Author Topic: Vinhos que bebemos  (Read 117643 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #240 on: September 14, 2014, 11:41:39 pm »
0
Onde costumam arranjar o Ponte Pedrinha e o Tyto Alba?   :P No Jumbo, não os vi...  :(

O Ponte Pedrinha não me lembro muito bem, mas penso que foi numa feira de vinhos no Continente há uns tempos atrás.

Os Tyto Alba costumo comprar directamente na loja de vinhos da Companhia das Lezírias. Mas já o vi também no Intermarché do Carregado. No Jumbo, nunca os vi.
« Last Edit: September 15, 2014, 11:16:43 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #241 on: September 20, 2014, 05:24:42 pm »
0
Update:

Confirmo o Ponte Pedrinha, está aqui no Continente de VFX.


Penso que aquando da Feira de Vinhos, o preço foi até mais simpático. Mas sinceramente já nem me lembro...






Agora fazendo um update de alguns vinhos provados:

Entre II Santos Branco 2012 (DOC Bairrada)
Castas: 90% Sauvignon Blanc e 10% Bical
Vinificação: Após decantação, fermentação em cuba com temperatura controlada. Em algumas colheitas, pequena parte fermentada em barrica. Estágio sobre borras finas.
Produtor: Adega Campolargo (Anadia)
Grau alcoólico: 12,5%
Preço: €3,95

Notas: Já anteriormente me tinham falado das bondades deste vinho bairradino, e até já tinha experimentado uma garrafa da colheita anterior, de 2011. No entanto, essa garrafa em questão não me tinha impressionado nada, achei o vinho demasiado parco em frescura, com algumas notas pesadas, quiçá demasiado oxidado, nada condizente com as impressões que tinha ouvido dele - provavelmente não teria estado armazenado nas melhores condições.

No entanto, e tendo como base as boas opiniões que tinha, vi este no Jumbo e arrisquei a compra. E ainda bem. Vinho branco, com muitas notas cítricas e verdes, alguma fruta (maçã verde) a dar bastante piada ao conjunto, ligeiro floral e uma boa acidez a dar frescura. Este sim, confirmou todas as boas opiniões que tinha ouvido acerca deste vinho. E pelo preço, não está nada mal - um bairradino altamente recomendável para os dias de Verão. :)
« Last Edit: September 20, 2014, 05:40:01 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #242 on: September 20, 2014, 08:17:03 pm »
0
Ontem vi o Ponte Pedrinha no Jumbo. O... branco. Já o tinto, nem vê-lo. Trouxe um Casa de Santar, depois de há uma semana também ter apostado no Dão, com a compra do Cabriz Reserva. A ver se começam as provas, que durante esta semana foi impossível.  :P  :D
« Last Edit: September 20, 2014, 08:21:43 pm by RedNight »

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #243 on: September 20, 2014, 09:30:29 pm »
0
 Hoje bebi EA da Cartuxa e não gostei muito do vinho, mas posso ter apanhado uma garrafa "má"...
« Last Edit: September 21, 2014, 10:07:30 pm by Caramelo »

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #244 on: September 21, 2014, 02:13:59 pm »
0
A última de EA também não apreciei muito. Mas de 2013 já bebi, não estou a ver razão para tal mas...

Hoje foi:

Companhia das Lezírias Tinto 2011: regressado hoje de uma viagem "aí abaixo" (Almeirim), para não estranhar só podia ser este :) Um vinho forte, carregado e complexo, sem deixar de ser agradável de beber. Recomendado.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #245 on: September 21, 2014, 05:36:17 pm »
0

Recentemente tive a oportunidade de provar o vinho novo da adega da cartuxa. Entenda-se por novo como o vinho que não é engarrafado.
Que pomada ::) ::)
Se tiverem a paciência para enfrentar as filas e a confusão, então é visita obrigatória aquando da abertura das pipas.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #246 on: September 23, 2014, 12:13:18 am »
0
Mais um update:

 -> ACL Touriga Nacional Colheita Seleccionada 2009 (VR Lisboa)
Castas: 100% Touriga Nacional
Vinificação: 12 meses de estágio em pipas de carvalho Allier, seguido de 6 meses de estágio em garrafa. :o
Total de 3350 garrafas.
Produtor: Adega Cooperativa da Labrugeira (Alenquer)
Grau alcoólico: 13,5%
Preço: ~€4,60 (Intermarché)


Notas: Este vinho é de uma desfaçatez tremenda! :D
Ora porque estou a dizer isto? Já explico.

Trata-se de um vinho com aroma bem vigoroso. Os aromas florais típicos da Touriga Nacional estão lá, mas acompanhados de uma frescura, bastante típica da região, e que não é vulgar encontrar em outros vinhos desta casta. Bastante fruta também, aroma sempre bem intenso, saboroso, tudo bem sustentado pela tal frescura que falei, alguma especiaria, mas bastante afinado e agradável de beber. Muito "guloso" :D e muito agradável de beber já, mas um tanto ou quanto “vivo”, nota-se que é vinho capaz de aguentar alguns aninhos se bem tratado.

E de onde vem a desfaçatez deste vinho? Pois é, temos aqui um vinho feito com 100% Touriga Nacional, a rainha das castas tintas portuguesas, bem saboroso e agradável, com estágio prolongado, potencial de guarda e que é tão bom ou melhor que outros vinhos populares feitos com esta casta (como o Ermelinda ou o Pegões, tão omnipresentes em qualquer supermercado :P). Em suma, um bom vinho! No entanto, tem a lata de ser vendido a metade do preço de um Ermelinda TN, por exemplo! Que falta de vergonha... :D
« Last Edit: September 23, 2014, 12:15:42 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline safety razor

  • Trade Count: (+7)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 166
  • Respect: +4
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #247 on: September 23, 2014, 09:02:44 pm »
0
De falar em Cartuxa:
Está semana o 'Cartuxa tinto' ésta em promoção no Pingo Doce por um pouco menos de 10€ (normalmente custa 14€). Bebi há 2-3 anos a Colheita de 1997, que pomada...

Mais um update:

 -> ACL Touriga Nacional Colheita Seleccionada 2009 (VR Lisboa)
Castas: 100% Touriga Nacional
Vinificação: 12 meses de estágio em pipas de carvalho Allier, seguido de 6 meses de estágio em garrafa. :o
Total de 3350 garrafas.
Produtor: Adega Cooperativa da Labrugeira (Alenquer)
Grau alcoólico: 13,5%
Preço: ~€4,60 (Intermarché)


Notas: Este vinho é de uma desfaçatez tremenda! :D
Ora porque estou a dizer isto? Já explico.

Trata-se de um vinho com aroma bem vigoroso. Os aromas florais típicos da Touriga Nacional estão lá, mas acompanhados de uma frescura, bastante típica da região, e que não é vulgar encontrar em outros vinhos desta casta. Bastante fruta também, aroma sempre bem intenso, saboroso, tudo bem sustentado pela tal frescura que falei, alguma especiaria, mas bastante afinado e agradável de beber. Muito "guloso" :D e muito agradável de beber já, mas um tanto ou quanto “vivo”, nota-se que é vinho capaz de aguentar alguns aninhos se bem tratado.

E de onde vem a desfaçatez deste vinho? Pois é, temos aqui um vinho feito com 100% Touriga Nacional, a rainha das castas tintas portuguesas, bem saboroso e agradável, com estágio prolongado, potencial de guarda e que é tão bom ou melhor que outros vinhos populares feitos com esta casta (como o Ermelinda ou o Pegões, tão omnipresentes em qualquer supermercado :P). Em suma, um bom vinho! No entanto, tem a lata de ser vendido a metade do preço de um Ermelinda TN, por exemplo! Que falta de vergonha... :D

Review interessante! Uma produção de 3350 garrafas é muito pouco, tenho de ver se ainda encontro uma ou duas garrafas destes ;)
« Last Edit: September 23, 2014, 09:05:31 pm by safety razor »
Cumprimentos
Dirk

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #248 on: September 29, 2014, 05:05:38 pm »
0
 Para quem gosta de vinho francês (eu gosto);

http://www.lidl.pt/pt/vinhos-franceses.htm?ar=91&changestore=1

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #249 on: September 29, 2014, 08:02:27 pm »
0
Para quem gosta de vinho francês (eu gosto);

http://www.lidl.pt/pt/vinhos-franceses.htm?ar=91&changestore=1

Eh pah, muito bom... O que lhes terá dado para fazerem a "semana vínica francesa"? É costume?

Acho que não conheço nenhum dos vinhos, mas já tinha ouvido sobre 2 desses. Sou cavalheiro para ir lá buscar umas garrafolas para fazer uma degustação como deve ser, à grande e à francesa ;D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #250 on: September 29, 2014, 09:07:16 pm »
0
Eh pah, muito bom... O que lhes terá dado para fazerem a "semana vínica francesa"? É costume?

Acho que não conheço nenhum dos vinhos, mas já tinha ouvido sobre 2 desses. Sou cavalheiro para ir lá buscar umas garrafolas para fazer uma degustação como deve ser, à grande e à francesa ;D
Tambem lá irei... 8)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #251 on: September 30, 2014, 09:34:11 am »
0
Eh pah, muito bom... O que lhes terá dado para fazerem a "semana vínica francesa"? É costume?

Acho que não conheço nenhum dos vinhos, mas já tinha ouvido sobre 2 desses. Sou cavalheiro para ir lá buscar umas garrafolas para fazer uma degustação como deve ser, à grande e à francesa ;D

É vulgar fazerem uma semana temática com produtos de um determinado país... tipo a semana francesa, italiana ou alemã. Mas especificamente de vinhos, não me lembro de ver antes.

De vinhos franceses, conheço muito pouco (quase nada, vamos! ;D), mas o que provei até hoje, gostei.

Alguma em especial que recomendem, dessas disponíveis no LIDL? :)




E porque os vinhos portugueses têm sempre lugar, aqui vão algumas Feiras de Vinhos que estão actualmente em vigor nos supers portugueses:

 - Jumbo - Carta de Vinhos
 - Garrafeira Continente
 - Feira de Vinhos Pingo Doce

Boas compras ;)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #252 on: September 30, 2014, 10:09:18 am »
0
É vulgar fazerem uma semana temática com produtos de um determinado país... tipo a semana francesa, italiana ou alemã. Mas especificamente de vinhos, não me lembro de ver antes.

De vinhos franceses, conheço muito pouco (quase nada, vamos! ;D), mas o que provei até hoje, gostei.

Alguma em especial que recomendem, dessas disponíveis no LIDL? :)




E porque os vinhos portugueses têm sempre lugar, aqui vão algumas Feiras de Vinhos que estão actualmente em vigor nos supers portugueses:

 - Jumbo - Carta de Vinhos
 - Garrafeira Continente
 - Feira de Vinhos Pingo Doce

Boas compras ;)

...Olha, eu irei comprar das mais baratas. :P

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #253 on: September 30, 2014, 11:07:38 am »
0
É vulgar fazerem uma semana temática com produtos de um determinado país... tipo a semana francesa, italiana ou alemã. Mas especificamente de vinhos, não me lembro de ver antes.

De vinhos franceses, conheço muito pouco (quase nada, vamos! ;D), mas o que provei até hoje, gostei.

Alguma em especial que recomendem, dessas disponíveis no LIDL? :)




E porque os vinhos portugueses têm sempre lugar, aqui vão algumas Feiras de Vinhos que estão actualmente em vigor nos supers portugueses:

 - Jumbo - Carta de Vinhos
 - Garrafeira Continente
 - Feira de Vinhos Pingo Doce

Boas compras ;)

Beaujolais Villages sem sombra de dúvida!!! São vinhos da região BORGONHA... Particularidade: As uvas NÃO SÃO espremidas no processo de fermentação. Ocorre a MACERAÇÃO VÍNICA, ou seja, as uvas fermentam naturalmente e se rompem durante o processo...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #254 on: September 30, 2014, 11:19:34 am »
0
Beaujolais Villages sem sombra de dúvida!!! São vinhos da região BORGONHA... Particularidade: As uvas NÃO SÃO espremidas no processo de fermentação. Ocorre a MACERAÇÃO VÍNICA, ou seja, as uvas fermentam naturalmente e se rompem durante o processo...

 Obrigado. :)
...E está a bom preço. 8)

Tags: callum cabrito estonado 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal