Author Topic: Têmpera e fio da navalha.  (Read 6839 times)

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #15 on: May 13, 2015, 07:49:46 pm »
0
Agora que já sabemos que água não faz mal à tempera, podemos tranquilamente continuar a sermos Wetshavers.  ;) ;D ;D ;)
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #16 on: May 13, 2015, 09:06:14 pm »
0
Obrigado por todas as respostas. Foram realmente esclarecedoras e, de certa forma, apaziguadoras.

Lanço mais uma questão. Fará algum mal mergulhar a lâmina em água fervente por alguns minutos para limpar/desinfetar uma navalha usada?
« Last Edit: May 13, 2015, 09:38:56 pm by FML »

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #17 on: May 13, 2015, 09:10:55 pm »
0
Obrigado por todas as respostas. Foram realmente esclarecedoras e de certa forma, apaziguadoras.

Lanço mais uma questão. Fará algum mal mergulhar a lâmina em água fervente por alguns minutos para limpar/desinfetar uma navalha usada?

A agua atinge o ponto de fervura a 100 graus, logo pelos posts nao. Sinceramente eu nao o faço. Eu limpo com alcool ou outros produtos quimicos para limpeza hospitalar. (desinfetante).

No dia a dia eu uso a navalha, no fim lavo com agua e tiro o sabao e passo na toalha + papel seco.

Eu já fiz igual o amigo moreira e a navalha ficou marcada pelo sabao que ficou (nao dava para ver que tava lá porem ele manchou a navalha) posso postar uma foto depois.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #18 on: May 13, 2015, 09:13:01 pm »
0
Obrigado por todas as respostas. Foram realmente esclarecedoras e de certa forma, apaziguadoras.

Lanço mais uma questão. Fará algum mal mergulhar a lâmina em água fervente por alguns minutos para limpar/desinfetar uma navalha usada?

Fervente? Humm.... é boa pergunta. Mal à lâmina não faz, mas dependendo do material do cabo e a temperatura dessa água, pode acontecer alguma tragédia. Seria melhor usar água morna penso eu.

Seja como for, eu nunca usei água que não fosse mesmo fria para limpar as minhas. (não que eu tenha feito grandes restaurações também, mas o que havia de sujidão consegui retirar)

Offline Samir

  • Trade Count: (+6)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 489
  • The oyster para barbear !!!!
  • Respect: +3
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #19 on: May 13, 2015, 09:33:31 pm »
0
Fervente? Humm.... é boa pergunta. Mal à lâmina não faz, mas dependendo do material do cabo e a temperatura dessa água, pode acontecer alguma tragédia. Seria melhor usar água morna penso eu.

Seja como for, eu nunca usei água que não fosse mesmo fria para limpar as minhas. (não que eu tenha feito grandes restaurações também, mas o que havia de sujidão consegui retirar)

Concordo...!! Hoje na gélida Curitiba uso água a quase zero...daqui a pouco vou abrir a torneira e passar gelo...kkkkk !!!!
Mr. Shaver !!!

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #20 on: May 13, 2015, 09:45:26 pm »
0
Não me parece que o calor que vai gerar o acto de afiar uma navalha seja o suficiente para destemperar aço, nem de perto.

Para dar tempera ou tirar a um aço, é necessário aquecer até uma determinada temperatura ( a temperatura e o tipo de arrefecimento depende do tipo de tempera que se pretende fazer), mas nunca a temperatura de afinamento manual ou mesmo de agua a ferver. Não são 100graus que vão levar o aço a perder qualidade.

Agora o que se pode ter é um aço com tratamento superficial apenas, e isso levaria a que quando fosse afiada perdesse a o tratamento superficial que tinha e assim sendo ficasse com um fio fraco.

O facto de usar agua nas pedras, não é para não aquecer, porque a água também aquece.
Quando se pinta um carro, também se usa lixas de agua, e não é para não aquecer.
Essas lixas de acabamento fino, regra geral são lixas de água. O mesmo se deve passar com as pedras.
As mós diamantadas e de pedra devem trabalhar com óleos solúveis tambem. tambem, nunca a seco.

Querem lavar as navalhas sem enferrujar? Levem com liquido de radiador, não enferruja.
« Last Edit: May 13, 2015, 09:49:58 pm by Bninho »

Offline Samir

  • Trade Count: (+6)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 489
  • The oyster para barbear !!!!
  • Respect: +3
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #21 on: May 13, 2015, 09:50:43 pm »
0
Alguém sabe a que grau chega a chama de um isqueiro, a parte amarela, da ponta da chama de um isqueiro...???
Mr. Shaver !!!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #22 on: May 13, 2015, 10:11:25 pm »
0
Alguém sabe a que grau chega a chama de um isqueiro, a parte amarela, da ponta da chama de um isqueiro...???

Se o isqueiro queimar GLP pode chegar a 1927 ºC.

Offline Samir

  • Trade Count: (+6)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 489
  • The oyster para barbear !!!!
  • Respect: +3
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #23 on: May 13, 2015, 11:37:34 pm »
0
Se o isqueiro queimar GLP pode chegar a 1927 ºC.

É isso ai..pesquisei no:  https://www.webrodoviaria.com.br/VendaWebReunidas/confirmaCadastro/4JGTi1rZSf8__

Então já era aquela faca, em que o Rambo põe fogo na ponta (para esterilizar e cicatrizar o corte feito por uma bala) e retirar a bala...

Foi seu fio... ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Mr. Shaver !!!

Offline Davi Brozoski

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 14
  • Respect: 0
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #24 on: May 14, 2015, 01:21:32 am »
0
É isso ai..pesquisei no:  https://www.webrodoviaria.com.br/VendaWebReunidas/confirmaCadastro/4JGTi1rZSf8__

Então já era aquela faca, em que o Rambo põe fogo na ponta (para esterilizar e cicatrizar o corte feito por uma bala) e retirar a bala...

Foi seu fio... ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Daí vai ter que fazer todo um processo novo de tempera e revenimento, e ele pode ter feito isto, com o isqueiro ou fogueira, desde que conheça como fazer, mas ele é o Rambo, uma mistura de Macgyver... e Indiana Jones!!!kkkkk....

Offline Samir

  • Trade Count: (+6)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 489
  • The oyster para barbear !!!!
  • Respect: +3
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #25 on: May 14, 2015, 01:37:01 am »
0
Daí vai ter que fazer todo um processo novo de tempera e revenimento, e ele pode ter feito isto, com o isqueiro ou fogueira, desde que conheça como fazer, mas ele é o Rambo, uma mistura de Macgyver... e Indiana Jones!!!kkkkk....

É isso Davi..Rambo é Rambo !!! E a segunda fornada da Canarinho em breve né..nos apresente também as demais novidades...Strop..etc..etc...assim que tiver tudo certo !!!
Mr. Shaver !!!

Offline Davi Brozoski

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 14
  • Respect: 0
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #26 on: May 14, 2015, 02:37:17 am »
0
É isso Davi..Rambo é Rambo !!! E a segunda fornada da Canarinho em breve né..nos apresente também as demais novidades...Strop..etc..etc...assim que tiver tudo certo !!!
Novidades? Até pode haver... Neste próximo lote vou ver e pensar em algo. Mas aproveitando, também estou fazendo reformas (troco a escala, polimento...) aproveite para que aquela navalha antiga que está sem escala, ou apresentando alguns problemas, volte a ficar pronta para o uso, negociamos, não se acanhe.

Novamente, meus contatos:

E-mail: daterrafacas@yahoo.com.br
Facebook: Da Terra Facas (Página pessoal)
          ou: https://www.facebook.com/facasdaterra?ref=ts&fref=ts
Fones: (51) 3605.2169 - (51) 8195.4811 / TIM.

Abraços!!!

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Têmpera e fio da navalha.
« Reply #27 on: May 14, 2015, 05:17:04 am »
0
Mas o importante, e que não há dúvida, é que a água do barbear não danifica nem a dureza nem a têmpera.   :D
É isso aí.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal