Author Topic: Assentando o fio...  (Read 2431 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Assentando o fio...
« on: May 29, 2014, 11:14:52 pm »
0
Não!!! Não errei de board... Nos velhos tempos, era comum assentar o fio das lâminas de duplo fio para prolongar um pouco a vida útil...

Meu avô, "stropeava" a lâmina dentro de um copo liso... Forçava a lâmina contra a parede interna do copo e deslizava longitudinalmente algumas vezes. Após esse movimento, virava a lâmina e repetia o processo do outro lado...

Meu pai, já era um pouco mais "punk" na coisa... Desmontava o aparelho, removia a lâmina e "stropeava" contra a palma da própria mão...

Ambos afirmavam categoricamente, que conseguiam tirar mais duas ou três barbas depois do processo...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Assentando o fio...
« Reply #1 on: May 29, 2014, 11:17:21 pm »
0
Eu preciso fazer isso (na mão) com as Treet Dura Sharp para que elas cortem suave.

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Assentando o fio...
« Reply #2 on: May 29, 2014, 11:25:57 pm »
0
Eu não arrisco um mau barbeado para tirar mais uma utilização da lamina... acho que não vale a pena o risco em relação ao valor.
Actualmente não utilizo nenhuma lamina mais de 5 vezes, mas tenho uma barba muito dura e cerrada.... até as Feather noto a falhar a partir da 5ª utilização!
As Vostok, que são actualmente as minha favoritas, utilizo apenas 3 vezes, mas sei que esses 3 barbeados vão ser excelentes! É uma lâmina que dura menos que as outras, mas nessas poucas utilizações, é mesmo muito boa!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Assentando o fio...
« Reply #3 on: May 29, 2014, 11:28:32 pm »
0
Há que se lembrar que meus avoengos tinham essa prática em épocas onde lâminas de duplo fio eram raras e um luxo para poucos...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Assentando o fio...
« Reply #4 on: May 29, 2014, 11:29:56 pm »
0
Há que se lembrar que meus avoengos tinham essa prática em épocas onde lâminas de duplo fio eram raras e um luxo para poucos...

Claro! Existem até maquinas da epoca para fazer esse trabalho! Mas penso que hoje em dia ninguem se dá a esse trabalho...
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: Assentando o fio...
« Reply #5 on: May 29, 2014, 11:51:45 pm »
0
Em que pese a época desse ocorrido, com seus avós, hoje, no meu caso, uso muito as lâminas Laser, que na minha cidade custam R$1,50 cinco lâminas, ou seja, uma pechincha. Não ultrapasso 3 escanhoados com elas, pra mim não vale a pena 8)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Assentando o fio...
« Reply #6 on: May 30, 2014, 12:13:43 am »
0
Eu não arrisco um mau barbeado para tirar mais uma utilização da lamina... acho que não vale a pena o risco em relação ao valor.
Actualmente não utilizo nenhuma lamina mais de 5 vezes, mas tenho uma barba muito dura e cerrada.... até as Feather noto a falhar a partir da 5ª utilização!
As Vostok, que são actualmente as minha favoritas, utilizo apenas 3 vezes, mas sei que esses 3 barbeados vão ser excelentes! É uma lâmina que dura menos que as outras, mas nessas poucas utilizações, é mesmo muito boa!

Goaman, não me leves a mal, mas eu não entendo esta conceção das lâminas (que é a dominante). As minhas lâminas não passam de anjos a demónios enquanto descansam de um dia para o outro. Eu vou sentindo uma evolução (degradação) lenta na forma como elas se comportam ao longo dos escanhoados. Aliás, nenhuma lâmina gasta me deu um mau escanhoado (pode é não apurar tanto como eu gostaria), já uma lâmina nova pode ser demoníaca nos primeiros usos, com direito a cortes ou assaduras.

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Assentando o fio...
« Reply #7 on: May 30, 2014, 12:42:26 am »
0
Eu não sinto isso infelizmente... em qualquer primeira utilização de qualquer lamina que já testei, foi rara a que tive problemas. Praticamente em todas, a partir da 5ª utilização, já sinto o pelo a ser puxado, e não cortado... o que provoca alem de desconforto, dor!
E não é uma conceção que tenho devido á dominancia que referes, é pela minha esclusiva experiência! Alias, duvido muito que alguem dê tão poucas utilizações a laminas DE como eu dou... Mas um dia eu tiro uma foto á minha barba de 24 horas!!!  ;D ;D
Laminas SE a conversa é bastante diferente... consigo com injectors uma média de 10 barbeados confortaveis, até começar a sentir a puxar o pelo, e com SE's um pouco mais...
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Kravocks

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 917
  • PT - Lisboa
  • Respect: +333
Re: Assentando o fio...
« Reply #8 on: May 30, 2014, 03:13:25 am »
0
Eu não sinto isso infelizmente... em qualquer primeira utilização de qualquer lamina que já testei, foi rara a que tive problemas. Praticamente em todas, a partir da 5ª utilização, já sinto o pelo a ser puxado, e não cortado... o que provoca alem de desconforto, dor!
E não é uma conceção que tenho devido á dominancia que referes, é pela minha esclusiva experiência! Alias, duvido muito que alguem dê tão poucas utilizações a laminas DE como eu dou... Mas um dia eu tiro uma foto á minha barba de 24 horas!!!  ;D ;D
Laminas SE a conversa é bastante diferente... consigo com injectors uma média de 10 barbeados confortaveis, até começar a sentir a puxar o pelo, e com SE's um pouco mais...
+1 em relação as laminas DE. A mim e rara a lamina DE que dure mais de 3 barbas, mesmos as Gillette Platinum. Comigo as Feather duram 2 barbas a 3ª já só causam irritação. A minha barba e mesmo lixa autentica.  ;D
Poupe $10 na sua 1ª compra no iHerb.com
iHerb Code: CPL782.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Assentando o fio...
« Reply #9 on: May 30, 2014, 03:20:05 am »
0
Já eu tenho a impressão de que as laminas são mais ásperas no primeiro uso. É raro o primeiro barbear de uma lâmina comigo ser tão suave quanto o segundo ou terceiro uso. Já ouvi dizer muito sobre o tal "corking",mas não chego a o fazer. Talvez devesse.
Ou isso é apenas minha mente me pregando uma peça. :P

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Assentando o fio...
« Reply #10 on: May 30, 2014, 10:23:28 am »
0
Já eu tenho a impressão de que as laminas são mais ásperas no primeiro uso. É raro o primeiro barbear de uma lâmina comigo ser tão suave quanto o segundo ou terceiro uso. Já ouvi dizer muito sobre o tal "corking",mas não chego a o fazer. Talvez devesse.
Ou isso é apenas minha mente me pregando uma peça. :P

Faço coro contigo, Gago... Utilizo duas marcas em alternância... A Feather na primeira vez é cruel... Daí pra frente vai bem, utilizo mais cinco ou seis vezes. A Wilkinson entretanto, é macia desde a primeira vez, mas dura três ou quatro vezes no máximo...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Silver Surfer

  • Trade Count: (+2)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 600
  • PT-Leiria / CH-Lausanne
  • Respect: +13
    • Email
Re: Assentando o fio...
« Reply #11 on: May 30, 2014, 04:07:10 pm »
0
Não sei se terá ou não alguma coisa a ver com a sensação que algumas lâminas provocam na 1a utilização (agressivas!), mas desde que me iniciei no BC, a primeira coisa que o meu pai me disse foi que antes de usar uma lâmina que devia cortar com ela uma folha de jornal! Diz ele que serve para quebrar o "vício" da lâmina! Digamos..a agressividade dela quando está "virgem"! Já alguém ouviu falar nisto?? ???

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Assentando o fio...
« Reply #12 on: May 30, 2014, 05:00:45 pm »
0
Nunca vi nada parecido!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Assentando o fio...
« Reply #13 on: May 30, 2014, 05:31:31 pm »
0
Não sei se terá ou não alguma coisa a ver com a sensação que algumas lâminas provocam na 1a utilização (agressivas!), mas desde que me iniciei no BC, a primeira coisa que o meu pai me disse foi que antes de usar uma lâmina que devia cortar com ela uma folha de jornal! Diz ele que serve para quebrar o "vício" da lâmina! Digamos..a agressividade dela quando está "virgem"! Já alguém ouviu falar nisto?? ???
faz sentido
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Assentando o fio...
« Reply #14 on: May 31, 2014, 12:49:31 am »
0
Não sei se terá ou não alguma coisa a ver com a sensação que algumas lâminas provocam na 1a utilização (agressivas!), mas desde que me iniciei no BC, a primeira coisa que o meu pai me disse foi que antes de usar uma lâmina que devia cortar com ela uma folha de jornal! Diz ele que serve para quebrar o "vício" da lâmina! Digamos..a agressividade dela quando está "virgem"! Já alguém ouviu falar nisto?? ???

O método mais divulgado e usado pela malta dos fóruns é cortar um pedaço ou uma rolha de cortiça.
Os "miricanos" chamam a isso "corking the blade" :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal