Author Topic: Classificados  (Read 2594 times)

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Classificados
« on: September 16, 2012, 02:11:32 pm »
0
Será que não seria possível criar nos classificados um sub-quadro, ao qual poderiam eventualmente chamar de "Arquivo" como acho que fazem no TSN e mudar para lá os tópicos que estão trancados?
É que neste momento existem 8 páginas neste quadro, inclusivamente com tópicos (os mais antigos) que já têm mais de dois anos, outros em que os artigos se calhar já foram vendidos e continuam abertos e acaba por se tornar um pouco confuso consultar aquilo.

Gostaria de acrescentar em minha defesa que isto é uma sugestão e não uma crítica. Tenho perfeita noção de que o cargo de moderador é feito de forma perfeitamente gratuita e que são utilizadores como os restantes que exercem esta atividade a bem do fórum, mas se calhar seria melhor criar algumas regras neste quadro do fórum, tipo caso uma venda não se concretize no prazo x e caso o vendedor não diga nada a mesma seria arquivada.
Fica a sugestão.



Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Classificados
« Reply #1 on: September 16, 2012, 02:15:24 pm »
0
Concordo. Uma secção de "Negócios Concluídos" tornaria a casa mais arrumada. ;)
Hay que barbear cada dia mas!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Classificados
« Reply #2 on: September 18, 2012, 02:04:18 pm »
0
Eu de facto já tinha pensado nisso, a exemplo do que vejo em outros fóruns (TSR, os espanhóis, shavenook, etc.).
Não ando com muito tempo, mas talvez se consiga encontrar uma solução elegante e rápida de se fazer.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Classificados
« Reply #3 on: September 19, 2012, 09:30:24 pm »
0
E eu de vez em quando apago os tópicos já bloqueados, os outros obviamente não o faço, mas em alguns já cheguei a perguntar se já estava tudo vendido.

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Classificados
« Reply #4 on: September 19, 2012, 09:41:40 pm »
0
E eu de vez em quando apago os tópicos já bloqueados, os outros obviamente não o faço, mas em alguns já cheguei a perguntar se já estava tudo vendido.

Uma maneira de evitar isso é criar uma regra que limite o tempo que um anuncio pode estar ativo. Ou seja, no título do tópico seria obrigatório colocar do género:

[Venda] Pinceis XPTO - Até 23/09 23H  

A regra também deveria dizer que o anuncio poderia estar ativo no máximo Y dias depois da data de criação...exemplo 5 dias.

Caso o prazo fosse ultrapassado e nada fosse vendido o anúncio passaria de imediato (ou quando visto pelos moderadores) à secção de negócios concluídos.
Neste tipo de situação por norma o vendedor só envia os produtos depois de terminar a data do anuncio. Caso só tenha um produto ou vários e sejam todos vendidos antes do anuncio ficar caducado, podem sempre editar o título e colocar Concluído.

Se o vendedor nada tiver vendido e quiser voltar a colocar o anúncio, deve ser ele por iniciativa própria a fazê-o, corrigindo o prazo no titulo.

Que acham?

PS: Na seção do Quiosque não sei se seriam aplicável a mesma regra. A meu ver não pois tratam-se de locais de gerência por parte de   comerciais e não particulares.
« Last Edit: September 19, 2012, 09:44:27 pm by Renato Ferreira »
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Classificados
« Reply #5 on: September 19, 2012, 09:59:29 pm »
0
É uma boa ideia, mas isso já não vai servir para os antigos, só mesmo para os novos anúncios. E antigos ali perdidos há muitos.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Classificados
« Reply #6 on: September 19, 2012, 10:05:42 pm »
0
E porque não mudar o nome do tópico com um prefixo, p.ex. "[FECHADO] - Vendo SR XPTO".
Talvez seja mais simples que mover, quem modera diga se é assim ou não.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Classificados
« Reply #7 on: September 19, 2012, 10:07:41 pm »
0
Bem, a moderação pode sempre enviar uma mensagem a todos os users a avisar das novas regras dos classificados com um prazo para mudança de "Título e tempo de duração" contando a partir de uma certa data a decidir pela moderação, visto alguns anuncios serem muito antigos e não haver necessidade de criar novos. Basta uma edição do título.

Quem não manifestar interesse em mudar das duas uma: ou já não usa o fórum ou já não quer vender/já vendeu os items. Na própria secção pode sempre criar um "inamovivel" com essas mesmas regras em destaque.

Pode parecer burocrático ao inicio mas trará resultados positivos a médio prazo.

Os moderadores terão de ser algo rigorosos nesta fase. Não que o nosso fórum tenha grande movimento de classificados mas já vi grandes broncas noutros fóruns de outros temas por causa de vendas e trocas.

Acho que também devem ser sempre colocadas imagens reais dos itens bem como o preço.

E porque não mudar o nome do tópico com um prefixo, p.ex. "[FECHADO] - Vendo SR XPTO".
Talvez seja mais simples que mover, quem modera diga se é assim ou não.

Bem, o problema que se levanta é que há anuncios no fórum com anos de existência. Muitos dos quais deixamos de saber se ainda estão os itens para venda, se os users já os venderam, etc.

Aí ficamos na mesma se apenas mudar o prefixo.
« Last Edit: September 19, 2012, 10:10:06 pm by Renato Ferreira »
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Classificados
« Reply #8 on: September 22, 2012, 09:42:15 pm »
0
Fiz uma limpeza aos tópicos bloqueados e reduziu 1 página  ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal