Author Topic: Vinhos que bebemos  (Read 117650 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #255 on: September 30, 2014, 01:38:25 pm »
0
Obrigado. :)
...E está a bom preço. 8)

Vinhos Beaujolais não costumam ser caros na Europa. Eles existem em níveis: Beaujolais nouveau, Beaujolais, Beaujolais Villages e Beaujolais Cru. Os dois primeiros são vinhos fáceis de encontrar em botequins na França, mas nunca vi em lojas de bebidas ou supermercados. São bastante jovens e não envelhecidos. Os Cru, são controladíssimos, são as "jóias da coroa" e costumam ser caros. Os Villages são os mais fáceis de encontrar e certamente a melhor relação custo/benefício.

No meu gosto pessoal, os Beaujolais só perdem dos tintos do Dão...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #256 on: September 30, 2014, 02:03:43 pm »
0
Eh, o Dão é uma das minhas regiões portuguesas favoritas! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #257 on: September 30, 2014, 02:30:50 pm »
0
 Penso que em Portugal se produz vinho de boa qualidade em todo o território, mas existem zonas com mais "nome" do que outras, por ex. no Algarve produzem-se excelentes vinhos, mas raramente se veem á venda, claro que o preço dos mesmos tambem não ajuda muito.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #258 on: September 30, 2014, 02:47:02 pm »
0
É verdade... há zonas bastante subvalorizadas.

As zonas de Lisboa e Tejo (antigamente Estremadura e Ribatejo) eram antigamente associadas a produções a granel de vinhos de fraca valia que abasteciam as tabernas de Lisboa... hoje em dia modernizaram-se, produzem vinhos excelentes que até são premiados em concursos internacionais, mas a má fama ainda perdura nalgumas cabeças. ;D

A Bairrada anda totalmente afastada das modas consumistas... vai-se a um supermercdo e muitas vezes é uma região que prima pela ausência nas prateleiras. :P É associada geralmente ou a espumante ou a vinhos "difíceis" e carregados, cheios de taninos, mas também produz óptimos vinhos com perfil mais contemporâneo e fáceis de beber e de gostar.

Dão, muitas vezes, também prima pela escassez nos supers, vá-se lá saber porquê... é uma região com vinhos excelentes. E já nem falo nas Beiras...

Muitas vezes vai-se a um restaurante, e quando se pede um vinho, lá vem a pergunta: "Alentejo ou Douro?" - como se não existisse mais nada... São modas... :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #259 on: September 30, 2014, 02:55:21 pm »
0
O vinho que mais compro por aqui, é um Bairrada. O Casal Mor.  :)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #260 on: September 30, 2014, 03:13:57 pm »
0
É verdade... há zonas bastante subvalorizadas.

As zonas de Lisboa e Tejo (antigamente Estremadura e Ribatejo) eram antigamente associadas a produções a granel de vinhos de fraca valia que abasteciam as tabernas de Lisboa... hoje em dia modernizaram-se, produzem vinhos excelentes que até são premiados em concursos internacionais, mas a má fama ainda perdura nalgumas cabeças. ;D

A Bairrada anda totalmente afastada das modas consumistas... vai-se a um supermercdo e muitas vezes é uma região que prima pela ausência nas prateleiras. :P É associada geralmente ou a espumante ou a vinhos "difíceis" e carregados, cheios de taninos, mas também produz óptimos vinhos com perfil mais contemporâneo e fáceis de beber e de gostar.

Dão, muitas vezes, também prima pela escassez nos supers, vá-se lá saber porquê... é uma região com vinhos excelentes. E já nem falo nas Beiras...

Muitas vezes vai-se a um restaurante, e quando se pede um vinho, lá vem a pergunta: "Alentejo ou Douro?" - como se não existisse mais nada... São modas... :P

 Bem, se eu escrever que  as minhas zonas favoritas são algumas  que citaste (Lisboa e Beiras), podem pensar "este gajo não percebe nada de vinhos :P". Mas claro que os vinhos estão sempre a evoluir e os gostos tambem...

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #261 on: September 30, 2014, 03:19:21 pm »
0
Bem, se eu escrever que  as minhas zonas favoritas são algumas  que citaste (Lisboa e Beiras), podem pensar "este gajo não percebe nada de vinhos :P". Mas claro que os vinhos estão sempre a evoluir e os gostos tambem...

Só se for a malta que não perceber uma charuto do assunto, quem conhece os vinhos das regiões que citas conhece a qualidade dos vinhos que lá são produzidos.

Eu particularmente, gosto especialmente de vinhos da Bairrada, Dão, Tejo e Setúbal! Também gosto de vinhos do Alentejo e Douro :P

Na verdade, eu não sou muito esquisito, desde que o vinho seja bom ;D

Confesso que não conheço praticamente nada da região do Algarve, algo a estudar...
« Last Edit: September 30, 2014, 03:22:04 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #262 on: September 30, 2014, 04:00:32 pm »
0
Só se for a malta que não perceber uma charuto do assunto, quem conhece os vinhos das regiões que citas conhece a qualidade dos vinhos que lá são produzidos.

Eu particularmente, gosto especialmente de vinhos da Bairrada, Dão, Tejo e Setúbal! Também gosto de vinhos do Alentejo e Douro :P

Na verdade, eu não sou muito esquisito, desde que o vinho seja bom ;D

Confesso que não conheço praticamente nada da região do Algarve, algo a estudar...

É isso. Há quem tenha a ideia de que vinhos bons é só no Alentejo ou no Douro. Mas isso não é perceber de vinhos, é apenas preconceito. :P

Há vinhos bons e vinhos menos bons, e isso acontece em qualquer região que seja... depois há os que nos agradam e os que não, e isso aí é questão de gosto pessoal.

Há regiões das quais mal se ouve falar... o outro dia bebi um vinho tranquilo da Murganheira (DOC Távora-Varosa) que soube mesmo bem :)

Por exemplo a região do Alentejo tem grandes vinhos, uma infinidade de produtores que inundam o mercado nacional (vai-se a um supermercado e esta região ocupa logo mais de metade da área - muitas vezes com vinhos muito parecidos uns com os outros :P) mas também tem alguns vinhos demasiado adocicados que são verdadeiras "xaropadas" e que são produzidos de modo a ir de encontro a uma certa faixa de público. :P

Pessoalmente, gosto bastante dos vinhos do Dão, Tejo e Douro, não necesariamente por esta ordem... também gosto muito de certas áreas da região de Lisboa (especialmente Alenquer e Bucelas), Beiras, Bairrada... e não nego á partida um vinho que desconheça :D
« Last Edit: September 30, 2014, 04:05:25 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #263 on: September 30, 2014, 04:14:27 pm »
0
...............
Por exemplo a região do Alentejo tem grandes vinhos, uma infinidade de produtores que inundam o mercado nacional (vai-se a um supermercado e esta região ocupa logo mais de metade da área - muitas vezes com vinhos muito parecidos uns com os outros :P) mas também tem alguns vinhos demasiado adocicados que são verdadeiras "xaropadas" e que são produzidos de modo a ir de encontro a uma certa faixa de público. :P
...............

Você falou em xaropadas e eu lembrei de dois produtos portugueses que são doces por tipo tradição e nome... Os vinhos do Porto e o Moscatel de Setúbal... Costumo ter dos dois em casa... O segundo é o predileto de minha esposa (as mulheres, pelo menos aqui no Brasil, têm certa predileção por bebidas doces...).

Quanto ao vinho do Porto, sempre tem um engatilhado... Gosto do tipo "tawny" (mais travoso...). Meu predileto é o Fundador, da Real Cia. Velha...

Lembrei de algo interessante... Há muitos anos (põe muitos nisso...) o vinho do porto da marca Adriano Ramos Pinto, costumava mandar de brinde um APARELHO DE BARBEAR D.E. ... Meu avô tinha um desses. Quem fabricava??? Sinceramente não sei... Mas vinha escrito Adriano Ramos Pinto. Curiosamente, tinha um cabo extremamente curto (não devia passar de 30 mm de comprimento...).
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #264 on: September 30, 2014, 04:50:15 pm »
0
Também aprecio bastante os Vinhos do Porto e o Moscatel de Setúbal. Tenho sempre em casa. :)
Mas são vinhos de natureza diferente... são vinhos fortificados, licorosos, doces por natureza. Óptimos para aperitivo ou para a sobremesa (ou para beber só porque sim :D) mas com teor de açucar elevado, não estão pensados para acompanhar uma refeição, por exemplo, como os chamados vinhos de mesa.

O meu apontamento vem no sentido de que, certos vinhos de mesa, especialmente brancos, tem um teor de açucar residual acima do normal, de forma a agradar a algumas faixas de público, especialmente o feminino. É uma moda que tem aparecido em algumas regiões, como o Alentejo... e não, não estou a falar de vinhos licorosos ou de Colheitas Tardias, mas sim de vinhos supostamente de mesa, mas que depois resultam tão doces que não combinam com quase comida nenhuma, de tão enjoativos que são :P ...mas pronto, é o que o público pede, uma questão de modas, talvez...

Mas não estou aqui a depreciar os vinhos do Alentejo, é uma região que tem também muitos e bons vinhos que gosto muito. Foi apenas um exemplo. :)

Já agora, uma dica acerca de Tawnies e Moscatéis (de Setúbal ou do Douro): experimente colocá-los no frigorífico ou geladeira... verá que sabem muito melhor! :)
Aqui em Portugal têm o mau hábito de servir esses vinhos (já nem falo dos tintos :P) à temperatura ambiente, o que é uma pena... resultam muito melhor se estiverem a uma temperatura mais baixa.

Eis um extracto do livro Vinhos de Portugal 2014, de João Paulo Martins:


E se gosta de tawnies, experimente um bom Madeira (das variedades Boal ou Malvasia - Verdelho e Sercial são vinhos mais secos e com menos doçura), isto se os conseguir apanhar, que os bons vinhos da Madeira até aqui em Portugal continental não são fáceis de encontrar! :P


Lembrei de algo interessante... Há muitos anos (põe muitos nisso...) o vinho do porto da marca Adriano Ramos Pinto, costumava mandar de brinde um APARELHO DE BARBEAR D.E. ... Meu avô tinha um desses. Quem fabricava??? Sinceramente não sei... Mas vinha escrito Adriano Ramos Pinto. Curiosamente, tinha um cabo extremamente curto (não devia passar de 30 mm de comprimento...).

Isso é que eram bons tempos! :D A Ramos Pinto ainda existe, e continua a produzir bons vinhos do Porto e do Douro (o Duas Quntas, por exemplo). :)
« Last Edit: September 30, 2014, 04:55:59 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #265 on: September 30, 2014, 05:11:36 pm »
0
Também aprecio bastante os Vinhos do Porto e o Moscatel de Setúbal. Tenho sempre em casa. :)
Mas são vinhos de natureza diferente... são vinhos fortificados, licorosos, doces por natureza. Óptimos para aperitivo ou para a sobremesa (ou para beber só porque sim :D) mas com teor de açucar elevado, não estão pensados para acompanhar uma refeição, por exemplo, como os chamados vinhos de mesa.

O meu apontamento vem no sentido de que, certos vinhos de mesa, especialmente brancos, tem um teor de açucar residual acima do normal, de forma a agradar a algumas faixas de público, especialmente o feminino. É uma moda que tem aparecido em algumas regiões, como o Alentejo... e não, não estou a falar de vinhos licorosos ou de Colheitas Tardias, mas sim de vinhos supostamente de mesa, mas que depois resultam tão doces que não combinam com quase comida nenhuma, de tão enjoativos que são :P ...mas pronto, é o que o público pede, uma questão de modas, talvez...

Mas não estou aqui a depreciar os vinhos do Alentejo, é uma região que tem também muitos e bons vinhos que gosto muito. Foi apenas um exemplo. :)

Já agora, uma dica acerca de Tawnies e Moscatéis (de Setúbal ou do Douro): experimente colocá-los no frigorífico ou geladeira... verá que sabem muito melhor! :)
Aqui em Portugal têm o mau hábito de servir esses vinhos (já nem falo dos tintos :P) à temperatura ambiente, o que é uma pena... resultam muito melhor se estiverem a uma temperatura mais baixa.

Eis um extracto do livro Vinhos de Portugal 2014, de João Paulo Martins:


E se gosta de tawnies, experimente um bom Madeira (das variedades Boal ou Malvasia - Verdelho e Sercial são vinhos mais secos e com menos doçura), isto se os conseguir apanhar, que os bons vinhos da Madeira até aqui em Portugal continental não são fáceis de encontrar! :P

Isso é que eram bons tempos! :D A Ramos Pinto ainda existe, e continua a produzir bons vinhos do Porto e do Douro (o Duas Quntas, por exemplo). :)
Quando estive na Madeira, os vinhos da Madeira não eram muito fáceis de ser encontrados em super's, tal como aqui.

Algumas garrafeiras tinham, mas os preços também eram turísticos.

Um Madeira que gostei bastante foi o da marca Pingo Doce.

Alias, a marca Pingo Doce tem vinhos excelentes, na minha opinião.

Quanto aos Moscatel, já bebi alguns bem bons mas de mesa.

Gostas desses?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #266 on: September 30, 2014, 05:23:52 pm »
0
Homem, entretanto a coisa mudou... o ano passado estive no Funchal.
Nos Pingo Doce (pelo menos em dois, um na zona do Lido e outro no centro do Funchal) tinham vinhos da Madeira de 5, 10 e 15 anos, pelo menos (os da Blandy's estavam em todo o lado), e havia ainda outras marcas como a Barbeito ou a Henriques&Henriques. Quase todos nas 4 variantes Sercial, Verdelho, Boal e Malvasia. Situação semelhante no Continente. E a preços que nunca vi em Portugal Continental, bem mais baratos lá. Alguns só arranjo aqui em garrafeiras ao dobro do preço. :P

Quer o Pingo Doce quer o Continente são cadeias que são relativamente recentes na Madeira, segundo me contou o Islander. Talvez seja isso que inverteu a situação...

Além disso, tens os vinhos Madeira correntes da J. Faria e Filhos em tudo o que é lado :P são eles que produzem os Madeira genéricos, incluindo o do Pingo Doce, se não estou em erro, e até o LIDL teve um Madeira Doce produzido por eles.

Tens também lojas de produtor, como a Blandy's Wine Lodge no centro do Funchal, que até tinha uma promoção no Boal 5 anos quando lá fui :P
« Last Edit: September 30, 2014, 05:27:09 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #267 on: September 30, 2014, 05:48:52 pm »
0
 Não se esqueçam da ginginha... :P

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #268 on: September 30, 2014, 05:50:57 pm »
0
Não se esqueçam da ginginha... :P

Também tem o seu lugar, mas... não é vinho! :D É um "parente" :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #269 on: September 30, 2014, 06:26:42 pm »
0
Também tem o seu lugar, mas... não é vinho! :D É um "parente" :D

 Mas é um licor clássico português. 8)

Tags: callum cabrito estonado 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal