Author Topic: Cabos artesanais por Carlos Leite  (Read 19683 times)

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #30 on: December 13, 2012, 01:12:05 pm »
0
Caramba Carlos, ficou MUITO legal!!!!


Parabéns!!!
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #31 on: December 13, 2012, 01:29:47 pm »
0
infelizmente nao, onde trabalho nao ha essa ferramenta.

cumps

Obrigado pela resposta!
Não deixo de achar que está um excelente trabalho, e muito obrigado por o partilhares connosco.

Repito que se precisares de uns cabeçais diversos (Gillette ou outros) para medir/experimentar roscas ou o que quer que seja, é só dizeres por MP que eu envio pelo correio.

Já aqui falei no artesão Robert Smith, conhecido como CoonCatBob. O senhor faleceu faz algum tempo, mas o site dele ainda está disponível. Alguns cabos dele não têm o tal padrão em espiral, sempre dará para tirar mais algumas ideias: https://sites.google.com/site/bobsrazorworks/razor-handles

Uma outra ideia, para "desviar" o centro de gravidade mais para o lado do cabeçal, é algo tipo isto:



A foto é de uma safety-razor chinesa barata, não será a mais bonita :P mas espero que se perceba a ideia. No fundo, desbastar um pouco no lado oposto ao cabeçal para tornar essa zona mais leve...
« Last Edit: December 13, 2012, 01:34:33 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #32 on: December 13, 2012, 01:29:55 pm »
0
Parabens pelo cabo.

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #33 on: December 13, 2012, 01:45:09 pm »
0
boas

obrigado a todos pela ajuda, vou sempre tentar melhorar, com a vossa ajuda e experiência.

como ja tinha dito gostava de oferecer este cabo a alguém daqui apenas com a "condição" de depois deixar aqui algum feedback sobre o funcionamento do mesmo.

peço desculpa aos restantes mas vou dar prioridade ao membro FML dado que me ajudou e tentou reunir alguma informaçao sobre o que eu queria fazer. se este nao quiser o cabo, se alguem o quiser fica com ele.

cumps

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #34 on: December 13, 2012, 02:39:44 pm »
0
Não sei se isto ajuda, mas cá vai!








As mais deste século...






E as que não consegui equilibrar nem por nada, demasiado pesadas no cabeçal...



Não sei se se consegue ver mas a New tem os "dentes" encostados ao cartão, daí estar "equilibrada", o ponto será muito mais próximo do cabeçal.





Outra coisa que tive a medir foi os "parafusos" dos topos dos cabeçais, e embora tenha sido sem qualquer tipo de ferramenta especializada e como tal não se fiem muito nisto, mas verifiquei que os das EJ/Mühle são mais compridos que os da Gillette que tenho, e que mesmo assim nenhum deles chega aos 1,2cm, parece-me que os das EJ/M têm 1cm e os da Gillette 0,8cm. Mas é como eu digo, muito a olhómetro!






You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #35 on: December 13, 2012, 02:44:03 pm »
0

Excelente cabo, Carlos, que se tem de começar por algum lado!!  ;) ;) ;D

E por que aço optou?

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #36 on: December 13, 2012, 03:22:41 pm »
0
rntdcarvalho desde ja obrigado pela ajuda.

o que consigo concluir disto do ponto de equilíbrio é que nos cabos aftermarket e dificil arranjar um ponto de equilibrio perfeito, pois cada cabo teria de ser feito para um determinado cabeçal, pois a cabeçais mais leves e outros mais pesados e isso influencia o ponto de equilibro do conjunto.

depois que 90% das pessoas que compram cabos aftermarket nao esta preocupadas com o ponto de equilíbrio, pois toda a gente quer um cabo mais pesado que o original logo vai tornar o ponto de equilibro totalmente ao contrario do que se quer. nao me acredito sequer que as pessoas que procuram cabos com 14mm de diametro com com aquele "apendice" no fundo podem estar a pensar no equilíbrio do conjunto...

como e normal o cabo original ja foi pensado para o peso da cabeça, por isso adicionar um cabo mais pesado nao tem nexo algum. (isto na minha ideia)

se uma cabeça pesa umas 30/40grs o cabo tem de pesar umas 50/60 no máximo,  qual era a logica de ter um cabeçal com 40grs e um cabo com 150grs como eu vi na pesquisa que fiz antes de fazer o meu cabo... sera que neste conjunto haveria de haver ponto e equilíbrio??

vou fazer mais uns teste/protótipos para analisar isto do ponto de equilíbrio, mais novidades em breve  ;D

cumps

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #37 on: December 13, 2012, 03:26:11 pm »
0

Excelente cabo, Carlos, que se tem de começar por algum lado!!  ;) ;) ;D

E por que aço optou?

boas

para começar nao esta peste de todo e agora que esta melhor polido, ate nem esta tao mau...

o aço, começei por fazer em aço inox normal, mas o peso era absurdo para haver o tao famoso ponto de equilibro...

entao este é numa liga de 80% aço inox 20% aluminio, por isso e que o seu acabamento nunca vai ficar 100% espelho...

cumps

Offline Mengao

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 899
  • Respect: +1
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #38 on: December 13, 2012, 03:41:58 pm »
0
Parabens Garoto

o seu cabo ficou lindissimo!
e esta uma maravilha, chego a dizer que podiamos pensar num cabo comemorativo do barbear classico, em vez de um sabão e com isso resolveriamos o problema do aroma!! ;D ;D
life's too short to shave with poor shaving soap

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #39 on: December 13, 2012, 03:51:28 pm »
0


Parabens Garoto

o seu cabo ficou lindissimo!
e esta uma maravilha, chego a dizer que podiamos pensar num cabo comemorativo do barbear classico, em vez de um sabão e com isso resolveriamos o problema do aroma!! ;D ;D



Falou, meu amigo, e disse tudo!!  :D

Isto já pede uma conjunta 100% PT (e consoante o "fabricante" for entregando o material... ;D) nos forums aquém e além-mar!! 8) 8)

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #40 on: December 13, 2012, 03:59:01 pm »
0
Confrade leites, há um pormenor a ter em conta também, que é o da técnica, a imensurável variável que transformará o perfeito em imperfeito!

A tal razão pela qual eu amo a minha Chatsworth e o oversaturn não. Terá a ver com o tamanho das nossas mãos? Não acho as minhas particularmente grandes mas sou rapaz para 1,82m por isso pequenas não serão. Com as Gillettes a minha forma de pegar no cabo é completamente diferente das mais recentes, um agarre a 3 dedos com o curto cabo a apoiar no anelar e assim permite-me não ter de pegar tão acima, contornando o ponto de equilíbrio.

Para mim, desde o tempo em que essas Gillette foram vendidas a população mundial deve ter aumentado em média uns bons centímetros (fui ver e parece que na Europa sim, nos Estados Unidos nem por isso), e é claro de ver que, embora o cabeçal das EJ/M seja mais pesado que os antigos Gillette, o ponto de equilibro é bastante mais baixo.


Eu apaguei por azar a única foto que tirei da Mühle R102, com o cabeçal de pentes abertos, e é pena pois ilustra bem que os fabricantes para dois cabeçais diferentes (e se quiser pesos eu tiro-lhos facilmente) mantêm o mesmo cabo. A ver se depois volto a tirar para exemplificar melhor, ou se alguém mostra umas fotos melhores que as minhas com cabos artesanais em vez de originais.


P.S - Espero é que comece a apresentar preços em breve, que o seu trabalho é demasiado bom para não dar lucro!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #41 on: December 13, 2012, 04:08:08 pm »
0
rntdcarvalho desde ja obrigado pela ajuda.

o que consigo concluir disto do ponto de equilíbrio é que nos cabos aftermarket e dificil arranjar um ponto de equilibrio perfeito, pois cada cabo teria de ser feito para um determinado cabeçal, pois a cabeçais mais leves e outros mais pesados e isso influencia o ponto de equilibro do conjunto.

depois que 90% das pessoas que compram cabos aftermarket nao esta preocupadas com o ponto de equilíbrio, pois toda a gente quer um cabo mais pesado que o original logo vai tornar o ponto de equilibro totalmente ao contrario do que se quer. nao me acredito sequer que as pessoas que procuram cabos com 14mm de diametro com com aquele "apendice" no fundo podem estar a pensar no equilíbrio do conjunto...

como e normal o cabo original ja foi pensado para o peso da cabeça, por isso adicionar um cabo mais pesado nao tem nexo algum. (isto na minha ideia)

se uma cabeça pesa umas 30/40grs o cabo tem de pesar umas 50/60 no máximo,  qual era a logica de ter um cabeçal com 40grs e um cabo com 150grs como eu vi na pesquisa que fiz antes de fazer o meu cabo... sera que neste conjunto haveria de haver ponto e equilíbrio??

vou fazer mais uns teste/protótipos para analisar isto do ponto de equilíbrio, mais novidades em breve  ;D

cumps

Viva Carlos,

Por alguma razão os utilizadores que compram cabos aftermarket pretendem cabos pesados.
Penso que, na maioria dos casos, não será uma questão de obter equilíbrio perfeito, mas sim de preferências pessoais, e de encontrar algo diferente do que já existe...

Por exemplo, tenho duas NEW inglesas (ou melhor, uma NEW e uma 7 O'Clock) cujos cabos originais eram até muito leves, inclusivé eram ocos - pesam praí 20 ou 30 gramas cada um. A Gillette mais pesada que tenho deve ser uma British Aristocrat #16 - pesa ~82g, provavelmente uma das Gillette mais pesadas apesar de pequena, contudo a máquina toda pesa mais que a grande maioria dos cabos aftermarket (só o cabo)...

Ou seja, as Gillette originais eram, em geral muito leves, salvo algumas excepções., muitas inclusivé tinham cabos ocos (os tais que desenvolviam rachadelas...

Depois há a questão do agarre. Um cabo  tem que ter um certo diâmetro mínimo (12-13mm) para ter um bom agarre e ser confortável na mão. Claro que num cabo maciço em latão ou aço, o peso é proporcional (e portanto, consequência) do diâmetro.

A maioria dos cabeçais até é mais leve - um cabeçal Mühle/Edwin Jagger de pente fechado, por exemplo, pesa 30g, e não é o mais leve do mercado, pelo contrário, é mais pesado que a grande maioria dos cabeçais Gillette... aqui uma foto, que tirei uns meses atrás no contexto de outro tópico:


De resto, concordo a 100% contigo! :D E aqueles cabos com "apêndices" gordos no fundo nunca me fascinaram...

Confrade leites, há um pormenor a ter em conta também, que é o da técnica, a imensurável variável que transformará o perfeito em imperfeito!

A tal razão pela qual eu amo a minha Chatsworth e o oversaturn não. Terá a ver com o tamanho das nossas mãos? Não acho as minhas particularmente grandes mas sou rapaz para 1,82m por isso pequenas não serão. Com as Gillettes a minha forma de pegar no cabo é completamente diferente das mais recentes, um agarre a 3 dedos com o curto cabo a apoiar no anelar e assim permite-me não ter de pegar tão acima, contornando o ponto de equilíbrio.

[...]

P.S - Espero é que comece a apresentar preços em breve, que o seu trabalho é demasiado bom para não dar lucro!

Exactamente! Como disse acima, tudo se resume a preferências pessoais... :)
E concordo com a última frase ;D




Parabens Garoto

o seu cabo ficou lindissimo!
e esta uma maravilha, chego a dizer que podiamos pensar num cabo comemorativo do barbear classico, em vez de um sabão e com isso resolveriamos o problema do aroma!! ;D ;D



Falou, meu amigo, e disse tudo!!  :D

Isto já pede uma conjunta 100% PT (e consoante o "fabricante" for entregando o material... ;D) nos forums aquém e além-mar!! 8) 8)

+1

Só espero é que se chegue a um consenso! :D Que já tentei fazer uma conjunta de cabos e não consegui ir avante  :'(



« Last Edit: December 13, 2012, 04:09:46 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Re: Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #42 on: December 13, 2012, 06:29:50 pm »
0
boas.

desde já obrigado por todo o feedback

eu posso fazer alguns cabos, mas como faço isto apenas nos tempos mortos do trabalho não da pra fazer muita coisa.

preços por enquanto não há... não estava a pensar ganhar dinheiro com isto... talvez umas trocas por alguns produtos que vocês tenham a mais nas vossas prateleiras :-)

entretanto quero e enviar este cabo para ser testado para ver s está tudo ok.

cumps e obrigado

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Re: Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #43 on: December 13, 2012, 07:07:17 pm »
0
Confrade leites, há um pormenor a ter em conta também, que é o da técnica, a imensurável variável que transformará o perfeito em imperfeito!

A tal razão pela qual eu amo a minha Chatsworth e o oversaturn não. Terá a ver com o tamanho das nossas mãos? Não acho as minhas particularmente grandes mas sou rapaz para 1,82m por isso pequenas não serão. Com as Gillettes a minha forma de pegar no cabo é completamente diferente das mais recentes, um agarre a 3 dedos com o curto cabo a apoiar no anelar e assim permite-me não ter de pegar tão acima, contornando o ponto de equilíbrio.

Para mim, desde o tempo em que essas Gillette foram vendidas a população mundial deve ter aumentado em média uns bons centímetros (fui ver e parece que na Europa sim, nos Estados Unidos nem por isso), e é claro de ver que, embora o cabeçal das EJ/M seja mais pesado que os antigos Gillette, o ponto de equilibro é bastante mais baixo.


Eu apaguei por azar a única foto que tirei da Mühle R102, com o cabeçal de pentes abertos, e é pena pois ilustra bem que os fabricantes para dois cabeçais diferentes (e se quiser pesos eu tiro-lhos facilmente) mantêm o mesmo cabo. A ver se depois volto a tirar para exemplificar melhor, ou se alguém mostra umas fotos melhores que as minhas com cabos artesanais em vez de originais.


P.S - Espero é que comece a apresentar preços em breve, que o seu trabalho é demasiado bom para não dar lucro!

boas.

desde já obrigado pelo comentário.

em relação ao tamanho das mãos e das preferências de cada um isso não e um problema, porque eu vou fazer os cabos um a um. não vão ser em série onde tem de ser todos iguais. posso fazer um pra si com 14 de diâmetro e com 120 de comprimento e a seguir fazer um com 12 de diâmetro e 85 de comprimento. vai ser tudo a medida :-)

vou ter e de comprar uma cabeça pra mim, senão não vou puder usar os cabos que eu faço :-) :-)

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #44 on: December 13, 2012, 07:27:59 pm »
0
Isto dos cabos é muiiiiiittooooooo relativo :D

Eu para já adapto-me bem a todos os que tenho, se bem que gosto bastante dos das minhas NEW em comparação ao da muhle. Os das new são mais pequenos em diâmetro, e pouco mais em comprimento.

Não vejo grande vantagem em cabos pesados, a não ser para evitar fazer pressão... (mas isto sou eu)

Aprecio bastante a leveza e fácil mobilidade de um cabo mais estreito :)

PS: continuação de bom trabalho ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal