Author Topic: Complexo de Vira-Lata...  (Read 3984 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Complexo de Vira-Lata...
« on: October 01, 2014, 03:50:38 pm »
0
O termo é atribuído ao dramaturgo Nélson Rodrigues... Segundo o dramaturgo, por "complexo de vira-lata" entende-se a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo...

Antes de continuar, vale um adendo: Aqui no Brasil (não sei se em Portugal também...), chama-se de vira-lata, os cachorros de rua, sem raça definida, que passam a vida a virar latas de lixo procurando restos de alimentos...

Continuemos então... Repete-se com tanta veemência - fora e dentro do Brasil - que brasileiro é malandro, desonesto, vagabundo e outros "qualificativos", que no final, ACABAMOS ACREDITANDO!!!

Resolvi escrever este texto, após um fato ocorrido ontem e que passo a narrar... Como vários confrades por aqui sabem, sou colecionador de canetas, principalmente canetas-tinteiro (canetas de aparo como conhecidas em Portugal). Freqüentemente fico de olho nos leilões do eBay, onde sempre aparecem boas possibilidades de negócios... Na noite de segunda-feira última, avistei um anúncio que estava a menos de uma hora de seu final. Era um conjunto caneta-tinteiro + lapiseira, na caixa original, modelo Sheaffer Statesman Snorkel. Um conjunto como esse, em perfeito estado, chega facilmente a valores da ordem de 150 obamas...

O leilão em questão estava ainda no valor inicial (20 obamas) sem NENHUM LANCE oferecido... Como eu já me preparava para deitar, programei meu sniper para uma oferta máxima de 25 obamas a três segundos do final. Quando acordei no dia seguinte, percebi que havia vencido o leilão SEM OPOSIÇÃO, ou seja, por 20 obamas o conjunto era meu...

Mas havia um email do vendedor CANADENSE, me dizendo que o frete para o Brasil era de VINTE E CINCO OBAMAS e que caso eu não concordasse, ele cancelaria o leilão sem qualquer problema... Entrei no çaite do correio canadense e simulei um "small pack" ligeiramente MAIOR do que o necessário com peso total de 250 gramas (um pacote desses dificilmente chega a 150 gramas)... RESULTADO: Frete para o Brasil via aérea no valor de DEZ OBAMAS E SESSENTA E UM CENTAVOS...

Respondi o email do canadense dizendo a ele que:

1. Canetas são itens supérfluos e que portanto eu só os compro quando realmente quero comprar e quando tenho dinheiro pra isso, logo NÃO TENHO ARREPENDIMENTO E MUITO MENOS DESEJO DESISTIR DA COMPRA...

2. De acordo com a simulação do frete no correio canadense, o valor era de 10 obamas e não 25...

O cara finalmente aceitou alterar o invoice e já despachou o objeto...

Pergunto: E se fosse um brasileiro que fizesse uma mérnia dessas?!?
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #1 on: October 01, 2014, 03:59:17 pm »
0
Infelizmente esse tipo de situações acontecem com alguma frequência. Outra situação muito comum é a venda de um artigo a um preço bastante baixo, mas com um valor de portes de envio completamente ridículo, no qual algumas pessoas só reparam depois de se comprometerem com a compra.

Não conseguias saber o valor dos portes directamente no anúncio de compra no eBay? Eu quando não consigo envio sempre um e-mail com antecedência a questionar o valor dos portes. Segundo sei, eles não são obrigados a ter o valor que os Correios efectivamente cobram, na prática podem cobrar qualquer valor.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #2 on: October 01, 2014, 04:15:53 pm »
0

[...]. Segundo sei, eles não são obrigados a ter o valor que os Correios efectivamente cobram, na prática podem cobrar qualquer valor.

Verdade.
Em teoria, o valor cobrado pode servir não só para as despesas do correio, mas também para outras quaisquer eventuais despesas (por exemplo, o valor da embalagem, do envelope almofadado ou até de eventuais deslocações ou do manuseamento - o tal "shipping and handling").

Na prática, isso não justifica certos abusos que se vêem por aí... :P
« Last Edit: October 01, 2014, 04:18:54 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #3 on: October 01, 2014, 04:16:25 pm »
0
Infelizmente esse tipo de situações acontecem com alguma frequência. Outra situação muito comum é a venda de um artigo a um preço bastante baixo, mas com um valor de portes de envio completamente ridículo, no qual algumas pessoas só reparam depois de se comprometerem com a compra.

Não conseguias saber o valor dos portes directamente no anúncio de compra no eBay? Eu quando não consigo envio sempre um e-mail com antecedência a questionar o valor dos portes. Segundo sei, eles não são obrigados a ter o valor que os Correios efectivamente cobram, na prática podem cobrar qualquer valor.

Pois é... Tomei conhecimento do leilão menos de uma hora antes do seu término. Nessas circunstâncias, não haveria tempo para perguntar e ter uma resposta efetiva. De acordo com as políticas do eBay (já li todas...), um vendedor quando NÃO DESEJA enviar para um ou mais países diversos do seu, DEVE CONFIGURAR O ANÚNCIO PARA NÃO ACEITAR tais países. Se um comprador de um desses países tentar dar um lance, o lance será RECUSADO.

Se o vendedor não sabe configurar ou ainda se ele ESQUECEU de fazê-lo, NÃO PODE SE RECUSAR a despachar para outro país.

Quanto ao valor da remessa, após definido o modal de transporte (correios na maioria dos casos), NÃO HÁ como falsificar o valor do porte. O máximo que um vendedor pode EXIGIR, é que determinado modal seja adotado (os estadunidenses costumam não aceitar o FIRST CLASS, mais lento e barato, exigindo o PRIORITY mais rápido e caro) e também que seja acrescido o valor de SEGURO.

Aceita-se também, que o vendedor cobre o que é conhecido como SHIPPING FEES, ou seja, uma espécie de taxa de custeio para gastos com material de embalagem. Os estadunidenses freqüentemente cobram shipping fees, embora tal prática não seja predominante.

O que faltou pro vendedor em questão, foi FALAR A VERDADE! Um vendedor no eBay, pode perfeitamente CANCELAR O LEILÃO DEVOLVENDO O DINHEIRO PARA O COMPRADOR, se entender que o valor atingido foi baixo. O eBay não pune o vendedor por essa prática. Apenas cobra a comissão de venda como se a venda tivesse se concretizado normalmente.

Se o sujeito estava insatisfeito com o valor, poderia CLARAMENTE TER DITO ISSO ao invés de tentar superfaturar o frete... VENDEDOR DESONESTO... Vai tomar feedback desfavorável...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #4 on: October 01, 2014, 04:18:41 pm »
0
Verdade.
Em teoria, o valor cobrado pode servir não só para as despesas ddo correio, mas também para outras quaisquer eventuais despesas (por exemplo, o valor da embalagem, do envelope almofadado ou até de eventuais deslocações ou do manuseamento - o tal "shipping and handling").

Na prática, isso não justifica certos abusos que se vêem por aí... :P

Correto... Mas no caso em epígrafe, tratamos de 10 OBAMAS de frete + 15 OBAMAS de custos outros... Tal tese não se sustenta de pé por si só... Hoje, a maioria dos vendedores, utiliza embalagens recicladas, em geral pequenas caixas de papelão ondulado, que não têm valor comercial... Considero a cobrança de shipping fees uma prática condenável...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #5 on: October 01, 2014, 04:21:20 pm »
0
Pois, com 1h de antecedência de facto não havia muito a fazer, arriscaste e muito bem.
A postura de tentar de certo modo compensar o valor baixo de venda com o dobro dos portes é de facto desonesto, mas já o vi a acontecer antes noutras situações, infelizmente.

O que te estava a tentar dizer é que, na prática e segundo sei, ele poderia manter-se firme no valor dos portes, e não sei até que ponto terias alguma alternativa a aceitar esse valor, ou cancelar a compra. Talvez apresentando uma reclamação ao eBay, não sei se o valor dos portes pode ser "regulado" por eles.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #6 on: October 01, 2014, 04:25:24 pm »
0
Concordo com o David, e foi essa ideia que procurei transmitir também...

Correto... Mas no caso em epígrafe, tratamos de 10 OBAMAS de frete + 15 OBAMAS de custos outros... Tal tese não se sustenta de pé por si só... Hoje, a maioria dos vendedores, utiliza embalagens recicladas, em geral pequenas caixas de papelão ondulado, que não têm valor comercial... Considero a cobrança de shipping fees uma prática condenável...

Depende do item... se for algo frágil, prefiro pagar um pouco mais e vir o item em questão numa embalagem decente, protegida e bem embrulhada, do que vir num envelope qualquer mal amanhado e me chegar um monte de cacos... :P ou uma embalagem rota com o item meio a sair lá de dentro (já me aconteceu, só não caiu pelo caminho por pura sorte). :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #7 on: October 01, 2014, 04:27:37 pm »
0
Pior que cobrar mais que devia, seria não mandar e ponto. E esses americanos do norte tem esse hábito de não querer mandar produtos para cá, por causa dos correios.

Os correios brasileiros de fato são uma piada, e quem pede devolução do valor pago ao Paypal e similares por demora na entrega,sendo que a culpa não é do vendedor, também é um sacana...mas o vendedor não tem que se recusar a mandar para o Brasil, só porque sim. Basta guardar o comprovante do envio, que ele evitaria qualquer problema com o Ebay, com o Paypal, e o que mais, mas... "a preguiça é muita."


Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #8 on: October 01, 2014, 04:30:25 pm »
0
Concordo com o David, e foi essa ideia que procurei transmitir também...

Depende do item... se for algo frágil, prefiro pagar um pouco mais e vir o item em questão numa embalagem decente, protegida e bem embrulhada, do que vir num envelope qualquer mal amanhado e me chegar um monte de cacos... :P

Pois é... Uma caixa de papelão, com um pouco de jornal amassado, protege MUITO MELHOR que qualquer envelope bolha e tem CUSTO ZERO...

Por falar em cacos, certa vez, adotei a tua tese... O objeto era uma caneta Esterbrook Safari Plunger Filler, bastante rara e dificílima de encontrar em bom estado... O vendedor (estadunidense) me cobrou PRIORITY + SEGURO, o que ficou em VINTE E TRÊS OBAMAS... Mas mandou num simples envelope bolha e na etiqueta do USPS, constava o valor de 9.50 obamas... Em outras palavras, embolsou o valor do priority e mandou first class... Pra piorar as coisas, em algum lugar da viagem (não dá pra dizer se foi Brasil ou EUA...), o envelope caiu no chão e - provavelmente - uma PALETEIRA passou por cima (tinha marca da roda no envelope)... A caneta chegou ESFARELADA... Nunca mais encontrei outra igual...

Se o vendedor tem VERGONHA NA CARA, ele embala decentemente e não te cobra mais por isso, pois é possível fazer uma EXCELENTE EMBALAGEM com material de custo zero...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #9 on: October 01, 2014, 04:33:56 pm »
0
............. quem pede devolução do valor pago ao Paypal e similares por demora na entrega,sendo que a culpa não é do vendedor, também é um sacana................."

Exatamente, Gago!!!

Procuro agir de acordo com o principio "in dubio pro reo"... Se não consigo determinar claramente a causa do erro, não vou punir o vendedor...

Até hoje, só pedi a devolução do dinheiro, no caso que citei acima, do envelope esmagado pela paleteira, pois o vendedor cobrou por um modal caro e mandou por um barato... Após o estorno da transação no cartão de crédito, meti feedback desfavorável no cara... Gente desonesta comigo, tem vida curta...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #10 on: October 01, 2014, 04:36:25 pm »
0
Eu felizmente, nunca tive que pedir devolução de nada. Apesar de que já tive inúmeras encomendas que demoraram um absurdo de tempo para chegar.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #11 on: October 01, 2014, 04:39:00 pm »
0
Pois, com 1h de antecedência de facto não havia muito a fazer, arriscaste e muito bem.
A postura de tentar de certo modo compensar o valor baixo de venda com o dobro dos portes é de facto desonesto, mas já o vi a acontecer antes noutras situações, infelizmente.

O que te estava a tentar dizer é que, na prática e segundo sei, ele poderia manter-se firme no valor dos portes, e não sei até que ponto terias alguma alternativa a aceitar esse valor, ou cancelar a compra. Talvez apresentando uma reclamação ao eBay, não sei se o valor dos portes pode ser "regulado" por eles.

A conjunto de canetas em questão, foi um excelente negócio... Se o cara batesse o pé com o valor do frete, eu PAGARIA o que ele pediu, mas antes, eu diria a ele CLARAMENTE, que iria comparar o valor na entrega. Se o valor fosse diferente do cobrado, eu abriria uma RECLAMAÇÃO no eBay, que pode resultar em devolução do dinheiro. O eBay considera o superfaturamento do frete como tentativa de sonegar comissão de vendas... É uma das poucas coisas por lá que complicam a vida do vendedor...

Depois dessa abordagem, DUVIDO que o vendedor não voltasse atrás na cobrança abusiva...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #12 on: October 02, 2014, 04:02:06 am »
0
Parece-me que o vendedor foi correto em toda a sua conduta. Não sei se o frete de $10 tem rastreio, provavelmente, os $25 incluiam o rastreio.

O problema de deixar feedback negativo no Ebay é que se recebe também em retaliação.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #13 on: October 02, 2014, 11:10:23 am »
0
Parece-me que o vendedor foi correto em toda a sua conduta. Não sei se o frete de $10 tem rastreio, provavelmente, os $25 incluiam o rastreio.

O problema de deixar feedback negativo no Ebay é que se recebe também em retaliação.

Verifiquei isso também junto ao correio canadense e NÃO PROCEDE... Aliás, não se deve confundir RASTREIO com CÓDIGO DE POSTAGEM. O código de postagem, pode não ser rastreável na origem, mas ao chegar no Brasil, todos os códigos são lançados no sistema, o que significa que salvo nos casos onde não ocorre a digitação, o objeto é rastreado quando chega aqui. Enviar o código de rastreio, não é favor que o vendedor faça... É OBRIGAÇÃO.

Já experimentei "rastrear" objetos que já tinham chegado na minha mão, mas o vendedor não havia fornecido o código (por preguiça), alegando que não havia rastreio. O relatório dos correios do Brasil, mostrava claramente toda a movimentação DEPOIS de ter chegado aqui.

Quanto a ser correto em sua conduta, não considero como correto um vendedor que tenta SOBRECARREGAR um custo em CENTO E CINQÜENTA POR CENTO, sem EXPLICAR CLARAMENTE o porque está fazendo isso. Não costumo discutir pequenas diferenças, embora tivesse TODO O DIREITO de fazê-lo. Mas GRANDES DIFERENÇAS, devem ser MUITO BEM EXPLICADAS por quem cobra. A isso, chama-se TRANSPARÊNCIA. Quem não age com transparência, merece ser chamado de tudo, MENOS DE "CORRETO EM SUA CONDUTA"...

Quanto ao feedback negativo, é uma questão de CALCULAR fuso horário. Quando pretendo negativar alguém, espero o DERRADEIRO MINUTO. Não dou tempo pro vendedor tentar uma retaliação...

P.S.: Comunicação de alto nível, é a coisa mais importante que existe numa negociação, principalmente em e-commerce. Quem já comprou alguma coisa do confrade GIL LÂMINA aqui no forum, sabe do que estou falando. Cada mísero centavo que é cobrado, é explicado com minúcias, para que nenhuma dúvida paire sobre a lisura do ato. É esse tipo de vendedor que merece vida longa e próspera no e-commerce...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Re: Complexo de Vira-Lata...
« Reply #14 on: October 02, 2014, 02:01:29 pm »
0

Continuemos então... Repete-se com tanta veemência - fora e dentro do Brasil - que brasileiro é malandro, desonesto, vagabundo e outros "qualificativos", que no final, ACABAMOS ACREDITANDO!!!


Eu acredito!  ;D

E digo mais: depois da minha primeira viagem ao território dos ianques, ao voltar ao Brasil, senti-me como um verdadeiro vira-lata; e ainda obrigado a viver no meio de uma imensa matilha de vira-latas da pior espécie.

A questão é que o e-commerce no Brasil funciona. Pelo menos algo neste país teria que funcionar. Mas isso aconteceu pq o mercado de e-commerce foi estruturado no país com base na desconfiança, no medo da fraude e da malandragem.

Já comentei aqui antes a respeito de um compra que fiz na Inglaterra. Cobraram-me por um item que estava anunciado como brinde. Isso nunca aconteceria no Brasil não pelo fato de sermos mais honestos, mas devido ao e-commerce daqui ter mecanismos para coibir tais pilantragens.


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal