Author Topic: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)  (Read 14843 times)

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« on: February 12, 2014, 04:02:34 pm »
0
Apesar desta marca e modelo ser já conhecida de alguns membros do forum, venho-vos aqui falar hoje de uma verdadeira pechincha BBB Chinesa, a Hero 616, que não é mais que uma "imitação" da famosa Parker 51.


Não pretende ser uma falsificação, pois não refere em lado nenhum a Parker; apresenta em diversos locais (apesar de muito discretos) as indicações Hero 616 e alguns caracteres que acredito serem também "Hero" em Chinês.

Tal como a Parker, apresenta um aparo parcialmente coberto (hoded) e um reservatório acoplado (aerometric). Este tipo de reservatório não permite a utilização de cartridges, mas para quem queira usar tinta em frasco não representa qualquer problema. O enchimento deste é muito simples: basta apertar levemente a pequena patilha metálica no interior, e a "bexiga" plástica enche-se de tinta.


A tampa metálica não enrosca, mas prende-se bem e não se solta facilmente. A mola é bastante forte e aparenta ser bastante resistente; também aqui se nota a semelhança intencional (ok, cópia descarada ;D) com a seta da Parker.

O corpo é plástico, extremamente leve e ao toque não transmite uma sensação de grande qualidade. No entanto, a caneta testada escreve bastante bem, especialmente considerando que é possível comprar esta caneta no eBay por cerca de 3€!!! O aparo que experimentei é "Fine" e a escrita é semelhante em qualidade ao que consigo com um outro modelo muito conhecido aqui no forum: uma Parker Frontier "Fine", 5x mais cara.


Em resumo, não tem a qualidade nem o aspecto de uma verdadeira Parker 51, mas também custa apenas uma fracção da mesma. É uma caneta engraçada para quem queira conhecer o sistema "aerometric" sem gastar muito dinheiro.



Dentro de uns dias, falarei de outro clone Chinês "low cost" muito interessante, que me chegou hoje a casa...
« Last Edit: February 18, 2014, 11:33:14 am by phoenix »
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Fabio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • C'est si bon, nes pas?
  • Respect: 0
    • Email
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #1 on: February 12, 2014, 05:23:44 pm »
0
Conheço a caneta. Tenho também uma clone da Parker 61, sem entretanto ter alimentação no mesmo sistema original. Usa sistema de saco e bomba. É uma caneta honesta, de pena fina bem precisa e fluxo contínuo. O bom dessas canetas é que no dia a dia posso usá-las no bolso sem medo de perder. Já perdi algumas canetas e tenho saudade delas até hoje.
Fabio Oliveira

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #2 on: February 12, 2014, 05:40:22 pm »
0
É verdade... Pessoalmente, gosto de usar as coisas que compro e não de as manter numa redoma, mas é um risco grande andar com canetas caras. Com uma destas, mesmo que se perca, perdemos pouco mais que o valor de uma esferográfica normal e o tempo de outra viajar desde a Ásia.

Concordo com a avaliação. Como disse, pareceu-me equivalente na escrita à Parker Frontier, apesar de muito mais leve.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #3 on: February 12, 2014, 06:10:28 pm »
0
Já estive para comprar uma caneta destas várias vezes mas os tinteiros são cada vez mais difíceis de comprar localmente, a qualidade não me convenceu e há sempre o inconveniente das mãos manchadas com tinta  :P

A tampa da caneta aguenta bem presa na parte de trás da caneta? O plástico resiste a riscos?

Por acaso esse outro clone não será a Jinhao 159?

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #4 on: February 12, 2014, 06:43:32 pm »
0
Já estive para comprar uma caneta destas várias vezes mas os tinteiros são cada vez mais difíceis de comprar localmente, a qualidade não me convenceu e há sempre o inconveniente das mãos manchadas com tinta  :P

A tampa da caneta aguenta bem presa na parte de trás da caneta? O plástico resiste a riscos?

Por acaso esse outro clone não será a Jinhao 159?

Referes-te aos frascos de tinta ou cartridges? Os frascos de tinta, pelo menos os Parker, continuam a ser fáceis de encontrar em muitas papelarias, tabacarias e lojas que tais. Penso já ter visto disso à venda nos chineses, também (não Parker, claro).

A qualidade é superior ao que seria de esperar de uma caneta de 3€. Aparentemente não perde tinta, nem borra, mas a pouca experiência que tive foi com um aparo fino. A tampa aguenta bem presa, quer na traseira quer na frente (tapada) e não se solta facilmente. O plástico do corpo não me parece muito resistente a riscos, não...

O outro clone é de facto a Jinhao 159, clone da Montblanc 149! Como adivinhaste??? Estava já encomendada há muito, mas andou a passear uns tempos na Alfandega. É gigantesca e pesada, nada apropriada a sair de casa, mas numa primeira apreciação, parece-me excelente! O aparo será equivalente a um medium generoso e parece beber tinta como se não houvesse amanhã. Mas estou a gostar muito.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #5 on: February 12, 2014, 07:02:21 pm »
0
Estou a falar mesmo de frascos, que cartridges ainda se encontram facilmente. Frascos por aqui, a não ser tinta da china, deixaram de se vender, a haverem, só conheço dois ou três sitios que os possam ter, que de resto é ainda onde se pode encontrar canetas de aparo.

Mesmo assim nem sei se o frasco compensará em preço e comodidade, que as recargas são mais simples de substituir e mais limpas.

Adivinhei a caneta por teres falado em clone e ter andado de olho nelas ultimamente. Não gosto do formato da mola da caneta...

Já agora, se puderes, mede o diâmetro do aparo da Jinhao 159 na parte que prende à caneta.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #6 on: February 12, 2014, 07:24:28 pm »
0
Estava a falar da Parker Quink. De onde és, FML?

Penso que o frasco sai bem mais barato, dependendo de onde o compras e se pagas ou não portes, etc... Por agora, tenho aqui um grande fornecimento de diversos cartridges antigos, mas quando acabar, quero deitar as mãs a algumas tintas da Diamine Inglesa. Pode ser que na altura a compre "localmente"  8)

Eu gosto de tudo na caneta, excepto o "escudo" na mola da caneta. Uma mola simples ficava melhor. Acho que vale muito a pena os trocos que custa. Eu comprei aqui (http://www.ebay.co.uk/usr/luorou881119) e não tenho nada a apontar.

Estás a falar da maior distância entre os lados do aparo, no ponto em que encaixa na caneta, para ver se são compatíveis com outros? Penso que são, pelo que li algures. A medida é 6.52 mm.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #7 on: February 12, 2014, 07:36:20 pm »
0
Que preço espetacular, obrigado pela dica. Sou capaz de esquecer aquele "escudo" horroroso pelo preço.

Estava a pensar mesmo em outro aparo, queria experimentar um aparo flex destes, uma coisa que realmente escrevesse diferente.

Aguardo a tua revisão da caneta  :)

PS: sou de Braga.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #8 on: February 12, 2014, 07:56:07 pm »
0
Se reparares bem, podes escolher 3 canetas pelo preço de 2, entre diversos modelos. Eu comprei apenas esta para testar as águas, mas se fosse hoje, talvez tivesse aproveitado. Infelizmente não está no lote uma X750 que gostaria de experimentar, mas tens lá a X450 que é muito boa, aparentemente.

Sim, aparos flex são muito difíceis de encontrar em canetas low cost, de origem. Gostava muito de experimentar isso, sim. A minha próxima brincadeira deve ser a baratucha Pilot 78G com pena broad italic - não é flex, mas deve ser muito divertida de usar.

Pois, não conheço as lojas de Braga, mas pode ser que algum confrade aí da região te possa ajudar. Penso que já vi isso até no Continente ou Jumbo... Se comprares online a partir das muitas lojas de UK, deves ficar bem servido, mas vais pagar bastante em portes.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #9 on: February 12, 2014, 08:30:24 pm »
0
Estou a falar mesmo de frascos, que cartridges ainda se encontram facilmente. Frascos por aqui, a não ser tinta da china, deixaram de se vender, a haverem, só conheço dois ou três sitios que os possam ter, que de resto é ainda onde se pode encontrar canetas de aparo.

Mesmo assim nem sei se o frasco compensará em preço e comodidade, que as recargas são mais simples de substituir e mais limpas.

Adivinhei a caneta por teres falado em clone e ter andado de olho nelas ultimamente. Não gosto do formato da mola da caneta...

Já agora, se puderes, mede o diâmetro do aparo da Jinhao 159 na parte que prende à caneta.

Comprei o último frasco de Pelikan Royal Blue na Negon/Maxipapel (que entretanto mudou de sítio), e tinha ainda vários frascos de Quink preta. Estive na Gandias e lá tinha pelo menos frascos de Parker Quink e Waterman, mas não comprei.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #10 on: February 12, 2014, 08:43:59 pm »
0
Já estive na nova Maxipapel e não havia, não tinha saída... Mesmo assim disseram-me que ficava mais barato comprar pela loja online e depois levantar lá. Na loja online não encontrei tinta.

Provavelmente, somente se arranje com alguma facilidade no Gandias, e talvez numa papelaria que tem canetas do Minho Center e noutra papelaria perto da Polícia Municipal cujos nomes agora não me ocorrem.

Brg, se não for indiscrição, qual foi o preço e o tamanho do tinteiro?

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #11 on: February 12, 2014, 08:52:22 pm »
0
O tinteiro é de 62,5ml e se a memória não me falha custou pouco menos de 5€.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #12 on: February 15, 2014, 01:19:42 pm »
0
Entretanto lembrei-me de outro pormenor... A Hero mandei vir desta loja: http://www.ebay.com/usr/yespen Acreditam que apesar do preço baixo, ainda me enviaram uma esferográfica de gel da mesma marca como prenda???
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #13 on: February 15, 2014, 06:50:53 pm »
0
Estava a pensar mesmo em outro aparo, queria experimentar um aparo flex destes, uma coisa que realmente escrevesse diferente.

Não sei se reparas-te no Pen-of-the-Day Deal as  FPR Dilli  estão com 25% de desconto fica menos de 13€ (com portes) com o aparo flexível.
Segundo o Facebook  FPR parece que vão lançar outra caneta mais barata.

This week we are offering 25% off on our FPR Dilli pens!
http://www.fountainpenrevolution.com/Pen_of_the_day.html

AND, get ready for the release of our 3rd FPR pen, our most affordable yet... this time with an ebonite feed!



Também andava a procura de uma com aparo flexível, mas sempre procurei a "Noodler's Flex Pen"  que começam nos $14 mas depois temos sempre os portes



Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: O ataque dos clones (Chineses) I - Hero 616 (Parker 51)
« Reply #14 on: February 15, 2014, 08:28:59 pm »
0
Não sei se reparas-te no Pen-of-the-Day Deal as  FPR Dilli  estão com 25% de desconto fica menos de 13€ (com portes) com o aparo flexível.
Segundo o Facebook  FPR parece que vão lançar outra caneta mais barata.

This week we are offering 25% off on our FPR Dilli pens!
http://www.fountainpenrevolution.com/Pen_of_the_day.html

AND, get ready for the release of our 3rd FPR pen, our most affordable yet... this time with an ebonite feed!


Também andava a procura de uma com aparo flexível, mas sempre procurei a "Noodler's Flex Pen"  que começam nos  mas depois temos sempre os portes

Além das Chinesas, também andam muitas Indianas baratuchas pelo eBay, algumas com bom aspecto, outras nem por isso. A minha Parker Frontier veio de lá, que já não são fabricadas na Europa. Agora só NOS muito mais caras, ou da fábrica da Parker lá (Luxor).

A Noodler's tem canetas, e em especial, tintas, de grande qualidade e a bom preço, mas perdem de imediato o interesse quando aplicamos portes e possíveis taxas de alfandega. Parece-me que quase todas as lojas no espaço comunitário que vendiam a marca a bom preço deixaram de a importar. Em particular, tinham uma tinta permanente, não lavável e "impossível falsificar" que me interessava bastante...
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal