Material > Navalhas

Assentador de couro

(1/3) > >>

Castro:
Olá a todos!

 Adquiri a pouco tempo atrás uma navalha Filarmonica Double temple nº 12, usada, em bom estado de conservação, no entanto, como não fiquei muito contente com o resultado, da primeira vez que me servi dela, achei que precisava melhorar o fio... desde então me propus ao desafio de afiá-la. Para isso, arranjei em um antiquário um assentador bastante antigo, mas sem uso,  feito de um pedaço de madeira com  um "couro de anta" colado em uma das  superfícies e uma camurça fina no outro lado, consegui também uma pasta pra afiação sobre couro.
 Eis que minha dúvida, é qual o lado devo utilizar primeiramente, imagino que deva usar  o couro de anta que é bem espesso e liso com a pasta, em seguida a camurça pra polir o fio, porém como estou descubrindo agora estas coisas tenho receio de fazer com alguma bobagem, por isso, peço um conselho aos mais experientes!

Grato!

Luiz Castro

   
 

cegadede:

--- Quote from: Castro on March 09, 2010, 12:37:35 am ---Olá a todos!

 Adquiri a pouco tempo atrás uma navalha Filarmonica Double temple nº 12, usada, em bom estado de conservação, no entanto, como não fiquei muito contente com o resultado, da primeira vez que me servi dela, achei que precisava melhorar o fio... desde então me propus ao desafio de afiá-la. Para isso, arranjei em um antiquário um assentador bastante antigo, mas sem uso,  feito de um pedaço de madeira com  um "couro de anta" colado em uma das  superfícies e uma camurça fina no outro lado, consegui também uma pasta pra afiação sobre couro.
 Eis que minha dúvida, é qual o lado devo utilizar primeiramente, imagino que deva usar  o couro de anta que é bem espesso e liso com a pasta, em seguida a camurça pra polir o fio, porém como estou descubrindo agora estas coisas tenho receio de fazer com alguma bobagem, por isso, peço um conselho aos mais experientes!

Grato!

Luiz Castro

   
 


--- End quote ---

Sua impressão está correta. Só um detalhe: estas pastas para assentador são para navalhas que estão afiadas mas quase perdendo o fio e não para as que estão já com o fio cego.

Leon:
Pois... se estiver muito "cega"  :D não há pasta que lhe valha... Tem que ir às pedras.


--- Quote from: cegadede on March 09, 2010, 12:18:30 pm ---Sua impressão está correta. Só um detalhe: estas pastas para assentador são para navalhas que estão afiadas mas quase perdendo o fio e não para as que estão já com o fio cego.

--- End quote ---

Castro:
A navalha em questão está afiada, tanto que já a usei algumas vezes, o caso é que não achei o barbear muito confortável, a lãmina não desliza suavemente, mas puxando um pouco os pelos, pode ser falta de técnica talvez, mas acredito ainda assim que o fio precisa de um melhor acabamento, a propósito a pasta que adquiri junto com a navalha é a Josmon, não sei se alguem aqui a conhece? Agradeço desde já a todos pela ajuda, esta será sempre bem recebida!Abraço!


Luiz Castro

Leon:

--- Quote from: Castro on March 10, 2010, 12:50:14 am ---a pasta que adquiri junto com a navalha é a Josmon, não sei se alguem aqui a conhece?
--- End quote ---

A Josmon é a pasta do JOSé MONserrat, o famoso senhor que fabricava as navalhas Filarmonica.
Por isso, estás bem servido  ;)

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version