Author Topic: Para quem utilizou navalha e navalhete - Qual é a diferença?  (Read 4256 times)

Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Para quem utilizou navalha e navalhete - Qual é a diferença?
« on: September 16, 2015, 07:09:38 pm »
0
Estou apenas curioso em saber, não tenho navalhas nem navalhetes nem pretendo adquirir um ou outro tão cedo porque ainda mal consigo barbear-me corretamente com uma navalha safety razor, mas há alguma diferença na sensação do barbear e da qualidade do corte? Já reparei que o navalhete usa lâminas descartáveis e não precisa de ser afiado, ao contrário da navalha, e também é mais barato, além de que se podem usar lâminas diferentes para experimentar cortes melhores ou piores. A feather parece usar Lâminas próprias enquanto que a Parker usa lâminas das safety razors partidas a meio. a técnica é igual? Com qual é pior um confrade cortar-se e qual é mais fácil de aprender?

Obrigado por quem responder e saciar a minha curiosidade.

Happy shaves!

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Para quem utilizou navalha e navalhete - Qual é a diferença?
« Reply #1 on: September 16, 2015, 10:13:59 pm »
0
Estou apenas curioso em saber, não tenho navalhas nem navalhetes nem pretendo adquirir um ou outro tão cedo porque ainda mal consigo barbear-me corretamente com uma navalha safety razor, mas há alguma diferença na sensação do barbear e da qualidade do corte? Já reparei que o navalhete usa lâminas descartáveis e não precisa de ser afiado, ao contrário da navalha, e também é mais barato, além de que se podem usar lâminas diferentes para experimentar cortes melhores ou piores. A feather parece usar Lâminas próprias enquanto que a Parker usa lâminas das safety razors partidas a meio. a técnica é igual? Com qual é pior um confrade cortar-se e qual é mais fácil de aprender?

Obrigado por quem responder e saciar a minha curiosidade.

Happy shaves!



Confrade Blackout,

Permita-me discordar.
Se já domina minimamente a técnica da espuma não vejo qualquer razão para não se iniciar já nas navalhas ou navalhetes.
Aqui penso que a opção fundamental é relativa ao tempo que queremos dispender, i.e., a navalha tem manutenção.
A navalha também obriga a um investimento incial um pouco maior, porque entendo que se deve optar por um produto já com uma certa qualidade (eu sempre tive um certo fascínio por navalhas, apesar de por razões pessoais não ter nenhuma, pelo que se não nos adaptarmos ficam bem como adorno).
O navalhete é como as "safety razor", é só mudar a lâmina, mas também obriga a mais cuidado que a navalha pois não perdoa erros de manipulação.
O barbear com navalha ou navalhete também demora mais, praticamente o dobro, do que o tempo gasto quando se usa "safety razor".
Para mim a qualidade do escanhoado também é melhor.
Tenho dois navalhetes um Jaguar Prestyle R1 e um MD Barber Artisan
« Last Edit: September 16, 2015, 10:24:09 pm by mc »

Offline Samuel Peixoto

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: +3
    • Email
Re: Para quem utilizou navalha e navalhete - Qual é a diferença?
« Reply #2 on: September 16, 2015, 10:30:25 pm »
0
Nunca utilizei uma navalha, mas há tempos já brincava com o navalhete para acertar o desenho da barba. 

Utilizado com calma e com técnica, ele dá um apurado mais preciso na minha opinião. Mas mesmo assim, semana passada dei uma bela "fatiada" na bochecha por descuido bobo. 

Prefiro mesmo minha Mühle R89 que me permite uma tranquilidade para escanhoar sem medo.

Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Re: Para quem utilizou navalha e navalhete - Qual é a diferença?
« Reply #3 on: September 16, 2015, 11:37:46 pm »
0
Confrade Blackout,

Permita-me discordar.
Se já domina minimamente a técnica da espuma não vejo qualquer razão para não se iniciar já nas navalhas ou navalhetes.
Aqui penso que a opção fundamental é relativa ao tempo que queremos dispender, i.e., a navalha tem manutenção.
A navalha também obriga a um investimento incial um pouco maior, porque entendo que se deve optar por um produto já com uma certa qualidade (eu sempre tive um certo fascínio por navalhas, apesar de por razões pessoais não ter nenhuma, pelo que se não nos adaptarmos ficam bem como adorno).
O navalhete é como as "safety razor", é só mudar a lâmina, mas também obriga a mais cuidado que a navalha pois não perdoa erros de manipulação.
O barbear com navalha ou navalhete também demora mais, praticamente o dobro, do que o tempo gasto quando se usa "safety razor".
Para mim a qualidade do escanhoado também é melhor.
Tenho dois navalhetes um Jaguar Prestyle R1 e um MD Barber Artisan
Simplesmente não tenho fundos suficientes para adquirir uma navalha de qualidade, nem os suplementos de manutenção, talvez quando acabar o curso e começar a trabalhar a full time pense nisso - Um navalhete é uma boa opção, o Parker custa uns 40€ na internet com envion para Portugal, e também vale a pena ver as lojas online Portuguesas, há bons preços, mas não sei se valeria a pena adquirir um quando ainda estou a aprender a dominar a safety razor.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8254
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Para quem utilizou navalha e navalhete - Qual é a diferença?
« Reply #4 on: September 16, 2015, 11:56:59 pm »
0
Hmm, eu tive a oportunidade de utilizar ambos e sinceramente a navalha me deu muito mais sensação de segurança e eficiência que os navalhetes. Tive bons bbs com a navalha, sem nenhuma machucado ou irritação. Imagino que o peso maior da navalha, associado a uma area maior de corte tenha me proporcionado esta impressão.
Infelizmente os custos para o "material de apoio" a navalha são elevados.
O que não ocorre com o navalhete. Quebra-se uma lâmina, põe-se nele e pronto.
 

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Para quem utilizou navalha e navalhete - Qual é a diferença?
« Reply #5 on: September 17, 2015, 11:16:06 am »
0
Já escrevi um tópico sobre isso.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Para quem utilizou navalha e navalhete - Qual é a diferença?
« Reply #6 on: September 17, 2015, 09:10:49 pm »
0
Simplesmente não tenho fundos suficientes para adquirir uma navalha de qualidade, nem os suplementos de manutenção, talvez quando acabar o curso e começar a trabalhar a full time pense nisso - Um navalhete é uma boa opção, o Parker custa uns 40€ na internet com envion para Portugal, e também vale a pena ver as lojas online Portuguesas, há bons preços, mas não sei se valeria a pena adquirir um quando ainda estou a aprender a dominar a safety razor.
[/quote]

Confrade,

Desculpe a minha insistência.
Na minha opinião se pretende usar navalhete ou navalha é contraproducente insistir na safety razor.
Se é para experimentar, para saber como é e contar como foi, então tudo bem.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal