Author Topic: Densidade dos nós  (Read 4326 times)

Offline DarkSpy

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 66
  • Respect: +7
    • Email
Densidade dos nós
« on: April 19, 2016, 08:14:11 pm »
0
Boas Semogueiros,

Sou novo nestas andanças e ainda não tenho muita experiência nem conhecimento dos vários materiais e neste caso dos vários pincéis da Semogue (sem ser o que se lê nos forums).
Por isso venho pedir que partilhem da vossa sabedoria.

O meu primeiro pincel foi um Semogue 1800 e depois disso comprei um Omega S10005 que usei exclusivamente com bons resultados.
Até que decidi insistir no meu pincel de cerda e inclusive acabei por comprar outro de características diferentes, o Semogue 610 e mais recentemente o 208.


O que eu acho curioso é que estes 3 pincéis têm todos densidade de nós diferentes e com certeza que faz com que tenham comportamentos distintos.

O que eu queria com esta thread é uma discussão das diferentes densidades de nós nas mesmas características do pincel e também catalogar / criar uma base de dados para esta característica que não vem estampada nas "specs" dos pincéis quando os compramos.

Por exemplo, ainda não estou convencido com a altura do pelo do 610 e caso não venha a gostar dele procuraria uma alternativa com o mesmo tipo de pelo.
As alternativas que se encontram é o 1250 e o 820, que no papel são iguais, mas eu não sei se têm densidade de nós diferentes (como o 1305 e o 830).
Alguém pode responder a esta questão?

Vocês já tiveram pincéis com as mesmas características e depois vieram a ver que havia um pormenor (como a densidade do pelo) que faz com que o pincel seja diferente?

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2711
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Densidade dos nós
« Reply #1 on: April 20, 2016, 12:55:28 pm »
0
Eu pessoalmente não sei determinar a densidade de uma rama em termos absolutos (número de pêlos por mm2 de área de base do nó) observando ou medindo um pincel acabado. A densidade é uma característica que se percebe por comparação com outros nós de diâmetro semelhante e mesmo tipo de pêlo. Eu posso dizer que um 830 é mais denso que um 1305 porque uso os dois e percebo as consequências dessa densidade extra.

Por esse motivo acho que essa base de dados de densidades teria que ser sempre comparativa.

Não sei responder directamente à questão que coloca entre o 1250 e o 820, mas se procura um pincel mais denso que o 610, então um 830, um 2000 ou um SOC Cerdas seriam as minhas sugestões. Julgo que os que refere terão todos densidades semelhantes (apenas possuo um 1305 e um 2000, este último bem mais denso que o primeiro).

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Densidade dos nós
« Reply #2 on: April 20, 2016, 02:14:40 pm »
0
Pois, a densidade é difícil de medir... como seria? Nº de pelos por milímetro quadrado? Gramas de pelo por área?
É que nem os fabricantes de pincéis contam o nº de pelos, geralmente a "dosagem" dos pelos por pincel é feita por pesagem, ou então por métodos automáticos.

Só mesmo por comparação entre diferentes modelos, e mesmo assim, por vezes pode ser um pouco (ou bastante) subjectivo, pois os tipos de pelo podem ser diferentes (espessura, por exemplo) e transmitir uma sensação errada.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline DarkSpy

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 66
  • Respect: +7
    • Email
Re: Densidade dos nós
« Reply #3 on: April 20, 2016, 07:23:10 pm »
0
Eu olho, de cima, para estes meus 3 pincéis e consigo ver claramente que eles têm uma quantidade de pelos distinta.
Claro que a sensação na cara também é diferente.

Tenho curiosidade do 1250 e do 820 porque, quando vejo a lista de pincéis mais recentes da Semogue,  não vejo dois modelos com características de pelo iguais, mesmo que tenham um cabo diferente. E estava à espera que, alguém que tenha os dois pincéis, provasse (ou não) a minha teoria.

Eu posso dizer que um 830 é mais denso que um 1305 porque uso os dois e percebo as consequências dessa densidade extra.

Fico curioso para saber qual é, na prática, essa consequência.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Densidade dos nós
« Reply #4 on: April 20, 2016, 09:54:11 pm »
0
Eu olho, de cima, para estes meus 3 pincéis e consigo ver claramente que eles têm uma quantidade de pelos distinta.
Claro que a sensação na cara também é diferente.

Tenho curiosidade do 1250 e do 820 porque, quando vejo a lista de pincéis mais recentes da Semogue,  não vejo dois modelos com características de pelo iguais, mesmo que tenham um cabo diferente. E estava à espera que, alguém que tenha os dois pincéis, provasse (ou não) a minha teoria.

Fico curioso para saber qual é, na prática, essa consequência.
Gasta mais creme. Afinal de contas tem de encher aquilo de espuma. Tendo mais espuma, dá para mais passagens.

Offline PedroCova

  • Vendedor
  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • *
  • Posts: 40
  • Aveiro / Portugal
  • Respect: 0
    • Email
Re: Densidade dos nós
« Reply #5 on: April 21, 2016, 09:22:41 am »
0
Boas,

Que tipo de pelo é colocado em cada pincel tens aqui um exemplo. Esta informação do tipo e qualidade do pêlo é fornecida pelo fabricante.

Melhores Cumprimentos,
Pedro Cova
Loja online: www.gentleshaving.com
facebook: www.facebook.com/gentleshaving/

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Densidade dos nós
« Reply #6 on: April 21, 2016, 09:43:15 am »
0
Havia para aí uma tabela com isso... hmmm..

Até me lembro de ver isso onde dizia 75% tops, 90% tops...

Offline PedroCova

  • Vendedor
  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • *
  • Posts: 40
  • Aveiro / Portugal
  • Respect: 0
    • Email
Re: Densidade dos nós
« Reply #7 on: April 21, 2016, 09:47:19 am »
0
Havia para aí uma tabela com isso... hmmm..

Até me lembro de ver isso onde dizia 75% tops, 90% tops...
Boas Bninho, 

Eu confirmei com a Semogue e essas tabelas não estão corretas (nem sabem de onde quem as realizou nem como obterem essas %s). 
A Semogue não divulga a % , irá começar a fornecer, tal como me forneceram a mim o tipo de pêlo. Premium, extra, etc... agora as % não divulga.
Melhores Cumprimentos,
Pedro Cova
Loja online: www.gentleshaving.com
facebook: www.facebook.com/gentleshaving/

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Densidade dos nós
« Reply #8 on: April 21, 2016, 09:57:24 am »
0
Boas Bninho,

Eu confirmei com a Semogue e essas tabelas não estão corretas (nem sabem de onde quem as realizou nem como obterem essas %s).
A Semogue não divulga a % , irá começar a fornecer, tal como me forneceram a mim o tipo de pêlo. Premium, extra, etc... agora as % não divulga.
Pedro, não te esqueças que tens meses nisto e há quem tenha anos e anos e com otimas relações com a Semogue... ;)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Densidade dos nós
« Reply #9 on: April 21, 2016, 09:59:02 am »
0
75% tops ou 90% tops não tem nada a ver com a densidade, é outra coisa, não façam confusão!

É a percentagem de pelo que atinge o loft máximo do pincel. Influencia a firmeza e também a sensação na cara. Mas não é indicativo da densidade, nem pretende ser. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline PedroCova

  • Vendedor
  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • *
  • Posts: 40
  • Aveiro / Portugal
  • Respect: 0
    • Email
Re: Densidade dos nós
« Reply #10 on: April 21, 2016, 09:59:48 am »
0
Pedro, não te esqueças que tens meses nisto e há quem tenha anos e anos e com otimas relações com a Semogue... ;)
correto
Melhores Cumprimentos,
Pedro Cova
Loja online: www.gentleshaving.com
facebook: www.facebook.com/gentleshaving/

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Densidade dos nós
« Reply #11 on: April 21, 2016, 10:06:06 am »
0
75% tops ou 90% tops não tem nada a ver com a densidade, é outra coisa, não façam confusão!

É a percentagem de pelo que atinge o loft máximo do pincel. Influencia a firmeza e também a sensação na cara. Mas não é indicativo da densidade, nem pretende ser. :)
Boa! :)

correto

:thumbsup:

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2711
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Densidade dos nós
« Reply #12 on: April 21, 2016, 11:07:36 am »
0
Eu olho, de cima, para estes meus 3 pincéis e consigo ver claramente que eles têm uma quantidade de pelos distinta.
Claro que a sensação na cara também é diferente.

Tenho curiosidade do 1250 e do 820 porque, quando vejo a lista de pincéis mais recentes da Semogue,  não vejo dois modelos com características de pelo iguais, mesmo que tenham um cabo diferente. E estava à espera que, alguém que tenha os dois pincéis, provasse (ou não) a minha teoria.

Fico curioso para saber qual é, na prática, essa consequência.
Não é fácil responder rapidamente a essa questão (consequência prática de uma densidade elevada). Há uma série de características que distinguem dois nós de igual diâmetro e altura mas com densidades diferentes:
1.º como diz o Bninho, um nó mais denso "come" mais creme ou sabão. Isto porque a espuma fica presa no seu interior e obriga a que se carregue mais o pincel para que se consiga utilizar pelo menos parte dessa espuma. A circulação de ar e água é mais difícil num pincel denso.
2.º um pincel mais denso tem, em princípio, mais firmeza. Um pincel menos denso vai abrir mais na cara, mesmo que o tipo e a altura de pêlo seja igual.
3.º um pincel de cerdas mais denso vai demorar muito mais tempo a desbravar que um primo menos denso. Ex: um SOC cerdas não estará completamente desbravado ao fim de um mês de uso diário, enquanto outros nós ficam amaciados em metade desse tempo.

Acrescente-se que é difícil ter 2 nós exactamente iguais, mas com densidades diferentes. Mesmo que o diâmetro e altura da rama sejam iguais ainda temos que considerar o tipo de pêlo e a forma do nó.

Offline DarkSpy

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 66
  • Respect: +7
    • Email
Re: Densidade dos nós
« Reply #13 on: April 21, 2016, 04:01:59 pm »
0
Acrescente-se que é difícil ter 2 nós exactamente iguais, mas com densidades diferentes. Mesmo que o diâmetro e altura da rama sejam iguais ainda temos que considerar o tipo de pêlo e a forma do nó.

Concordo e tenho noção disso, especialmente quando são feitos à mão.

Mas aqui a discussão é entre modelos diferentes e não entre o mesmo tipo de pincel.
Como muito bem descreveste a utilização/características do pincel vão ser diferentes, por isso, acho que esta discussão é relevante e importante, até para pessoas que não são muito batidas nisto (como eu).

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal