Author Topic: A lista negra de sabões de barbear  (Read 37617 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #105 on: August 04, 2014, 12:22:18 am »
0
Antigamente os postos de gasolina também vendiam água destilada, não sei se ainda vendem.

A água não precisa necessariamente ser destilada, a desmineralizada faz o mesmo efeito.

Fuja de água destilada de posot de gasolina... De destilada, só tem o nome...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #106 on: August 04, 2014, 12:31:56 am »
0
Eu já fiz espuma com água desmineralizada.

Não senti muita diferença não. Só formou um pouco mais rápido, e a espuma ficou menos aderente na tigela e pincel.

O pincel foi bem lavado previamente com água destilada/desmineralizada? É que usar água destilada pouco faz se o pincel estiver carregado de resíduos da água dura.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #107 on: August 04, 2014, 01:14:04 am »
0
Fuja de água destilada de posot de gasolina... De destilada, só tem o nome...
Bom saber!
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #108 on: August 04, 2014, 01:20:02 am »
0
O pincel foi bem lavado previamente com água destilada/desmineralizada? É que usar água destilada pouco faz se o pincel estiver carregado de resíduos da água dura.

Não...  :-\

Estava seco e foi posto de molho já na água desmineralizada, mas não fiz nenhuma rotina de limpeza mais profunda no pincel.
But the tigers come at night

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #109 on: August 04, 2014, 02:41:37 am »
0
Não...  :-\

Estava seco e foi posto de molho já na água desmineralizada, mas não fiz nenhuma rotina de limpeza mais profunda no pincel.

Se tiver oportunidade experimente. Eu vi melhorias depois de três espumas e enxágues num pincel que estava a espumar mal por causa dos resíduos que ficaram nele.

Mas acredito que um pincel sintético nem precise de tanto.

Outra coisa que notei, para além da água e temperatura da mesma, é que a canalização também influencia a espuma. Uma canalização com ferrugem cria dificuldades em espumar, ainda que a água pareça limpa de qualquer ferrugem. Isto até leva a considerar o uso dessa canalização para alimentação ou para barbear   :-\

Offline Gandalf

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 111
  • Respect: 0
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #110 on: August 04, 2014, 11:40:21 am »
0
Quanto ao MWF, considero-o um excelente sabão, com um aroma extraordinário. Com alguma prática consegue fazer-se uma espuma óptima. Infelizmente no meu caso provoca-me umas borbulhas (presumo que seja da lanolina) e por isso vi-me obrigado a deixá-lo (aliás, já preenchi o pote com 3 sticks de La Toja). Mas, repito, tenho muita pena que não se adapte à minha pele.

Offline fsilva9

  • Trade Count: (+5)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 969
  • Respect: +70
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #111 on: August 04, 2014, 08:04:25 pm »
0
A água por aqui é dura sim, então das melhores espumas que consegui com o MWF na tijela foram similares à que o Nuno Sá apresenta na foto, seja com que pincel for. No entanto, carrego bem o pincel e vai direitinho à cara e ai sim, faz uma espuma fantástica e normalmente barbear de alta qualidade.
Com este sabão e o Semogue BC Texugo comecei a aprender como é bom o face lather  ;D
"Wetshaving is a relaxing, meditative ritual that clears the mind and sends one out into the world a better, not just a better-groomed, person."
Bill Barol

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #112 on: August 05, 2014, 02:27:24 am »
0
Acho que se for levado em conta uma água das mais "duras", digamos de 500 ppm de carbonato de cálcio, e que alguém hipoteticamente utilize a quantia de um litro de água para fazer espuma, essa espuma conteria algo em torno de 0,5g de carbonato de cálcio para formar sabão insolúvel. Não posso afirmar com certeza, mas considero isso muito pouco para uma influência significativa. E essa influência poderia ser positiva também. O estearato de cálcio é utilizado como lubrificante. A maioria dos sabões de barbear (e de banho) contém pigmentos para dar-lhes cor, como o dióxido de titânio. Alguns contém argilas, que igualmente costumam conter metais pesados. Reafirmo que não tenho certeza, mas a princípio penso que essa "aguadurofobia" é invenção para justificar a substituição de sabão por SLS.   

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #113 on: August 05, 2014, 03:27:25 am »
0
Eu não consigo ouvir vocês falando de SLS sem pensar numa Mercedes-Benz... :P

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #114 on: August 05, 2014, 06:33:03 am »
0
O que é SLS? (pra mim, tal como o Gabriel citou, só vem Mercedes na minha cabeça)  ::) ;D
« Last Edit: August 05, 2014, 02:09:30 pm by cariocarj01 »
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline zumo

  • Trade Count: (0)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 993
  • Respect: +32
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #115 on: August 05, 2014, 10:16:55 am »
0
Boas !!!!


Bay rum & lime


mau, mau, mau, mau !!!!!









Saludos.
Saudações de Espanha

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #116 on: August 05, 2014, 10:19:17 am »
0
Acho que se for levado em conta uma água das mais "duras", digamos de 500 ppm de carbonato de cálcio, e que alguém hipoteticamente utilize a quantia de um litro de água para fazer espuma, essa espuma conteria algo em torno de 0,5g de carbonato de cálcio para formar sabão insolúvel. Não posso afirmar com certeza, mas considero isso muito pouco para uma influência significativa. E essa influência poderia ser positiva também. O estearato de cálcio é utilizado como lubrificante. A maioria dos sabões de barbear (e de banho) contém pigmentos para dar-lhes cor, como o dióxido de titânio. Alguns contém argilas, que igualmente costumam conter metais pesados. Reafirmo que não tenho certeza, mas a princípio penso que essa "aguadurofobia" é invenção para justificar a substituição de sabão por SLS.

Não é fobia não... Dia desses, tomei banho numa casa num condomínio afastado da cidade. Água de poço semi-artesiano... Dava a impressão que não conseguia enxagüar o corpo, pois a água continuava "liguenta"... Comentando com o dono da casa, ele me falou: "Hoje uso um creme de barbear daqueles que não fazem espuma, pois os espumantes não faziam espuma e quando faziam, a espuma durava segundos"...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #117 on: August 05, 2014, 03:35:33 pm »
0
Não é fobia não... Dia desses, tomei banho numa casa num condomínio afastado da cidade. Água de poço semi-artesiano... Dava a impressão que não conseguia enxagüar o corpo, pois a água continuava "liguenta"... Comentando com o dono da casa, ele me falou: "Hoje uso um creme de barbear daqueles que não fazem espuma, pois os espumantes não faziam espuma e quando faziam, a espuma durava segundos"...

Já fiz sabão com solução de carbonato de cálcio a 5% para ver o que acontecia. Deixa resíduo, mas pouco ou nada interfere com a espuma. Teria que ser um teor no mínimo 10 vezes maior. Acho que se fosse algo tão prejudicial para a espuma, não se faria sabão com leite de cabra ou de burra. No caso de água retirada de poços artesianos, em algumas situações acho que pode influir sim, mas não a ponto de eliminar a capacidade do sabão de espumar. O que elimina espuma totalmente geralmente são os ácidos.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #118 on: August 24, 2014, 06:31:20 pm »
0
COMPOSIÇÃO: Óleos vegetais saponificados á frio: (castanha da Amazônia, girassol, babaçu, palma, mamona, estearina de palma orgânica, manteiga virgem de cupuaçu), dolomita, água deionizada e NaOH; sinergia de óleos essenciais: (cedro, alecrim e laranja doce).



A lista de ingredientes é promissora, porém é um desastre monumental, é o pior sabão de barbear que já usei, tem todos requisitos (espuma areada, espuma que desaperece) e creio eu devido a alta concentração de óleos (suponho isso pois a espuma tinha um excesso de brilho) me causou uma reação alérgica. Pela primeira vez joguei um sabão no lixo.

Mandei um e-mail com criticas fortes que provavelmente será ignorado ou serei xingado. Pior que o sabão é a arrogancia e a falta de consideração dos artesões para com os consumidores.
« Last Edit: August 24, 2014, 10:17:43 pm by Cardoso »
Aprendiz de enabler.

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #119 on: August 24, 2014, 10:02:13 pm »
0
Dito isso não comprem nenhum sabão ou sabonete de barbear vendido no Elo7.

Cuidado Cardoso, recomendação bastante genérica esta. Lembre-se que o Ivan (Ingá Saboaria Artesanal) vende seus sabões e cremes por lá, e são de ótima qualidade.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal