Author Topic: Vinhos que bebemos  (Read 117650 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #285 on: October 02, 2014, 11:33:55 pm »
0
Dedicado aqui aos amigos OSat e Caramelo do Tejo

(Image removed from quote.)

Ainda hoje estive a olhar para ele no Minipreço. :)
Esse engarrafador/grupo (Goanvi - Grupo Parras) tem vinhos bem catitas. Esse em particular não conheço, mas os Pêra Doce Premium e Reserva (Alentejo) e os Quinta do Gradil (Lisboa) são óptimos!




Falando em vinhos de marca branca, eis aqui uma tentativa de dizer quem-produz-o-quê na gama "Selecção de Enófilos" do Intermarché:

 - Verdes (há um Alvarinho e um Loureiro, um rosé também): Quintas de Melgaço;
 - Douro (3 vinhos: branco, tinto e reserva tinto): Symington Family Estates (produtores do Altano, Chryseia)
 - Dão (tinto, branco e tinto reserva): Caves Primavera
 - Bairrada (tinto, branco e tinto reserva): Caves Primavera
 - Tejo (tinto, branco e tinto reserva): Quinta da Alorna
 - Palmela (tinto, branco e tinto reserva): Adega Cooperativa de Palmela
 - Alentejo (tinto, branco e tinto reserva, um rosé também): Adega Cooperativa do Redondo
 - Lisboa (um Branco Leve): Casa Santos Lima
 - Moscatel de Setúbal: Venâncio Costa Lima
 - Moscatel do Douro: Poças Júnior





Só posso falar dos vinhos Tintos, brancos raramente bebo ;D

Aqui as minhas avaliações (da memória):

Alentejo Colheita Tinto: Vinho muito simples, cor opaco, jovem, frutado,liquiroso, pode (ou deveria) ser bebido um pouco mais fresco (12-14ºC), para acompanhar pratos ligeiros. Nada de especial. Preço: ~1.70€

Alentejo Reserva Tinto: Produzido pela Falua (acho J.P.Ramos) Em relação ao Alentejo normal este Reserva já é um vinho a sério. Boa cor, aromas de fruta madura e madeira. Saboroso, com final prolongado.Para mim o melhor Tinto do Pingo Doce!!. Preço imbatível (3.50€)

Douro tinto colheita: Bom tinto do Douro, com cor escuro, muito frutado e fácil de beber. Como todos gostam! 2-2.5€

Douro Tinto Reserva: Diferente da Colheita 'normal'. Cor quase opaco, sobremaduro?, com aromas um pouco complicados, tipo couro.+-14%. Nada para 'principantes'. 3,5-4€

Dão tinto Colheita: Produzido pela Qta de Cabriz. Um bom vinho pelo preço, com cor, com fruta madura.Bom vinho, para beber. Talvez é o 'Qta. de Cabriz Colh. Selecionada'.

Dão Tinto Reserva: Parecido com a Colheita normal (mesma casa). Mais aromas, mais cheio, um pouco mais 'apimentado' final mais prolongada. ca. 3.5€ muito bom vinho.

Palmela Colheita: Dª Ermelinda Freitas;  Bom vinho (Periquita?) pelo preço, mais não me lembro, cerca de 2€.

Palmela Reserva: Dª Ermelinda Freitas (J. Quindera): Um vinho com cor escuro, e aromas de Periquita madura. É um bom vinho, más algo pesado! A Reserva deste ano tem 14,5%, para mim tem demasiado alcohol.

Penso que o Pingo Doce tem ainda  um Tinto do Tejo más não posso escrever nada, se já bebi, já esceçi ;D

Saude!

Ainda bem que avisas dos Palmela. Nunca engraçei com os vinhos tintos desse produtor (Ermelinda Freitas). Mesmo os reserva e os varietais acabam todos a roçar o carrascão... :P Lá se aproveita um ou outro, gostei de um Syrah e um ou outro branco... A Adega de Sto. Isidro de Pegões, ali ao lado, tem vinhos bem melhores em bem mais em conta! :)

Já esses Douro e Dão parecem ser algo de que eu facilmente gostaria. :)





E para finalizar este post quilométrico, eis duas impressões (notas que tinha práqui dispersas) acerca de dois Bairradinos - pois ultimamente tenho andado a viajar pela Bairrada! ;D


-> Vinha do Putto tinto 2011 (DOC Bairrada)
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz (Aragonês), Merlot
Vinificação: Desengace total, fermentação separada em pequenos lagares com pisa mecânica. Estágio em barricas de terceiro ano por 3 a 6 meses.
Produtor: Adega Campolargo (Anadia)
Grau alcoólico: 13,5%
Preço: comprado em promoção por €3,49. Preço normal indicado de €6,99

Notas: Aroma intenso, muitos frutos vermelhos e bem maduros a fazerem-se notar, um vinho muito vivo e até com alguma doçura. Felizmente uma boa dose de acidez refrescante para aguentar todo o arraial aromático :D, consegue ser saboroso sem se tornar enjoativo.
Pelo preço de €3,5, não está mal, um vinho gastronómico e saboroso, apesar de mesmo nesta faixa de preço, haver opções que me agradam mais. O preço "normal" já me parece excessivo, mas parece-me mais um caso de marketing "promocional" :P Por €6,99 já se arranjam opções beeeeem melhores... mesmo dentro do mesmo produtor, até prefiro o "Entre II Santos tinto" a este.



-> Marquês de Marialva Arinto Reserva 2013 (DOC Bairrada)
Castas: 100% Arinto, ora! :D
Vinificação:  Desengace total, maceração pelicular, prensagem pneumática suave e fermentação alcoólica à temperatura de 16ºC. 30% do vinho fermentou em barricas de carvalho francês. Vinhas com 10 a 20 anos de idade.
Produtor: Adega Cooperativa de Cantanhede
Grau alcoólico: 13,5%
Preço: comprado em promoção por ~€4. Preço normal indicado de €5,99

Notas: Comprei este vinho numa promoção qualquer que houve há uns tempos no Continente. E sinceramente gostei. :) A casta Arinto é muito utilizada aqui ao lado em Bucelas (conhecida como "capital do Arinto"), mas parece que também se deu bem lá por terras da Bairrada.
Bons aromas citrinos, bem compostos e amparados por alguns aromas mais encorpados trazidos pela madeira, tudo muito suave, refrescante, equilibrado mas com alguma complexidade. Em suma, um bom vinho que cairá bem no Verão e com pratos leves de peixe, mas que não desdenha um prato mais temperado, pois tem arcaboiço para aguentar. Em suma, um bom vinho, lembro-me que depois de o provar, voltei lá buscar mais um par de garrafas, e ainda bem que o fiz! :D

Há quem pense que as adegas cooperativas só produzem vinhos a granel de fraca qualidade. Ora aqui está um bom exemplo que desmente essa teoria! :)
« Last Edit: October 02, 2014, 11:36:34 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline safety razor

  • Trade Count: (+7)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 166
  • Respect: +4
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #286 on: October 03, 2014, 08:56:00 am »
0
Quote
-> Vinha do Putto tinto 2011 (DOC Bairrada)
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz (Aragonês), Merlot
Vinificação: Desengace total, fermentação separada em pequenos lagares com pisa mecânica. Estágio em barricas de terceiro ano por 3 a 6 meses.
Produtor: Adega Campolargo (Anadia)
Grau alcoólico: 13,5%
Preço: comprado em promoção por €3,49. Preço normal indicado de €6,99

Notas: Aroma intenso, muitos frutos vermelhos e bem maduros a fazerem-se notar, um vinho muito vivo e até com alguma doçura. Felizmente uma boa dose de acidez refrescante para aguentar todo o arraial aromático :D, consegue ser saboroso sem se tornar enjoativo.
Pelo preço de €3,5, não está mal, um vinho gastronómico e saboroso, apesar de mesmo nesta faixa de preço, haver opções que me agradam mais. O preço "normal" já me parece excessivo, mas parece-me mais um caso de marketing "promocional" :P Por €6,99 já se arranjam opções beeeeem melhores... mesmo dentro do mesmo produtor, até prefiro o "Entre II Santos tinto" a este.

Este marketing que as vezes os grandes hipermercados fazem não me agrada nada. Um destes casos  por exemple é este 'Vinho do Putto'. Já há various anos, quase todos os dias (ou sempre?) esté vinho é em promoção (50%)!!
Super! Vamos aproveitar isto! Este vinho custa em pequenos minimercados na zona de Bairrada 3,50€, sempre e sem promoção!! Aconteçe nos Hipers também com outros vinhos, têm o ano todo um desconto de 50%...e não valem mais do que o preço em promoção.

Provei este Putto há algum tempo, lembro me de ser um Vinho doce, não me agradou muito, talvez o mais fraco Tinto do 'Campolargo', uma relativamente jovem Adega da Bairrada com vinhos muito bons ! Fazem um excelente 'Pinaut Noir' (casta francês) ca em Portugal.
Cumprimentos
Dirk

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #287 on: October 03, 2014, 09:19:26 am »
0
Já calculava que era esse o caso. ;D Aumentam o preço e depois fazem desconto! LOL :D
A Campolargo tem vinhos muito bons, sim, mas este não me impressionou, certamente... a doçura faz-se realmente notar.

Podem ver aí a "promoção" no folheto do Continente (pág. 17). :D

 - Garrafeira Continente

O Tellu's Douro é outro que está permanentemente em promoção. Não vale o "preço normal" de €5, na minha opinião...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #288 on: October 03, 2014, 10:13:32 am »
0
 Por acaso comprei 3x Monte Velho no Continente; 2,60€ cada garrafa (á cerca de 3 semanas).
Neste caso, foi mesmo promoção.

Offline safety razor

  • Trade Count: (+7)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 166
  • Respect: +4
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #289 on: October 03, 2014, 10:53:59 am »
0
Quote
Por acaso comprei 3x Monte Velho no Continente; 2,60€ cada garrafa (á cerca de 3 semanas).
Neste caso, foi mesmo promoção.

2,60€ por um Monte Velho, excelente preço! O Monte Velho é sempre uma boa escola, bem frutado e fácil de beber.

Claro que o grande J e C fazem promoções bons, más as vezes são muuuito duvidosas...
Cumprimentos
Dirk

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #290 on: October 03, 2014, 11:07:29 am »
0
2,60€ por um Monte Velho, excelente preço! O Monte Velho é sempre uma boa escola, bem frutado e fácil de beber.

Claro que o grande J e C fazem promoções bons, más as vezes são muuuito duvidosas...

 Sim, de acordo, mas por ex. existe um vinho "Mula velha" (acho que é assim o nome) que só o compro quando está com desconto de 50%, mas como não o vejo em mais lado nenhum, não sei se a "promoção" é verdadeira... ???
Mas é um excelente vinho.
« Last Edit: October 03, 2014, 11:54:26 am by Caramelo »

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #291 on: October 03, 2014, 11:34:06 am »
0
Sim, de acordo, mas por ex. existe um vinho "Mula velha" (acho que é assim o nome) que só o compro quando está com desconto de 50%, mas como não o vejo em mais lado nenhum, não sei a "promoção" é verdadeira... ???
Mas é um excelente vinho.
Eu já vi "sem promoção", mas reparo que as promoções estão cada vez maiores nesse vinho.
Um grande amigo ficou desiludido com ele. Tinha grandes expectativas, aproveitou uma promoção em que custava 5€ e sentiu-me defraudado pelo preço. Ainda assim, gostava de degustá-lo.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #292 on: October 03, 2014, 11:55:16 am »
0
Eu já vi "sem promoção", mas reparo que as promoções estão cada vez maiores nesse vinho.
Um grande amigo ficou desiludido com ele. Tinha grandes expectativas, aproveitou uma promoção em que custava 5€ e sentiu-me defraudado pelo preço. Ainda assim, gostava de degustá-lo.

 Em promoção é metade desse preço.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #293 on: October 03, 2014, 12:03:53 pm »
0
Eu já vi "sem promoção", mas reparo que as promoções estão cada vez maiores nesse vinho.
Um grande amigo ficou desiludido com ele. Tinha grandes expectativas, aproveitou uma promoção em que custava 5€ e sentiu-me defraudado pelo preço. Ainda assim, gostava de degustá-lo.

É da Quinta do Gradil, mais um do grupo Parras/Goanvi...
Existem 3 níveis, o "normal", reserva e Premium...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline safety razor

  • Trade Count: (+7)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 166
  • Respect: +4
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #294 on: October 03, 2014, 12:06:20 pm »
0
Quote
O Tellu's Douro é outro que está permanentemente em promoção. Não vale o "preço normal" de €5, na minha opinião...
sim, sim este também é um destes candidatos (60% desconto o ano inteiro,  :)).

Quote
Sim, de acordo, mas por ex. existe um vinho "Mula velha" (acho que é assim o nome) que só o compro quando está com desconto de 50%, mas como não o vejo em mais lado nenhum, não sei a "promoção" é verdadeira... ???
Mas é um excelente vinho.
Quote
Eu já vi "sem promoção", mas reparo que as promoções estão cada vez maiores nesse vinho.
Um grande amigo ficou desiludido com ele. Tinha grandes expectativas, aproveitou uma promoção em que custava 5€ e sentiu-me defraudado pelo preço. Ainda assim, gostava de degustá-lo.

Tenho aqui o folheto de Continente:

Mula Velha Premium  8,99€  2.59€ poupa mais de 70%

A descrição: Lote com Syrah, Frutos silvestres, gelado de nata, tostados doces, Cativante, Mastigável, sucroso, taninos de boa evolução....uiui :D

Tenho de provar!
Cumprimentos
Dirk

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #295 on: October 03, 2014, 12:55:41 pm »
0
Não conheço o Mula Velha....

Do mesmo grupo, conheço o Pêra Doce (Alentejo - novamente três níveis, "normal", Reserva e Premium). Um tudo-nada adocicados, mas agradáveis.

Também estão quase permanentemente em promoção :D ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #296 on: October 03, 2014, 01:06:06 pm »
0
Não conheço o Mula Velha....

Do mesmo grupo, conheço o Pêra Doce (Alentejo - novamente três níveis, "normal", Reserva e Premium). Um tudo-nada adocicados, mas agradáveis.

Também estão quase permanentemente em promoção :D ;D

 Esse tambem é muito bom. :P

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #297 on: October 03, 2014, 08:35:56 pm »
0
O Tellu's Douro é outro que está permanentemente em promoção. Não vale o "preço normal" de €5, na minha opinião...

Esse faz-me tanta confusão... pois na Makro era vinho para 2€ ou à volta disso. Nem a esse preço o compraria.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #298 on: October 03, 2014, 10:41:45 pm »
0
Esse faz-me tanta confusão... pois na Makro era vinho para 2€ ou à volta disso. Nem a esse preço o compraria.

As poucas vezes que o comprei, saiu a €1,82 no Jumbo. O preço justo para esse vinho não pode ser mais que isso... :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #299 on: October 04, 2014, 05:54:51 pm »
0
Beaujolais Villages sem sombra de dúvida!!! São vinhos da região BORGONHA... Particularidade: As uvas NÃO SÃO espremidas no processo de fermentação. Ocorre a MACERAÇÃO VÍNICA, ou seja, as uvas fermentam naturalmente e se rompem durante o processo...

Hoje, seguindo a sugestão do Edulpj, foi á mesa um Beaujolais-Villages, neste caso “la Ninadière” comprado no Lidl. Não decepcionou, mas confesso que gosto do tinto mais encorpado.

Tags: callum cabrito estonado 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal