Author Topic: Rotação de material  (Read 2497 times)

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Rotação de material
« on: January 16, 2013, 11:50:17 am »
0
Caros Confrades,venho a lançar à discussão um pensamento que me ocorreu ontem enquanto me barbeava de manhã, que é a questão de que até que ponto a rotação de máquinas será agressivo para a pele. Explico: Por exemplo numa semana usar uma máquina suave e na outra semana usar uma agressiva, isto tendo por base um barbear diário de segunda a sexta-feira.

Filipe :)


Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Rotação de material
« Reply #1 on: January 16, 2013, 12:06:38 pm »
0
Eu fazia uma rotação completamente arbitrária das safety razors (meia-dúzia ou por aí) que tenho até ao fim de 2012. E a verdade é que na transição entre máquinas muito distintas, os escanhoados dificilmente eram perfeitos.

Então, decidi que a partir de 2013, dedico pelo menos 1 mês consecutivo a cada safety, o que me tem permitido obter escanhoados sistematicamente melhores e para Janeiro escolhi a EJ 89 DE Barley, que nem é das minhas preferidas...
« Last Edit: January 16, 2013, 12:08:29 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Rotação de material
« Reply #2 on: January 16, 2013, 12:20:01 pm »
0
Eu escolho o que vem à mão, mas tenho o cuidado de emparelhar máquinas que funcionam bem com certas lâminas.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Rotação de material
« Reply #3 on: January 16, 2013, 12:21:58 pm »
0
Eu percebi algo semelhante, mas acho que vai de cada um.

Faço a barba de domingo a sexta-feira, salvo exceções.

No meu caso, tenho usado quase que exclusivamente a EJ há um ano, desde que a comprei.

Quando troco de máquina não tenho um apurado no mesmo nível da EJ e ainda irrito o rosto.
But the tigers come at night

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Rotação de material
« Reply #4 on: January 16, 2013, 12:24:09 pm »
0
Eu escolho o que vem à mão, mas tenho o cuidado de emparelhar máquinas que funcionam bem com certas lâminas.

Também é uma boca dica essa.
Aliar lâminas suaves a máquinas agressivas e lâminas muito afiadas a máquinas mais suaves é uma medida que procuro implementar frequentemente. Mas confesso que no meu caso, a vontade de experimentar por vezes sobrepõe-se a estas conjecturas teóricas. :D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Rotação de material
« Reply #5 on: January 16, 2013, 02:43:51 pm »
0
A minha rotação de navalhas tem por tras uma ciencia mutio fiavel, tenho um grupo de navalhas preparadas para utilizar e quando olho para elas escolho a que me apetecer naquela manhã, esta metodologia tem tido excelentes resultados, mas também como podem perceber exige elevadas competencias como "escolhedor" e muito tempo de analise, por volta de uns 10 segundos porque a essa hora ainda tenho sono.

Aconselho o meu metodo porque tenho obtido com ele muito bons resultados.
« Last Edit: January 16, 2013, 05:25:55 pm by Rui »

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Rotação de material
« Reply #6 on: January 16, 2013, 03:08:50 pm »
0
A minha rotação de navalhas tem por tras uma ciencia mutio fiavel, tenho um grupo de navalhas preparadas para utilizar e quando olho para elas escolho a que me apetecer naquela manhã, esta metodologia tem tido excelentes resultados, mas também como podem perceber exige alevadas competencias como "escolhedor" e muito tempo de analize, por volta de uns 10 segundos porque a essa hora ainda tenho sono.

Aconselho o meu metodo porque tenho obtido com ele muito bons resultados.

LOL

No caso das safety razors, a discrepância de agressividade entre algumas delas é tão grande que torna a escolha mais complicada :D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re:Rotação de material
« Reply #7 on: January 16, 2013, 04:16:47 pm »
0
Eu comecei hoje com a Muhle R89 e irei com ela até sábado. E na próxima segunda-feira irei decidir qual a que irei usar. Mas realmente faz sentido as combinações de máquina agressiva/lâmina suave e máquina suave/lâmina agressiva.

No meu caso tenho a Muhle R89, Muhle R41 old school, a Merkur 37C Slant e uma multi de duas lâminas, a Gillette Contour que uso de vez enquanto.

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Rotação de material
« Reply #8 on: January 16, 2013, 04:38:24 pm »
0
Eu vou trocando de máquina, mas nunca de um dia para o outro.

Pelo menos faço uma semana com cada uma, mas quando uso a PAL Injector, uso-a seguida até trocar a lâmina. A que mais tempo fica na rotação é a EJ closed-comb. A Merkur Futur é a que menos uso (e a que mais gosto, "visualmente" falando). A Merkur 39C tem também ganho algum espaço...

O que mais troco é o pincel, raramente uso o mesmo dois dias seguidos.
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re:Rotação de material
« Reply #9 on: January 16, 2013, 04:52:49 pm »
0
Pois pincel só tenho o do Continente. Já tinha a verba separada para comprar um texugo, quando ontem me deram um pequeno toque no carro, enquanto tinha ido almoçar, estava estacionado num parque, não sei quem foi e lá vão 120 euros para o conserto >:(. Lá vou ter que adiar a compra :(

Filipe

Offline exasimoes

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 762
  • PT - Lisboa
  • Respect: 0
Re:Rotação de material
« Reply #10 on: January 16, 2013, 05:54:25 pm »
0
Tenho umas quantas que gosto de utilizar regularmente, normalmente utilizo duas lâminas por máquina, ou seja mantenho a mesma máquina por seis dias, só quando me dá vontade de utilizar a Gem junior é que dura 12 dias.

Normalmente utilizo apenas aquelas que gosto mais, mas as vezes vou buscar umas coisas mais exóticas.

Se fosse a utilizar uma DE por mês demorava 59 meses a voltar a primeira, isto se não houvesse aquisições pelo meio, o que acho muito improvável. ;D
"O senso comum não é tão comum assim."

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Rotação de material
« Reply #11 on: January 16, 2013, 06:23:27 pm »
0
Pois pincel só tenho o do Continente. Já tinha a verba separada para comprar um texugo, quando ontem me deram um pequeno toque no carro, enquanto tinha ido almoçar, estava estacionado num parque, não sei quem foi e lá vão 120 euros para o conserto >:(. Lá vou ter que adiar a compra :(

Filipe

Lamentável a atitude de certas pessoas na estrada... Já me aconteceu cousa parecida, sem prejuízos de maior, mas mais lamentável que o prejuízo de alguém é essa falta de civismo... Realmente lamentável...

Tenho umas quantas que gosto de utilizar regularmente, normalmente utilizo duas lâminas por máquina, ou seja mantenho a mesma máquina por seis dias, só quando me dá vontade de utilizar a Gem junior é que dura 12 dias.

Normalmente utilizo apenas aquelas que gosto mais, mas as vezes vou buscar umas coisas mais exóticas.

Se fosse a utilizar uma DE por mês demorava 59 meses a voltar a primeira, isto se não houvesse aquisições pelo meio, o que acho muito improvável. ;D


Cinquenta e quantas? ;D

Is this a world record???
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Rotação de material
« Reply #12 on: January 16, 2013, 07:58:38 pm »
0
Lamentável a atitude de certas pessoas na estrada... Já me aconteceu cousa parecida, sem prejuízos de maior, mas mais lamentável que o prejuízo de alguém é essa falta de civismo... Realmente lamentável...

Ou mesmo falta de habilidade e sensibilidade, às tantas nem dão conta. Já vi uma pessoa a bater num poste a fazer manobra, insistir até o parachoques (é assim que se escreve com o acordo?!) dobrar e ir embora com uma valente dobra no mesmo.

Por outro lado, também já ouvi uma pessoa confessar que tinha rascanhado outro carro a estacionar e que se veio embora sem deixar nenhum bilhete pois já lhe tinham feito o mesmo três vezes.

Atitudes sempre lamentáveis, mas mais caricata passou-se comigo quando alguém me bateu a meio da porta fazendo marcha atrás (o retrovisor entrou na janela do pendura e torceu no pilar central) e como se não bastasse dizia que o meu carro não tinha nada, que os riscos não fora ele que os fizera, que já estavam, que o problema era o dele que tinha sido pintado na semana passada. A determinada altura quase parecia que eu é que tinha batido. Como os danos não eram muito visíveis, era impossível argumentar e tinha mais que fazer, acabei por despedir o tipo e ir embora.

Existem pessoas que não se consciencializam que controlar um carro é uma atividade arriscada e que devem estar preparados não só para colher os benefícios mas também assumir os riscos e erros.

Filipe, lamento o toque que sofreu no seu carro.

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re:Rotação de material
« Reply #13 on: January 16, 2013, 08:46:20 pm »
0
Obrigado Confrades, mas isto realmente está assim, uma pessoa quando sai de casa com um carro num sabe o que lhe espera pela frente, mas enfim...


Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re:Rotação de material
« Reply #14 on: January 16, 2013, 11:25:33 pm »
0
Eu utilizo a que está no suporte no lavatório, normalmente mudo quando vou à gaveta e vejo alguma e penso “humm faz quanto tempo”, mas a gaveta é grande e há algumas máquinas que não vêm a luz do dia há meses.
Exemplo: Há duas semanas que utilizo a Ever Ready Streamline e não estava para mudar, mas o exasimoes tem escrito sobre a 1912 dele e começo a pensar que tenho de mudar de música para GEM Junior ou Ever Ready  1912.


Relativamente à agressividade gosto de máquinas agressivas, mas não utilizo muito as hiperagressivas, leia-se R41 shark, Ever Ready 1914 e Ever Ready 1924.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal