Poll

Qual a tua idade? :)

Menos de 20 anos
0 (0%)
Entre 20 e 29 anos
27 (26%)
Entre 30 a 39 anos
45 (43.3%)
Entre 40 e 49 anos
22 (21.2%)
Entre 50 e 59 anos
6 (5.8%)
Mais de 60 anos
4 (3.8%)

Total Members Voted: 104

Author Topic: Que idade tens, confrade?  (Read 18972 times)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #60 on: April 16, 2014, 01:07:49 pm »
0
Bom dia caros confrades !!! ;D

Tenho 39 (fala baixo ::))
Vamos as observações:
- Caraca, que velharia nesse forum hein  ;D ;D ;D
- Eu achando que o Stützel e o Fialho tinham uns 20 ;D
- O mais engraçado foi ontem, eu posto um agradecimento ao Claudio dizendo "Valeu garoto"  ;D ;D ;D ;D ;D

Por acaso é a 2da vez que chamas garoto ao Cláudio, mas como eu não sei se aí no Brasil a palavra tem o mesmo sentido que cá em Portugal...

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #61 on: April 16, 2014, 01:17:01 pm »
0
Chamar de garoto aqui não é nada ofensivo, se não for num contexto pensado para ser.

É equivalente a "cara", "campeão", "amigão", etc...
But the tigers come at night

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #62 on: April 16, 2014, 01:21:59 pm »
0
33 anos. Farei 34 ao final de julho.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #63 on: April 16, 2014, 01:46:29 pm »
0
Chamar de garoto aqui não é nada ofensivo, se não for num contexto pensado para ser.

É equivalente a "cara", "campeão", "amigão", etc...

 Mota, se aparecesse aqui alguem a chamar-me "garoto", eu não ia gostar, acho um pouco ofensivo, eu pelo o menos não o chamo a ninguem, independentemente da idade.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #64 on: April 16, 2014, 02:16:17 pm »
0
Qual é o sentido em Portugal?
But the tigers come at night

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #65 on: April 16, 2014, 02:21:47 pm »
0
Aqui eu não gosto que meus filhos ficam chamando uns aos outros e amigos de "muleque", Ex.:  "ah muleque!" , "fala muleque!" ... etc.

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #66 on: April 16, 2014, 02:43:36 pm »
+1
Aqui 35.

No seguimento do assunto que está a ser abordado há outro nome que uma ou outra vez já ouvi.
Tive um amigo na tropa que se saía sempre com um "Tudo bem Miúdo?" ou "Fica bem Miúdo!". E eu pensava "Mas que raio!...".
Ultimamente uma menina que trabalha comigo saiu-se com essa também "Até amanhã Miúdo!" (Ela tem 24 aninhos). Mas vá, a menina pode tratar-me da forma como mais gostar que eu deixo ::)

Bem, é o que dá ter cara de garoto. Valeu BC!!! LOL

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #67 on: April 16, 2014, 02:47:10 pm »
0
Aqui 35.

No seguimento do assunto que está a ser abordado há outro nome que uma ou outra vez já ouvi.
Tive um amigo na tropa que se saía sempre com um "Tudo bem Miúdo?" ou "Fica bem Miúdo!". E eu pensava "Mas que raio!...".
Ultimamente uma menina que trabalha comigo saiu-se com essa também "Até amanhã Miúdo!" (Ela tem 24 aninhos). Mas vá, a menina pode tratar-me da forma como mais gostar que eu deixo ::)

Bem, é o que dá ter cara de garoto. Valeu BC!!! LOL

;D ;D

Eu creio que essa expressão do miúdo é quase carinhosa. Nunca vi uma utilização depreciativa, tenho vários amigos que usam essa expressão e denota proximidade. Sempre interpretei dessa forma. Tenho também um amigo que tem cerca de 40 anos e continua a tratar os amigos mais próximos por "puto", inclusivamente os mais velhos que ele. Na mesma linha do "miúdo".
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #68 on: April 16, 2014, 02:54:11 pm »
0
Qual é o sentido em Portugal?

Garoto pode ter o significado de malcriado e travesso ou, quando aplicado a uma pessoa adulta, adquire o significado de essa pessoa possuir um caráter inconsistente, desadequado, desleal, comportamento inconsciente ou inconsequente, pessoa imatura, trapaceira...

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #69 on: April 16, 2014, 02:57:46 pm »
0
Qual é o sentido em Portugal?

 Mota, se eu te chamar garoto, ficas contente?

;D ;D

Eu creio que essa expressão do miúdo é quase carinhosa. Nunca vi uma utilização depreciativa, tenho vários amigos que usam essa expressão e denota proximidade. Sempre interpretei dessa forma. Tenho também um amigo que tem cerca de 40 anos e continua a tratar os amigos mais próximos por "puto", inclusivamente os mais velhos que ele. Na mesma linha do "miúdo".

  Pois, eu percebo isso tudo, mas nunca te vi a chamar miudo/garoto/puto a outro confrade e duvido que o faças... ;)

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #70 on: April 16, 2014, 03:06:55 pm »
0
...
Mas vá, a menina pode tratar-me da forma como mais gostar que eu deixo ::)
...

 :D :D :D

...e continua a tratar os amigos mais próximos por "puto"...

Isso recomendo não chamar ninguém aqui no Brasil... hehe  ;)

Garoto pode ter o significado de malcriado e travesso ou, quando aplicado a uma pessoa adulta, adquire o significado de essa pessoa possuir um caráter inconsistente, desadequado, desleal, comportamento inconsciente ou inconsequente, pessoa imatura, trapaceira...

Bom saber... uma palavra para riscar da conversa quando tratar com os confrades!  ;)

Um tratamento que tenho que me policiar muito para não usar é o "você". Depois de uns tempos aqui, percebi que é indigesto aos confrades portugueses e tento respeitar. A dificuldade é que aqui no Brasil usamos quase que totalmente. Então, se por acaso trocar o "tu" por "você", me desculpem...  :-[

Mota, se eu te chamar garoto, ficas contente?
...

Dependeria do contexto. Se eu fizer algo que não gostes e me disseres: "Não passas de um garoto!", certamente eu não iria gostar.

Mas se eu fizer algo legal e disseres: "Boa garoto!", aí seria um elogio.  ;)
But the tigers come at night

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #71 on: April 16, 2014, 03:13:30 pm »
0
Um tratamento que tenho que me policiar muito para não usar é o "você". Depois de uns tempos aqui, percebi que é indigesto aos confrades portugueses e tento respeitar. A dificuldade é que aqui no Brasil usamos quase que totalmente. Então, se por acaso trocar o "tu" por "você", me desculpem...  :-[

Não tem que se desculpar. Nem vejo nada de mal com o você, nem tinha essa ideia sobre o termo, no contexto do uso com portugueses. Talvez por ter família brasileira e já estar habituado. Aliás, no meu caso até acho que me adaptei ao PT-BR e uso muitas vezes o você quando falo com alguma brasileira gostosa... quer dizer, com alguém com sotaque brasileiro... ;D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #72 on: April 16, 2014, 03:16:41 pm »
0
O "você" depende do contexto e da região do país. Na minha zona o "você" é curriqueiro e não é ofensa, mas antes sinal de respeito (pelo menos para as pessoas mais humildes). Mas também pode ser usado ofensivamente para distanciar o interluctor, não o incluir nas nossas relações.

Quando me dirijo a brasileiros aqui no fórum tento sempre usar o "você" e adaptar a linguagem porque sei que eles não estão tão habituados quanto nós (portugueses) às nuances caraterísticas do português falado no outro país.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #73 on: April 16, 2014, 03:19:07 pm »
0
O "você" depende do contexto e da região do país. Na minha zona o "você" é curriqueiro e não é ofensa, mas antes sinal de respeito (pelo menos para as pessoas mais humildes). Mas também pode ser usado ofensivamente para distanciar o interluctor, não o incluir nas nossas relações.

Quando me dirijo a brasileiros aqui no fórum tento sempre usar o "você" e adaptar a linguagem porque sei que eles não estão tão habituados quanto nós (portugueses) às nuances caraterísticas do português falado no outro país.

Exatamente. E, admito estar enganado neste ponto, mas creio que a TV Globo tem muito que ver com isso.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Que idade tens, confrade?
« Reply #74 on: April 16, 2014, 03:23:30 pm »
0
;D ;D

Eu creio que essa expressão do miúdo é quase carinhosa. Nunca vi uma utilização depreciativa, tenho vários amigos que usam essa expressão e denota proximidade. Sempre interpretei dessa forma. Tenho também um amigo que tem cerca de 40 anos e continua a tratar os amigos mais próximos por "puto", inclusivamente os mais velhos que ele. Na mesma linha do "miúdo".


O termo "garoto" dificilmente é interpretado de forma ofensiva aqui no Brasil. Tem um apresentador de TV famoso aqui (Serginho Groisman) que sempre conversa com sua platéia dizendo "Fala, garoto!".

Já o termo "puto", bom.. nunca chame ninguém de puto por aqui, principalmente o filho de alguém. É porrada na certa.  ;D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal