Author Topic: Whisky e Aguardente  (Read 56792 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #120 on: January 19, 2015, 06:15:33 pm »
0
Pois me parece que o objectivo dessa "troca de barricas" é mesmo esse, fazer com que o produto final adquira novas cores ou aromas que seriam difíceis de obter de outra maneira.
Cabreuva nem sei o que é... Aí no Brasil têm uma carrada de madeiras exóticas com que nós, Europeus, nem sonhamos! :D

Já agora, pinga = cachaça, certo? Aguardente de cana...
Aqui em Portugal, produz-se sobretudo aguardente bagaceira (produzida a partir do "bagaço" das uvas, mais ou menos como a grappa italiana) ou vínica (produzida à maneira do cognac francês)...

Cabreúva é uma madeira nativa daqui. O cerne dela é levemente arroxeado e tem um aroma delicioso (lembra canela). Para estruturas, a cabreúva é fantástica, pois tem fibra super longa. Na tanoaria, a vantagem da cabreúva é o aroma/sabor que valorizam bastante a bebida envelhecida e a não-intervenção na cor.

Madeiras que já foram usadas no Brasil para tanoaria: Amburana (cerejeira do norte), Amendoinzeiro, Jequitibá pardo, Jequitibá rosa, Cabreúva, Bálsamo (esta também conhecida como Cabreúva brava), Garapeira, Ypê Roxo (pau d'arco)... Só as que eu lembrei... Acredito que tenha mais por aí... O maior problema, é que hoje a maioria das madeiras de lei, têm corte proibido. Não sei como os tanoeiros têm se virado em relação a isso...

Quanto à PINGA, é o nome que se dá para a aguardente de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo (onde vivo). Há quem chame de cachaça... Houve até uma tentativa de um ex-presidente, de consagrar o nome cachaça como "oficial" por decreto... Como se fosse possível mudar a opinião pública por decreto...

Nasci, cresci e vou morrer chamando de pinga...

A pinga, é uma aguardente muito especial no cenário mundial... Aguardentes, em geral são feitas para aproveitamento de resíduos ou ainda de descartes de produtos vegetais menos nobres. A vodka, é feita com arroz quebrado, que não atinge padrão para venda como alimento... O conhaque, foi criado pelos franceses, para não jogar fora o vinho que não passava pelo controle de qualidade... O rum, é feito com MELAÇO (não confundir com MELADO) de cana, que é um resíduo da fabricação de açúcar... As bagaceiras, também utilizam resíduos... O whisky, utiliza um dos cereais menos nobres que existem, a cevada...

Apenas a pinga, é feita a partir da PRIMEIRA EXTRAÇÃO de uma planta muito especial, que só vegeta a baixíssimas latitudes. Para obter cana de açúcar, é necessário estar a NO MÁXIMO 1000 m de altitude em relação ao nível do mar e NUNCA ULTRAPASSAR o paralelo 30. Temperatura MÉDIA ANUAL menor de 25 graus Celsius, diminui a produção da cana pra menos da metade... Se o local obedecer a esses limites, mas chover menos de 1500 mm nos meses de crescimento vegetativo, é melhor nem tentar plantar... Como se vê, uma bebida muito especial...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #121 on: January 19, 2015, 06:18:16 pm »
0
Eu confesso não entender NADA de whisky. Ou whiskey. Ou barley, ou o que seja. De fato não sei nem qual diferença entre eles.

O que eu sei, é que já me ofereceram o famoso red label, e não gostei NADA. Não sei se é porque é ruim, ou eu que não me dou  mesmo com esse tipo de bebida, mas achei aquilo uma tremenda "água de radiador"!

Eu gosto mesmo é de cerveja, e de preferência as pilsen,Kosch,weiss, etc... então digam lá; que whisky compro para tirar essa má impressão que o red label deixou?  :P

WHISKY, é uma bebida destilada feita a partir de mosto cozido de cevada maltada (malt whisky) ou de mosto cozido de cereais não maltados (grain whisky). Se houver uma mistura de malt + grain em proporções variadas (de acordo com a fórmula de cada fabricante), temos um BLENDED WHISKY. Ah! Ia esquecendo... Só pode ser chamado de whisky, se for fabricado na Escócia... Em qualquer outro lugar, vão adotar gambiarras do tipo whiskky, whiskey, uísque etc...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #122 on: January 19, 2015, 06:19:13 pm »
0
Eu confesso não entender NADA de whisky. Ou whiskey. Ou barley, ou o que seja. De fato não sei nem qual diferença entre eles.

O que eu sei, é que já me ofereceram o famoso red label, e não gostei NADA. Não sei se é porque é ruim, ou eu que não me dou  mesmo com esse tipo de bebida, mas achei aquilo uma tremenda "água de radiador"!

Eu gosto mesmo é de cerveja, e de preferência as pilsen,Kosch,weiss, etc... então digam lá; que whisky compro para tirar essa má impressão que o red label deixou?  :P

O Red não é para degustação e nem apreciação ... e mais para misturar com energetico ... ;D ;D ;D ;D

Ja com as cervejas ... o palato não muda ... o que muda e a avaliação ....

O mais próximo das notas da cerveja  ... e o escocês "Chivas 18 Anos" e o irlandes "Jameson" ... com certeza tirará esta má impressão.  :)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #123 on: January 19, 2015, 06:22:45 pm »
0
Eu gosto mesmo é de cerveja, e de preferência as pilsen,Kosch,weiss, etc... então digam lá; que whisky compro para tirar essa má impressão que o red label deixou?  :P

Depende muito do que houver disponível aí no mercado brasileiro, Gabriel. Red Label é whisky novo, portanto apenas recomendado para cocktails ou, quanto muito, com gelo. O único whisky novo que consigo beber é Dewar's, mas aqui em PT custa tanto como uma blend de 12 anos, portanto não vale a pena.

Por aí existe Famous Grouse 12 Anos, por exemplo? É um whisky bem competente para o preço.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #124 on: January 19, 2015, 06:23:59 pm »
0
O Red não é para degustação e nem apreciação ... e mais para misturar com energetico ... ;D ;D ;D ;D


Gostei!!! Whisky de baladinha de molecada... A propósito, Gago... Você foi benevolente quando chamou JW red de água de radiador... Aquilo tá mais pra solução de bateria...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #125 on: January 19, 2015, 06:25:33 pm »
0
Depende muito do que houver disponível aí no mercado brasileiro, Gabriel. Red Label é whisky novo, portanto apenas recomendado para cocktails ou, quanto muito, com gelo. O único whisky novo que consigo beber é Dewar's, mas aqui em PT custa tanto como uma blend de 12 anos, portanto não vale a pena.

Por aí existe Famous Grouse 12 Anos, por exemplo? É um whisky bem competente para o preço.

Famous Grouse apareceu há pouco tempo por aqui... Tá muito bem reputado, diga-se de passagem...

Quanto aos 8 anos, já tomei muito Black & White e batia no JW red de 10x0...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #126 on: January 19, 2015, 06:27:27 pm »
0


Eu gosto mesmo é de cerveja, e de preferência as pilsen,Kosch,weiss, etc... então digam lá; que whisky compro para tirar essa má impressão que o red label deixou?  :P

Tenta Buchanan's
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #127 on: January 19, 2015, 06:30:10 pm »
0
Nota para esclarecimento!!!

Temos variações entre os Whisky´s ... que determinam o aroma e preço

Single Malt:

Feito só de cevada ... não contendo nenhum tipo de mistura e fabricado em apenas uma destilaria.

Vatted:

Formado pela mistura de dois ou mais singles e maltes.

Grain:

Produzido com cereais como milho ou trigo e alguns de centeio.

Blended:

É o whisky mais globalizado .... seu sabor e identidade são o resultado da mistura de whisky de malte e de grão.

Dai para frente e o tipo de armazenagem ... se em barrica de madeira ou aço ... tempo ... maturação ... o mais comum e carvalho ... que ajuda a retirar o enxofre ... e adiciona taninos ... mas que também tem vários tipos e qualidades.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #128 on: January 19, 2015, 06:31:41 pm »
0
Após a baixa de estoque nas festas de fim de ano (como é bom o convívio com a família), tenho estas garrafas abertas:

(Image removed from quote.)

O Single Barrel é uma alternativa aos que acham o seu primo mais famoso doce em demasiado. Não se nota aquela nota de xarope tão característica e este também é mais complexo tanto na boca quanto no nariz. E a garrafa é lindíssima, na minha opinião.

O Glenlivet 12 anos é um valor seguro e relativamente fácil de encontrar. Esta garrafa em particular me foi dada de presente.

Já esse Laphroaig se mostrou para mim um grande desacerto. Utiliza na sua fabricação barris ex-bourbon e barris novos de carvalho provenientes dos EUA. Esqueça a turfa característica da marca, aqui o foco são as notas amadeiradas e doces, ainda que alguma fumaça ainda esteja presente. Sinceramente a proposta não me convenceu. Dentro da marca prefiro o Quarter Cask ou o 10 anos.

Não saíram na foto um Glenfiddich Reserve Cask (que não é lá grande coisa) e um Macallan Amber (ainda por abrir).

Mas ultimamente o calor do Rio não tem deixado voltar às garrafas.

 Já comprei Glenlivet (tambem numa promoção :P) e até gostei desse whisky.

Depende muito do que houver disponível aí no mercado brasileiro, Gabriel. Red Label é whisky novo, portanto apenas recomendado para cocktails ou, quanto muito, com gelo. O único whisky novo que consigo beber é Dewar's, mas aqui em PT custa tanto como uma blend de 12 anos, portanto não vale a pena.

Por aí existe Famous Grouse 12 Anos, por exemplo? É um whisky bem competente para o preço.

 Tenho que experimentar esse Dewar´s... :P

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #129 on: January 19, 2015, 06:34:28 pm »
0
WHISKY, é uma bebida destilada feita a partir de mosto cozido de cevada maltada (malt whisky) ou de mosto cozido de cereais não maltados (grain whisky). Se houver uma mistura de malt + grain em proporções variadas (de acordo com a fórmula de cada fabricante), temos um BLENDED WHISKY. Ah! Ia esquecendo... Só pode ser chamado de whisky, se for fabricado na Escócia... Em qualquer outro lugar, vão adotar gambiarras do tipo whiskky, whiskey, uísque etc...

Então é tipo o "champagne" ?  :P

Gostei!!! Whisky de baladinha de molecada... A propósito, Gago... Você foi benevolente quando chamou JW red de água de radiador... Aquilo tá mais pra solução de bateria...

LOL

Como diria mamãe; É "Ó-RRO-RíVEL"  ;D

Depende muito do que houver disponível aí no mercado brasileiro, Gabriel. Red Label é whisky novo, portanto apenas recomendado para cocktails ou, quanto muito, com gelo. O único whisky novo que consigo beber é Dewar's, mas aqui em PT custa tanto como uma blend de 12 anos, portanto não vale a pena.

Por aí existe Famous Grouse 12 Anos, por exemplo? É um whisky bem competente para o preço.

Tenta Buchanan's

Anotados !  ;)

Nota para esclarecimento!!!

Temos variações entre os Whisky´s ... que determinam o aroma e preço

Single Malt:

Feito só de cevada ... não contendo nenhum tipo de mistura e fabricado em apenas uma destilaria.

Vatted:

Formado pela mistura de dois ou mais singles e maltes.

Grain:

Produzido com cereais como milho ou trigo e alguns de centeio.

Blended:

É o whisky mais globalizado .... seu sabor e identidade são o resultado da mistura de whisky de malte e de grão.

Dai para frente e o tipo de armazenagem ... se em barrica de madeira ou aço ... tempo ... maturação ... o mais comum e carvalho ... que ajuda a retirar o enxofre ... e adiciona taninos ... mas que também tem vários tipos e qualidades.

Fogo, tá mais fácil aprender o ano de fabricação de cada "filomena" que essas variantes todas  ;D

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #130 on: January 19, 2015, 06:34:55 pm »
0
Nota para esclarecimento!!!

Temos variações entre os Whisky´s ... que determinam o aroma e preço

Single Malt:

Feito só de cevada ... não contendo nenhum tipo de mistura e fabricado em apenas uma destilaria.

Vatted:

Formado pela mistura de dois ou mais singles e maltes.

Grain:

Produzido com cereais como milho ou trigo e alguns de centeio.

Blended:

É o whisky mais globalizado .... seu sabor e identidade são o resultado da mistura de whisky de malte e de grão.

Dai para frente e o tipo de armazenagem ... se em barrica de madeira ou aço ... tempo ... maturação ... o mais comum e carvalho ... que ajuda a retirar o enxofre ... e adiciona taninos ... mas que também tem vários tipos e qualidades.

Perfeito!!!
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #131 on: January 19, 2015, 06:39:33 pm »
0

Por aí existe Famous Grouse 12 Anos, por exemplo? É um whisky bem competente para o preço.

Excelente dica!! A destilaria Glenturret e uma das mais antiga da Escócia ... uma receita perfeita  blended de extrema qualidade ... bem amadurecido ... final médio ... seco e limpo ... e o preço e abaixo do que merece.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #132 on: January 19, 2015, 08:10:06 pm »
0
.............
Fogo, tá mais fácil aprender o ano de fabricação de cada "filomena" que essas variantes todas  ;D

Aqui, vai falar o DESCONFIADO... Blended Whisky, o "blender" (o nome do cientista maluco que faz a mistura) faz um lote depois do outro mantendo um padrão de sabor aproximado, que dificilmente um mortal consegue achar a diferença... Isso é possível, porque o cara tem VÁRIOS malts e VÁRIOS grains para misturar e fazer chegar no resultado final.

Já um single, chega a ser um quase-milagre ter um igual ao outro, de lote pra lote. Aí é que mora o perigo... Milagres, não acontecem todos os dias...

Dessa forma, feche com um blended de 12 anos. Menos que isso, pode ser água de bateria... Mais que isso, são poucos os mortais que têm paladar pra sentir a diferença. Dessa forma, o leque fecha bastante e não precisa ser pós-graduado pra ser feliz...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #133 on: January 19, 2015, 08:21:04 pm »
0
Aqui, vai falar o DESCONFIADO... Blended Whisky, o "blender" (o nome do cientista maluco que faz a mistura) faz um lote depois do outro mantendo um padrão de sabor aproximado, que dificilmente um mortal consegue achar a diferença... Isso é possível, porque o cara tem VÁRIOS malts e VÁRIOS grains para misturar e fazer chegar no resultado final.

Já um single, chega a ser um quase-milagre ter um igual ao outro, de lote pra lote. Aí é que mora o perigo... Milagres, não acontecem todos os dias...

Dessa forma, feche com um blended de 12 anos. Menos que isso, pode ser água de bateria... Mais que isso, são poucos os mortais que têm paladar pra sentir a diferença. Dessa forma, o leque fecha bastante e não precisa ser pós-graduado pra ser feliz...

Como a geladeira está vazia, é hora de ir ao mercado comprar cerveja.Aí vamos ver o que acho por lá, mas as dicas estão anotadas.
Felizmente, o supermercado Mundial do recreio é um Oásis de álcool.  ;D

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Whisky e Aguardente
« Reply #134 on: January 19, 2015, 09:33:45 pm »
0


O outro dia vi no Continente umas garrafas de Balvenie  Doublewood 12 years à venda. Vale a pena?

Foi o ultima garrafa de escocês que acabei cá em casa. Vale a pena sim senhor!!

No entanto tenho preferência pelos irlandeses e por metade do preço tens ofertas muito interessantes para começar. Um Jameson ou um Bushmills black bush não desiludem.

No patamar do Balvenie também tens o Redbreast 12 anos, se bem que esse ainda não o encontrei em Portugal.

Cumps

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal