Author Topic: Os homens portugueses têm barba por fazer  (Read 4077 times)

Offline Samuel Peixoto

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: +3
    • Email
Re: Os homens portugueses têm barba por fazer
« Reply #15 on: October 25, 2015, 06:43:58 pm »
0
Não adianta criticar e generalizar.

Uso barba há muitos e muitos anos, minha foto de identidade é com barba. Não é algo que deixo "as vezes" por preguiça de me barbear. Alias, fazer a barba para mim sempre foi mais fácil que deixá-la crescer. Com ela grande, são duas lavagens com shampoo próprio para barba, balsamo ou óleo hidratante, esfoliante dia sim, dia não, etc. Uma série de cuidados que muitos aqui talvez nem tenham com os próprios cabelos.
Então não concordo com quem diz que barba é falta de higiene.
Não lavar QUALQUER parte do corpo é sim falta de higiene.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Os homens portugueses têm barba por fazer
« Reply #16 on: October 28, 2015, 09:20:16 am »
0
Concordo com o Samuel - ter a barba desleixada é que dá mau aspeto. Mas também acho que, por muito cuidada que seja, uma barba à séc. XIX, como as do 1º post, é um bocado demais :)

Há umas semanas atrás, adotei uma nova estratégia - uso a navalha para"ceifar" a barba toda ao fim-de-semana e à semana faço só no pescoço e nas maçãs do rosto. Assim garanto que o comprimento é sempre uniforme e muito curto em todo o rosto.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Re: Os homens portugueses têm barba por fazer
« Reply #17 on: November 05, 2015, 08:12:41 pm »
0
Como muitas coisas na vida, usar barba ou vários tipos de barba é uma questão de modas da mesma forma que usar esta ou aquela roupa, são tendências que vão e vem. 

Logicamente, haverá sempre diversidade nos gostos de cada um, e alguns preferirão ter barba ou até um estilo de barba mais tradicional (como uma pera ou o chamado "goatee" ou "Van Dyke"), tudo dependendo da moda mas também da dedicação de cada um - Muitos Homens mais velhos começaram a usar bigode quando era moda e nunca deixaram de o usar, eu conheço professores na universidade que nunca na vida raparam o bigode nem o tencionam fazer.

Penso que talvez a crise económico-financeira possa ter uma correlação não ignorável com o facto das barbas estarem mais na moda, mas depende muito do caso concreto.

Sendo jovem, reparei que a esmagadora maioria dos meus amigos e conhecidos do sexo masculino costumam ter barba por fazer de alguns dias ou até mesmo de 2-4 semanas ou mais, e na maioria dos casos não é uma questão de moda em si e a barba nem é cuidada, é apenas preguiça de a fazer pois a maioria desses jovens não tem a linha nas bochechas delineada e às vezes nem a barba completamente desenvolvida. Obviamente, haverá casos que conheço de pessoas eu gostam mesmo de barba, a arranjam e cuidam dela, mas na maioria dos casos são só jovens que não gostam de fazer todos os dias, alguns até só fazem no barbeiro quando cortam o cabelo e depois deixam crescer, muitos nunca foram ensinados a fazer a barba em condições e com bom material e também será certamente uma forma de rebelião caraterística de qualquer geração jovem, pois a barba em si é uma minoria em sociedades onde não ter barba é a norma (comparado com outras sociedades não ocidentais onde é mais comum os homens terem mais barba e mais longa).

Às vezes deixo crescer uns dias, e já usei barba longa com um ou mais meses, acho importante cuidar e pentear a mesma para ficar apresentável - Ultimamente, tenho pensado em experimentar um Goatee mas ainda não ganhei coragem. O único problema que tenho não é falta de cobertura, pois a barba cresce em muitos sítios, mas sim o facto dos pelos não serem muito escuros e então fica a parecer barba de miúdo mesmo que seja dura quando passo lá a mão. Não acho que seja mais higiénico não ter barba em situações normais, senão por uma questão de coerência teria de depilar os pelos corporais todos.

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Os homens portugueses têm barba por fazer
« Reply #18 on: November 06, 2015, 12:10:38 am »
0
Bom texto. Essa ultima frase deu-me que pensar. Até fiquei meio zonzo. Gostaria de saber o que pensam outros confrades em relação ao tratamento dos pelos corporais em coerencia com a barba.

Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Re: Os homens portugueses têm barba por fazer
« Reply #19 on: November 06, 2015, 12:46:31 am »
0
Bom texto. Essa ultima frase deu-me que pensar. Até fiquei meio zonzo. Gostaria de saber o que pensam outros confrades em relação ao tratamento dos pelos corporais em coerencia com a barba.
Eu acho que fazer a barba em si é uma questão de moda quase intermporal que pegou desde o fim da primeira guerra quando os soldados retornaram com as primeiras safety razors de sempre e mantiveram os hábitos de fazer a barba - Até aí, ter pelos faciais e vários estilos de barba era o mais comum, sobretudo para os pobres mas também para muitos ricos - Há um certo elemento de higiene no sentido de ser mais facil limpar a cara e não ter os pelos à frente da mesma, mas não quer dizer que ter barba não seja higiênico - Eu pessoalmente não sou fã de depilar o resto do corpo, mas aparar com uma máquina é adequado nas zonas onde crescem muito.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal