Author Topic: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30  (Read 7918 times)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« on: December 07, 2014, 01:30:52 am »
0
Infelizmente já não tinha a caixa de origem e tem uma pequena dentada no fio. De resto acho que está em estado razoável tendo em consideração que já deve ter uns 80 e tal anos.


P_20141204_132636 por João Carlos Soares, no Flickr


P_20141204_133019 por João Carlos Soares, no Flickr


P_20141204_133212 por João Carlos Soares, no Flickr


P_20141204_133152 por João Carlos Soares, no Flickr


P_20141204_133120 por João Carlos Soares, no Flickr


P_20141204_133040 por João Carlos Soares, no Flickr


P_20141204_132512 por João Carlos Soares, no Flickr


P_20141204_132930 por João Carlos Soares, no Flickr


P_20141204_133408 por João Carlos Soares, no Flickr


P_20141204_132605 por João Carlos Soares, no Flickr
« Last Edit: December 07, 2014, 01:36:27 am by jctsoares »

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #1 on: December 07, 2014, 11:15:14 pm »
0
Olá João, verá que os apliques metálicos do cabo ficarão brilhantes facilmente. O que dará mais trabalho será a lâmina.

Boa sorte.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #2 on: December 07, 2014, 11:50:07 pm »
0
Obrigado. Pois ainda estou a ganhar coragem e a estudar o caso antes de meter mãos à obra ... quero tentar mantê lo o mais possível em estado original. Não vou desmontar, apenas tentar tirar a ferrugem da lamina, dar brilho aos apliques no cabo e colar (um esta solto). E depois endireitar o fio da lamina e tentar afiar. Problema é que não tenho o equipamento mais adequado (pedras caríssimas e assentador etc.). Por isso vou ter que inventar ... vou usar uma pedra daquelas simples baratinhas para desbastar a lamina (fio e as costas até ficar direito). Depois uso a minha edge pro apex para afiar com várias pedras até 10000 e por fim assentador de mdf ou madeira balsa carregado com óxido de cromio para polir ... vamos ver se resulta ... a navalha foi baratinha e para mim não faz sentido ir já gastar uma fortuna em pedras e assentador em couro para recuperar minha primeira navalha. Tenho um amigo que usa navalha e se eu não conseguir resultado satisfatório na afiação talvez lhe peço ajuda.
« Last Edit: December 07, 2014, 11:52:41 pm by jctsoares »

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #3 on: December 11, 2014, 09:32:35 am »
0
Não vou desmontar, apenas tentar tirar a ferrugem da lamina

Para tirar devidamente a ferrugem na haste da lamina, há que tirar o rebite pivot, separar a lâmina para a tratar e no fim fazer um rebite novo. Não é muito dificil (ver este tópico).
Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar.

E depois endireitar o fio da lamina e tentar afiar.

Essas pedras mais baratas também podem servir para alinhar o fio, que é o que me parece que está a tentar fazer. Sem pousar a espinha na pedra (levante a espinha a uns 45 graus), vá "serrando" a pedra até o fio ficar linear. Deste modo, evita desbastar a espinha (que já está bastante gasta, diga-se).

Boa sorte.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #4 on: December 11, 2014, 01:30:51 pm »
0
Obrigado Leon pela dica. Pois já tinha visto um vídeo como fazer onde também numa pedra a 45 graus é alinhado o fio sem desbastar a espinha. E é assim que pretendo fazer. Por outro lado se a espinha que serve de guia  num strop não for direita o fio nao vai ficar com o mesmo ângulo em toda lâmina além de acabar por desalinhar novamente ao longo dos anos. Mas talvez estou a ser picuinhas demais no que diz respeito ao fio e a espinha e na prática para barbear não se nota nada. O tópico que indicaste é uma boa ajuda mas as imagens já não estão visíveis. :-( Isso dos rebitos é que me faz mais confusão mas tens toda razão sem desmontar não vou conseguir uma boa recuperação ... e até dava para endireitar o cabo de plástico ... deixaste me na dúvida de desmontar a navalha toda ... Vou procurar onde encontrar arame e anilhas. :-)

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #5 on: December 12, 2014, 11:16:23 am »
0
Tens razão, só vejo sapos no tópico que indiquei. Tenho que recuperar as imagens.

Para chegar a todo o sítio da lâmina e ficar bem limpa, ela tem mesmo que ser separada do cabo, não há volta a dar, na minha opinião.

Para separar o cabo da lâmina, vai limando o rebite pivot da parte de trás. Para não riscar o cabo (neste caso a peça metálica junto ao rebite), podes colocar uma fita adesiva sobre essa parte, assim se tu fugir a mão, estás a lixar a fita e não o cabo. Se tiveres uma prensa que prenda o barbequim, é mais fácil, fixas o cabo e lentamente mois o rebite pela parte de trás tendo cuidado para a broca não fugir e riscar ou furar outro sítio que não o rebite, daí também aconselhar o uso de fita isoladora também nessa zona.

Boa sorte
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #6 on: December 12, 2014, 01:34:48 pm »
0
Dá uma olhada nesta série de vídeos da Maggard Razors.

https://www.youtube.com/watch?v=uurBeF1u83U&list=PL33B72C1548AB91FC

Boa sorte.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #7 on: December 12, 2014, 11:15:25 pm »
0
Obrigado, Sim foi essa serie de videos que ja tinha visto. Vou seguir esse metodo. Ainda por  cima já tenho quem me empresta um dremel para facilitar o trabalho. Só me falta descobrir onde arranjo material para fazer os rebitos novos. Estive a ver kits no ebay mas é logo em grandes quantidades e acho caro. A navalha só me custou 10 euros e quero evitar gastar mais do dobro para recuperar. Vou primeiro desmontar e depois procurar anilhas e arame da mesma medida. Uma prensa tenho por isso à partida não vai ser muito difícil seguir as dicas do Leon. Muito Obrigado a todos pela ajuda prestada. Sem vós não me aventurava a desmontar a navalha mas as dicas que me deram deu me coragem. Só que por enquanto não vou ter tempo mas assim que iniciar vou documentar aqui neste tópico.

Já agora outra dúvida que tenho, acham que devo tentar limpar a platina do lado da lâmina onde tem o texto deep cool tempered e o logotipo ou corro o risco de apagar tudo? Gostava que ficasse mais bonito mas na mesma legivel.
« Last Edit: December 12, 2014, 11:45:55 pm by jctsoares »

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #8 on: December 13, 2014, 12:01:43 pm »
0
Já agora outra dúvida que tenho, acham que devo tentar limpar a platina do lado da lâmina onde tem o texto deep cool tempered e o logotipo ou corro o risco de apagar tudo? Gostava que ficasse mais bonito mas na mesma legivel.

Sim, corres o risco de apagar tudo, infelizmente. Se é uma coisa que não te incomoda e preferes  prescindir do desenho e ficar com a parte da frente da lâmina lisinha, então força!

Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #9 on: February 15, 2015, 09:36:45 pm »
0
Hoje ganhei coragem ...

P_20150215_163812 por João Carlos Soares, no Flickr

Mas não está a correr muito bem e já fiz asneira atrás de asneira ...  :(
O pin pivôt afinal era um prego ferrugento e danifiquei mais a chapinha já danificada ... depois para endireitar os cabos de plástico o que é que eu pensei???
Solto as partes metalicas e para o autocolante "Bismarck Solingen" não soltar não coloco em água quente mas Sim no microondas para amolecer o plástico. Mal passado dois segundos ouço um estalinho como se tivesse metal e abri logo o microondas e então não é que a porra do autocolante é metálico e torriscou o "K"! :(
Acabei por amolecer os cabos em água fervida e consegui endireitar um pouco. Depois foi raspar o torriscado para disfarçar o mais possível este erro!

Depois iniciei o limpar da ferrugem da lâmina com dremel clone e descuido e dou 2 dentadas no fio ... :(
Lá consegui endireitar o fio à unha numa pedra e já aborrecido com os acontecimentos guardei tudo ... vamos lá ver se ainda consigo fazer algo de jeito disto. Ao menos serve de (má) experiência ... :D

Em breve haverá mais ...
« Last Edit: February 15, 2015, 10:38:35 pm by jctsoares »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #10 on: February 15, 2015, 09:48:44 pm »
0
Conheço bem essa sensação... Tenho aqui algumas coisas encostadas a precisar de reparos à conta disso.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #11 on: February 15, 2015, 09:54:59 pm »
0
Ainda não atirei a toalha ao ringue mas que me tenho safado melhor com a recuperação de safety razors lá isso tenho! Esta é a primeira navalha ...

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #12 on: February 15, 2015, 10:04:52 pm »
0
Amigo,é fazendo merda que se aduba a vida ! ;)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #13 on: February 15, 2015, 10:41:22 pm »
0
E só agora é que descobri que ainda por cima me cortei no dedo, só que nem chegou a deitar sangue!

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8252
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Novo projecto recuperação Bismarck 15 dos anos '30
« Reply #14 on: February 15, 2015, 10:48:00 pm »
0
Hmmm, se serve de consolo confrade, já fiz muito isto, desmontar algo e ver que algo saiu errado e que as peças haviam ficado um pouco...digamos....danificadas....
Nestas horas o ideal é manter a calma, ir fazer outra atividade e depois, com mais calma, tentar com mais concentração :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal