Café Central > Fotografia

Fotografar fogo de artifício

(1/6) > >>

brg:
Viva,

Depois de ter dado um bocado de gosto ao dedo, gostava de discutir um pouco como fotografar fogo de artifício. A minha "receita" é simples:

- Exposição mínimo 2"
- f a condizer (dependendo das limitações da máquina, no mínimo f/8)
- Tripé
- Disparo por comando remoto ou timer (2 segundos)

Esta foi das melhores que consegui ontem, tem que se tirar muitas até sacar 1 ou 2 que valham a pena:


São João de Braga 2011 #1 by Far_Beyond, on Flickr

Fica aqui o link para os dados EXIF para quem quiser dar uma olhada: http://www.flickr.com/photos/favoritethings/5866835409/meta/in/photostream/

Alguém tem outros truques interessantes para tirar melhores fotos a fogo de artifício?

Para mim um dos melhores truques que aprendi é muito simples: o timer é o "comando remoto dos pobres"... Para evitar fazer tremer a máquina ao fazer exposições longas usa-se o temporizador para tirar a foto ao fim de uns segundos. Ainda não tenho comando para a Canon, por isso liguei-a ao PC e usei a funcionalidade "Remote Shooting" da EOS Utility para tirar as fotos.

Vitor:
Belissimo fogo de artificio ontem, essa foi bem apanhada, assisti ao fogo quase de camarote, tempo estava optimo e o ambiente exelente, comprei uma marreta ela ate ficou empenada de tanto desempenho ;D ;D ;D, fazia mesmo uns anos que eu nao me divertia tanto no sao joao.
Abraço

orlandosn:
Olá, brg.

Bela foto!

A dica que vou passar foi-me dada por um fotógrafo profissional, e produz um resultado diferente.
Além do tripé e de uma boa localização (escusado seria dizer...   :P )

a) Abertura o mais pequena possível, f/22 é bom.
b) Velocidades looongas: 15 seg, 20 seg... testar, que o digital sai barato.  ;D
c) Dica XPTO: usar um bocado de cartão / cartolina preta. Como as velocidades são muito longas, usa-se o cartão para tapar a objectiva, mas cuidado, sem NUNCA tocar na objectiva, e destapa-se quando os foguetes começam a subir...

Resultado:
http://my.opera.com/ojsnascimento/albums/showpic.dml?album=588989&picture=87050282

Ok, podia ter saído melhor, a localização é uma #$&!...  >:(

brg:
Excelente dica. Isso bem feito é uma espécie de múltipla exposição, assim consegue-se uma panorâmica bem mais interessante.

orlandosn:
Este ano só se formos ao Funchal e tentarmos lá!
Desconfio que em Portimão não vai haver fogo de artifício... Uma velinha acesa, no máximo!  ;D

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version