Author Topic: Quanto às pedras..  (Read 5603 times)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Quanto às pedras..
« Reply #15 on: August 17, 2013, 07:24:20 pm »
0
Qual a diferença que as coticules proporcionam?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline bjj

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 26
  • Respect: 0
    • Email
Re: Quanto às pedras..
« Reply #16 on: August 18, 2013, 07:53:28 am »
0
Qual a diferença que as coticules proporcionam?

Uma caracteristica muito interessante da coticule na minha opiniao é a maciez do barbear, pouca irritação...pouco agressiva....

a 12k tambem deixa o fio com um barbear macio e pouco agressivo, a vantagem é a granulagem ser mais fina.... podendo dar um aperfeicoamento na finalizacao... alem do mais dizem que a coticule nao passa da media de 10000 grãos... o que eu faco... eu barbeio apos finalizar com a coticule somente na agua , se nao ficar tao boa eu vou pra 12k chinesa ou japonesa... realmente é uma pedra que vale cada centavo na minha opiniao

p.s : agressividade que digo é no sentido de irritação ou queimar a pele, e não avidez do fio ;)

essa é minha opiniao... e  a sua Islander ?

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re: Quanto às pedras..
« Reply #17 on: September 09, 2013, 10:59:00 pm »
0
bjj, coincido nas tuas impressões.
Parece que existe ali um ponto entre cortar pêlo e a pele que as coticule atingem.... A minha TI, por exemplo, ao ser maior e mais pesada que a média, por vezes posso tocar com a lâmina na pele por descuido e não corta, por exemplo(acontecia muito ao modelar nas patilhas, por exemplo, quando a lâmina ainda não está em contacto com a pele e a mão tem instabilidade...). Mas sempre com eficácia ao barbear...

Posso vir a mudar de opinião mas de momento não vejo necessidade em procurar pedras de grão muito alto...10/12K parecem ser mais do que suficientes.
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline bjj

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 26
  • Respect: 0
    • Email
Re: Quanto às pedras..
« Reply #18 on: September 09, 2013, 11:34:28 pm »
0
tou contigo Islander, em termos de pedra o que eu percebo da evolução pra coticule e Jnat ou Cnat é muito pouca, acredito que uma 15000/20000 tambem seria desnecessario, apesar de eu ter a curiosidade de fazer um teste um dia... porem em termos de pastas as granulagens finas como a 0.5 do oxido cromio tem pessoas que gostam muito e nao vivem sem.... conheco pessoas tambem que usam o proprio oxido cromio antes da finalizacao com agua na coticule... bem essa negocio de afiação parece ser um mundo bem dinâmico. Forte abraco.

Offline RodrigoGadelha

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 716
  • Espera no Senhor! Sl: 37-4
  • Respect: +10
Rodrigo Gadelha
Manaus - AM
Brasil

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Quanto às pedras..
« Reply #20 on: October 23, 2013, 11:33:35 am »
0
Rodrigo, a mim parece que essa pedra é apropriada para facas.

Islander e bjj, eu também não vi necessidade de uma pedra superior à chinesa 12K. Para renovar o fio, tem sido suficiente levar a navalha àquela pedra após 15 ou 20 escanhoados. Faço umas 100 passagens com slurry e outras 100 apenas com água.

No mais, percebo grande diferença na eficácia e na segurança da navalha conforme varia a qualidade do sabão/espuma, bem como o ângulo de contato da lâmina com a cara. Por isso, ao avaliar um sabão, tenho dado muita importância à sua capacidade de "levantar" o pelo. Nesse quesito, dou nota dez ao stick Derby, e zero ao MWF (com o qual não me acertei e já pus fora).

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re: Quanto às pedras..
« Reply #21 on: October 28, 2013, 05:34:40 pm »
0
Há sabões que eu nem tento usar com navalha e outros que agarro instintivamente quando vou usá-la, é muito mais exigente, sem dúvida.

Por outro lado dá-me pena que alguém ponha de lado o MWF, já experimentaste usar como stick e sem poupança? E com cerda? (acho que nunca dei este conselho mas fica a tentativa...  ;D)
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Quanto às pedras..
« Reply #22 on: October 29, 2013, 10:34:53 am »
0
Tentei de todas as formas que me eram disponíveis: cerda, texugo, na cara, na tigela, como stick, com pouca água, muita água e água média; por fim, ralei e amoldei noutro recipiente para aumentar a superfície de contado com o pincel. Tudo debalde. Na maioria das vezes, consegui uma espuma consistente, duradoura e de boa aparência, porém sem deslize nenhum. Houve um dia que a navalha travou e avançou pele adentro. Enfim, um fracasso.

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re: Quanto às pedras..
« Reply #23 on: November 12, 2013, 06:31:00 pm »
0
Gosto muito das coticule e não sinto necessidade de ir a pedras mais finas, comprei a 1ª aqui no forum há já uns tempos e não resisti a comprar outra maior e mais larga onde a navalha cabe toda, gosto muito do acabamento que permite, muito suave.

Offline Pereira

  • Trade Count: (+3)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 75
  • Respect: +1
    • Email
Re: Quanto às pedras..
« Reply #24 on: November 12, 2013, 10:32:25 pm »
0

Offline MASC

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: +2
    • Email
Re: Quanto às pedras..
« Reply #25 on: December 09, 2013, 06:42:40 pm »
0
Boa noite confrades,

Tambem eu ando á procura de uma pedra para manutenção da navalha.
Encontrei este comerciante de salvo erro Alcobaça, alguém conhece ?

http://www.epda.pt/pedras-de-afiar/ardennes

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Quanto às pedras..
« Reply #26 on: December 09, 2013, 09:54:58 pm »
0
Ora, nem sabia que havia material deste à venda em Portugal.
Se comprares nessa loja, depois dá feedback. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Quanto às pedras..
« Reply #27 on: December 11, 2013, 10:04:33 am »
0
O comerciante não conheço, mas reconheço a origem das pedras: Ardennes, Bélgica.
São pedras naturais, muito boas como finalizadoras.

É pena as dimensões das pedras que colocam à venda... São, na minha opinião, muito pequenas para serem usadas para afiar navalhas.

Para mim uma coticule terá no mínimo uns 13cm de comprimento e 4 a 5cm de largura, embora tenha uma coticule mais estreita que também me é util para as "smiling edges".

Boa noite confrades,

Tambem eu ando á procura de uma pedra para manutenção da navalha.
Encontrei este comerciante de salvo erro Alcobaça, alguém conhece ?

http://www.epda.pt/pedras-de-afiar/ardennes
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal