Author Topic: Rosto ou Tigela?  (Read 7275 times)

Offline BanD

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 182
  • Respect: 0
Rosto ou Tigela?
« on: May 30, 2010, 05:36:21 am »
0
Normalmente costumar produzir a espuma diretamente no rosto ou na tigela?
Se possível, falar o porquê.

Sempre fiz na tigela, mas atualmente estou tentando ver se consigo aprender a técnica diretamente no rosto.
Vantagens e desvantagens de cada?
Algumas que eu lembro

Vantagens (tigela)
Maior facilidade de criar espuma devido  poder controlar o teor de água.

Vantagens (rosto)
Esfolia melhor a pele.
Desperdiça menos espuma que na tigela.

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #1 on: May 30, 2010, 09:08:19 am »
0
Faço o seguinte:

Creme - tigela
Sabão - rosto

Não existem muitas explicações, acho que é mais por conveniência mesmo.
Com a tigela eu dificilmente erro o teor de água, geralmente já coloco um tanto que é o ideal (para mim)
Mas com o sabão, sempre preciso ir aos poucos para aperfeiçoar a espuma.

Abraço!

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #2 on: May 30, 2010, 12:32:13 pm »
0
Eu como só utilizo cremes uso sempre a tigela, mas convenhamos que no caso do sabão talvez seja mais prático fazer a espuma no rosto. Realmente na tigela normalmente sobra sempre um pouco de espuma, mas com a prática consegue-se fazer praticamente apenas a espuma necessária.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #3 on: May 30, 2010, 01:30:39 pm »
0
Até agora tenho feito sempre espuma no rosto, tanto cremes como sabão. Só usei sabão em stick até agora, e com estes produtos é normal fazer assim. Com cremes, uso uma técnica de "carregamento" do pincel na palma da mão antes de passar a fazer espuma no rosto que já expliquei noutro tópico.

Não que tenha nada contra a utilização da tigela, acho interessante e vou experimentar um dia. Desde o início das minhas andanças nesta arte que tenho estabelecido alguns limites práticos, como o tempo gasto e número máximo de passagens. Como tenho obtido bons resultados, o ritual completo é algo que me interessa mas que não é essencial para um bom barbear.
« Last Edit: May 30, 2010, 01:34:56 pm by brg »
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #4 on: May 31, 2010, 09:50:37 am »
0
Às vezes faço espuma directamente na cara (mais com sabões), outras vezes na tijela (mais com cremes) e outras vezes também na palma da mão como expliquei aqui.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #5 on: May 31, 2010, 01:25:13 pm »
0
Faço o seguinte:

Creme - tigela
Sabão - rosto

Não existem muitas explicações, acho que é mais por conveniência mesmo.
Com a tigela eu dificilmente erro o teor de água, geralmente já coloco um tanto que é o ideal (para mim)
Mas com o sabão, sempre preciso ir aos poucos para aperfeiçoar a espuma.

Abraço!

Sigo o mesmo procedimento. Acho que fazer espuma no rosto com o creme é mais complicado pois o ponto de consistência fica mais difícil de achar. Fazendo na tigela, como disse você e o HG, o controle sobre a quantidade de água é maior.

O que o brg disse também acho válido. O tempo curto no dia a dia faz com que adaptemos o "ritual" às nossas possibilidades. Utilizo mais o sabão por ter um resultado mais rápido e de quebra o movimento do pincel já dá uma esfoliada no rosto!


-Barbeiro

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #6 on: May 31, 2010, 02:03:09 pm »
0
Partilho aqui a minha técnica de "inicialização" da espuma com cremes. Concordo que com a maior parte dos cremes, principalmente os mais duros, é difícil começar a fazer espuma no rosto. Os únicos que tinha alguma facilidade de fazer eram os de consistência mais líquida, como o Williams ou o Lavanda. Com cremes em que é preciso adicionar mais água durante a preparação, fica ainda mais difícil.

Aqui vão os passos neccessários:

1 - Molhar bem o rosto.
2 - Molhar bem o pincel e remover a água em excesso, apertando as cerdas (idealmente com a mão esquerda, já explico porquê). Deixar o pincel mais ou menos molhado depende do creme que se vai usar.
3 - Colocar um pouco de creme no topo das cerdas do pincel (novamente, a quantidade depende do creme a usar).
4 - Pegar no pincel com a mão direita. Começar a envolver o pincel na mão esquerda (deve estar ligeiramente húmida) até gerar o início da espuma. Envolver bem no exterior das cerdas.
5 - Passar a palma da mão esquerda no rosto para aproveitar a espuma que ficou na mão e criar uma base para a espuma a criar.
6 - Começar a criar a espuma no rosto.

Não é uma técnica muito glamorosa, mas funciona. A vantagem principal é a rapidez, desde alguns segundos com cremes fáceis (ex. Palmolive), no máximo 1 minuto com cremes mais exigentes (ex. Confiança). Carregar o pincel (como diriam os nossos amigos de outros fóruns, priming the brush) também tem a vantagem de tornar a produção de espuma no rosto mais fácil. Com pincéis mais duros é normal salpicar tudo com água nas primeiras voltas, com esta técnica isso não acontece.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #7 on: May 31, 2010, 04:27:46 pm »
0
eu pessoalmente faço sempre no rosto quer seja creme quer sabão.
Acho que é mais complicado pelo menos para mim fazer na "tigela", sempre vi o meu pai fazer a espuma na cara e quando lhe "roubava" o pincel era assim que experimentava  ;D

Agora acho que fazendo na cara se faz uma esfoliação do rosto o que melhora o barbear

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #8 on: May 31, 2010, 11:09:33 pm »
0
Muito raro fazer no rosto...O creme cai, ou fica na mão se esta ajuda, se no Verão estiver queimado ainda irrita mais, enfim muita trabalheira para resultados incertos.

Na tigela controla-se tudo, água quente, creme e movimento, é só vantagens!! Aplica-se uma bola de ténis de espuma na face e já está, se quero mais esfoliação ou menos dou mais ou menos movimento. Aliás com os sabões duros, IK, MWF ou OSMA na tigela dou as voltas que quero e crio aquela espuma densa, densa!!  :o :D

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #9 on: May 31, 2010, 11:41:11 pm »
0
Eu prefiro fazer na tigela, quer com cremes, quer com sabões.

Dá para controlar melhor a quantidade de água, de modo a obter a espuma a meu gosto.
Especialmente com cremes mais duros, que têm tendência a cair, como o "Top Secret".
No caso do sabão (o CADE da L'Occitane, por exemplo) por vezes faço a espuma na mão. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #10 on: July 06, 2010, 02:46:04 pm »
0
Faço diretamente no rosto, assim aproveito a exfoliação do pincel na pele do rosto e ainda não tenho perda de calor do pincel com o contato com a tigela (além disso, não fico dependente de uma tigela).
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #11 on: July 07, 2010, 04:49:34 am »
0
Tenho a pele muito sensível que tolera pouca acção do pincel, de maneira que faço a espuma em tijela.

Só uso sabões.

   - Murray
« Last Edit: July 07, 2010, 04:56:42 am by CMur12 »

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #12 on: February 27, 2011, 01:31:31 am »
0
Como já referi em outros tópicos, experimentei de todas as maneiras mas prefiro fazer diretamente na cara!
Não consegui me adaptar a fazer na tigela. A espuma não fica como eu gosto, parece muito mole!
Acrescento gotas de água quente aos poucos e consigo controlar bem a sua quantidade!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Habushum

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 815
  • Por quem sois? El Rei D. João I
  • Respect: 0
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #13 on: December 30, 2011, 09:20:11 pm »
0
Tenho feito com o sabão ABB na cara, não sei porque mas assim foi e tenho tido bons resultados, mostra-se fácil a elaboração da espuma, com o sabão ômega faço a espuma na tigela, vá-se lá saber porque também, assim o foi e tenho tido bons resultados... quanto a cremes ainda não utilizei nenhum por isso não sei onde a irei fazer, talvez na mão !  ;D ;D ;D
Um abraço,

Madeira - Portugal
coração em Goiânia - Brasil

Offline egnomestre

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 163
  • Respect: 0
Re:Rosto ou Tigela?
« Reply #14 on: December 30, 2011, 10:17:47 pm »
0
Em casa faço na tigela, menos quando uso stick. Mas em viagens faço sempre no rosto, independente se creme ou sabão.

" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos."
Montesquieu

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal