Author Topic: Ajuda na identificação de SR's  (Read 2789 times)

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Ajuda na identificação de SR's
« on: February 26, 2014, 11:47:38 pm »
0
Caríssimos,

Precisava da sapiência das nossas enciclopédias de serviço para identificar algumas SR velhinhas:

A primeira aparenta ser uma Gillette fabricada in England, de "portas basculantes"...


A seguinte é garantidamente uma Gillette, pois tem a marca escrita em cima com letras semelhantes ao antigo símbolo, mas sem losango.Infelizmente não é visível na primeira foto. É uma máquina de 3 peças.


Depois temos uma Gillette Inglesa também de "portas basculantes", com um cabo (plástico?) cor de marfim.


E por fim, temos uma Schick, de "portas basculantes", de cabo plástico preto e um botão rotativo cinzento.


Agradeço a quem me possa ajudar a identificar estas antiguidades.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #1 on: February 26, 2014, 11:52:56 pm »
0
A 2º é uma TECH e a 3ª acho que uma SLIM TWIST...

ACHO!!!!!  ;D ;D ;D
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #2 on: February 27, 2014, 12:03:21 am »
0
A primeira é uma Gillette Rocket HD com alguma falha de revestimento nas guardas, deve ter sido amplamente usada, mas também não admira, uma das melhores máquinas que já experimentei, bem construída, bem equilibrada, eficiente e muito suave.

Quanto às outras não tenho nada a acrescentar.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #3 on: February 27, 2014, 12:21:39 am »
0
A primeira foi usada pela minha mãe, cabeleireira de profissão, durante muitos e bons anos para aparar os cabelos atrás, na zona do pescoço (ao que parece). Está bastante gasta, especialmente depois de a ter limpo, mas é uma máquina muito bonita e funciona perfeitamente. Tens ideia do ano, FML?

As 3 restantes foram usadas durante muitos anos pelo meu pai, antes de se ter convertido às ML... Ainda usa uma SR que não está aqui representada e que era do meu trisavô. Quando lá for novamente tentarei trazer-vos umas fotos.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #4 on: February 27, 2014, 12:33:25 am »
0
A primeira foi usada pela minha mãe, cabeleireira de profissão, durante muitos e bons anos para aparar os cabelos atrás, na zona do pescoço (ao que parece). Está bastante gasta, especialmente depois de a ter limpo, mas é uma máquina muito bonita e funciona perfeitamente. Tens ideia do ano, FML?

As 3 restantes foram usadas durante muitos anos pelo meu pai, antes de se ter convertido às ML... Ainda usa uma SR que não está aqui representada e que era do meu trisavô. Quando lá for novamente tentarei trazer-vos umas fotos.

Agarra-as e desfruta-as, são boas máquinas.

A Rocket provavelmente é dos anos 50. A data concreta não dá para dizer, mas as mais antigas tinham a patente pendente e as mais recentes a patente 694.093.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #5 on: February 27, 2014, 12:38:54 am »
0
A 2º é uma TECH e a 3ª acho que uma SLIM TWIST...

ACHO!!!!!  ;D ;D ;D

Correcto!

Acerca da primeira, o FML também já disse tudo. Se conseguires pesar a máquina, seria interessante, a mim parece-me a HD também, mas dependendo do peso da máquina, também pode ser a Rocket 500 LD (conhecida como "paperclip").

A última é uma safety-razor pouco vista neste fórum, mas já por cá andou, até penso que o Gil vendeu aqui uma. Muito interessante em termos de design - de momento não me estou a lembrar do nome, mas a patente é esta:

http://patents.ic.gc.ca/opic-cipo/cpd/eng/patent/867028/images.html?section=drawings&modificationDate=19940909&page=1&scale=25&rotation=0&type=
« Last Edit: February 27, 2014, 12:55:13 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #6 on: February 27, 2014, 12:56:53 am »
0
A ultima parece-me uma Schick Platinum

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #7 on: February 27, 2014, 01:10:58 am »
0
É provavelmente isso - acho que a Schick nunca teve um nome diferenciado para essa safety-razor.
Ou melhor, tinha diferentes nomes nos diferentes mercados em que era vendida. Eis a foto do Gil:

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #8 on: February 27, 2014, 01:17:52 am »
0
Estou abismado com os vossos conhecimentos...  :o

A última parece ser exactamente essa, mas com o cabo em preto. Pela informação de um dos links, pelos vistos haveria cabos em diversas cores.

Quando lá for novamente vejo essa questão da patente e levo a balança de precisão para te responder, OSat.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #9 on: April 02, 2014, 11:52:50 pm »
0
Desenterro este tópico para (finalmente) vos dar os dados que pediram...

A primeira pesa exactamente 70,2g (sem lâmina), por dentro tem a inscrição "PATENT PENDING", por fora um pequeno logo da Gillette versão antiga e a indicação "MADE IN ENGLAND".

A seguinte, de 3 peças, é muito leve pois não parece sequer feita da mesma liga que a anterior: 31,9g. Além da inscrição "Gillette" com a font antiga, por dentro tem a inscrição "MADE IN ENGLAND".

Estas duas vão passar a constar da minha colecção. Gosto mais delas que dos outros dois modelos "plásticos".

Já agora por curiosidade, nenhuma das 4 deverá valer nada de significativo, no estado em que estão, não?
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #10 on: April 03, 2014, 12:24:39 am »
0
A primeira é uma Rocket HD de 1953 ou 1954, para mim é a melhor máquina do lote (uma das Gillette que mais gosto) e a mais valiosa também.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #11 on: April 03, 2014, 12:49:32 am »
0
Desenterro este tópico para (finalmente) vos dar os dados que pediram...

A primeira pesa exactamente 70,2g (sem lâmina), por dentro tem a inscrição "PATENT PENDING", por fora um pequeno logo da Gillette versão antiga e a indicação "MADE IN ENGLAND".

A seguinte, de 3 peças, é muito leve pois não parece sequer feita da mesma liga que a anterior: 31,9g. Além da inscrição "Gillette" com a font antiga, por dentro tem a inscrição "MADE IN ENGLAND".

Estas duas vão passar a constar da minha colecção. Gosto mais delas que dos outros dois modelos "plásticos".

Já agora por curiosidade, nenhuma das 4 deverá valer nada de significativo, no estado em que estão, não?

A primeira (confirma-se que é uma Rocket HD) tem algum valor de colecção.
As outras são mais comuns. Mas todas darão barbeares confortáveis.

A segunda é uma Tech com cabo de aluminio, daí o baixo peso. O barbear ficará mais agradável e eficiente quando acoplada a um cabo com mais peso - mas eu sou suspeito, aprecio bastante as Tech inglesas. :)

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #12 on: April 03, 2014, 01:06:47 am »
0
A primeira (confirma-se que é uma Rocket HD) tem algum valor de colecção.
As outras são mais comuns. Mas todas darão barbeares confortáveis.

A segunda é uma Tech com cabo de aluminio, daí o baixo peso. O barbear ficará mais agradável e eficiente quando acoplada a um cabo com mais peso - mas eu sou suspeito, aprecio bastante as Tech inglesas. :)

Aproveito a deixa, a Tech inglesa barbeia igual à congénere alemã?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #13 on: April 03, 2014, 10:16:21 am »
0
Aproveito a deixa, a Tech inglesa barbeia igual à congénere alemã?

As inglesas têm fama de ser um tudo-nada mais assertivas que as congéneres USA e (diria eu) as alemãs e francesas. No entanto, obviamente que continuam a ser Techs, ou seja, modelos muito suaves, de modos que o "ser mais assertivo" pode não ser sequer perceptível para muitos.

Além disso, o cabeçal Tech evoluiu ao longo do tempo, sofrendo pequenas modificações ao longo das décadas, por isso calculo que esta "regra" possa não ser sempre verdadeira.

Mas as minhas Techs favoritas são as inglesas dos anos 40, aquelas cuja geometria é semelhante às NEW do mesmo período. :) Por exemplo, considero esse cabeçal Tech ligeiramente mais assertivo que o cabeçal inglês dos anos 50 que o veio substituir...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Ajuda na identificação de SR's
« Reply #14 on: April 04, 2014, 12:15:47 am »
0
Agradeço as vossas respostas. Agrada-me saber mais sobre estas relíquias de "família".

Visto que estas duas ficaram à minha guarda, duas outras questões:

1) Alguma delas é consideravelmente diferente da EJ 89, no barbear? Se alguma for mais agressiva que a suave EJ, poderia-me servir para experimentar lâminas que não funcionem bem com a EJ...

2) Algum conselho para a melhor limpeza destas antiguidades? E soluções para aqueles pequenos pontos amarelos de desgaste na Rocket? Apenas voltar a cromar? E se sim, alguém sabe se é caro?
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal