Author Topic: Whisky e Aguardente  (Read 56797 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #105 on: January 19, 2015, 10:42:37 am »
0
Bom, vamos voltar ao assunto principal, e aproveitando para pedir informações aos participantes deste tópico (que devem saber bem mais de whisky que eu... :P)

O outro dia vi no Continente umas garrafas de Balvenie  Doublewood 12 years à venda. Vale a pena?

Reforço que não percebo nada de Whisky - sou bastante "mediterrânico" no que respeita a bebidas! Ou seja, para beber nada como um bom vinho - cereais são mais para fazer pão, exceptuando a ocasional cervejola! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #106 on: January 19, 2015, 10:53:21 am »
0
Se gosta de vinhos talvez seja para voce... esse deverá apresentar um gosto mais doce devido o segundo barril ser de sherry. Neste tom eu gosto muito do LASANTA ( Glenmorangie ) e odiei o Dalmore 12 . Bebia muito com os portugueses que conheci pelo mundo o LASANTA .
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #107 on: January 19, 2015, 11:53:54 am »
0
Bom, vamos voltar ao assunto principal, e aproveitando para pedir informações aos participantes deste tópico (que devem saber bem mais de whisky que eu... :P)

O outro dia vi no Continente umas garrafas de Balvenie  Doublewood 12 years à venda. Vale a pena?

Reforço que não percebo nada de Whisky - sou bastante "mediterrânico" no que respeita a bebidas! Ou seja, para beber nada como um bom vinho - cereais são mais para fazer pão, exceptuando a ocasional cervejola! :D

Os Whisky´s da Balvenie só começaram a ser engarrafados como "Single Malt" na década de 70 ...

Sim ... vale muito a pena ... aqui em terras tupiniquins esta no valor de R$ 150,00 a R$ 250,00 ...

Tem ótimas características ... as mais comuns são:

Olfato: Complexo e delicado. Laranja, baunilha, vinho Jerez e mel.
Paladar: Complexo e frutado. Especiarias, nozes, baunilha, couro, laranja, canela, passas e figo.
Fim de boca: Médio para longo.
Conclusão: Excepcional. Complexidade vem da dupla maturação em barris ex-Bourbon e ex-Jerez.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #108 on: January 19, 2015, 11:56:33 am »
0
Não te preocupes, Celso. Não foste tu que desviaste este tópico.

 OK. ;)

Sobre os whiskies; comprei o James King 12 anos numa promoção do Continente, mas não é nada de especial.
 
 

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #109 on: January 19, 2015, 12:06:45 pm »
0
OK. ;)

Sobre os whiskies; comprei o James King 12 anos numa promoção do Continente, mas não é nada de especial.
 
  (Image removed from quote.)

Este tem sim muito valor ... ele e um pouco super valorizado aqui no Brasil ... mas e vendido a um preço justo na Europa ... e conhecido por ser um pouco mais maltado ... conquista o paladar ... boa compra!!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #110 on: January 19, 2015, 02:05:53 pm »
0
Os Whisky´s da Balvenie só começaram a ser engarrafados como "Single Malt" na década de 70 ...

Sim ... vale muito a pena ... aqui em terras tupiniquins esta no valor de R$ 150,00 a R$ 250,00 ...

Tem ótimas características ... as mais comuns são:

Olfato: Complexo e delicado. Laranja, baunilha, vinho Jerez e mel.
Paladar: Complexo e frutado. Especiarias, nozes, baunilha, couro, laranja, canela, passas e figo.
Fim de boca: Médio para longo.
Conclusão: Excepcional. Complexidade vem da dupla maturação em barris ex-Bourbon e ex-Jerez.

Engraçado usarem barricas usadas para fazer xerez (um vinho fortificado) na produção de um Whisky.

Já vi também fazerem exactamente o contrário - usarem barricas previamente usadas na produção de Whisky para produzir vinhos fortificados - como por exemplo o Moscatel de Setúbal! :D Podem ver um exemplo aqui.

De resto, estou a ver que o preço não difere muito aqui em Portugal - o preço lá no Continente ronda os €47. :P
« Last Edit: January 19, 2015, 02:08:18 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #111 on: January 19, 2015, 02:14:12 pm »
0
Engraçado usarem barricas usadas para fazer xerez (um vinho fortificado) na produção de um Whisky.

Já vi também fazerem exactamente o contrário - usarem barricas previamente usadas na produção de Whisky para produzir vinhos fortificados! :D

De resto, estou a ver que o preço não difere muito aqui em Portugal - o preço lá no Continente ronda os €47. :P

Quando eu produzia pinga, utilizava barris comprados da empresa Seagram. Naquela época, eles traziam whisky da Escócia para engarrafar no Brasil. Não compensava levar os barris de volta para a Escócia. Vendiam como sucata...

Pinga envelhecida em barris de carvalho europeu que haviam envelhecido whisky antes, ficava bastante suave e adquiria uma cor belíssima. Esse fenomeno, durava apenas DUAS utilizações dos barris. Na terceira, já não havia mais alteração da cor e o sabor praticamente já não lembrava mais o da primeira utilização.

Certa vez, comprei barris que vieram da França... A carga original deles, era um licor conhecido como Bénédictine... Um licor preparado com base em conhaque, fortificado com ervas que o deixam levemente amargo. Curiosamente, o sabor da pinga praticamente não se alterou. Apenas a COR, ficou muito escura. Tais barris, só deixavam de escurecer a pinga, lá pela quinta ou sexta utilização.

A melhor pinga que produzi entretanto, foi com barris virgens (primeira utilização), fabricados aqui no Brasil mesmo. Eu tinha três toras de cabreuva que foram transformadas em quatro barris e um tonel. O aroma da pinga ficava delicioso, a interferência no sabor era bem pequena e finalmente consegui pinga branca...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #112 on: January 19, 2015, 02:19:21 pm »
0
Vamos a minhas considerações: 
Catilinária - f. 1.Acusação veemente; censura. 2. Acusação enérgica e eloquente.
3. Descompostura, verrina.
(Lat. catilinaria, fem. de catilinarius, de Catilina, n. p.) - Jamais usei de acusação ou censura. Só expus uma opinião. Mas parece que não se pode opinar.

Trilegal - O termo surgiu em 1979, após o Internacional conquistar o título de tricampeão brasileiro invicto. Após o título, os colocados passaram a dizer, uns  para os outros: Tudo legal? Tá tudo trilegal. A gíria também ganhou força quando Kleiton e Kledir a incluíram na música Deu Pra Ti: "Vou pra Porto e bah, trilegal". Fonte: http://vidacuriosa.blogspot.com.br/2011/09/palavras-e-expressoes-exclusivas-do-rio.html
Aliás, o três tem simbologia em inúmeras culturas, entre elas a gaúcha!

Oigalê!!! Não pisei no teu poncho, não, guasca!!! É claro que você pode opinar!!! Opine à vontade... E eu sempre me sentirei à vontade para contra-argumentar...

De qualquer forma, já me sinto satisfeito... No momento em que um gremista cita os cholorados, percebemos que o mundo ainda tem uma saída pacífica...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #113 on: January 19, 2015, 02:34:59 pm »
0
Este tem sim muito valor ... ele e um pouco super valorizado aqui no Brasil ... mas e vendido a um preço justo na Europa ... e conhecido por ser um pouco mais maltado ... conquista o paladar ... boa compra!!

 Quanto custa aí no Brasil?
Aqui custou-me perto de 16€ (em promoção)...

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #114 on: January 19, 2015, 02:45:44 pm »
0
Quando eu produzia pinga, utilizava barris comprados da empresa Seagram. Naquela época, eles traziam whisky da Escócia para engarrafar no Brasil. Não compensava levar os barris de volta para a Escócia. Vendiam como sucata...

Pinga envelhecida em barris de carvalho europeu que haviam envelhecido whisky antes, ficava bastante suave e adquiria uma cor belíssima. Esse fenomeno, durava apenas DUAS utilizações dos barris. Na terceira, já não havia mais alteração da cor e o sabor praticamente já não lembrava mais o da primeira utilização.

Certa vez, comprei barris que vieram da França... A carga original deles, era um licor conhecido como Bénédictine... Um licor preparado com base em conhaque, fortificado com ervas que o deixam levemente amargo. Curiosamente, o sabor da pinga praticamente não se alterou. Apenas a COR, ficou muito escura. Tais barris, só deixavam de escurecer a pinga, lá pela quinta ou sexta utilização.

A melhor pinga que produzi entretanto, foi com barris virgens (primeira utilização), fabricados aqui no Brasil mesmo. Eu tinha três toras de cabreuva que foram transformadas em quatro barris e um tonel. O aroma da pinga ficava delicioso, a interferência no sabor era bem pequena e finalmente consegui pinga branca...

Pois me parece que o objectivo dessa "troca de barricas" é mesmo esse, fazer com que o produto final adquira novas cores ou aromas que seriam difíceis de obter de outra maneira.
Cabreuva nem sei o que é... Aí no Brasil têm uma carrada de madeiras exóticas com que nós, Europeus, nem sonhamos! :D

Já agora, pinga = cachaça, certo? Aguardente de cana...
Aqui em Portugal, produz-se sobretudo aguardente bagaceira (produzida a partir do "bagaço" das uvas, mais ou menos como a grappa italiana) ou vínica (produzida à maneira do cognac francês)...
« Last Edit: January 19, 2015, 02:52:04 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #115 on: January 19, 2015, 02:52:07 pm »
0
Quando eu produzia pinga, utilizava barris comprados da empresa Seagram. Naquela época, eles traziam whisky da Escócia para engarrafar no Brasil. Não compensava levar os barris de volta para a Escócia. Vendiam como sucata...

Pinga envelhecida em barris de carvalho europeu que haviam envelhecido whisky antes, ficava bastante suave e adquiria uma cor belíssima. Esse fenomeno, durava apenas DUAS utilizações dos barris. Na terceira, já não havia mais alteração da cor e o sabor praticamente já não lembrava mais o da primeira utilização.

Certa vez, comprei barris que vieram da França... A carga original deles, era um licor conhecido como Bénédictine... Um licor preparado com base em conhaque, fortificado com ervas que o deixam levemente amargo. Curiosamente, o sabor da pinga praticamente não se alterou. Apenas a COR, ficou muito escura. Tais barris, só deixavam de escurecer a pinga, lá pela quinta ou sexta utilização.

A melhor pinga que produzi entretanto, foi com barris virgens (primeira utilização), fabricados aqui no Brasil mesmo. Eu tinha três toras de cabreuva que foram transformadas em quatro barris e um tonel. O aroma da pinga ficava delicioso, a interferência no sabor era bem pequena e finalmente consegui pinga branca...

 Offtopic; Aí no Brasil produzem vinho?

Pois me parece que o objectivo dessa "troca de barricas" é mesmo esse, fazer com que o produto final adquira novas cores ou aromas que seriam difíceis de obter de outra maneira.
Cabreuva nem sei o que é... Aí no Brasil têm uma carrada de madeiras exóticas com que nós, Europeus, nem sonhamos! :D


 Se calhar já tiveram mais (madeiras exóticas)...

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #116 on: January 19, 2015, 03:11:53 pm »
0
 Offtopic; Aí no Brasil produzem vinho?

Sim

 Se calhar já tiveram mais (madeiras exóticas)...

Que seja possivel usar (por lei) sim


http://www.mapadacachaca.com.br/artigos/madeiras-para-envelhecimento-da-cachaca/
« Last Edit: January 19, 2015, 03:19:07 pm by Danilo »
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #117 on: January 19, 2015, 04:58:35 pm »
0
Engraçado usarem barricas usadas para fazer xerez (um vinho fortificado) na produção de um Whisky.

Já vi também fazerem exactamente o contrário - usarem barricas previamente usadas na produção de Whisky para produzir vinhos fortificados - como por exemplo o Moscatel de Setúbal! :D Podem ver um exemplo aqui.

De resto, estou a ver que o preço não difere muito aqui em Portugal - o preço lá no Continente ronda os €47. :P

Sim ... xerez espanhol com preenchimento de carvalho ... e foi um acidente de percurso ... pois faziam o produto para outra empresa atá a década de 70 ... a Balveniee foi criada para auxiliar a produção da Glenfiddich do grupo William Grant & Sons.

Quanto custa aí no Brasil?
Aqui custou-me perto de 16€ (em promoção)...

Aqui agora esta entre 80 R$ e 100 R$ ... mais já esteve na faixa de 150 R$.

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #118 on: January 19, 2015, 05:54:10 pm »
0
Após a baixa de estoque nas festas de fim de ano (como é bom o convívio com a família), tenho estas garrafas abertas:



O Single Barrel é uma alternativa aos que acham o seu primo mais famoso doce em demasiado. Não se nota aquela nota de xarope tão característica e este também é mais complexo tanto na boca quanto no nariz. E a garrafa é lindíssima, na minha opinião.

O Glenlivet 12 anos é um valor seguro e relativamente fácil de encontrar. Esta garrafa em particular me foi dada de presente.

Já esse Laphroaig se mostrou para mim um grande desacerto. Utiliza na sua fabricação barris ex-bourbon e barris novos de carvalho provenientes dos EUA. Esqueça a turfa característica da marca, aqui o foco são as notas amadeiradas e doces, ainda que alguma fumaça ainda esteja presente. Sinceramente a proposta não me convenceu. Dentro da marca prefiro o Quarter Cask ou o 10 anos.

Não saíram na foto um Glenfiddich Reserve Cask (que não é lá grande coisa) e um Macallan Amber (ainda por abrir).

Mas ultimamente o calor do Rio não tem deixado voltar às garrafas.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #119 on: January 19, 2015, 06:02:30 pm »
0
Eu confesso não entender NADA de whisky. Ou whiskey. Ou barley, ou o que seja. De fato não sei nem qual diferença entre eles.

O que eu sei, é que já me ofereceram o famoso red label, e não gostei NADA. Não sei se é porque é ruim, ou eu que não me dou  mesmo com esse tipo de bebida, mas achei aquilo uma tremenda "água de radiador"!

Eu gosto mesmo é de cerveja, e de preferência as pilsen,Kosch,weiss, etc... então digam lá; que whisky compro para tirar essa má impressão que o red label deixou?  :P

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal