Author Topic: Vejam bem o artista!!!  (Read 2473 times)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Vejam bem o artista!!!
« Reply #1 on: November 22, 2016, 01:33:52 pm »
0
Muito bom! ahahahah

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Vejam bem o artista!!!
« Reply #2 on: November 22, 2016, 01:51:40 pm »
0
Sinais de uso normal... sei...
But the tigers come at night

Offline Rugo

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 182
  • Barbeiro.💈💈💈💈💈💈💈💈
  • Respect: +16
    • Email
Re: Vejam bem o artista!!!
« Reply #3 on: November 22, 2016, 02:02:44 pm »
0
Kkkkkkkk:D. Parece as minhas tesouras de desbaste muito bom!!!!

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8236
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Vejam bem o artista!!!
« Reply #4 on: November 22, 2016, 06:10:04 pm »
0
Que coisa "linda".... rs rs rs

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Vejam bem o artista!!!
« Reply #5 on: November 22, 2016, 06:15:31 pm »
0
Que sorriso brilhante....rsrsrsrsrrs
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline Hugo_Zeb

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 337
  • Sempre a pôr a lâmina nos outros...
  • Respect: +18
    • Email
Re: Vejam bem o artista!!!
« Reply #6 on: November 24, 2016, 12:17:37 am »
0
Confrades não se precipitem na apreciação (e a propósito do Rugo falar em tesouras de desbaste). Antigamente e antes da grande revolução que foi a invenção das ditas tesouras de desbaste, fazia-se esta "modificação" às navalhas, precisamente para serem utilizadas durante o corte de cabelo, pois permitia tirar densidade a quem tem muita massa capilar (ou seja que tem uma gadelha do catano!!)
Sei-o pq o meu formador de curso (um Sr argentino, para mim um Mestre de barbearia que me ensinou tudo o que sei no que toca a barba e cabelo "à moda antiga") tinha uma exactamente assim. "Dentada". Também estranhei na altura mas até no meu modelo de final de curso ela foi usada... espero ter contribuído para a "não crucificação" do Sr que a esta a vender!!! Abraço confrades e perdoem me se nao ando mais participativo neste espaço....

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Vejam bem o artista!!!
« Reply #7 on: November 24, 2016, 08:41:47 am »
0
Confrades não se precipitem na apreciação (e a propósito do Rugo falar em tesouras de desbaste). Antigamente e antes da grande revolução que foi a invenção das ditas tesouras de desbaste, fazia-se esta "modificação" às navalhas, precisamente para serem utilizadas durante o corte de cabelo, pois permitia tirar densidade a quem tem muita massa capilar (ou seja que tem uma gadelha do catano!!)
Sei-o pq o meu formador de curso (um Sr argentino, para mim um Mestre de barbearia que me ensinou tudo o que sei no que toca a barba e cabelo "à moda antiga") tinha uma exactamente assim. "Dentada". Também estranhei na altura mas até no meu modelo de final de curso ela foi usada... espero ter contribuído para a "não crucificação" do Sr que a esta a vender!!! Abraço confrades e perdoem me se nao ando mais participativo neste espaço....
Obrigado pelo esclarecimento, estamos (e eu gosto) sempre a aprender.
Eu percebi a intenção só tenho uma dúvida: como é feita a afiação?

Offline Hugo_Zeb

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 337
  • Sempre a pôr a lâmina nos outros...
  • Respect: +18
    • Email
Re: Vejam bem o artista!!!
« Reply #8 on: November 24, 2016, 11:05:15 am »
0
A afiação era feita numa toalha dobrada várias vezes, de modo a ficar como um strop, muito bem (friso o MUITO) esticada. Depois passava a numa folha de jornal, igualmente dobrada mas nao tão esticada. Isto era o que via,  é claro que "aquela" afiação (na pedra) nunca vi, nem creio que fosse feita em Portugal. Como disse, ele era Argentino,  e lembro me de ele dizer que todas as tesouras e navalhas que ele tinha, até quando comprava novas, antes sequer da 1 utilização, seguiam viagem até à terra dele para um suposto "mestre afiador"... e vinham de la com uma marca feita pelo dito a comprovar que o instrumento havia passado pelas mãos dele.. lembro me que essa dita navalha tinha essa marca, tal como todos os outros instrumentos de corte dele.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Vejam bem o artista!!!
« Reply #9 on: November 24, 2016, 11:24:14 am »
0
A afiação era feita numa toalha dobrada várias vezes, de modo a ficar como um strop, muito bem (friso o MUITO) esticada. Depois passava a numa folha de jornal, igualmente dobrada mas nao tão esticada. Isto era o que via,  é claro que "aquela" afiação (na pedra) nunca vi, nem creio que fosse feita em Portugal. Como disse, ele era Argentino,  e lembro me de ele dizer que todas as tesouras e navalhas que ele tinha, até quando comprava novas, antes sequer da 1 utilização, seguiam viagem até à terra dele para um suposto "mestre afiador"... e vinham de la com uma marca feita pelo dito a comprovar que o instrumento havia passado pelas mãos dele.. lembro me que essa dita navalha tinha essa marca, tal como todos os outros instrumentos de corte dele.
Agradeço a informação.
Muito interessante mesmo. 
Agora de tempos a tempos ela teria de ser afiada de outro modo que não com o recurso à toalha e ao jornal, até porque o desgaste infligido à navalha por profissional que a utiliza a cortar cabelo várias vezes por dia deve ser muito grande.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal