Author Topic: Semi Finais (meias de final)  (Read 38416 times)

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #90 on: July 12, 2014, 11:36:04 am »
0
A história é boa para motivar....
A Grécia surpreendeu tudo e todos quando ganhou o euro 2004.
Foi um jogo muito táctico, e pouco bonito.  Mas o que interessa são os resultados.
Nenhum português esquece aquela final.
Portugal perdeu 2-0 por duas falhas de defesa excelentemente aproveitadas.
História vale. .. mas o que interessa é resultados.  É como o Portugal dizer que já dominou meio mundo. Que é que isso interessa agora?  Tenta-se rentabilizar a coisa com museus e turismo, e mais nada (tenta-se porque o turista quer mesmo é sol)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #91 on: July 12, 2014, 11:49:50 am »
0
A história é boa para motivar....
A Grécia surpreendeu tudo e todos quando ganhou o euro 2004.
Foi um jogo muito táctico, e pouco bonito.  Mas o que interessa são os resultados.
Nenhum português esquece aquela final.
Portugal perdeu 2-0 por duas falhas de defesa excelentemente aproveitadas.
História vale. .. mas o que interessa é resultados.  É como o Portugal dizer que já dominou meio mundo. Que é que isso interessa agora?  Tenta-se rentabilizar a coisa com museus e turismo, e mais nada (tenta-se porque o turista quer mesmo é sol)

 Alem que a Grecia é um pais com muita história... 8)

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #92 on: July 12, 2014, 12:01:06 pm »
0
..."o Brasil foi superior à Argentina"....
A historia não ganha campeonatos...
Os argentinos dizem que sempre foram melhores que nós, embora tenhamos 5 títulos e 7 finais em mundiais. A seleção de Pelé, sozinha, tem mais títulos que a argentina. Evidente que, comparando as seleções atuais, há uma ligeira vantagem para os argentinos. Ligeira e temporária vantagem, já que os argentinos têm jogadores velhos que disputam a última copa e não me consta a existência de outros tantos de igual qualidade para reposição.

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #93 on: July 12, 2014, 12:11:12 pm »
0

Os argentinos dizem que sempre foram melhores que nós, embora tenhamos 5 títulos e 7 finais em mundiais. A seleção de Pelé, sozinha, tem mais títulos que a argentina. Evidente que, comparando as seleções atuais, há uma ligeira vantagem para os argentinos. Ligeira e temporária vantagem, já que os argentinos têm jogadores velhos que disputam a última copa e não me consta a existência de outros tantos de igual qualidade para reposição.

Claro, confrade, estamos no bom caminho. O desporto é assim mesmo: ora ganha um, ora ganha o outro. E todas as vantagens são temporárias.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #94 on: July 12, 2014, 12:40:42 pm »
0
Claro, confrade, estamos no bom caminho. O desporto é assim mesmo: ora ganha um, ora ganha o outro. E todas as vantagens são temporárias.

 E ainda bem que é assim, porque tambem é preciso saber perder... :P

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #95 on: July 12, 2014, 02:00:41 pm »
0
..."o Brasil foi superior à Argentina"....
A historia não ganha campeonatos...

As duas coisas são verdades, Caramelo.

Uma não contraria a outra. Em nenhum momento disse o contrário.

Está fora de contexto. A Argentina diz que sempre foi melhor que o Brasil. O sempre, obviamente se refere a passado, e neste contexto meu argumento usa a história para dizer que não, eles não foram sempre melhores que o Brasil.

É só isto. Não estou expandindo para nada além disto, e nem há necessidade.

Nem com os 7 - 1 conseguiram perceber isso ! Continuam a ser os melhores !

O melhor e mais difícil é ter opiniões moderadas e balizadas. Eu sei que é difícil quando se fala de paixões, mas podemos tentar.

Vejam que estão colocando palavras no meu post, que não existem. Eu nunca dizem que "estamos" os melhores, ou que sempre seremos os melhores, por conta da história dos campeonatos passados.

É óbvio que história não ganha jogos, todos "percebem" isto.

Mas, se quiser olhar do ponto de vista histórico, o que eu disse é a pura verdade. Se não quiser olhar pela história, que não olhe, pronto.
But the tigers come at night

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #96 on: July 12, 2014, 02:09:03 pm »
0
As duas coisas são verdades, Caramelo.

Uma não contraria a outra. Em nenhum momento disse o contrário.

Está fora de contexto. A Argentina diz que sempre foi melhor que o Brasil. O sempre, obviamente se refere a passado, e neste contexto meu argumento usa a história para dizer que não, eles não foram sempre melhores que o Brasil.

É só isto. Não estou expandindo para nada além disto, e nem há necessidade.

O melhor e mais difícil é ter opiniões moderadas e balizadas. Eu sei que é difícil quando se fala de paixões, mas podemos tentar.

Vejam que estão colocando palavras no meu post, que não existem. Eu nunca dizem que "estamos" os melhores, ou que sempre seremos os melhores, por conta da história dos campeonatos passados.

É óbvio que história não ganha jogos, todos "percebem" isto.

Mas, se quiser olhar do ponto de vista histórico, o que eu disse é a pura verdade. Se não quiser olhar pela história, que não olhe, pronto.

Desculpa, Mota, eu tinha percebido mal as tuas palavras.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #97 on: July 12, 2014, 03:09:42 pm »
0
A história é boa para motivar....
A Grécia surpreendeu tudo e todos quando ganhou o euro 2004.
Foi um jogo muito táctico, e pouco bonito.  Mas o que interessa são os resultados.
Nenhum português esquece aquela final.
Portugal perdeu 2-0 por duas falhas de defesa excelentemente aproveitadas.
História vale. .. mas o que interessa é resultados. 

Se te referes ao jogo da final, ficou 1-0. Golo de Angelo Charisteas, numa falha de marcação inacreditável da defesa e com a contribuição daquilo que para mim foi um monumental frango de Ricardo.

De forma consistente e histórica, qualquer análise mostra que o Brasil é superior à Argentina.

Não será assim tão linear para os argentinos, que considerarão essa visão redutora, porque se forem tidas em conta outras competições para além do Mundial e da Taça das Confederações (em que o desempenho do Brasil historicamente indubitavelmente não tem paralelo, efetivamente), como Copa América, Jogos Olímpicos, escalões jovens, a análise poderá feita de outras perspectivas que darão vantagem aos argentinos.

Se entrarmos em parâmetros mais subjetivos de avaliação como por exemplo os jogadores mais talentosos de sempre, os argentinos reclaramarão ter o melhor jogador de todos os tempos (Maradona) e 3 dos 5 melhores jogadores de todos os tempos (Di Stefano, Messi).

O que é sim inegável é que Brasil e Argentina são sem margem para dúvida 2 das maiores potências da história do futebol.

Pontos de vista... francamente não encontro grande sentido em comparações desse gabarito. Condensar toda a história num "A < B", simplesmente não faz sentido, para mim. Onde se pretende chegar com isso?

"A Espanha é melhor que Portugal" dirão os espanhóis. A Espanha tem mais títulos relevantes, sim, mas os portugueses acérrimos conseguirão perspectivas para contrariar essa afirmação, numa luta orgulhosa por afirmar ou contrariar complexos de inferioridade/superioridade?

Não gosto dessa visão do futebol e do desporto em geral, que é bonito quando é desportivo, quando é olímpico, quando pinta o quadro da vida. Quando se torna numa disputa bélica, perde o interesse para mim.

...acho que o Gago está a dizer que alguns dos jogadores que foram úteis no passado, podiam ter a sua utilidade na seleção de hoje... Casos do Kaká e talvez do Robinho (o Ronaldinho não me parece que entre nestas contas, ou então sim).

Às vezes nem tanto pela consistência e exuberância do futebol que praticam mas pela experiência que traziam ao grupo.
Perfeito.
Não estou nem dizendo que fosse o caso de "fazer número" no elenco, mas lamento que muitos jogadores hoje não sejam física e tecnicamente aptos a estarem nesse grupo.

Bem, eu devo ser de compreensão lenta, porque continuo sem entender. ;D Afinal concordas com o cutkiller que Ronaldinho e companhia fazem falta ao grupo pela experiência ou lamentas que não tenham condições para fazer parte do grupo?

Se eu não entendo, pelo menos, creio que percebeste o que queria dizer, que é o seguinte, pegando no exemplo do Ronaldinho: foi o melhor do Mundo e um dos melhores de sempre no seu pico de forma. A sua gestão de carreira foi errada o que o impediu de ser ainda melhor e fantástico durante um período mais longo, fruto das exigências do futebol moderno que o desgastaram demasiado em determinadas alturas e da sua atitude perante atividades extra futebol. Pode-se culpar alguém que não Ronaldinho por isto? Creio que não. Antes, devemos agradecer, nós, os verdadeiros adeptos do futebol espetáculo, poder ter visto a magia de Ronaldinho com a bola nos pés e a contribuição que ele deu para tornar a modalidade melhor.

Lamentável que não tenha mantido o nível, com tantos anos de futebol no topo da hierarquia que ainda teria seguramente, se tivesse tomado outras opções. Mas é assim a vida e o futebol, já aconteceu com grandes jogadores de muitos outros países, não me parece de todo que seja um problema cultural.

Para mim, As próximas convocações da seleção devem consistir sim em quiçá 80% da base de hoje, e substituirmos as peças que não terão condições físicas de chegar e 2018 aos poucos, conforme esses talentos apareçam, e não partir do zero outra vez.

Isso pode soar como uma boa estratégia aos ouvidos de muita gente, mas na verdade, não faz sentido nenhum à luz do ideal primordial de uma seleção que é ou deve ser: resultar de uma escolha criteriosa e fundamentada dos melhores jogadores.

Posto isto, já concordaste que a geração atual não é brilhante. Isto aliado ao Brasil ter sido campeão mundial de sub-20 em 2011 (quiçá virá aí uma boa geração) e ter uma das maiores e melhores bases de recrutamento do Mundo, só reforça esta ideia.

Não invalida que em 2018, 80% dos jogadores atuais não correspondam a 80% dos melhores, mas partir desse princípio é assumir que não vão surgir jogadores melhores do que os atuais em 4 anos, numa modalidade tão "rápida" como o futebol. Isto é, do meu ponto de vista, tremendamente errado, viola o ideal de seleção e desconsidera implicitamente a priori a qualidade do jogador brasileiro.

Em suma, uma seleção não é uma equipa de futebol, deve antes ser uma escolha dos melhores. Definir à cabeça que se deve manter uma base meramente por estabilidade quando podem existir alternativas bem melhores, à partida, é uma estratégia muito errada.
« Last Edit: July 12, 2014, 03:11:32 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #98 on: July 12, 2014, 07:15:14 pm »
+1
É sempre uma questão de perspectiva:
:D

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #99 on: July 12, 2014, 07:24:33 pm »
0
É sempre uma questão de perspectiva:
:D
(Image removed from quote.)
Maradona não merecia nem ser lembrado! Não tinha fair play nenhum, como demonstrou ao se vangloriar pelo que chamou de "mão de Deus" ou pelo episódio da água batizada. Ademais, sua vida foi dedicada às drogas, tendo sido banido da Copa de 94.
Não penso assim por rivalidade, pois sempre admiti que Zidane foi o melhor que já vi jogar, embora tenha sido algoz do Brasil em duas ocasiões.
« Last Edit: July 12, 2014, 07:26:20 pm by Ovomaltine »

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #100 on: July 12, 2014, 07:48:15 pm »
0
Desculpa, Mota, eu tinha percebido mal as tuas palavras.

É conversando que a gente se entende  ;)
But the tigers come at night

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #101 on: July 12, 2014, 11:48:37 pm »
0
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #102 on: July 13, 2014, 05:18:03 am »
0

É conversando que a gente se entende  ;)

Mota, por favor desculpe-me também, o meu comentário não se referia às suas palavras em concreto, mas sim a uma atitude genérica de arrogância de ter as cinco estrelas ao peito, ser o fiel depositário do jogo bem jogado e ser melhor que os outros povos a jogar à bola - muito comum entre brasileiros. Quis só sublinhar que essas coisas são passado e que o presente é aquilo que assistimos nestes dias.

A mim também custou ver aquele triste espectáculo, foi de um grande dramatismo e um choque, porque tinha também um grande respeito e consideração pelo futebol brasileiro.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #103 on: July 13, 2014, 05:23:26 am »
0
Futebol brasileiro morreu e não sei quem vai ressucitar. Acompanho futebol há 35 anos e foi a pior seleção que vi jogar. Um vexame completo.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Semi Finais (meias de final)
« Reply #104 on: July 13, 2014, 09:32:24 am »
0
Futebol brasileiro morreu e não sei quem vai ressucitar. Acompanho futebol há 35 anos e foi a pior seleção que vi jogar. Um vexame completo.

 Ás vezes um "abanão" é necessário para limpar a "porcaria" existente... :P

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal