Author Topic: Whisky e Aguardente  (Read 56803 times)

Offline João C.

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 140
  • Respect: +4
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #75 on: January 16, 2015, 06:20:42 pm »
0


Acaso o confrade já teve a oportunidade de degustar um mesmo whisky de um mesmo fabricante em versões mono ou poli destiladas?? Ou apenas acredita na "suavidade declarada" pelo fabricante???

Eu acredito na Engenharia Química, que é a minha área profissional, e na qual baseio o que disse. Eu sei do que falo. É ciência. São factos, não são hipóteses.
« Last Edit: January 16, 2015, 06:37:21 pm by João C. »

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #76 on: January 16, 2015, 06:54:25 pm »
0
Eu acredito na Engenharia Química, que é a minha área profissional, e na qual baseio o que disse. Eu sei do que falo. É ciência. São factos, não são hipóteses.

Ciência!!! E ela sempre vem - ou ao menos deveria - acompanhada de MÉTODO!!!

A tese é: UM WHISKY POLI-DESTILADO É MAIS SUAVE QUE UM MONO-DESTILADO

Para aferir a veracidade disso, dever-se-ia obter dois whiskys do mesmo fabricante, tendo um passado por uma única destilação e o outro passado por poli destilações. Todos os demais processos industriais desenvolvidos, como envelhecimento, material dos tonéis etc, deveriam ser obrigatoriamente idênticos. Ao cabo de todo esse processo, os dois produtos deveriam ser submetidos à DEGUSTAÇÃO por um DEGUSTADOR PROFISSIONAL com paladar MUITO BEM AFERIDO...

Obviamente, tal experimento, deveria ser REPETIDO com vários lotes diferentes, para que o resultado fosse minimamente confiável.

Sinceramente, DUVIDO que essa experiência tenha sido feita algum dia. Experimentar uma marca "X" mono-destilada e uma marca "Y" poli-destilada, não leva a lugar algum. Estaremos comparando bananas com maçãs...

Não pretendo desmerecer a formação teórica do confrade, mas bebida poli-destilada, PRINCIPALMENTE EM ALAMBIQUES DE COBRE, conseguirá NO MÁXIMO ter maior teor de cobre em suspensão, o que além de arruinar o paladar, ainda torna a bebida mais nociva à saúde...

Por falar em saúde, hoje ao final do dia, tomarei uma generosa dose de Buchanan's (blended e MONO-destilado) brindando à VOSSA SAÚDE!!!!
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #77 on: January 16, 2015, 07:00:26 pm »
0
Gosto de whisky, mas nenhuma bebida forte consegue vencer a minha querida cachaça.
Dos Whisky que bebi, o que mais gostei foi o JW Black.

Minhas cachaças favoritas vêm se Salinas e uma que comprei à muitos anos no Museu da Cachaça em Pati do Alferes no RJ que era envelhecida 10 anos e se eu não me engano era produção própria do Museu.

Porém, aqui na Noruega, só acho Pitú (que odeio) e 51 que tb não gosto mas é melhor que Pitú.

Pena que o envio de bebidas alcoólicas anda meio complicado... Eu teria prazer em mandar uma pinga Bessi para o confrade...

Quanto ao tempo de envelhecimento, os famosos 12 anos do whisky, funcionam pois na Escócia o envelhecimento ocorre em adegas subterrâneas e o país é frio ao extremo. Nessas, o envelhecimento ocorre com pouquíssima evaporação...

Envelhecer pinga no calor úmido brasileiro (Paraty é um ótimo exemplo...) por mais de quatro anos, põe a pinga a perder... A evaporação será muito pronunciada e a pinga resultante, fica ótima pras meninas tomarem. Quem quiser uma experiência um pouco mais "forte", não gtostará do resultado...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline João C.

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 140
  • Respect: +4
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #78 on: January 16, 2015, 07:06:30 pm »
0
Ciência!!! E ela sempre vem - ou ao menos deveria - acompanhada de MÉTODO!!!

A tese é: UM WHISKY POLI-DESTILADO É MAIS SUAVE QUE UM MONO-DESTILADO

Para aferir a veracidade disso, dever-se-ia obter dois whiskys do mesmo fabricante, tendo um passado por uma única destilação e o outro passado por poli destilações. Todos os demais processos industriais desenvolvidos, como envelhecimento, material dos tonéis etc, deveriam ser obrigatoriamente idênticos. Ao cabo de todo esse processo, os dois produtos deveriam ser submetidos à DEGUSTAÇÃO por um DEGUSTADOR PROFISSIONAL com paladar MUITO BEM AFERIDO...

Obviamente, tal experimento, deveria ser REPETIDO com vários lotes diferentes, para que o resultado fosse minimamente confiável.

Sinceramente, DUVIDO que essa experiência tenha sido feita algum dia. Experimentar uma marca "X" mono-destilada e uma marca "Y" poli-destilada, não leva a lugar algum. Estaremos comparando bananas com maçãs...

Não pretendo desmerecer a formação teórica do confrade, mas bebida poli-destilada, PRINCIPALMENTE EM ALAMBIQUES DE COBRE, conseguirá NO MÁXIMO ter maior teor de cobre em suspensão, o que além de arruinar o paladar, ainda torna a bebida mais nociva à saúde...

Por falar em saúde, hoje ao final do dia, tomarei uma generosa dose de Buchanan's (blended e MONO-destilado) brindando à VOSSA SAÚDE!!!!

Isso não foi o que o confrade disse. O que eu contestei foi ter dito que não é possível haver separação significativa na destilação de etanol/água. Isso não é verdade. A destilação é significativa, sim senhor. Tinha de fazer um número bem maior de destilações para chegar a uma mistura azeotrópica, isto é, na qual a diferença entre a destilação presente e a anterior fosse diminuta no que respeita ao conteúdo final de água.

Essa experiência seria sem dúvida muito interessante. Contudo, o que eu lhe disse há pouco foi que os whiskey's irlandeses e escoceses (e se quiser Rye americano, ou whisky japonês, etc.) distinguem-se por uma grande diferença no paladar. E essa diferença deve-se em parte, sem dúvida, a os whiskey's irlandeses serem destilados três vezes, em vez de duas. E isso é algo que é consensual entre os "profissionais do whisky", sejam produtores ou degustadores

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #79 on: January 16, 2015, 07:17:32 pm »
0

Essa experiência seria sem dúvida muito interessante. Contudo, o que eu lhe disse há pouco foi que os whiskey's irlandeses e escoceses (e se quiser Rye americano, ou whisky japonês, etc.) distinguem-se por uma grande diferença no paladar. E essa diferença deve-se em parte, sem dúvida, a os whiskey's irlandeses serem destilados três vezes, em vez de duas. E isso é algo que é consensual entre os "profissionais do whisky", sejam produtores ou degustadores

Outra coisa... É possível visitar uma destilaria irlandesa para COMPROVAR se eles realmente destilam três vezes?? Ou acaba caindo na vala comum do "segredo industrial"??? Sinceramente, não acredito nessa história... Outra coisa... "Profissional do whisky" é quem??? Quem fabrica pra vender??? Quem ganha dinheiro do fabricante pra falar bem deste ou daquele whisky??? Ou alguém que simplesmente pega o papel e a pena e resolve escrever um tratado comparativo entre produtos produzidos de maneiras diferentes, com materiais diferentes, com técnicas diferente e em países diferentes???

Deus me livre desse tipo de "profissional"...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #80 on: January 16, 2015, 07:17:37 pm »
0
Srs em uma visita a esses paises fica evidente que a escocia usa alambiques de cobre e a irlanda de torre aco inox. Sao produtos diferentes e eh isso ai. Quem foi viu quem nao foi pode ler sobre.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline João C.

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 140
  • Respect: +4
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #81 on: January 16, 2015, 07:22:37 pm »
0
Outra coisa... É possível visitar uma destilaria irlandesa para COMPROVAR se eles realmente destilam três vezes?? Ou acaba caindo na vala comum do "segredo industrial"??? Sinceramente, não acredito nessa história... Outra coisa... "Profissional do whisky" é quem??? Quem fabrica pra vender??? Quem ganha dinheiro do fabricante pra falar bem deste ou daquele whisky??? Ou alguém que simplesmente pega o papel e a pena e resolve escrever um tratado comparativo entre produtos produzidos de maneiras diferentes, com materiais diferentes, com técnicas diferente e em países diferentes???

Deus me livre desse tipo de "profissional"...

Acho que estar a "acusar" mais de 100 destilarias irlandesas sobre se destilam o produto três vezes ou não é um bocado teoria da conspiração. E sim, é possível visitar as destilarias.
Eu escrevi profissional do whiskey entre aspas, porque, como é óbvio, serve de termo geral para englobar todos aqueles cujo trabalho está ligado ao whiskey, e de seguida especifiquei ao que interessava, falando dos produtores e dos degustadores, que é o que está em causa.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #82 on: January 17, 2015, 12:26:15 am »
0
Não é conspiração... É CONSTATAÇÃO!!! Empresas capitalistas, são capazes de coisa muito pior que inventar historinhas da carochinha de tri-destilação... PRINCIPALMENTE PORQUE, não existe esse suposto "profissional do whisky", capaz de distinguir claramente pelo paladar se um whisky foi destilado uma, duas ou três vezes...

É a teoria do medalhão... Um caolho míope, deita erudição e a multidão cega, torna-se súdita desse suposto rei... Como dizia Karl Marx, quando a História se repete, sempre é em forma de farsa...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline João C.

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 140
  • Respect: +4
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #83 on: January 17, 2015, 12:55:09 am »
0
Constatar algo que não se sabe se é verdade não é uma constatação, é uma hipótese. E neste caso não creio que tenha fundamento algum. Concordo consigo quando diz que há empresas que enganam os consumidores, mas normalmente quando se aponta o dedo a uma delas é porque de facto de descobriu algo irregular. O que não aconteceu de modo algum com as destilarias irlandesas. Não há nada que lhe dê razões para estar a dizer isso.
Podia estar a pensar: "Fazer duas destilações é mais barato que fazer uma, e por isso mentem.". Está bem, é verdade, fica mais barato dizer que fazem e não fazerem, mas não há nenhuma razão para estar a pensar nisso. Não se pode dizer as coisas só porque sim, porque é possível. Por ser possível não quer dizer que seja verdade. Por esse andar também dizia que a Confiança mentia sobre por lanolina nos cremes, que a Ingá mentia sobre os sabões serem artesanais ou que afinal as sapatilhas Sanjo não são fabricadas em Portugal.
Haja paciência...não podemos estar a acusar coisas só porque sim, e ser excessivamente cépticos. Temos de ter alguma razões bem válidas para sustentar aquilo que dizemos. Não se pode pensar que toda a gente aldraba toda a gente só porque meia-dúzia o fazem, confrade.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #84 on: January 17, 2015, 09:33:40 am »
0
Constatar algo que não se sabe se é verdade não é uma constatação, é uma hipótese. E neste caso não creio que tenha fundamento algum. Concordo consigo quando diz que há empresas que enganam os consumidores, mas normalmente quando se aponta o dedo a uma delas é porque de facto de descobriu algo irregular. O que não aconteceu de modo algum com as destilarias irlandesas. Não há nada que lhe dê razões para estar a dizer isso.
Podia estar a pensar: "Fazer duas destilações é mais barato que fazer uma, e por isso mentem.". Está bem, é verdade, fica mais barato dizer que fazem e não fazerem, mas não há nenhuma razão para estar a pensar nisso. Não se pode dizer as coisas só porque sim, porque é possível. Por ser possível não quer dizer que seja verdade. Por esse andar também dizia que a Confiança mentia sobre por lanolina nos cremes, que a Ingá mentia sobre os sabões serem artesanais ou que afinal as sapatilhas Sanjo não são fabricadas em Portugal.
Haja paciência...não podemos estar a acusar coisas só porque sim, e ser excessivamente cépticos. Temos de ter alguma razões bem válidas para sustentar aquilo que dizemos. Não se pode pensar que toda a gente aldraba toda a gente só porque meia-dúzia o fazem, confrade.

Continue acreditando... Acreditar faz bem... Mantém a calma do espírito... Nós brasileiros, temos MUITA SORTE que o grande Pedro Álvares Cabral, NÃO ACREDITOU em tudo que diziam ser verdade...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline João C.

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 140
  • Respect: +4
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #85 on: January 17, 2015, 11:10:07 am »
0
Ninguém lhe está a dizer para acreditar cegamente em tudo o que lhe dizem. Apenas para não descreditar tudo o que vê à frente só porque sim, por que imagina que assim seja. De tanto "querer" que as pessoas o estejam enganar acaba por acreditar nisso, e nem sequer sabe bem porquê.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #86 on: January 17, 2015, 12:46:20 pm »
+1
O prazer em ser do contra - José Márcio

"Ser do contra é a forma mais popular e expressiva para se referir a alguém que não segue modas, opiniões, gostos comuns, padrões, entre outros fatores. Isto não é visto de uma maneira esclarecida por todos, o que leva a achar que a tal pessoa faz questão de não gostar do que todo mundo acha que se deve gostar." [Marco Caetano]
 
eu-sou-do-contra
 
Em diversas discussões que acompanhamos pela web é muito comum vermos pessoas irem contra o senso comum. É fato que o senso comum muitas vezes não é uma verdade absoluta, daí se extrai que ninguém é obrigado a aceitar como verdade aquilo que muitos julgam ser consenso, opiniões muitas vezes são divergentes, e isso é ate certo ponto natural, desde que a pessoa de fato acredite naquilo que defende.
 
Recentemente em um bate papo no Google+ um amiga disse que existem pessoas que não gostam de jiló, mas se vê alguém falar mal do fruto, é capaz de dizer que gosta só pra se posicionar contra.
 
E o que faz uma pessoa querer ir contra a maioria?
 
Pois bem, penso que alguns gostam de se posicionarem contra a maioria como forma de chamar a atenção para si. Se existe uma discussão onde haja consenso, muitas das opiniões favoráveis serão ignoradas, visto que praticamente coadunam para a mesma linha de pensamento. Enquanto as opiniões contrárias serão mais atrativas por apresentar razões contrárias ao senso comum.
 
Por mais violento que seja o argumento contrário, por mais bem formulado, eu tenho sempre uma resposta que fecha a boca de qualquer um: “Vocês têm toda a razão”. [Millôr Fernandes]
 
Quem convive em redes sociais  já deve ter presenciado a entrada de pessoas em discussões pelo puro prazer  de ser do contra. Penso que não há nada de errado com uma  pessoa que não aceita os parâmetros estabelecidos, que questiona, que argumenta e que defende seu ponto de vista. O que acho estranho são pessoas que têm prazer em serem contraditórias, se posicionam contra algo, mesmo não sendo, só para alavancar uma discussão.
 
Vagando pela internet, encontrei uma definição bacana sobre o ser do contra: "Ninguém gosta de soja, jiló, segunda-feira e você adora. Todo mundo se acaba em show de música e você cochila. ToDo MUndU EsCrEvE Axim e ErRaDu, porque eH mudernU, bunitinhU e você insiste em escrever o seu idioma corretamente."
 
Percebi que em alguns casos eu também sou do contra, mais especificamente sobre a citação acima no que se refere ao modo de escrever, que me recuso a modernizar, passando muitas vezes por retrógrado por não admitir essa variante.
 
Ocorre que penso que existe uma linha muito tênue entre ser do contra e ser teimoso. Ser do contra, do meu ponto de vista, é ser determinado, são pessoas que são firmes em seus propósitos sem esmorecer ou sem se deixar levar pelo senso comum que ele não acredita, mas aceita por preguiça de contra-argumentar. Já os teimosos, são como mulas empacadas, pirracentos que não desistem, mesmo que as evidências dos fatos provem que estão completamente equivocados e que estão no caminho errado.
 
É preciso ter consciência de que ser do contra tem lá seus limites, pois há certos casos que se posicionar contra as evidências lógicas, não te faz ser do contra e sim teimoso, segundo Marquês de Maricá:  "Muitas pessoas se prezam de firmes e constantes que não são mais que teimosas e impertinentes."
 
Quem assume o papel de ser sempre do contra muitas vezes vive angustiado e amargurado, não consegue ser feliz, pois pra ser  fazer notar precisa ser teimoso.
 
Ninguém é obrigado a seguir estereótipos, aliás, eu sou um dos que mais luta contra essas padronizações baseadas em achismos. Mas a teimosia me cansa, não tenho paciência com pessoas que não aceitam o óbvio ululante só pra se fazer notar.
 
Algumas pessoas adoram se posicionarem contra determinados assuntos somente para poderem aporrinhar os outros. Na verdade não possuem um propósito, querem apenas causar irritação, pra ver se as outras pessoas perdem a paciência com elas. Esses do contra na verdade são uns chatos enrustidos que não conseguem se sobressair e vivem de espezinhar as pessoas em busca de notoriedade, nem que seja negativa.
 
Se você tem um propósito siga firme nesse propósito, mas se todas as evidências demonstrarem que você está equivocado, mude. Pois, “Não há mal nenhum em mudar de opinião. Contanto que seja para melhor.” [Winston Churchill]

http://www.osinvicioneiros.com.br/2012/03/o-prazer-em-ser-do-contra.html#ixzz3P59nOtQ2
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline João C.

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 140
  • Respect: +4
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #87 on: January 17, 2015, 11:36:35 pm »
0
O prazer em ser do contra - José Márcio

"Ser do contra é a forma mais popular e expressiva para se referir a alguém que não segue modas, opiniões, gostos comuns, padrões, entre outros fatores. Isto não é visto de uma maneira esclarecida por todos, o que leva a achar que a tal pessoa faz questão de não gostar do que todo mundo acha que se deve gostar." [Marco Caetano]
 
eu-sou-do-contra
 
Em diversas discussões que acompanhamos pela web é muito comum vermos pessoas irem contra o senso comum. É fato que o senso comum muitas vezes não é uma verdade absoluta, daí se extrai que ninguém é obrigado a aceitar como verdade aquilo que muitos julgam ser consenso, opiniões muitas vezes são divergentes, e isso é ate certo ponto natural, desde que a pessoa de fato acredite naquilo que defende.
 
Recentemente em um bate papo no Google+ um amiga disse que existem pessoas que não gostam de jiló, mas se vê alguém falar mal do fruto, é capaz de dizer que gosta só pra se posicionar contra.
 
E o que faz uma pessoa querer ir contra a maioria?
 
Pois bem, penso que alguns gostam de se posicionarem contra a maioria como forma de chamar a atenção para si. Se existe uma discussão onde haja consenso, muitas das opiniões favoráveis serão ignoradas, visto que praticamente coadunam para a mesma linha de pensamento. Enquanto as opiniões contrárias serão mais atrativas por apresentar razões contrárias ao senso comum.
 
Por mais violento que seja o argumento contrário, por mais bem formulado, eu tenho sempre uma resposta que fecha a boca de qualquer um: “Vocês têm toda a razão”. [Millôr Fernandes]
 
Quem convive em redes sociais  já deve ter presenciado a entrada de pessoas em discussões pelo puro prazer  de ser do contra. Penso que não há nada de errado com uma  pessoa que não aceita os parâmetros estabelecidos, que questiona, que argumenta e que defende seu ponto de vista. O que acho estranho são pessoas que têm prazer em serem contraditórias, se posicionam contra algo, mesmo não sendo, só para alavancar uma discussão.
 
Vagando pela internet, encontrei uma definição bacana sobre o ser do contra: "Ninguém gosta de soja, jiló, segunda-feira e você adora. Todo mundo se acaba em show de música e você cochila. ToDo MUndU EsCrEvE Axim e ErRaDu, porque eH mudernU, bunitinhU e você insiste em escrever o seu idioma corretamente."
 
Percebi que em alguns casos eu também sou do contra, mais especificamente sobre a citação acima no que se refere ao modo de escrever, que me recuso a modernizar, passando muitas vezes por retrógrado por não admitir essa variante.
 
Ocorre que penso que existe uma linha muito tênue entre ser do contra e ser teimoso. Ser do contra, do meu ponto de vista, é ser determinado, são pessoas que são firmes em seus propósitos sem esmorecer ou sem se deixar levar pelo senso comum que ele não acredita, mas aceita por preguiça de contra-argumentar. Já os teimosos, são como mulas empacadas, pirracentos que não desistem, mesmo que as evidências dos fatos provem que estão completamente equivocados e que estão no caminho errado.
 
É preciso ter consciência de que ser do contra tem lá seus limites, pois há certos casos que se posicionar contra as evidências lógicas, não te faz ser do contra e sim teimoso, segundo Marquês de Maricá:  "Muitas pessoas se prezam de firmes e constantes que não são mais que teimosas e impertinentes."
 
Quem assume o papel de ser sempre do contra muitas vezes vive angustiado e amargurado, não consegue ser feliz, pois pra ser  fazer notar precisa ser teimoso.
 
Ninguém é obrigado a seguir estereótipos, aliás, eu sou um dos que mais luta contra essas padronizações baseadas em achismos. Mas a teimosia me cansa, não tenho paciência com pessoas que não aceitam o óbvio ululante só pra se fazer notar.
 
Algumas pessoas adoram se posicionarem contra determinados assuntos somente para poderem aporrinhar os outros. Na verdade não possuem um propósito, querem apenas causar irritação, pra ver se as outras pessoas perdem a paciência com elas. Esses do contra na verdade são uns chatos enrustidos que não conseguem se sobressair e vivem de espezinhar as pessoas em busca de notoriedade, nem que seja negativa.
 
Se você tem um propósito siga firme nesse propósito, mas se todas as evidências demonstrarem que você está equivocado, mude. Pois, “Não há mal nenhum em mudar de opinião. Contanto que seja para melhor.” [Winston Churchill]

http://www.osinvicioneiros.com.br/2012/03/o-prazer-em-ser-do-contra.html#ixzz3P59nOtQ2

+1

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #88 on: January 18, 2015, 09:49:58 am »
0
Srs, Apenas para acrescentar alguns dados e experiencias.

1 - http://www.hedrinksawhiskeydrink.com/whats-the-difference-between-scotch-whisky-and-irish-whiskey/
"but in the malting stage, Scotch barley is dried over peat fires. This gives Scotch its distinct smokey taste. Irish whiskey is dried in closed ovens. No smoke touches the malt, which makes for a much smoother taste."

2 - Quando se fala de whisky nao se pode esquecer que na escocia existe varios tipos e variantes. Normalmente quebrados em duas, islay whisky e Lowland whisky.. Sendo o islay referente a produtos mais fortes com notas mais "pronunciadas" (ex. turfa, couro, fumaça..) e já os lowlands sao mais brandos, feitos justamente para serem "tomaveis" (daqui os blends).
há inclussive a brincadeira que se começa por um lowland e depois de aprender sobre-se para a verdadeira escocia.
Quem já tomou dos dois, sabe que sao produtos completamente diferentes, sendo a mesma comparaçao a nos brasileiros de tomar xiboquinha x pinga.


FIca aqui meu relato novamente.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #89 on: January 18, 2015, 11:22:26 am »
0
Ciência!!! E ela sempre vem - ou ao menos deveria - acompanhada de MÉTODO!!!

A tese é: UM WHISKY POLI-DESTILADO É MAIS SUAVE QUE UM MONO-DESTILADO

Para aferir a veracidade disso, dever-se-ia obter dois whiskys do mesmo fabricante, tendo um passado por uma única destilação e o outro passado por poli destilações. Todos os demais processos industriais desenvolvidos, como envelhecimento, material dos tonéis etc, deveriam ser obrigatoriamente idênticos. Ao cabo de todo esse processo, os dois produtos deveriam ser submetidos à DEGUSTAÇÃO por um DEGUSTADOR PROFISSIONAL com paladar MUITO BEM AFERIDO...

Obviamente, tal experimento, deveria ser REPETIDO com vários lotes diferentes, para que o resultado fosse minimamente confiável.

Sinceramente, DUVIDO que essa experiência tenha sido feita algum dia. Experimentar uma marca "X" mono-destilada e uma marca "Y" poli-destilada, não leva a lugar algum. Estaremos comparando bananas com maçãs...

Não pretendo desmerecer a formação teórica do confrade, mas bebida poli-destilada, PRINCIPALMENTE EM ALAMBIQUES DE COBRE, conseguirá NO MÁXIMO ter maior teor de cobre em suspensão, o que além de arruinar o paladar, ainda torna a bebida mais nociva à saúde...

Por falar em saúde, hoje ao final do dia, tomarei uma generosa dose de Buchanan's (blended e MONO-destilado) brindando à VOSSA SAÚDE!!!!

 Caro Eduardo

Tal como já falamos, tens tractores Valtra, eu trabalho com equipamento do grupo Agco (Massey Ferguson) que também inclui a Valtra e os motores Sisu que equipam os mesmos, pelo o menos aqui na Europa.
 Eu tenho formação academica de Mecanica, que tambem inclui disciplinas de quimica e tive algumas disciplinas de química orgânica no liceu (area de Industrias Alimentares)...
  ...Portanto sobre a ciência vs metodo ou ciência com metodo, depois de tirar o curso e chegar á vida pratica descobri que não existe um método para resolver os problemas que vão aparecendo (trabalho num dep. técnico), porque ás vezes segue-se um metodo "já conhecido" ou já usado e o problema não se resolve, então tem que se "improvisar" e resolve-se o problema, portanto cria-se um novo método, ou seja, em próximas situações (se aplicável) já temos um novo método/"ferramenta"...
 Com estas "tretas" que escrevi, quero dizer que ás vezes os problemas, (neste caso; tripla destilação) resolvem-se sem que esteja por fora (que só vê o resultado) saiba como se resolveu.
 Claro que quando olho para uma garrafa não vejo se o liquido contido foi destilado 3 vezes, mas também não "vejo" o contrario...
« Last Edit: January 18, 2015, 11:25:13 am by Caramelo »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal