depois e você ainda sangra um monte, irrita a pele, acha que a espuma não está boa mas vai essa mesmo, o que mais tem no seu rosto é "resto de barba" pinicando pra todos os lados e, ao final, você tem vontade de jogar tudo pela janela, acha que as dezenhas ou centenas de reais gastos não valeram de nada e fica com raiva de você mesmo. Eu li dezenas de posts, assisti outras dezenas de vídeos e alguns conselhos são unânimes, entre elas está a de não fazer pressão ao passar a máquina/navalha/navalhete, contudo você ainda aplica a mesma pressão que aplicava quando usava o multilâminas. Acredite, você terá consciência disso e pensará que está aplicando menos pressão, e até estará mesmo, mas ainda será muita quando está a usar um SR. Passei a SR a ponto de achar que nada cortava (ainda mais com uma Muhle R89) tal era a falta de pressão, mas após a segunda passagem os pêlos não estavam mais lá. Foque que a próxima experiência será melhor.

Terei que ter calma até quando?
Outra boa prática que verás aqui: teste, teste, teste e... por fim, teste mais um pouco.
A máquina X com a lâmina Y e os produtos W terá dez efeitos diferentes em duas pessoas diferentes, ou seja, os mesmo produtos darão resultados diferentes para você e para o seu irmão e os mesmos produtos darão resultados diferentes para você em dias diferentes. Permita-se não ter um bom barbeado as vezes, o B. Clássico não é garantia de felicidade 100% das vezes, mas perceberá que pensarás muito mais nisso, ficarás ansioso para barbear-se afim de testar esse ou aquele produto ou ver se sua técnica estará melhor, como dizem, isso passa a ser prazeroso, um hobby.

Piadas?
Algumas coisas que talvez você ouça, mas não deve escutar: "eu tenho uma dessa, isso não funciona!", "isso é antigo", "meia hora pra fazer a barba?!?!", "agora você não pensa em outra coisa.", "mas você já não tem um?!?!", "você faz a barba três vezes? (referência a três passagens)", "você pagou tudo isso?!?!" blá blá blá.
---

Agora é pé na tábua... :P

Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #1 on: October 17, 2016, 05:18:49 am »
0
Muito bem Eduardo, para a frente é que é caminho

Offline billmota

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 651
  • Respect: +161
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #2 on: October 17, 2016, 11:25:46 am »
0
Confrade Eduardo

Claramente não és um iniciante!

Bom texto!...

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #3 on: October 17, 2016, 11:51:51 am »
0
Excelente texto, está tudo dito :)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #4 on: October 17, 2016, 12:01:49 pm »
0
Muito bem escrito .
Bom trabslho.

Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #5 on: October 17, 2016, 12:40:05 pm »
0
Muita informação boa, Eduardo.
Dá para ver que já passaste a fase de iniciante. :)

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1777
  • Respect: +1840
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #6 on: October 17, 2016, 07:43:36 pm »
0
Muito bem escrito, então a parte final(LOL) os comentários  que as pessoas fazem...é mesmo assim.  Valha-nos os fóruns para partilhar opiniões e comentar com os Confrades.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #7 on: October 17, 2016, 08:25:44 pm »
0
Uma grande verdade é que ninguem julgue que vem para o Barbear Classico. ... e vai poupar um monte de
dinheiro , que vai comprar uma
máquina , um stick Palmolive mais uma embalagem de lâminas e pode ficar descansado por 6 meses. Isso não vai acontecer .



Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline josivaldo25

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 81
  • Respect: +49
    • Email
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #8 on: October 17, 2016, 09:00:37 pm »
0

Belo texto!

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Cordialmente, Josivaldo

Offline FilipeMatos

  • Vendedor
  • Trade Count: (+4)
  • Faz 444 passagens
  • *
  • Posts: 226
  • Respect: +11
    • http://www.portugueseredbeard.com
    • Email
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #9 on: October 17, 2016, 11:29:31 pm »
0
Bem Vindo ;-)

Offline kell_albuquerque

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 40
  • Respect: +11
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #10 on: October 18, 2016, 03:47:50 am »
0
Caro colega Eduardo, talvez se  eu tivesse lido seu texto antes de abrir um tópico lá na seção de iniciantes, provavelmente iria segurar por mais tempo.

Excelente texto!

Acho que eu estou apressando demais as coisas, talvez querendo resultados muito bons logo de início, isso é bem da minha personalidade.

Enfim... Resta-me ter mais paciência e trabalhar mais a técnica.

Meus parabéns, mais uma vez. Seu texto me levou a uma reflexão profunda dos motivos pelos quais entrei nesse caminho, coisas que tenho ouvido de alguns. Confesso que já pensei em largar as coisas antes de gastar mais, mas seria desistir sem realmente tentar e levar isso a sério.

Obrigado!

Forte abraço!

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #11 on: October 18, 2016, 08:40:50 am »
0
Quem fala assim, sabe o que diz.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 277
  • Respect: +257
Re: De um novato para outro: expectativas dos primeiros passos.
« Reply #12 on: October 18, 2016, 03:49:54 pm »
0
kell_albuquerque, verás lendo alguns posts aqui que o início com navalhetes é mais impactante mesmo.

Seu texto me levou a uma reflexão profunda dos motivos pelos quais entrei nesse caminho, coisas que tenho ouvido de alguns. Confesso que já pensei em largar as coisas antes de gastar mais, mas seria desistir sem realmente tentar e levar isso a sério.
Refletir é bom, principalmente quando se pensa em parar de trilhar um caminho. Comigo, ao menos, o arrependimento que tenho é de não ter começado antes o BC.

Não desanimes lendo sobre BBSs, excelentes máquinas e lâminas, cremes e loções refrescantes quando você não vê isso no seu barbear, use essas informações para ficar mais motivado a fazer cada barbear de forma tranquila, sem pressa e espere que gradativamente os resultados virão.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal