Author Topic: Cabos artesanais por Carlos Leite  (Read 19737 times)

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #60 on: December 15, 2012, 03:56:27 pm »
0


No colar prefiro essa reentrância.No cabo sempre preferi texturas  ;)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #61 on: December 15, 2012, 04:02:38 pm »
0
No colar prefiro essa reentrância.No cabo sempre preferi texturas  ;)

Idem. Sugestão fazer um cabo em negativo a este, ou seja, onde é liso, faz texturas; e onde é texturas, faz liso, isso a partir do colar.
« Last Edit: December 15, 2012, 04:04:26 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #62 on: December 15, 2012, 04:08:38 pm »
0
Na minha opinião parece ser comprido de mais (pode ser impressão), a parte de cima gosto de ver até um pouco mais abaixo do que está, esses três anéis desceriam um pouco mais graças a isso, e encurtava o pedaço que ficou abaixo do 4º anel fazendo com que o cabo fique mais curto. Se fosse possível fazer um padrão diferente no anel do fundo daria outro aspecto.

Um excelente trabalho, e aquele texto é uma opinião do que eu gostaria de ver ;)

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #63 on: December 15, 2012, 04:11:50 pm »
0
obrigado a todos.

e com estas criticas que se evolui... tenho de saber o que e que as pessoas querem, preciso de ideias para melhorar sempre  ;)

obrigado e cumps

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #64 on: December 15, 2012, 04:33:34 pm »
0
Está absolutamente excelente!
Uma hipótese seria trocar as "argolas", ou seja, colocar 3 no fundo do cabo e 1 no topo junto à rosca, uma espécie de cabo Gillette vintage modernizado.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #65 on: December 15, 2012, 10:12:16 pm »
0
Para ser sincero, pode faltar neste cabo nº2 uma ou outra coisa que idealizo num cabo, mas deixando a razão de lado, devo dizer que fiquei sem palavras. Sensacional é pouco e belo é demasiado insípido para caracterizar este cabo.

Caro confrade leites este cabo nº2 é uma obra de arte!

Quais as dimensões, peso e equilíbrio?

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #66 on: December 15, 2012, 11:09:31 pm »
0
Para ser sincero, pode faltar neste cabo nº2 uma ou outra coisa que idealizo num cabo, mas deixando a razão de lado, devo dizer que fiquei sem palavras. Sensacional é pouco e belo é demasiado insípido para caracterizar este cabo.

Caro confrade leites este cabo nº2 é uma obra de arte!

Quais as dimensões, peso e equilíbrio?

boas

tem 102mm e 78grs, o equilibrio fica +/- a 30mm da cabeça

este tem menos equilibrio que o primeiro, mas nao tinha nenhuma ideia quando o fiz, peguei no inox e fui fazendo e modificando tudo a gosto e a "olho", neste nao houve rascunhos  ;)

cumps

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #67 on: December 16, 2012, 12:57:46 am »
0
Conforme prometido, deixo aqui algumas conclusões a que cheguei depois de fazer algumas medições e investigação.

O ponto de equilíbrio das máquinas que tenho situa-se entre 2,5 cm e 3 cm do topo da cabeça da máquina (exceção para  merkel slant e wilkinson classic, a primeira para menos, a segunda para mais), isto é, a máquina a essa distância do topo da cabeça tem tanto peso para o lado da cabeça como para o lado do cabo. Deve ser esse o ponto ótimo de manuseio, pois se for mais pesada no cabo a máquina vai-se tornar menos agressiva, requerendo que se faça pressão para compensar, ou que se pegue na máquina de uma maneira mais afastada da cabeça, perdendo-se em controlo fino da mesma (não descarto todavia a possibilidade de mãos maiores - como já foi referido - beneficiarem de um ponto de equilíbrio mais afastado da cabeça).

Para aferir o ponto de equilíbrio usei o tampo de uma mesa, coloquei a máquina com a cabeça fora do tampo e fui deslizando até chegar ao ponto imediatamente anterior à máquina cair sob o efeito do peso da cabeça e cabo não apoiados na mesa. Depois foi medir a distância que ia do topo da cabeça à borda do tampo.

As cabeças das máquinas pesam em média um bocadinho menos que 30 gramas, sendo que umas poucas e raras pesam mais, outras menos como as Old Type da Gillette ou as Tech. Segue um link: http://wiki.badgerandblade.com/Double-Edged_Safety_Razors_Ranked_by_Head_Weight

O peso da cabeça afeta o ponto de equilíbrio de um cabo e da máquina, uma cabeça mais pesada aproxima o ponto de equilíbrio mais para ela do que uma mais leve no mesmo cabo.

Foram estas algumas das conclusões a que cheguei, não sei se concordam por isso façam o favor de criticar.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #68 on: December 16, 2012, 10:59:47 am »
0
Que tal um cabo parecido com esse New , somente mais grosso e comprido?

José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #69 on: December 16, 2012, 01:26:52 pm »
0
Bom trabalho caro leites, os meus parabéns por ambos os cabos e muito interessantes. Também interessante de ver a evolução que os cabos terão e a atenção a todos os pormenores que fazem um cabo passar de um simples cilindro de metal para um instrumento de precisão!!

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #70 on: December 16, 2012, 03:06:55 pm »
0
Bom trabalho caro leites, os meus parabéns por ambos os cabos e muito interessantes. Também interessante de ver a evolução que os cabos terão e a atenção a todos os pormenores que fazem um cabo passar de um simples cilindro de metal para um instrumento de precisão!!

Eu gostava de ver como isso se processa. Se o confrade Carlos conseguisse filmar o processo (ou pelo menos parte dele) acho que seria bem interessante :)
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #71 on: December 19, 2012, 01:43:25 am »
0
Caro Leites

Que trabalho fantástico! Não posso deixar de ficar surpreendido com a evolução desde a primeira mensagem deste tópico até à mensagem actual!

Eu sou fã dos cabos curtos, como é o caso da Merkur 33c


ou da máquina Ibéria, produzida aqui na vizinha Espanha:


É aquela coisa: estranha-se e depois entranha-se. A Merkur 33c Foi a minha primeira safety razor, e foi com ela que aprendi a ganhar o jeito de mão. Neste momento considero em geral os cabos longos desconfortáveis, pois gosto do centro de massa perto do cabeçal. Mas esta é apenas a minha opinião e já expliquei a razão da mesma.

Um design de cabo que parece-me agradar a muita gente é o da Parker 22R Gunmetal Finish Safety Razor.
Reparem na malvadez da bicha:

mais imagens: http://www.razorbladesandmore.com/content/parker-22r-double-edge-safety-razor-and-10-personna-blades
Esta não tem contudo muitos adeptos devido ao cabeçal, que não segura a lâmina de forma consistente, tornando a máquina demasiado agressiva.

Esta informação retirei de reviews de outros fóruns e por contacto com o confrade jltgonca que teve uma e que se livrou dela em prol de uma Merkur Futur.

dito isto tudo...
1. é possível ao confrade Leites conceber um cabo com um aspecto como o de cima (ou mais curto  ;D )?
2. Há interesse dos confrades em adquirir um cabo deste tipo?

Grande abraço e muitíssimos parabéns pelo excelente trabalho!!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #72 on: December 19, 2012, 02:03:22 am »
0
Bem lembrado, Mestre Nuno! A Parker 22R é linda, mas perigosa! Um cabo assim me agrada bastante!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #73 on: December 19, 2012, 10:10:02 am »
0
Um pouco offtopic, mas advocando um pouco as Parker (até certo ponto, pois nunca experimentei nenhuma): o cabeçal das Parker foi completamente redesenhado em 2010/2011, e parece que são bem mais agradáveis de usar agora - até são vendidas com a marca Vie-Long.

Um fabricante que dantes produzia para a Parker lançou uma marca própria: Pearl razors, ao que parece com os mesmos cabeçais remodelados, e tem gozado de boa popularidade nos fóruns. Também faz rebrands (como as Cadet do Italianbarber) e até se ofereceu para fazer uma rebrand para a Gifts&care. Aparentemente o Juan preferiu vendê-las com a marca original :D

Mas voltando ao assunto do tópico, gostei bastante de ver a evolução que se nota do primeiro para o segundo cabo! Tal como o Nuno, prefiro cabos mais curtos e compactos, estilo 33c/34c, com o centro de gravidade mais perto do cabeçal. No entanto, prefiro um design mais tradicional - como os Aristocrat ou os NEW. Por exemplo, gostei muito do padrão em pontinhos do segundo cabo do Carlos Leite. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #74 on: December 19, 2012, 12:03:28 pm »
0
boas

peço desculpa pela ausencia mas o trabalho nao me tem deixado nem fazer a barba  ;D

o cabo seguiu hoje para membro pgb

cumps e obrigado por toda a ajuda que me tem dado

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal