Author Topic: Vinhos que bebemos  (Read 117649 times)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #195 on: July 26, 2014, 05:36:35 pm »
0
Nas ferias, em Refoios do Lima, comprei uma garrafa de Terras de Refoios ( Branco ) a pensar ser um vinho da terra. Foi super barato, menos de 1.50€, mas o certo, é que era um vinho amargo, se gas nenhum e que tive de juntar 7'up para não o deitar fora....

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #196 on: July 26, 2014, 05:38:26 pm »
0
Essa semana eu comprei o pior vinho que já tive o desprazer de beber, um francês chamado Blason des Mages...
... e o melhor; Casal Mor reserva 2011.

Agora, alguém pode me explicar sobre essa denominação "bairrada"? Sei que é denominação controlada, como tantas outras, Douro,do Porto... mas esta não me é familiar.

(o que não é nenhuma novidade)

Se quiseres um vinho tinto francês que dificilmente vai cair mal, procure um BORGONHA (Burgundy se o rótulo estiver em inglês ou Bourgogne se estiver em francês).

Dentre os borgonha, o tipo BEAUJOLAIS (pronuncia-se "bojolé") é a escolha mais segura. Existem vários subtipos (Beaujolais Nouveau, Beaujolais, Beaujolais Villages e Beaujolais Cru em ordem crescente de "importância"). Aposte num BEAUJOLAIS VILLAGES... Não é tão famoso quanto o cru, mas é bem mais barato. Tem diversos produtores. Meu predileto é André Chalandon...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #197 on: July 26, 2014, 05:44:58 pm »
0
Se quiseres um vinho tinto francês que dificilmente vai cair mal, procure um BORGONHA (Burgundy se o rótulo estiver em inglês ou Bourgogne se estiver em francês).

Dentre os borgonha, o tipo BEAUJOLAIS (pronuncia-se "bojolé") é a escolha mais segura. Existem vários subtipos (Beaujolais Nouveau, Beaujolais, Beaujolais Villages e Beaujolais Cru em ordem crescente de "importância"). Aposte num BEAUJOLAIS VILLAGES... Não é tão famoso quanto o cru, mas é bem mais barato. Tem diversos produtores. Meu predileto é André Chalandon...

Vou procurar Edu, grato pela dica  ;)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #198 on: July 26, 2014, 06:08:53 pm »
0
Essa semana eu comprei o pior vinho que já tive o desprazer de beber, um francês chamado Blason des Mages...
... e o melhor; Casal Mor reserva 2011.

Agora, alguém pode me explicar sobre essa denominação "bairrada"? Sei que é denominação controlada, como tantas outras, Douro,do Porto... mas esta não me é familiar.

(o que não é nenhuma novidade)

Bairrada é uma zona geográfica da zona centro de Portugal de onde sou natural  (e o Nuno também ).

É também uma famosa zona vinícola, a região portuguesa mais proeminente na  produção de vinhos espumantes. Mais de metade do vinho espumante português, advem da Bairrada.

Lá também se produzem bons vinhos tranquilos e fortificados, apesar de quiçá nao ter a proeminencia na produção de vinhos deste tipo que as regioes do Alentejo, Dao, Douro têm. A região do Tejo também é fantastica, mas fama é com aquelas 3. Essa tendencia vai-se atenuando porém , o que é justo para a qualidade dos vinhos do Tejo (o oSat que o diga.  :D )

"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #199 on: July 26, 2014, 06:17:24 pm »
0
Bairrada é uma zona geográfica da zona centro de Portugal de onde sou natural  (e o Nuno também ).

É também uma famosa zona vinícola, a região portuguesa mais proeminente na  produção de vinhos espumantes. Mais de metade do vinho espumante português, advem da Bairrada.

Lá também se produzem bons vinhos tranquilos e fortificados, apesar de quiçá nao ter a proeminencia na produção de vinhos deste tipo que as regioes do Alentejo, Dao, Douro têm. A região do Tejo também é fantastica, mas fama é com aquelas 3. Essa tendencia vai-se atenuando porém , o que é justo para a qualidade dos vinhos do Tejo (o oSat que o diga.  :D )

Grato  ;)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #200 on: July 27, 2014, 12:35:34 am »
0
Gago, a Bairrada é uma região que anda um pouco afastada das "modas" e das tendências dos consumidores actuais, mas tem vinhos excelentes. Uma casta muito característica é a Baga, uma excelente casta tinta que origina vinhos capazes de sobreviver (e melhorar!) durante décadas em cave.

Aqui tens um mapa das regiões portuguesas. Tem uma ou outra imprecisão e está um pouco desactualizado (algumas regiões mudaram de nome, por exemplo "Ribatejo" mudou para "Tejo" e a "Estremadura", apesar de abarcar uma área muito variada que vai de Lisboa até ao norte de Leiria, alterou o seu nome para simplesmente "Lisboa"), mas dá para ver onde fica a Bairrada.

Depois tens ainda os vinhos regionais. São vinhos que por uma razão ou por outra não podem ter a denominação DOC, mas não são necessariamente inferiores em qualidade - muitas vezes até acontece o contrário. Por exemplo, uma das razões mais comuns é porque o produtor usa castas não características de determinada zona (há castas estrangeiras muito populares em Portugal, como Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Syrah ou Merlot) e devido a esse detalhe, o vinho não pode ser vendido como DOC por não "cumprir as regras" dessa região.

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #201 on: July 27, 2014, 12:41:22 am »
0
Obrigado Emanuel  ;)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #202 on: July 27, 2014, 01:46:46 am »
0
Essa semana eu comprei o pior vinho que já tive o desprazer de beber, um francês chamado Blason des Mages...
... e o melhor; Casal Mor reserva 2011.

Agora, alguém pode me explicar sobre essa denominação "bairrada"? Sei que é denominação controlada, como tantas outras, Douro,do Porto... mas esta não me é familiar.

(o que não é nenhuma novidade)
Caro Gago, é difícil de se encontrar um vinho francês de qualidade, aqui no Brasil, que pertença a mesma categoria do vinho que você citou.
Mesmo entre os melhores produtores da França, deve-se fazer uma triagem, pois há vinhos de alta produção que se, por exemplo, comparados aos do novo mundo são inferiores e mais caros. :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #203 on: July 27, 2014, 01:49:19 am »
0
Caro Gago, é difícil de se encontrar um vinho francês de qualidade, aqui no Brasil, que pertença a mesma categoria do vinho que você citou.
Mesmo entre os melhores produtores da França, deve-se fazer uma triagem, pois há vinhos de alta produção que se, por exemplo, comparados aos do novo mundo são inferiores e mais caros. :)

Perfeito!!

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #204 on: July 27, 2014, 11:50:23 am »
0
Não me lembro se já tinha colocado aqui mas...

Vila Real Colheita Rosé 2013 - Vinho muito agradável e fácil de beber, e sinceramente pelo preço que custa (2€) não consigo arranjar melhor. Até dá uma abada em vinhos bem mais caros... O único pormenor que não apreciei foi a rolha sintética :)
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #205 on: July 28, 2014, 10:06:40 pm »
0
 O último Rosé que experimentei é mais uma aposta segura:

 

 Com o volume de álcool a 13% convém não haver lugar a distracções.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #206 on: July 28, 2014, 11:55:02 pm »
0
Falando em rosés, no sábado passei como de costuma na loja da Companhia das Lezírias e eis que o Catapereiro Rosé 2013 estava em promoção, €2,09 a garrafa. Lá saltaram duas para dentro do saco, que a este preço, vale bem a pena :D

Mas falemos da garrafa que foi abaixo hoje:

- Quinta do Cardo Selecção do Enólogo Tinto 2010 (DOC Beira interior)
Deparei-me com este vinho num supermercado, e como já tinha gostado do Quinta do Cardo de entrada de gama, eis que este saltou para o carrinho. O preço é só ligeiramente superior ao preço normal do outro Quinta do Cardo.
Outra boa descoberta! Mais concentrado na cor que o outro, aroma mais intenso a fruta vermelha, alguns tons florais, e a sensação que até aguentaria mais tempo na garrafeira. Gostei! :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Fernando

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 396
  • Respect: +1
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #207 on: July 29, 2014, 04:22:36 pm »
0
tenho 2 garrafas do quinta do portal, colheita douro 2009 me esperando em casa, como classificariam este entre os vinhos que estão acostumados ai em Portugal.

Bom, uma foi-se ontem, o que posso dizer que é um vinho justo, vermelho denso, aroma intenso, frutado, de especiaria e caramelo. Sabor frutado, de taninos redondos, acidez refrescante. Um vinho suave e leve de se beber, agrada a todos à mesa.

Produtor: Quinta Portal
País: Portugal
Região: Douro
Uvas: Tinta Roriz,Touriga Franca,Touriga Nacional
Tipo: Tinto
Safra: 2009
Teor Alcoólico: 13,5% Volume
Maturação/Envelhecimento: 9 meses em barricas de carvalho francês.
Estrutura: Encorpado
Temperatura do serviço: 16°/18°C
Sugestão de guarda: 6/8 anos

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #208 on: July 29, 2014, 07:58:49 pm »
0
Bairrada é uma zona geográfica da zona centro de Portugal de onde sou natural  (e o Nuno também ).

É também uma famosa zona vinícola, a região portuguesa mais proeminente na  produção de vinhos espumantes. Mais de metade do vinho espumante português, advem da Bairrada.

Lá também se produzem bons vinhos tranquilos e fortificados, apesar de quiçá nao ter a proeminencia na produção de vinhos deste tipo que as regioes do Alentejo, Dao, Douro têm. A região do Tejo também é fantastica, mas fama é com aquelas 3. Essa tendencia vai-se atenuando porém , o que é justo para a qualidade dos vinhos do Tejo (o oSat que o diga.  :D )

 Por acaso os tintos maduros desta zona nunca me agradaram muito, ou ainda não provei algum dos bons... :-\

 Outras zonas boas, mas pouco faladas; Algarve, Beiras...

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #209 on: July 29, 2014, 08:08:23 pm »
0
Por acaso os tintos maduros desta zona nunca me agradaram muito, ou ainda não provei algum dos bons... :-\

Tem de facto uma fama errada nesse aspeto, o que não ajuda a cativar (se calhar por isso é que não te puxará muito para beber "bairradinos"), muito devido à ideia clássica que se vende muito de que os vinhos da Bairrada são feitos para envelhecer durante muitos anos (o que de facto tem algum fundo de verdade, mas nem tanto ao mar, nem tanto à terra).

Na semana passada bebi um São Domingos que custa cerca de 3 euros que dá goleada a muitos vinhos entre 5 a 10 euros que andam por aí. A São Domingos até tem uma reputação bastante fraca :P e no entanto, produz bons vinhos, dos quais destaco um dos melhores espumantes (incontornável falar de espumantes quando se fala de Bairrada :P) que se podem beber na gama "até 7/8 euros", o Blanc des Blancs.

Ainda este mês a Adega do Campolargo ganhou um prémio internacional que está a fazer furor, já se fala em subir o preço do vinho e tudo... :-/

É por isso que eu regra geral, não gosto destes rankins e prémios!

Quote
Campolargo Branco 2011, Ouro & Trophy
Melhor vinho branco Português do Mundo
In International Wine Challenge, Julho 2014
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Tags: callum cabrito estonado 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal