Author Topic: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)  (Read 2928 times)

Offline pacosta

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 39
  • Respect: 0
    • Email
Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« on: September 01, 2013, 09:16:49 pm »
0
Boa noite a todos,

Após me ter iniciado nesta nova arte, tive oportunidade de falar com o meu avô sobre o tema, qual é o meu espanto, quando durante a tarde de hoje, ele me entregou uma caixa(em mau estado) e me diz para cuidar bem da máquina que pertencia ao pai dele...

fiquei sem palavras....
Venho neste momento pedir a vossa ajuda, para tentar identificar a marca, uma vez que após conversa telefónica com o The Monk, verifiquei que não tem nenhuma marca tradicional nem nenhuma numeração (nem na máquina, nem no estojo)

seguem algumas fotografias:









Alguém consegue ajudar?

Abraços a todos

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« Reply #1 on: September 01, 2013, 09:22:59 pm »
0
Parece-me ser um clone Gillette ou algo assim. Talvez até uma Gillette mesmo mas não reconheço o cabo. É possível uma foto mais aproximada do cabeçal? Este último é tipo os da Old Type (não tem espaço entre as duas partes que crie um gap) logo a lamina fica plana no cabeçal.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline pacosta

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 39
  • Respect: 0
    • Email
Re: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« Reply #2 on: September 01, 2013, 09:49:23 pm »
0
Boas, seguem fotos mais próximas






Espero que ajudem.
Abraços,

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« Reply #3 on: September 01, 2013, 09:52:53 pm »
0
 Só o detalhe "de ter sido do teu bisavô", já vale muito. :)

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« Reply #4 on: September 01, 2013, 09:54:51 pm »
0
Realmente dá agora para notar que os dentes têm um ângulo recto em vez da inclinação suave das Gillette.
Parece ser uma máquina interessante com alguma exposição na lâmina já que a mesma parece ficar mesmo plana. Sobre as origens, é dificil saber sem nenhuma marca na caixa ou na máquina. Há 78 anos havia centenas de fabricantes cada um com os seus clones.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline pacosta

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 39
  • Respect: 0
    • Email
Re: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« Reply #5 on: September 01, 2013, 09:57:27 pm »
0
Como o Caramelo disse, claramente que o valor sentimental é muito superior a qualquer outra coisa, no entanto gostaria de saber mais sobre o fabricante, mas acredito que na altura existia muita variedade de máquinas/fabricantes :)
Obrigado na mesma pela tentativa.

Abraços,

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« Reply #6 on: September 01, 2013, 10:10:00 pm »
0
Como o Caramelo disse, claramente que o valor sentimental é muito superior a qualquer outra coisa, no entanto gostaria de saber mais sobre o fabricante, mas acredito que na altura existia muita variedade de máquinas/fabricantes :)
Obrigado na mesma pela tentativa.

Abraços,

Calma que o pessoal vai dando uma olhada no ebay e nas imagens do google. Pode ser que apareça qualquer coisa. Gosto do ebay FR para procurar máquinas. Existem alguns fabricantes franceses com máquinas interessantes como Le Coq ou Leresche. Talvez a máquina que tens seja de um desses ou de um alemão. Vale a pena sempre dar uma olhada. Mas o importante já foi dito, é do teu bisavô e tens quase a obrigação de a estimar (eu mesmo tenho uma Tech que era do meu bisavô, mas essa é bem mais recente :D). Duas coisas mais depois, que esteja em bom estado e que barbeie bem :)
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« Reply #7 on: September 01, 2013, 10:27:31 pm »
0
Eu tenho uma máquina parecida, francesa, a marca perdi-lhe o rasto, vi uma vez na net, provavelmente num fórum.

É uma máquina que precisa de um ângulo algo estranho para barbear, a lâmina não tem qualquer torção.

Eu prefiro as Gillette para barbear, mas essa não deixa de ser uma máquina boa, exótica e tem os dentes todos direitinhos  :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« Reply #8 on: September 01, 2013, 10:32:17 pm »
0
A máquina parece-me baseada mais nas New Improved que propriamente nas anteriores Old Type ou nas posteriores New - e que até faz sentido dada a idade da máquina.

Essa combinação de cabo em cobre/latão + cabeçal em metal de cor clara lembra-me fortemente as "LUSO". A qualidade de construção parece muito semelhante à Luso que tenho (mas que é diferente dessa) - mas o mesmo pode ser dito de vários fabricantes da época. Que pena não se vislumbrar nenhum logótipo, isso esclareceria o mistério.
« Last Edit: September 01, 2013, 10:34:28 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« Reply #9 on: September 01, 2013, 10:35:57 pm »
0
Valor inestimável vindo da sua família. Sei porque tenho 2 do meu avô.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« Reply #10 on: September 01, 2013, 11:00:46 pm »
0
Parece a minha Nanu, o cabo é que é diferente. Também só digo o nome porque o interior da caixa está marcada.
Podes ver uma foto da minha nas aquisições Junho 2013  e no Edd

Eu gosto do barbear da máquina, foi a máquina que me abriu o interesse paras as DE OC.
Tem um angulo diferente, virtude da lâmina estar completamente plana, mas também não corta se não a colocar no angulo necessário, devido a lâmina não ter quase exposição nenhuma.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Presenteado com a máquina do meu bisavô (Máquina com 78 anos)
« Reply #11 on: September 02, 2013, 06:38:40 am »
0
Só o detalhe "de ter sido do teu bisavô", já vale muito. :)
+1 :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal