Author Topic: Complexo de Vira-Lata...  (Read 3964 times)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #15 on: October 02, 2014, 04:11:44 pm »
0
Verifiquei isso também junto ao correio canadense e NÃO PROCEDE... Aliás, não se deve confundir RASTREIO com CÓDIGO DE POSTAGEM. O código de postagem, pode não ser rastreável na origem, mas ao chegar no Brasil, todos os códigos são lançados no sistema, o que significa que salvo nos casos onde não ocorre a digitação, o objeto é rastreado quando chega aqui. Enviar o código de rastreio, não é favor que o vendedor faça... É OBRIGAÇÃO.

Pode explicar melhor isso?

Aqui em Portugal, mesmo objectos com rastreio por vezes não aparecem. Não me lembro de alguma vez ter visto algo como código de postagem.

Penso que os sistemas de correios são diferentes e não se pode exigir que alguém conheça como funciona especificamente no Brasil.

Também não vejo o rastreio como uma obrigação, mas como uma salvaguarda do vendedor contra correios e compradores desonestos.

Quanto ao feedback negativo, é uma questão de CALCULAR fuso horário. Quando pretendo negativar alguém, espero o DERRADEIRO MINUTO. Não dou tempo pro vendedor tentar uma retaliação...

Não percebi como é que o fuso horário impede que o vendedor deixe feedback negativo. Pelo meu entendimento, sempre que o vendedor não atribua feedback previamente, estamos sempre sujeitos a receber um feedback negativo, independentemente da hora do dia em que o fazemos.

Há alguma peculiaridade que me está a falhar?

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #16 on: October 02, 2014, 04:17:06 pm »
0
Eu acredito!  ;D

E digo mais: depois da minha primeira viagem ao território dos ianques, ao voltar ao Brasil, senti-me como um verdadeiro vira-lata; e ainda obrigado a viver no meio de uma imensa matilha de vira-latas da pior espécie.

A questão é que o e-commerce no Brasil funciona. Pelo menos algo neste país teria que funcionar. Mas isso aconteceu pq o mercado de e-commerce foi estruturado no país com base na desconfiança, no medo da fraude e da malandragem.

Já comentei aqui antes a respeito de um compra que fiz na Inglaterra. Cobraram-me por um item que estava anunciado como brinde. Isso nunca aconteceria no Brasil não pelo fato de sermos mais honestos, mas devido ao e-commerce daqui ter mecanismos para coibir tais pilantragens.

Pois é, meu jovem... Aqui, somos vira-latas... Nos EUA, são pitbulls... No Canadá, terranovas... Na Grã-Bretanha, buldogues... Tenho tido mais problemas com compras no exterior do que no Brasil... Aliás, NUNCA TIVE nenhum problema com comércio eletrônico no Brasil. Na pior das hipóteses, atraso de entregas por causa de greves dos correios, que nem podem ser problemas creditados ao vendedor.

Observe, que não faltou gente no tópico, que não conseguiu visualizar nenhum tipo de incorreção na conduta tortuosa do canadense... Há quem em sã consciência, consiga aceitar um acréscimo de CENTO E CINQÜENTA POR CENTO nos custos de frete apenas com a justificativa de despesas acessórias como "shipping fees" e rastreio...

Mas a pergunta que eu fiz na abertura do tópico, PERMANECE SEM RESPOSTA (e portanto vou repeti-la):

E se fosse um brasileiro que fizesse uma mérnia dessas?!?
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #17 on: October 02, 2014, 04:24:58 pm »
0
Pode explicar melhor isso?

Aqui em Portugal, mesmo objectos com rastreio por vezes não aparecem. Não me lembro de alguma vez ter visto algo como código de postagem.

Penso que os sistemas de correios são diferentes e não se pode exigir que alguém conheça como funciona especificamente no Brasil.

Também não vejo o rastreio como uma obrigação, mas como uma salvaguarda do vendedor contra correios e compradores desonestos.

Não percebi como é que o fuso horário impede que o vendedor deixe feedback negativo. Pelo meu entendimento, sempre que o vendedor não atribua feedback previamente, estamos sempre sujeitos a receber um feedback negativo, independentemente da hora do dia em que o fazemos.

Há alguma peculiaridade que me está a falhar?

Claro que posso explicar... O código de postagem, é formado por uma sigla prefixo de dois caracteres alfabéticos que descrevem o modal adotado, por 9 dígitos numéricos que representam a numeração de ordem da transação e uma sigla sufixo de dois caracteres alfabéticos que descreve o país de origem.

Se o modal adotado NÃO PREVÊ RASTREIO, o correio da origem, NO MÁXIMO dá uma notificação do tipo "objeto postado" e não fala mais do assunto... Quando chega no Brasil, todo e qualquer pacote, é LANÇADO NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES do correio. Eles nem perdem tempo para analisar a sigla prefixo e saber se tem rastreio ou não. Por falhas de infraestrutura, nem sempre um movimento é lançado, mas os objetos são registrados independente do modal que foi adotado na origem.

Realmente o vendedor não é obrigado a saber como funciona o correio aqui no Brasil... Ele apenas é obrigado, a TER VERGONHA NA CARA e cobrar do comprador, apenas o valor que o correio da origem realmente cobra e não CENTO E CINQÜENTA POR CENTO ACIMA... Pra mim, parece bem óbvio...

Com relação à tua frase seguinte: "Também não vejo o rastreio como uma obrigação, mas como uma salvaguarda do vendedor contra correios e compradores desonestos." eu a REESCREVERIA ASSIM: Também não vejo o rastreio como uma obrigação, mas como uma salvaguarda do comprador contra correios e vendedores desonestos... Como se vê, toda moeda tem duas faces...

Quanto ao fuso horário, ele não impede que o vendedor dê um feedback negativo... EU É QUE O OBSERVO, pois fico de olho nos horários que EU VOU TER de atirar do lado de cá, para que ele não tenha tempo de revidar... Mais uma vez, pra mim pareceu bastante óbvio...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #18 on: October 02, 2014, 04:36:52 pm »
0
Não percebi como é que o fuso horário impede que o vendedor deixe feedback negativo. Pelo meu entendimento, sempre que o vendedor não atribua feedback previamente, estamos sempre sujeitos a receber um feedback negativo, independentemente da hora do dia em que o fazemos.

Há alguma peculiaridade que me está a falhar?

Geralmente tens um prazo para dar feedback. Não me lembro quantos dias são...
Mas suponhamos que são 90 dias. Penso que o que ele quer dizer é que espera até ao último segundo do 90º dia para dar feedback :D

Penso que o "código de postagem" que ele fala deve ser aqueles nºs de encomenda que não são 100% rastreáveis. Já recebi encomendas dos USA (geralmente o código começa com as letras LN ou semelhante) que era rastreável apenas no sistema USPS (deixava de ser rastreável assim que a encomenda deixava solo americano). Mas ultimamente até isso dá para pesquisar nos CTT...

Pois é... Uma caixa de papelão, com um pouco de jornal amassado, protege MUITO MELHOR que qualquer envelope bolha e tem CUSTO ZERO...

[...]

Se o vendedor tem VERGONHA NA CARA, ele embala decentemente e não te cobra mais por isso, pois é possível fazer uma EXCELENTE EMBALAGEM com material de custo zero...

Decididamente não vejo as coisas assim.
Em alguns formatos, no serviço postal português, cobram mais se a embalagem não for standardizada... ou seja, improvisar embalagens pode acabar por ser contraproducente. Poupa-se na embalagem para se pagar mais no envio. :P

Pessoalmente, posso até preferir que o vendedor use material reciclado. O que não me parece correcto é transformar isso em exigência ou obrigação, ou chamar isso de "sem-vergonha" (com maiúsculas ou sem elas).

De qualquer maneira, vejo este tópico mais como um desabafo do que um relato de algo realmente grave... (sem ofensa, caro edulpj...) A não ser a tarifa excessiva, mas isso até ele resolveu, após contacto...
« Last Edit: October 02, 2014, 04:38:41 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #19 on: October 02, 2014, 04:49:14 pm »
0
Geralmente tens um prazo para dar feedback. Não me lembro quantos dias são...
Mas suponhamos que são 90 dias. Penso que o que ele quer dizer é que espera até ao último segundo do 90º dia para dar feedback :D  ------->>>>> PARABÉNS, VOCÊ ENTENDEU!!! (e o prazo exato são SESSENTA dias...)

...............................
Decididamente não vejo as coisas assim.
Em alguns formatos, no serviço postal português, cobram mais se a embalagem não for standardizada... ou seja, improvisar embalagens pode acabar por ser contraproducente. Poupa-se na embalagem para se pagar mais no envio. :P

Pessoalmente, posso até preferir que o vendedor use material reciclado. O que não me parece correcto é transformar isso em exigência ou obrigação, ou chamar isso de "sem-vergonha" (com maiúsculas ou sem elas).

De qualquer maneira, vejo este tópico mais como um desabafo do que um relato de algo realmente grave... (sem ofensa, caro edulpj...) A não ser a tarifa excessiva, mas isso até ele resolveu, após contacto...

A questão do tamanho da embalagem, realmente é importante, tanto que no çaite do correio canadense, após escolher o modal, HÁ CAMPOS para descrever as dimensões da embalagem e também o PESO. Digitei o tamanho da embalagem bem como o peso e o sistema de cálculo deles GEROU a tarifa de 10.61 dolares.

Ainda que eles tenham uma política de tamanhos padronizados, o valor REAL gerado, considerou um tamanho de embalagem NÃO-padronizado, logo TAMBÉM não é essa justificativa da tentativa de rapinagem...

Também não exijo que se use embalagem reciclada... Apenas há que se considerar, que uma embalagem reaproveitada, pode ser considerade de CUSTO ZERO, não onerando ainda mais o frete para o comprador. Para um vendedor, se a embalagem é velha, nova, de papelão, de plástico, se tem forma de envelope, de caixa ou de pinguim de geladeira, não faz diferença alguma... A diferença - como sempre - recai sobre o lombo do burro de carga mais conhecido como COMPRADOR.

A FALTA DE VERGONHA NA CARA, não está em usar embalagem reciclada ou não... Está no fato - vou repetir novamente - de o vendedor ter tentado sorrateiramente COBRAR AS DESPESAS DE REMESSA CENTO E CINQÜENTA POR CENTO ACIMA DO REAL...

Realmente, este tópico é um desabafo... E embora muitos não tenham compreendido, meu desabafo, não é contra um gringo mau-caráter que se arrependeu de ter posto um objeto à venda e ter auferido baixo lucro com isso... Meu desabafo, está na forma de uma pergunta QUE AINDA NÃO FOI RESPONDIDA...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline davizera

  • Trade Count: (+3)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 172
  • Respect: +1
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #20 on: October 02, 2014, 04:59:32 pm »
0
Todas as culturas, e nacionalidades, têm seu percentual de malandros, de pessoas que não são tão honestas quantos gostaríamos que fossem. Até nos locais que deve-se ter o maior nível de honestidade, há os que não são.

Posto isso, no Canadá, assim como na Noruega, Suiça, Islândia, ou qualquer outro país no qual há grande apreço pela ética, haverá a sua parcela de pessoas "malandras", o grande problema é quando o número destas pessoas não éticas fica acima do esperado, do saudável, e do normal, e geralmente esta situação é encontrada em paises nos quais as instituições são mais fracas, e por conseguinte mais pobres. Por isso, não é generalização nenhuma falar que há mais malandros no Brasil do que no Canadá, e até já estamos acostumados com isso, assim como há mais malandros na Guiné do que no Brasil. Os índices de corrupção existem exatamente para provar isso.

Então não vejo isso como complexo de vira lata, mas sim como um realidade na qual vivemos, e nos traz um grande alívio quando vemos que também há desonestidade em países mais desenvolvidos. Mas não devemos nos enganar, a quantidade de desonestos nestes locais é muito menor do que por aqui.
david

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #21 on: October 02, 2014, 05:09:05 pm »
0

A FALTA DE VERGONHA NA CARA, não está em usar embalagem reciclada ou não... Está no fato - vou repetir novamente - de o vendedor ter tentado sorrateiramente COBRAR AS DESPESAS DE REMESSA CENTO E CINQÜENTA POR CENTO ACIMA DO REAL...

Quanto a isso, nada a dizer, excepto "Ainda bem que tudo se resolveu da melhor maneira." E ainda bem.

Realmente, este tópico é um desabafo... E embora muitos não tenham compreendido, meu desabafo, não é contra um gringo mau-caráter que se arrependeu de ter posto um objeto à venda e ter auferido baixo lucro com isso... Meu desabafo, está na forma de uma pergunta QUE AINDA NÃO FOI RESPONDIDA...
Mas a pergunta que eu fiz na abertura do tópico, PERMANECE SEM RESPOSTA (e portanto vou repeti-la):

E se fosse um brasileiro que fizesse uma mérnia dessas?!?

Se fosse um brasileiro, provavelmente dançaria samba... ;D
Se fosse russo, dançaria a kalinka... ;D
Se fosse polaco, dançaria a polca... ;D
Se fosse português, dançaria o fandango ou o vira... ;D
Se fosse espanhol, dançaria flamenco, e se fosse flamengo comeria batatas fritas... ;D

O que estou a tentar dizer aqui, com todos estes estereótipos e de forma humorística é que:

 - Muitos estereótipos são absurdos. Provavelmente o do "brasileiro vira-lata" é tão absurdo como os que apresentei acima...

 - Gente "mau-carácter" há em toda a parte. Independentemente do país, raça, cor, forma, feitio ou tamanho... e gente boa também, felizmente :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #22 on: October 02, 2014, 06:31:32 pm »
0

 - Gente "mau-carácter" há em toda a parte. Independentemente do país, raça, cor, forma, feitio ou tamanho... e gente boa também, felizmente :)

Verdade.


Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #23 on: October 02, 2014, 07:27:24 pm »
0
Todas as culturas, e nacionalidades, têm seu percentual de malandros, de pessoas que não são tão honestas quantos gostaríamos que fossem. Até nos locais que deve-se ter o maior nível de honestidade, há os que não são.

Posto isso, no Canadá, assim como na Noruega, Suiça, Islândia, ou qualquer outro país no qual há grande apreço pela ética, haverá a sua parcela de pessoas "malandras", o grande problema é quando o número destas pessoas não éticas fica acima do esperado, do saudável, e do normal, e geralmente esta situação é encontrada em paises nos quais as instituições são mais fracas, e por conseguinte mais pobres. Por isso, não é generalização nenhuma falar que há mais malandros no Brasil do que no Canadá, e até já estamos acostumados com isso, assim como há mais malandros na Guiné do que no Brasil. Os índices de corrupção existem exatamente para provar isso.

Então não vejo isso como complexo de vira lata, mas sim como um realidade na qual vivemos, e nos traz um grande alívio quando vemos que também há desonestidade em países mais desenvolvidos. Mas não devemos nos enganar, a quantidade de desonestos nestes locais é muito menor do que por aqui.

Concordo em - quase - tudo... Mas a "menor quantidade", não foi demonstrada pela amostragem...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal