Author Topic: Qual equipamento?  (Read 12447 times)

Offline cskalash

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • Respect: 0
    • Email
Re:Qual equipamento?
« Reply #15 on: June 16, 2011, 01:05:28 am »
0
Firmino do pouco que sei:

aço inox:
- não enferruja ou é muito difícil enferrujar, ao contrário da aço carbono.
- mais resistente a quedas
- mais difícil de afiar
- normalmente creio que não conseguem ser afiadas ao ponto das aço carbono
- mantém o fio por mais tempo

por favor corrijam ou complementem.

Offline a_soares

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 418
  • Rei do face lathering fail!
  • Respect: 0
Re:Qual equipamento?
« Reply #16 on: June 16, 2011, 01:24:53 am »
0
Firmino do pouco que sei:

aço inox:
- não enferruja ou é muito difícil enferrujar, ao contrário da aço carbono. Acho que não tão mais difícil assim de enferrujar mas não ganha manchas acho.
- mais resistente a quedas Talvez na espinha. A lâmina em si é tão fina que a dureza extra do aço é irrelevante.
- mais difícil de afiar verdade
- normalmente creio que não conseguem ser afiadas ao ponto das aço carbono verdade
- mantém o fio por mais tempo verdade

por favor corrijam ou complementem.

Saudações, Augusto.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Qual equipamento?
« Reply #17 on: June 16, 2011, 01:26:52 am »
0
N aminha opiniao, navalha é de aço carbono.
Msa gostos sao gostos.
Tambem na minha opiniao, Inox nao mantem mais tempo o fio. Se bem que existem inox e inox. Alguns, de ultima geraçao, sao muito bons mantenedores, mas sao impossiveis de afiar. Ou quase. Nao tenho noticias deles sendo usados em navalhas. Dizem que as coticules podem afiar 68 HRc. Vai saber. Bem, neste caso elas serviriam.
Os inox sao muito mais frageis que os carbono.
E tambem acredito que dificlmente o poder de corte fino do inox seja igualado ao do carbono.
Assentar o fio num strop, tambem deve ser  mais custoso no inox.
Sempre, na minha opiniao.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Qual equipamento?
« Reply #18 on: June 16, 2011, 01:30:17 am »
0
COntinuando,.. Inox nao é obrigatoriamente mais duro que carbono. Nao tem nada a ver uma cois com outra.
Quanto mais mantenedor de fio for o  inox, mais oxidavel sera..Normalmente..
Nao existe aço que nao oxide. Os inoxidaveis sao mais resistentes a oxidaçao .. So isso.
Neste ponto, o ingles conta melhor a estoria. Stainless. . Menos manchável seria uma melhor designaçao

« Last Edit: June 16, 2011, 10:51:49 am by callega »
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Qual equipamento?
« Reply #19 on: June 16, 2011, 06:16:31 am »
0
Nobres confrades, uma dúvida qual, a diferença entre a navalha de aço inox e a de aço carbono? Abraços
Caro Firmino, aposte numa boa navalha de aço carbono, que não há erros!
Abraços.  :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:Qual equipamento?
« Reply #20 on: June 16, 2011, 07:40:16 pm »
0
Obrigado pelas respostas esclarecedoras.


Mas eu tenho mais perguntas...


Assentador:  Para que serve?  Como usar?  Couro 2'' ou 3'' , qual a diferença prática?

Quais produtos  devo ter para  a manutenção de uma navalha?



Já procurei aqui no forum a resposta a essas perguntas, mas não achei e quando achei não entendi.


abraços.



Offline Vitor

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 641
  • Respect: +1
    • Email
Re:Qual equipamento?
« Reply #21 on: June 16, 2011, 08:59:03 pm »
0
Obrigado pelas respostas esclarecedoras.


Mas eu tenho mais perguntas...


Assentador:  Para que serve?  Como usar?  Couro 2'' ou 3'' , qual a diferença prática?

Quais produtos  devo ter para  a manutenção de uma navalha?



Já procurei aqui no forum a resposta a essas perguntas, mas não achei e quando achei não entendi.


abraços.




Olá caro Firmino, eu vou tentar explicar aquilo que tambem aprendi, realmente quando se trata da parte da navalha o forum nao esclarece muita coisa a respeito da tecnica de manutençao da dita lamina, quanto ao assentador pelo menos no meu ele vem com 2 partes, uma vermelha e uma parte de couro cru ( http://www.koordenwinkel.eu/shaving/dovo-rindleather-paddle-style-strop-c-5-p-1-pr-80.html ) a navalha quando vem de fabrica e isto fonte de um vendedor oficial da Dovo, a navalha nao precisa de ser afiada, apenas por uma questao de higiene convem ser esterlizada ou desinfectada. Segundo eles dizem esta pronta para usar diretamente na barba, eu apenas passei a minha no strop que é uma coisa parecida com um cinto, mas o paddle tambem vem com um strop incluido que sera o couro cru.

Creio que ate aqui esta entendido alguma duvida me podem perguntar, mas prosseguindo.
O strop serve apenas para reparar o fio da navalha nunca para fazer o fio, quando sentires que a navalha emperra um pouco passa ela no strop se mesmo assim ela continuar a emperrar um pouco tens de passar no paddle, ai junto com o meu paddle veio uma pasta vermelha para espalhar um pouco no paddle, essa pasta é abrasiva ou seja vai fazer ou reparar melhor o fio da navalha, nao tao bem como uma pedra, mas isso ja é outra historia, ai tu passa a lamina no paddle junto com essa pasta entao ela vai afiar mais um pouco, e se entao ela nao ficar afiada precisa de ir á pedra, servico que o confrade bruno faz, e eu tambem mas ainda nao com as navalhas boas pq estou praticando com as laminas mais fracas.

Mas creio que o melhor seja fazer um topico para este efeito em k todos podemos trocar impressoes, é assim que eu faco e aprendi num armazem revendedor da dovo na antuerpuia. Mais eclarecedor so mesmo eu colocar os videos num topico para este efeito.

Um abraco e disponham

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Qual equipamento?
« Reply #22 on: June 16, 2011, 09:06:22 pm »
0
Mas creio que o melhor seja fazer um topico para este efeito em k todos podemos trocar impressoes, é assim que eu faco e aprendi num armazem revendedor da dovo na antuerpuia. Mais eclarecedor so mesmo eu colocar os videos num topico para este efeito.

Apoiado! Força nisso Vitor!

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:Qual equipamento?
« Reply #23 on: June 16, 2011, 10:06:07 pm »
0
Obrigado, as coisas começaram a ficarem mais claras para mim. Realmente, pesquisei muito aqui e não consegui encontrar as informações mais básicas sobre navalhas, o nível das discussões sobre navalhas já encontra-se mais elevado. Realmente algum moderador poderia criar um tópico sobre essas questões mais básicas sobre a manutenção das navalhas. Um tópico com perguntas e respostas. Entendi a finalidade do assentador (só não entendi porque 2 partes distintas, qual a finalidade de cada), o paddle seria um segundo nível de preparação da lâmina, e para finalizar a pedra, quando os anteriores não fizerem mais efeito. Obrigado a todos.

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:Qual equipamento?
« Reply #24 on: June 16, 2011, 10:37:11 pm »
0
Firmino, o assentador serve para "alinhar" o fio e só. O que vai montar o fio ou dar mais corte sãos as pedras. No final de tudo se usa o couro/strop/assentador.
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Qual equipamento?
« Reply #25 on: June 16, 2011, 10:46:33 pm »
0
Os asse ntadores,sejam padles ou strops ou leather bench hone, podem servir pra afiar sim. Se tiver pasta, afia. Tudo wqu remove metal da lamina, ta afiando. Em garnaturas distintas, mas ta.
Padle é remoOu seja, é um strop colado num pau.
Tem dois ou mais lados pq em um se passa pasta para ficar mais agressivo, e o outro fica so o couro.
No couro, se assenta o fio. Eatamente a mesma coisa que uma chaira em uma faca.
A microponta do fio tende a tombar, ou seja, inclinar para as laterais com o uso.
O assentador alinha este microfio.
O fio correto é uma ponta de triangulo,. O pelo, nas navalhas, causa microentortamentos da ponta do triangulo, para as laterais.
Teoricamente, so se assenta o fio uma vez. NAo faz sentido usar depois e antes do barbear.
As pastas para o couro, tem um motne de tipo, em varias gramaturas.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Vitor

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 641
  • Respect: +1
    • Email
Re:Qual equipamento?
« Reply #26 on: June 16, 2011, 11:04:04 pm »
0
Ok espero que esteja mais ilucidado, mas como disse o fundamento é quase o mesmo varia num ponto ou noutro, ru irei fazer uns videos e mostrar num topico para esta situaçao. Fica prometido. Ainda nao sei quando ;D ;D
Abraço

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:Qual equipamento?
« Reply #27 on: June 17, 2011, 02:51:23 am »
0
Os asse ntadores,sejam padles ou strops ou leather bench hone, podem servir pra afiar sim. Se tiver pasta, afia. Tudo wqu remove metal da lamina, ta afiando. Em garnaturas distintas, mas ta.

Quem sou eu pra descordar do nosso mestre de afiação?!
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline cskalash

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • Respect: 0
    • Email
Re:Qual equipamento?
« Reply #28 on: June 17, 2011, 05:03:31 am »
0
Obrigado por me devolverem meu tópico de volta :D
brincadeira, até porque strop será o próxima investimento, está a ser calmamente pensado.
Preciso da Vossa ajuda a nível de cremes e sabões. Estou há dias a alterar entre feedbacks, marcas, sabões, cremes, lojas, portes...
Desta vez é inalterável, o L'Occitane vai ficar para mais tarde, assim como os tugas.

Balsamo TOBS ou art of shaving? estou inclinado para o AOS, está a bom preço no ebay (obrigado Islander, vi o link num post teu :))
----..----
TOBS creme ou sabão? será o jermyn Street collection

art of shaving creme ou sabão? será o sandalwood

Estes 2 estão decididos, mas 1 deles terá que ser em sabão e outro em creme. Votos??
Se de onde encomendar existir cella ou valobra virá um deles também sabão.
Vá lá... estou farto do palmolive :D

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Qual equipamento?
« Reply #29 on: June 17, 2011, 10:39:36 am »
0
Desculpa estás à procura de conselhos em que categorias (Bálsamo, Cremes e sabões)?

E não andas a ler o que eu ando a escrever sobre o sabão AOS Sandalwood... cheira a sebo!

Não leves a mal, mas eu pessoalmente não comprava nada do que descreveste (excepto o AOS Sandalwood que obviamente já comprei  ;D ;))

As minhas sugestões são:
Sabão -> Stick Valobra (exactamente igual ao AOS a melhor(ou 1/4 do) preço e com melhor cheiro), MWF
Creme -> Acca Kappa ou Dovo
Bálsamo -> Skino do Pingo Doce, The Rosso da Bottega Verde e Manufaktura Beer Cosmetics (em ordem crescente de qualidade)
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal