Author Topic: O que é comum na Europa?  (Read 5531 times)

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
O que é comum na Europa?
« on: January 27, 2012, 11:32:47 am »
0
Ontem ao me barbear, com o Erasmic stick, fiquei pensando sobre que produtos são comuns na Europa.
Porque no Brasil, produtos de barbear clássico são raridade. É possível visitar várias farmácias sem encontrar mais que duas marcas de creme e às vezes nenhum pincel.
Esses sticks de barbear, por exemplo, encontram-se em qualquer mercado ou farmácia da Europa?
Os pincéis Semogue, Kent, Vie-Long, por exemplo?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #1 on: January 27, 2012, 11:47:18 am »
0
Se por Europa te referes a Portugal, o que é comum é:

 - Creme de barbear Palmolive, Denim, Gillette ou Gibbs (ou Nivea, se tiveres sorte) ou então de marca branca, como o Via men ou o Skino;
 - Aftershave Nivea, Gillette e outros assim.
 - Lâminas Bic, ou Gillette, ou Wilki, ou as personna do Continente.

E pronto, resumindo é o que se pode encontrar alguns supermercados. Para outros artigos, só mesmo em certas drogarias ou lojas mais especializadas ou obscuras. Sticks, nos supermercados em Portugal, nem vê-los. Numa cidade como Lisboa, apenas conheço uma loja que vende sticks Wilkinson e La Toja (a Drogaria S. Domingos).

No Reino Unido, já é diferente, há cadeias (como Boots, Savers, etc.) que têm maior diversidade de artigos.

E depois, a maioria dos países tem produtos nacionais bem divulgados que concorrem directamente, nos supermercados, com as marcas internacionais (Gillette, Nivea, Palmolive, etc.). Em Espanha encontras La Toja em todo o lado, em Itália tens o Proraso, no UK tens os Real Shaving Co, em França o Monsavon. Em Portugal, nicles. Exceptuando o Via Men (apenas o creme), não tens produto nacional a jogar no mesmo mercado.

Pincéis Kent, mesmo no UK, apenas em lojas especializadas ou em "department stores" estilo John Lewis.
Pincéis Vie-Long, em Espanha, penso que não será muito diferente - lojas especializadas, perfumarias ou então department stores estilo El Corte Inglès.
Pincéis Semogue, em Portugal? Se não for alguma drogaria ou cutelaria perdida, não te safas. Algumas lojas dedicadas a produtos portugueses começam agora a vendê-los, mas ainda são raras. É mais fácil encontrar um pincel Omega (as drogarias trabalham muito com Omega) do que um Semogue. Mas nos supermercados, salvo honrosas excepções, nicles.
« Last Edit: January 27, 2012, 11:53:38 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #2 on: January 27, 2012, 12:26:30 pm »
0
Concluo que ainda é mais fácil comprar pela internet os produtos portugueses (semogue, veleiro..etc) do que "ao vivo e a cores"....estou errado?!! ??? ??? ???
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Captain Flint

  • Yo-ho-ho, and a bottle of Bay Rum!
  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • *
  • Posts: 1695
  • Broguish
  • Respect: +25
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #3 on: January 27, 2012, 12:29:57 pm »
0
Em França, encontra-se facilmente Monsavon, cremes Palmolive e Nivea um pouco por todo o lado. Os cremes da Williams são mais raros. Nalguns Carrefours pode-se ver à venda o sabão e/ou o creme da Maison du Barbier, mas parece-me que o numero tem vindo a diminuir nestes ultimos anos. Em relação a aftershaves, basicamente Aqua Velva, Mennen, Brut, Scorpio, Nivea e outras marcas parecidas. Pincéis de texugo da Wilkinson Sword e outros baratuxos feitos na China que não interessam a ninguém. Os pincéis de cerda da cadeia Monoprix são feitos pela Omega, e o preço é bastante justo (c. 7 Euros)

Nalgumas farmacias e parafarmacias vê-se à venda o creme da Roger & Gallet e o sabão Osma.

Nas Galerias La Fayette, com um bocado de sorte consegue-se encontrar sabões, aftershaves e colonias Tabac. Talvez o sabão da Plisson. Não é raro ver o Merkur Classic, bem como varios pincéis de texugo sem marca e outros da Plisson.

Nas cutelarias e/ou quinquilharias  ;D maquinas da Merkur, pincéis Merkur e outros, talvez o sabão Plisson. Pode-se também encontrar eventualmente navalhas e assentadores da Dovo.
« Last Edit: January 27, 2012, 12:32:03 pm by Captain Flint »
Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.

Samuel Beckett

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #4 on: January 27, 2012, 12:36:51 pm »
0
Concluo que ainda é mais fácil comprar pela internet os produtos portugueses (semogue, veleiro..etc) do que "ao vivo e a cores"....estou errado?!! ??? ??? ???

É bem verdade sim. Ou encontras pela internet, ou numa loja/drogaria/mercearia perdida por um desses bairros tipicos de Portugal (onde muitas vezes apenas existe stock antigo que não foi vendido). Salvo os casos de algumas drogarias lisboetas (atenção que chamamos drogarias pois vendem perfumes, produtos de beleza, etc. Aqui na minha zona uma drogaria vende cimento, tijolos, ferramentas, lixa, brocas, pregos e parafusos...algumas vendem navalhas e navalhetes e por vezes uns pinceis. Mas cremes e etc nunca vi neste tipo de loja.)

A minha alternativa é comprar ao Gil que é praticamente meu vizinho e consegue as marcas portuguesas com relativa facilidade ;)
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #5 on: January 27, 2012, 12:42:32 pm »
0
É verdade que os produtos portugueses não se encontram à venda nas grandes superficies, embora a lavanda tenha estado no jumbo durante uns meses de 2011 e não sei porque saiu.
Ma sem Lisboa existem varia drogarias e lojas onde se podem comprar os produtos produzidos cá, se pernsarmos na Baixa de Lisboa existem umas 5 drogarias/prefumarias onde encontramos os acbrito ou os da marca confiança, se nesse gruppo ainda incluirmos as lojas que vendem produtos mais tradicionais conseguimos mais umas duas na zona da baixa e chiado e que ja existem hà algum tempo.

Não conheço a realidade de outras cidades portuguesas, mas sinto mais falta e menos disponibilidade de aparelhos de corte e se pensarmos em pedras de afiar pior ainda, isso sim não temos facilidade em encontrar e quando encontramos são normalmentre de grão muito grosso.

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #6 on: January 27, 2012, 01:13:27 pm »
0
É verdade que os produtos portugueses não se encontram à venda nas grandes superficies, embora a lavanda tenha estado no jumbo durante uns meses de 2011 e não sei porque saiu.
Ma sem Lisboa existem varia drogarias e lojas onde se podem comprar os produtos produzidos cá, se pernsarmos na Baixa de Lisboa existem umas 5 drogarias/prefumarias onde encontramos os acbrito ou os da marca confiança, se nesse gruppo ainda incluirmos as lojas que vendem produtos mais tradicionais conseguimos mais umas duas na zona da baixa e chiado e que ja existem hà algum tempo.

Não conheço a realidade de outras cidades portuguesas, mas sinto mais falta e menos disponibilidade de aparelhos de corte e se pensarmos em pedras de afiar pior ainda, isso sim não temos facilidade em encontrar e quando encontramos são normalmentre de grão muito grosso.

Apesar de não usar navalha tenho sempre tendência em avaliar a sua existência em algumas montras. Como vivo longe de Lisboa acho que só vi navalhas à venda uma unica vez em Aveiro, na casa Martelo e só tinham uma. Quanto aos materiais de afiação e calibração do fio não vi. Quanto a DE também nunca as vi à venda tirando aquelas chinesas Nanjie ou Ninja ou algo do género...uma pena pois muitas vezes comprar fora sai caro.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #7 on: January 27, 2012, 01:41:49 pm »
0
É verdade que os produtos portugueses não se encontram à venda nas grandes superficies, embora a lavanda tenha estado no jumbo durante uns meses de 2011 e não sei porque saiu.
Ma sem Lisboa existem varia drogarias e lojas onde se podem comprar os produtos produzidos cá, se pernsarmos na Baixa de Lisboa existem umas 5 drogarias/prefumarias onde encontramos os acbrito ou os da marca confiança, se nesse gruppo ainda incluirmos as lojas que vendem produtos mais tradicionais conseguimos mais umas duas na zona da baixa e chiado e que ja existem hà algum tempo.

O problema é exactamente esse: mesmo numa cidade como Lisboa, os pontos de venda continuam a ser poucos... digamos que poderia ser bem melhor.  

Agora com o "boom" da moda "tradicional/vintage/etc." a situação melhorou um pouco - surgiram marcas como a ABB que chegaram a outro tipo de lojas. Abriram umas quantas lojas estilo "A Vida Portuguesa". Lojas como a "Pote de Prata" passaram a vender Confiança e Semogue. Mas são poucas, ainda.

Até à chegada do ABB, o sabão de barbear mais distribuído em Portugal devia ser o L'Occitane - o que diz muito, pois só se vende nas lojas da marca e no El Corte Inglès... :P

A verdade é esta: não existe uma marca portuguesa a competir na grande distribuição com os Gillettes, Niveas e afins. Como a Proraso faz em Itália, a La Toja em Espanha ou a Real Shaving Co. no Reino Unido.


Não conheço a realidade de outras cidades portuguesas, mas sinto mais falta e menos disponibilidade de aparelhos de corte e se pensarmos em pedras de afiar pior ainda, isso sim não temos facilidade em encontrar e quando encontramos são normalmentre de grão muito grosso.

Apesar de não usar navalha tenho sempre tendência em avaliar a sua existência em algumas montras. Como vivo longe de Lisboa acho que só vi navalhas à venda uma unica vez em Aveiro, na casa Martelo e só tinham uma. Quanto aos materiais de afiação e calibração do fio não vi. Quanto a DE também nunca as vi à venda tirando aquelas chinesas Nanjie ou Ninja ou algo do género...uma pena pois muitas vezes comprar fora sai caro.

Aqui em Lisboa até existem lojas que vendem navalhas e assentadores - estou-me a lembrar da Cutilae, da Polycarpo ou da S. Domingos. Safety-razors Merkur podem ser encontradas também em algumas drogarias. Mas a oferta é escassa e muito cara - os preços são melhores online.
« Last Edit: January 27, 2012, 01:44:13 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #8 on: January 27, 2012, 01:53:24 pm »
0
Parece que vocês estão a falar de outro lugar...
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #9 on: January 27, 2012, 02:40:22 pm »
0
No caso das navalhas, navalhetes e safty-razors existem algumas drogarias outros espaço mais dedicados aos cabeleireiros e barbeiros como por exemplo a barbex, e vendem normalmente assentadores também, mas pedras de afiar para as nossas navalhas é que nunca vi à venda, as que encontro são agressivas de mais.

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #10 on: January 27, 2012, 03:38:44 pm »
0
Concluo que ainda é mais fácil comprar pela internet os produtos portugueses (semogue, veleiro..etc) do que "ao vivo e a cores"....estou errado?!! ??? ??? ???

Aqui para o interior, há uma drogaria que vende os cremes Veleiro e Top Secret, já Musgo Real e O Melhor nem vê-los... pincéis da Semogue já só no Porto, mas a Drogaria que falava vende uma boa variedade de pincéis Omega e outros de marcas ainda mais duvidosas!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #11 on: January 27, 2012, 05:59:16 pm »
0
No caso das navalhas, navalhetes e safty-razors existem algumas drogarias outros espaço mais dedicados aos cabeleireiros e barbeiros como por exemplo a barbex, e vendem normalmente assentadores também, mas pedras de afiar para as nossas navalhas é que nunca vi à venda, as que encontro são agressivas de mais.

Isso acho que em lado nenhum será um item de fácil acesso numa loja fisíca, diga-se.... Acompanho os foruns e 99% ou compram online ou são achados tipo feiras de velharias ou boot sales.
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #12 on: January 27, 2012, 09:25:54 pm »
0
Eu comprei quase todo o "software barbístico" localmente, e ainda tive que dar ao pedal para arranjar alguns itens mais difíceis de encontrar, por exemplo O Melhor, Musgo Real, La Toja stick ou Bottega Verde.

O grande paradoxo do escanhoado tradicional em Portugal é que é bastante fácil encontrar carradas de cremes e lâminas em quase todo o lado. O curioso é que depois não têm para venda o material para os usar, ou seja safety razors e pincéis!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #13 on: February 02, 2012, 03:15:14 pm »
0
O grande paradoxo do escanhoado tradicional em Portugal é que é bastante fácil encontrar carradas de cremes e lâminas em quase todo o lado. O curioso é que depois não têm para venda o material para os usar, ou seja safety razors e pincéis!

+1

É paradoxal, realmente. Por exemplo, no Pingo Doce, há vários cremes de barbear, mas 0 pinceis.

Dá a vontade de chamar o gerente de loja e perguntar: "Ouça lá, como é que uso estes cremes? Com as mãos?"
ou então, se quisermos ser mauzinhos: "Ouça lá, se vocês vendem pastas dos dentes e escovas dos dentes, porque é que não vendem pinceis para os cremes de barbear? Já experimentaram usar a pasta dos dentes só com os dedos?"
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:O que é comum na Europa?
« Reply #14 on: February 02, 2012, 03:28:14 pm »
0
O grande paradoxo do escanhoado tradicional em Portugal é que é bastante fácil encontrar carradas de cremes e lâminas em quase todo o lado. O curioso é que depois não têm para venda o material para os usar, ou seja safety razors e pincéis!

+1

É paradoxal, realmente. Por exemplo, no Pingo Doce, há vários cremes de barbear, mas 0 pinceis.

Dá a vontade de chamar o gerente de loja e perguntar: "Ouça lá, como é que uso estes cremes? Com as mãos?"
ou então, se quisermos ser mauzinhos: "Ouça lá, se vocês vendem pastas dos dentes e escovas dos dentes, porque é que não vendem pinceis para os cremes de barbear? Já experimentaram usar a pasta dos dentes só com os dedos?"

Isso está acontecendo no Brasil também. Bem ou mal, a gente sempre encontra de uma a três marcas de creme nas farmácias, mas nem todas vendem pincéis... Aliás, é bem difícil de achar.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal