Author Topic: Itens de barbearia - Potes para espuma - I  (Read 5300 times)

Offline srighi

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 15
  • Respect: 0
    • Última Trincheira
Itens de barbearia - Potes para espuma - I
« on: February 12, 2013, 03:09:18 pm »
0
Amigos,

  como já bem disse em minha apresentação, a barbearia sempre exerceu sobre mim grande fascínio desde a época da infância...

  Lembro-me muito bem das minhas idas ao barbeiro, quando ele colocava uma tábua apoiada nos braços da cadeira para eu me sentar (àquela época não se dispunham de cadeiras infantis)... deste modo eu ficava sentado sobre a tábua com os pés sobre o assento... quando a tábua estava ocupada por outro barbeiro, eram utilizadas "listas telefônicas"... rssss...

  Mas a melhor hora era quando o barbeiro tinha de "fazer o pezinho" e para tanto ele pegava o pote de espuma, molhava o pincel, e aplicava uma fina camada de espuma na nuca... assentava o fio da navalha na cinta de couro e então raspava os cabelos para dar acabamento ao corte...

  Deste essa época eu sempre quis possuir um desses potes de espuma... mas deveria ser igual aos daquele salão de barbearia... alumínio por fora e cerâmica por dentro... eu sempre dizia para meu pai que ele comprasse um desses... mas ele sempre me respondia que era muito grande e que não caberia no armarinho do banheiro...

  Já adulto empreendi busca para comprar um desses, porém já estavam em desuso, e os barbeiros que ainda os possuiam recusavam-se a vender... a procura em antiquários era intensa, porém se passaram mais de 20 anos até que eu conseguisse adquirir um desses...

  Minha primeira aquisição se deu numa loja de artigos de época, que na verdade não os vendia, mas sim os alugava para locações de novelas, filmes, propagandas, etc... Devido minha insistência, o lojista acabou me vendendo o único que se parecia àqueles potes de minha infância, porém paguei por ele "os olhos da cara"... rsss..



  Esse é um pouco diferente do que eu procurava pois possui uma "cintura"... Essa "cintura" proporciona uma boa ergonomia na hora de se preparar a espuma... na foto acima encontra-se o pincel Batil que pertenceu ao meu pai... ele o usou por uns 15 anos e me parece ainda em ótimas condições...



  O estado da cerâmica é impecável... Medidas aproximadas: Diâmetro: 10 cm / Altura: 6,5 cm...





  Na foto acima o detalhe da marca do pincel... "Indústria Brasileira"... "Batil"... e o "Esquilo" que é o logotipo da marca...

  Grande abraço a todos...
« Last Edit: February 13, 2013, 12:36:19 am by srighi »
São Paulo - SP

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Itens de barbearia - Potes para espuma - I
« Reply #1 on: February 12, 2013, 04:46:25 pm »
0
Já não me lembrava da tábua que também usava quando era pequeno... Hoje tenho de me baixar na cadeira para ficar à altura  :D

O pincel é muito bonito e esses potes com cerâmica por dentro são belas peças quer para usar quer para mostrar.

Offline srighi

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 15
  • Respect: 0
    • Última Trincheira
Re:Itens de barbearia - Potes para espuma - I
« Reply #2 on: February 12, 2013, 05:14:30 pm »
0
Esses potes são minha paixão... rsss...

Grande abraço...
São Paulo - SP

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Itens de barbearia - Potes para espuma - I
« Reply #3 on: February 12, 2013, 05:50:43 pm »
0
Bacana!!
But the tigers come at night

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Itens de barbearia - Potes para espuma - I
« Reply #4 on: February 12, 2013, 10:29:01 pm »
0
Caro Sérgio,
Essas tuas coleções estão lindas!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Itens de barbearia - Potes para espuma - I
« Reply #5 on: February 13, 2013, 07:09:07 am »
0
Muito legal! :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re:Itens de barbearia - Potes para espuma - I
« Reply #6 on: April 07, 2013, 05:30:33 pm »
0
Legal, parabéns!

No meu bairro usaram estas tábuas até bem tarde... a barbearia faliu (infelizmente) a coisa de cinco anos, e eu me lembro bem de quando passava na frente, várias vezes ter visto aquela tábua que provavelmente era a mesma que eu me sentei tantas vezes.

De novo, parabéns pela empreitada.

PS: Pincel da época que a Batil fazia produtos de qualidade... vai comparar com o que é vendido hoje...

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal