Author Topic: Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.  (Read 3780 times)

Offline PTShaves

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 696
  • AFINADOR DE PIANOS
  • Respect: 0
    • www.pianodream.pt
    • Email
Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« on: June 10, 2012, 01:45:40 am »
0
Olá Cavalheiros,

Sim, quase como numa auto-comiseração, lanço aqui a ideia que sei que é comum a todos: comprar produtos sem necessidade disso. Seja porque ainda temos sabão suficiente (de duas marcas) ou porque o creme ainda vai a meio o porque já acumulo preps e não há meio de os gastar, etc. E comprar quase em desdém a um dos principais argumentos que nos trouxe ao barbear tradicional: a poupança.

Ou seja, um homem para viver uma paixão não se pode sentir culpado, senão não a aproveita. Já se fizer parte de um grupo de culpados convictos, a coisa é diferente.

Será que alguém aqui se sente culpado? Ou são todos super disciplinados e comprar quando já acabaram o que têm? Ou sente-se até contente com isso? Ou será que estamos a ficar piores do que as nossas senhoras, que comprar produtos de tratamento e beleza como se não houvesse amanhã?

Partilhemos...
www.pianodream.pt

Cumprimentos.

PT Shaves

A escanhoar é a a gente se entende.

Offline hassega

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • "Daemon est Deus Inversus"
  • Respect: 0
    • Email
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #1 on: June 10, 2012, 02:06:24 am »
0
Tem certa verdade... Mas quem de nós não tem varias canetas tinteiros? Ou então lapis? Ou outros adereços qualquer? O barbear tornou-se, pelo menos para mim, uma atividade na qual me sinto totalmente liberto de qualquer coisa. Penso eu, que a necessidade de aquirir produtos novos é tentativa de chegar ao barbear ideal, que nesse caso é inerente a cada um. O que achas?
"Somos o que repetitivamente fazemos, portanto, a excelência não é um feito, mas um hábito" - Aristóteles

Offline PTShaves

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 696
  • AFINADOR DE PIANOS
  • Respect: 0
    • www.pianodream.pt
    • Email
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #2 on: June 10, 2012, 02:31:58 am »
0
Tem certa verdade... Mas quem de nós não tem varias canetas tinteiros? Ou então lapis? Ou outros adereços qualquer? O barbear tornou-se, pelo menos para mim, uma atividade na qual me sinto totalmente liberto de qualquer coisa. Penso eu, que a necessidade de aquirir produtos novos é tentativa de chegar ao barbear ideal, que nesse caso é inerente a cada um. O que achas?

Sim. De facto uma coisa interessante que tenho vindo a descobrir é como é que tanta gente utiliza este hobbie como um autêntico remédio anti-stresse.

E acho que uma das coisas que torna a vida interessante são os interesses que vamos desenvolvendo. Por aí descobrimos um novo mundo, pessoas com o mesmo gosto,etc.
www.pianodream.pt

Cumprimentos.

PT Shaves

A escanhoar é a a gente se entende.

Offline hassega

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • "Daemon est Deus Inversus"
  • Respect: 0
    • Email
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #3 on: June 10, 2012, 03:28:45 am »
0
Então.... #tamosjunto
"Somos o que repetitivamente fazemos, portanto, a excelência não é um feito, mas um hábito" - Aristóteles

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #4 on: June 10, 2012, 06:39:39 am »
0
Caro PianoTunerShaves, me incluo no rol daqueles que não sentem culpa! :)
Claro que não preciso nem de um décimo das coisas que adquiri para o Barbear Clássico, mas, sinceramente, eu não entrei nesta arte para poupar, mas por admiração, assim como não fumo charuto ou cachimbo, por vício, mas por admirá-los. Compro o que gosto e penso que me servirá, de um modo ou outro, não por preço, ou marca, ou premência. Abraços. :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #5 on: June 10, 2012, 09:44:14 am »
0
Eu sou disciplinado. Compro cada coisa a seu tempo (no que toca a produtos de barbear).

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #6 on: June 10, 2012, 11:51:00 am »
0
Já passei por diversas fases, mas nunca com sentimento de culpa. Quem começa nesta arte descobrindo-a sozinho, como foi o meu caso, acaba por comprar pouca coisa. A primeira intenção é "vamos lá ver se isto realmente funciona". Puro pragmatismo, pois se não funcionasse teria voltado às MLs e enlatados.

O que leva a mais compras é o sentido coleccionista e os fóruns ajudam muito nisso. Vemos uma coisa gira, e pimba já está. Para quem está a começar e com dificuldades em obter resultados, procura a tal "bala mágica" na forma do produto X ou Y que lhe vai dar os resultados pretendidos.

Gosto de estar sempre a experimentar coisas novas, máquinas, lâminas, etc. porém a um ritmo mais pausado. O que comprei mais foram cremes e sabões, mas consigo finalmente ver o "fundo ao tacho" (é só mais uns 2 ou 3 anos de uso ;D).

Há "hobbies" bem mais caros e a única coisa que não se deve fazer é continuar com um produto que não se goste. Para isso há as vendas, trocas, ofertas, etc. De resto, é só apreciar o que se tem...
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Gabriel

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 103
  • Respect: 0
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #7 on: June 10, 2012, 11:54:42 am »
0
Eu sou disciplinado. Compro cada coisa a seu tempo (no que toca a produtos de barbear).

Eu também sou disciplinado, tenho que comprar algo pelo menos uma vez por semana  ;D

Offline hassega

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • "Daemon est Deus Inversus"
  • Respect: 0
    • Email
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #8 on: June 10, 2012, 03:20:10 pm »
0
Caracas..... Pelo jeito, não tem jeito.... Só mudei o foco, a mania é a mesma. Meio colecionismo meio curiosidade...
"Somos o que repetitivamente fazemos, portanto, a excelência não é um feito, mas um hábito" - Aristóteles

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #9 on: June 10, 2012, 03:59:56 pm »
0
Há "hobbies" bem mais caros e a única coisa que não se deve fazer é continuar com um produto que não se goste. Para isso há as vendas, trocas, ofertas, etc. De resto, é só apreciar o que se tem...

Completamente de acordo  :D :D :D :D :D :D

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #10 on: June 10, 2012, 04:14:11 pm »
0
Isso é puro hobby! E dos mais saudáveis!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5243
  • Respect: +40
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #11 on: June 10, 2012, 06:56:55 pm »
0
Eu vejo de outra forma, tudo aquilo que tenho é para usar, pode é demorar anos a acabar, mas não fica encostado. Se houver algo que me farte, vendo ou ofereço.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #12 on: June 10, 2012, 07:24:16 pm »
0
Muito bem dito pelo Gadrel. Todos nós, sim TODOS não adianta negar, temos coisas a mais, por isso não as adquirimos por necessidade, mas sim por ser um hobby, para os disfrutar e para fazermos a nossa opinião.

E como diz muito bem o brg, há hobbies bem "piores", isto é, que se gasta muito mais dinheiro. Ainda ontem na conjunta do Varon Dandy, paguei menos de 2 Euros por 100ml de aftershave. Precisava de mais um aftershave? Não, claro que não, já tenho de sobra, tal como os outros "artigos" de barbear, apenas estava curioso com um artigo que tem alguma história e é um óptimo exemplo que podemos ter um hobby saudável sem ficar falido.

Caro PianoTunerShaves, me incluo no rol daqueles que não sentem culpa! :)
Claro que não preciso nem de um décimo das coisas que adquiri para o Barbear Clássico, mas, sinceramente, eu não entrei nesta arte para poupar, mas por admiração, assim como não fumo charuto ou cachimbo, por vício, mas por admirá-los. Compro o que gosto e penso que me servirá, de um modo ou outro, não por preço, ou marca, ou premência. Abraços. :D
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #13 on: June 10, 2012, 08:26:20 pm »
0
Eu tenho um pouco dos dois lados.

Eu não entrei para o barbear clássico com o intuito de poupar, mas por curiosidade (e me mantenho nele por ter gostado). Fiz as contas do que gastava anualmente com cartuchos Mach 3 e espuma de lata e cheguei à conclusão que mesmo que economizasse 100% com o barbear clássico, o alívio nas minhas contas seria pequeno. O que gastava em um ano de Mach 3 não paga metade de uma mensalidade do plano de saúde, como exemplo.

Por outro lado, estou me mantendo relativamente contido nas compras. Quando vi que tinha lâminas e cremes para 2 anos, pincéis para uns 10 anos, pós para um ano, máquinas para a vida toda, e por ter entrado em novembro do ano passado no BC, percebi que podia parar um pouco.

Tenho mais do que preciso, mas é um "mais" sob controle  ;)
But the tigers come at night

Offline alhkar

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 548
  • Respect: 0
    • Email
Re:Comprar produtos sem necessidade disso. Só porque sim.
« Reply #14 on: June 10, 2012, 08:30:07 pm »
0
Quando aderi a este fórum disse a mim mesmo "eu não sou como estes malucos! Eu vou ter uma maquina, um bom pincel e um bom sabão.... "
Que inocente que eu era....


Sent from my iPhone using Tapatalk

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal