Author Topic: Vinhos que bebemos  (Read 117650 times)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #150 on: July 04, 2014, 12:32:14 am »
0
Que peixe usas para o Sushi?

Apenas salmão ou atum. Ainda estou a começar, poderei alargar o lequr no futuro
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #151 on: July 07, 2014, 12:41:52 pm »
0
Últimas garrafas a vir abaixo:

 - Marquês de Marialva Colheita Seleccionada 2009 (DOC Bairrada) - muito bom este bairradino, e com um preço demolidor. Um vinho agradável de se beber, saboroso e nada pesado. :) (Ó Nuno, olha aqui um Bairrada! :D)

 - Toucas Alvarinho 2012 (Vinho Verde DOC) - um dos meus verdes favoritos, sempre agradável, gosto muito deste Alvarinho. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2711
  • Respect: +1618
    • Email
Vinhos que bebemos
« Reply #152 on: July 07, 2014, 03:02:54 pm »
0
Como achei estranha a resposta do Rui e do Emanuel para um vinho que facilmente atinge 40, 50 ou 100 anos em garrafa, fui investigar...


Devo conservar as garrafas de vinho do Porto deitadas ou de pé?
 
Os vinhos mais tradicionais e mais consumidos no mercado nacional são vinhos da categoria tawnie, aqueles Porto que envelhecem lentamente nos cascos até adquirirem aquela tonalidade alourada que os distingue.
 
Estes vinhos depois de engarrafados estão prontos a serem consumidos. Nestes casos, recomenda-se que sejam guardados ao alto, mas se a rolha for boa não se perderá nada se forem conservados deitados.
 
Depois, há os vinhos da categoria Vintage ou Late Bottled Vintage não filtrados (e apenas estes, que quando cumprem esta condição apresentam a devida informação no rótulo), que passam entre três e cinco anos em casco antes de serem engarrafados.
 
Estes vinhos, muito concentrados na cor e no corpo, estão concebidos para décadas de evolução em garrafa. E aqui, sem dúvida, é obrigatório conservá-los deitados.
(fonte: fugas.publico.pt) ler artigo completo http://fugas.publico.pt/Pergunta/295468_tenho-v-225-rias-garrafas-de-vinho-do-porto-quot-caseiro-quot-que-vou-trazendo-do-douro-de-onde-sou-



Não fazia sentido deixar um vinho durante décadas protegido apenas por uma rolha seca...

Ah, e parabéns ao vencedor! Por acaso gostei mais da outra foto do mesmo autor, mas esta era mais emocional...

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #153 on: July 07, 2014, 03:17:28 pm »
0
Como achei estranha a resposta do Rui e do Emanuel para um vinho que facilmente atinge 40, 50 ou 100 anos em garrafa, fui investigar...

Não me choca que existam contradições espalhadas online sobre este assunto (ou qualquer outro!). O que sei, e o que me interessa (uma vez que a garrafa em questão é minha!) é o que me foi dito pessoalmente (e a todos os que fizeram a prova/curso) por quem fabrica esses vinhos. Estavam pessoas de conhecimento inquestionável, e até posso dizer que quem me respondeu a essa mesma pergunta sobre como se devem guardar, foi o Engº. José Maria Soares Franco (Barca Velha, Duorum, etc...) que nem precisa de apresentações...

...mas cada um faz como entender melhor claro!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #154 on: July 07, 2014, 03:19:56 pm »
0
Retirado do Guia de Vinhos 2014, de João Paulo Martins:


E esta que choca muita gente, acerca da temperatura dos vinhos tintos e generosos ( - Atão não é à temperatura ambiente? - Não, não é, e já no outro tópico referi o caso do Moscatel de Setúbal no frigorífico, experimentem fazer o mesmo com um Madeira ou Porto Tawny e verão como fica catita ;)):

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2711
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #155 on: July 07, 2014, 04:34:25 pm »
0
Não me choca que existam contradições espalhadas online sobre este assunto (ou qualquer outro!). O que sei, e o que me interessa (uma vez que a garrafa em questão é minha!) é o que me foi dito pessoalmente (e a todos os que fizeram a prova/curso) por quem fabrica esses vinhos. Estavam pessoas de conhecimento inquestionável, e até posso dizer que quem me respondeu a essa mesma pergunta sobre como se devem guardar, foi o Engº. José Maria Soares Franco (Barca Velha, Duorum, etc...) que nem precisa de apresentações...

...mas cada um faz como entender melhor claro!!

Não estou a duvidar da palavra de ninguém, nem do conhecimento de enólogos reputados (quem sou eu!). Mas é preciso ter cuidado com o contexto das afirmações: se a conversa é sobre o Vinho do Porto em geral, toda a gente pensa em Tawnies e a conservação em pé, nesse caso, está correcta. Mas para Vintages e outros vinhos destinados a envelhecer em garrafa a posição correcta é a deitada.

O princípio é o de que a rolha deve estar húmida para manter o conteúdo estanque e para isso a garrafa deve estar deitada. Se estiver em pé a rolha vai secar, encolher e permitir a entrada de ar na garrafa e a consequente oxidação do vinho.

Também decorre daqui que, se a rolha for medíocre ou se a garrafa já esteve muito tempo em pé, então deitá-la será pior que mantê-la em pé, pois a rolha não irá cumprir a sua função.

Rui, também reparei que a garrafa não estava lacrada, ao contrário do que costumo ver em Vintages e LBV's. O enólogo explicou porquê?

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #156 on: July 07, 2014, 04:55:22 pm »
0
Meu avô resolvia problema da posição da garrafa, com uma vela... Pingava parafina derretida para SELAR a possibilidade de entrar ar. Obviamente, só fazia isso com seus vinhos de consumo pessoal, pois era necessário remover o capuz de chumbo...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #157 on: July 07, 2014, 05:20:32 pm »
0
Não estou a duvidar da palavra de ninguém, nem do conhecimento de enólogos reputados (quem sou eu!). Mas é preciso ter cuidado com o contexto das afirmações: se a conversa é sobre o Vinho do Porto em geral, toda a gente pensa em Tawnies e a conservação em pé, nesse caso, está correcta. Mas para Vintages e outros vinhos destinados a envelhecer em garrafa a posição correcta é a deitada.

O princípio é o de que a rolha deve estar húmida para manter o conteúdo estanque e para isso a garrafa deve estar deitada. Se estiver em pé a rolha vai secar, encolher e permitir a entrada de ar na garrafa e a consequente oxidação do vinho.

Também decorre daqui que, se a rolha for medíocre ou se a garrafa já esteve muito tempo em pé, então deitá-la será pior que mantê-la em pé, pois a rolha não irá cumprir a sua função.

Rui, também reparei que a garrafa não estava lacrada, ao contrário do que costumo ver em Vintages e LBV's. O enólogo explicou porquê?


A conversa com o Sr. que referi foi mesmo sobre esta garrafa! E a prova que fui era só Vintages de 2007.
Ela esta lacrada... o que vez no topo da garrafa é cera, com aspecto bastante envelhecida, mas é cera, em algumas zonas já se encontra um poucho rachada, mas ve-se perfeitamente chumbo por baixo. 
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2711
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #158 on: July 07, 2014, 07:07:29 pm »
0

A conversa com o Sr. que referi foi mesmo sobre esta garrafa! E a prova que fui era só Vintages de 2007.
Ela esta lacrada... o que vez no topo da garrafa é cera, com aspecto bastante envelhecida, mas é cera, em algumas zonas já se encontra um poucho rachada, mas ve-se perfeitamente chumbo por baixo.

Se ele diz que deve ficar de pé... seja. Mas continuo a dizer que isso para mim não faz muito sentido.

Fui ver novamente a foto e realmente vê-se bem a cera a cobrir o gargalo. Como era da cor da cortiça percebi, erradamente, que se visse a rolha através do vidro do gargalo.

Que te saiba muito bem, a ti e aos teus. Espero que já tenhas uma ocasião em vista para abri-la. Não a deixes indefinidamente à espera de um dia especial, porque senão vais chegar à conclusão que esse dia nunca chega...

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #159 on: July 07, 2014, 07:10:09 pm »
0
É verdade, e até porque nem sei se estará em boas condições uma vez que não sei como esteve armazenado antes de me chegar as mãos... Mas tenho uma data em vista para abrir sim! Espero que para o próximo ano!!  ;D

obrigado!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #160 on: July 07, 2014, 07:12:51 pm »
0
Retirado do Guia de Vinhos 2014, de João Paulo Martins:


E esta que choca muita gente, acerca da temperatura dos vinhos tintos e generosos ( - Atão não é à temperatura ambiente? - Não, não é, e já no outro tópico referi o caso do Moscatel de Setúbal no frigorífico, experimentem fazer o mesmo com um Madeira ou Porto Tawny e verão como fica catita ;)):


  Depois,tambem temos os vinhos verdes que devem ser bebidos frescos, por acaso tenho ali uma garrafa de Ponte de Lima (tinto) para beber hoje... :P

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #161 on: July 07, 2014, 09:36:13 pm »
0
 Tal como referido anteriormente;


Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #162 on: July 07, 2014, 09:41:34 pm »
0
  Depois,tambem temos os vinhos verdes que devem ser bebidos frescos, por acaso tenho ali uma garrafa de Ponte de Lima (tinto) para beber hoje... :P
Comprei hoje mesmo uma garrafa de branco de onde estou neste momento. Terras de Refoios ( Refoios do Lima )

Ainda não provei. :)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #163 on: July 07, 2014, 09:49:57 pm »
0
Comprei hoje mesmo uma garrafa de branco de onde estou neste momento. Terras de Refoios ( Refoios do Lima )

Ainda não provei. :)

 Por acaso esta garrafa foi bebida em casa do meu sogro, que comprou umas caixinhas deste vinho (branco e tinto)... :P que é muito suave e agradável, alem de ter 11º (esta-se a falar de um vinho verde).

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #164 on: July 07, 2014, 09:52:35 pm »
0
Por acaso esta garrafa foi bebida em casa do meu sogro, que comprou umas caixinhas deste vinho (branco e tinto)... :P que é muito suave e agradável, alem de ter 11º (esta-se a falar de um vinho verde).
Eu não sei quanto tem o do avo da minha mulher que tem casa aqui na aldeia e tem vinho feito por ele, mas ele trepa bem. Lol

Tags: callum cabrito estonado 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal