Author Topic: Má notícia: CTT atrasa entrega de correspondência voluntariamente  (Read 3163 times)

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Quote
OS CTT estão a atrasar de propósito a entrega do correio. A denúncia parte dos sindicatos do sector e dos próprios carteiros que lidam cada vez mais com ameaças, injúrias e agressões físicas por parte dos clientes, devido à demora na recepção dos vales de Rendimento Social de Inserção (RSI), abonos de família ou reformas.
«O correio está a ser deliberadamente atrasado porque houve decisão dos CTT de fazer uma distribuição segmentada»,, acusa o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), Vítor Narciso.

«A segmentação foi introduzida para diminuir o número de trabalhadores; foi uma forma que a empresa arranjou de poupar dinheiro à custa dos trabalhadores e da população», acrescenta Jorge Costa, dirigente da Comissão de Trabalhadores dos CTT. Ainda segundo este sindicalista, os CTT pretendem eliminar cerca de 4.000 dos 11.500 postos de trabalho.

Fonte oficial dos CTT nega as acusações, indicando que «o modelo de distribuição de correio não tem implicações no número de funcionários da empresa».

Mas afinal o que é a distribuição segmentada? Um carteiro tem determinada área e essa área, segundo este modelo, passou a ser dividida ao meio. Ou seja, num dia, o carteiro leva todo o correio (normal e prioritário) só à primeira parte da área e na outra metade entrega apenas o correio prioritário.

No dia seguinte, na primeira metade entrega apenas a correspondência prioritária; e na segunda, todo o tipo de correio. E assim sucessivamente. Ou seja, o que podia ser entregue num só dia, acaba por chegar ao destinatário dois ou três dias depois, na melhor das hipóteses.

«Não há dia nenhum em que não apareçam dezenas de utentes à procura de correio na estação de Olhão», conta Jorge Costa. «Isto é uma zona piscatória, onde se assiste a cada vez mais pessoas a passar dificuldades e dois ou três dias antes da data em que está previsto virem os vales da Segurança Social já cá estão a pedi-los», contextualiza o dirigente sindical.

Jorge Costa diz ainda que quando, num mesmo dia, um carteiro entrega o RSI a alguém de determinada zona e não entrega o RSI a um vizinho, este rapidamente sabe e vai à estação dos correios mostrar a sua insatisfação. Os sindicalistas dizem, ao SOL, que a prioridade dos CTT é o correio azul: «Atrasa-se de propósito a entrega, para obrigar as pessoas a usar correio azul».

Jorge Costa conta que chega a haver casos em que, num dia, uma mesma pessoa tem prontas a seguir, duas cartas (uma em correio normal e outra em correio azul) e só a carta prioritária, chega atempadamente a casa do cliente, quando nada impedia a entrega das duas no mesmo ‘giro’. Na rua, diz Vítor Narciso, «quando questionados sobre os atrasos, os carteiros têm de se fazer de parvos, para não serem penalizados pela empresa».

Em Vila Real de Santo António, há poucos anos, o descontentamento face ao atraso de correspondência foi de tal ordem que os funcionários dos CTT foram ‘obrigados’ a abrir as portas do centro de distribuição aos populares.

«Aconteceu durante três ou quatro meses; as pessoas não recebiam os vales em casa e começaram a juntar-se; a pressão era tanta, com ameaças e pontapés na porta», recorda Vítor Narciso. «A solução foi deixar entrar duas pessoas de cada vez para irem seleccionar o seu correio; foi quase como atirar o poder à rua», diz.

Seis livros cheios de reclamações

À Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) chegaram, no ano passado, 8.753 queixas dos serviços postais, o que representa, segundo a ANACOM, um aumento de 20% face a 2010. Por seu turno, os CTT indicam que em 2011 houve uma diminuição de 10,6% ao nível das reclamações entradas na empresa (passaram de 5.127 para 4.586). No entanto, a percepção dos carteiros é de que a insatisfação dos clientes é crescente.

Jorge Costa conta que, no posto dos CTT de Olhão, por exemplo, não há livro de reclamações que chegue: «Em 2011, a três ou quatro meses do final do ano, já iam no quinto ou sexto livro de reclamações». E não são apenas os clientes a reclamar. Os próprios carteiros se queixam.

«Tem havido casos de trabalhadores dos CTT que vão fazer depósitos aos bancos, ao final do dia, e que têm sido assaltados, porque as rotinas deles são conhecidas», refere ao SOL Vítor Narciso. O dirigente sindical lamenta que «os CTT nunca providenciem escolta ou a ida de dois trabalhadores fazer depósitos ao banco».

«Não há nenhuma medida tomada pela direcção dos CTT de, pelos seus meios, ou até pelo pagamento à PSP ou GNR, de ser feito o acompanhamento de carteiros».

A excepção foi o Bairro social de Paradinha, em Viseu, onde durante três anos houve escolta policial durante o ‘giro’ do carteiro e onde agora se optou por criar apartados. O porta-voz da PSP, Paulo Flor, referiu ao SOL que «só pontualmente é feito acompanhamento de um profissional dos CTT, ou do gás ou mesmo de um técnico das águas de Portugal». .

Um carteiro que trabalha no concelho do Seixal– e que quis manter o anonimato – conta ao SOL que já foi agredido, devido ao atraso na entrega do correio:

«Houve um fulano que me encostou uma faca ao pescoço». Um outro cliente deu-lhe um murro na cara e ameaçou-o com pistola porque queria que deixasse o correio na morada onde já não residia. Para evitar mais situações destas, o carteiro trata os vales da Segurança Social como se fosse correio azul.

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=40455

Aqui está a explicação da razão pela qual as coisas estão a demorar muito tempo  :-\

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Re: Má notícia: CTT atrasa entrega de correspondência voluntariamente
« Reply #1 on: February 02, 2012, 05:02:46 pm »
0
Isto dependerá das zonas o demorar mais ou menos. Eu não tenho razões de queixa, até porque o prazo estimado em correio normal é de 3 dias...

Uma prima do meu pai já me disse que na zona dela acontece o carteiro fazer esse tipo de distribuição!

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk

Offline gastao_4x4

  • Trade Count: (+1)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 706
  • Respect: +1
Re:Má notícia: CTT atrasa entrega de correspondência voluntariamente
« Reply #2 on: February 02, 2012, 05:15:25 pm »
0
Hà pouco tempo tive de enviar uma carta, com aviso de recepção, registo e Correio azul. De Chaves com destino a Porto Salvo. Data de Chegada ao correios de destino 5 (CINCO) dias uteis, tinha sido enviada numa quinta feira...

De notar que se enviar uma carta de correio azul numa tarde acham que vai num camião especial? Mas custa muito mais.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Má notícia: CTT atrasa entrega de correspondência voluntariamente
« Reply #3 on: February 02, 2012, 05:45:59 pm »
0
Realmente, é de preocupar a situação dos correios, tanto brasileiros quanto portugueses.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re:Má notícia: CTT atrasa entrega de correspondência voluntariamente
« Reply #4 on: February 02, 2012, 05:53:01 pm »
0
Fiz uma encomenda no dia 21 dejaneiro  com o Confrade Madail e retirei ontem nos Correios...acho que é recorde tratando-se de importação....
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Má notícia: CTT atrasa entrega de correspondência voluntariamente
« Reply #5 on: February 03, 2012, 07:33:52 pm »
0
Em média as minhas demoram 2 a 3 dias a chegar ao destino entre destinos de Portugal continental, em correio normal. Entre Açores e Continente, ou vice-verça, 3 a 4 dias em média. Mas também já não envio cartas à coisa de uns 3 meses.

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Má notícia: CTT atrasa entrega de correspondência voluntariamente
« Reply #6 on: February 03, 2012, 08:37:47 pm »
0
Nunca tive problemas com os CTT(sou um gajo paciente...) mas recentemente parece-me que usaram um pacote para jogar à bola e conseguiram fazer estragos. Nem imagino o que terão feito para conseguir fazer aquilo mas foi a 1ª vez que tive problemas.
Não sei se relacionado ou não mas curiosamente em Dezembro as encomendas de UK estavam a chegar muito mais rápido que em Janeiro, não sei se fui só eu que notei?
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Má notícia: CTT atrasa entrega de correspondência voluntariamente
« Reply #7 on: February 03, 2012, 09:16:50 pm »
0
Eu com as encomendas nacionais (correio azul ou normal) não tenho tido problemas - tudo tem chegado nos tempos previstos. Correio azul sempre de um dia para o outro, e correio normal em 2-3 dias.
E ainda o outro dia recebi uma do UK que demorou cerca de uma semana, o que não é mau. Outra dos USA demorou mais ou menos o mesmo tempo.

Portanto... não me queixo. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Má notícia: CTT atrasa entrega de correspondência voluntariamente
« Reply #8 on: February 03, 2012, 09:59:19 pm »
0
Eu com as encomendas nacionais (correio azul ou normal) não tenho tido problemas - tudo tem chegado nos tempos previstos. Correio azul sempre de um dia para o outro, e correio normal em 2-3 dias.
E ainda o outro dia recebi uma do UK que demorou cerca de uma semana, o que não é mau. Outra dos USA demorou mais ou menos o mesmo tempo.

Portanto... não me queixo. :)


A isso se chama estar abençoado  :D Tens o carteiro do teu lado e tudo  ;D Aqui uma coisa de Hong-Kong demorou mais de 1 mês a chegar. E a primeira encomenda da Vitacost demorou quase 1 mês.

Offline Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 34
  • Respect: 0
    • Email
Re:Má notícia: CTT atrasa entrega de correspondência voluntariamente
« Reply #9 on: February 04, 2012, 02:13:30 am »
0
Até hoje nunca tive grandes problemas com os correios nem grandes atrasos com as minhas encomendas feitas na net. Só agora com o ano novo chinês e que algumas coisas se atrasaram mas nada que eu não estivesse a espera. Talvez seja sorte!

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Má notícia: CTT atrasa entrega de correspondência voluntariamente
« Reply #10 on: February 04, 2012, 10:10:22 pm »
0
Fiz uma encomenda no dia 21 dejaneiro  com o Confrade Madail e retirei ontem nos Correios...acho que é recorde tratando-se de importação....
:o :o :o
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal